por F.Ramos » quinta abr 24, 2014 10:14 am
Bom dia a todos/as
Companheiro Valdi, se são as baterias, lamento a sua pouca sorte. Pelo que li sobre elas, também eu, julgava que eram as mais indicadas para a célula das ACs.
Se me permitem, vou contar a razão de não ter bateria AGM.
Quando "montei" painel solar, há 2 anos e meio, tinha na célula a bateria de origem (70 Amp), comprar 2 baterias AGM, o que fazia à ninha? Assim optei, espero e quando avariar meto novas.
Aqui começa a parte mais difícil de entender, como tinha uma bateria retirada aos 8 anos do meu Golf diesel de 2001, ainda punha a trabalhar, mas, já havia falta de força. Montei uma nova, aquela foi para onde guardo a mota (que quase não uso) e quando punha a bateria da mota a carregar, metia as duas em série, sem nunca testar se ficava carregada, pois só queria saber da mota.
Quando "montei" o painel, quanto mais baterias mais energia disponível.
Fui ver a velha bateria, com um fio, encostei a um borne e toquei no outro. Para meu espanto deu faisca. Assim liguei-a ao carregador e quando estava com carga 70%, montei-a na AC, desliguei a outra e ficou esta a carregar com o painel solar. Fui vigiando, para ver se o controlador cortava, sinal que tinha carga máxima. Ao fim da tarde, carregada, vamos a testes. Acendi todas as luzes da célula, para ver quanto tempo aguentava sem sol. Não fiquei a saber, porque só me lembrei que tinha as luzes acesas, quando saí de casa, quase ao meio dia. Estava tudo aceso na mesma, mas a receber sol desde manhã. Apaguei as luzes, ficou a carregar e só no dia seguinte já carregada, liguei-a em paralelo com a outra, intercalando um fusível 30 Amp para quando ela avariar não descarregar a outra. Há cerca de dois meses um dos vasos do meio, estava quase seco, meti água, desliguei a outra, ficou sozinha para ver, carregou, liguei inverter, liguei um berbequim 550W, trabalhou bem, liguei as duas, mas julgo que é desta que tenho de comprar outra (13 anos, numa bateria é milagre).
Abraço
Fernando Ramos