Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias

Mensagempor valdi » segunda abr 21, 2014 8:32 pm

Boa noite companheiros,
tenho duas baterias de 90ap amg no habitaculo e mais a pilha de combustivel EFOY
o meu problema é as baterias durante o dia carregam com os paneis solares14,9v
mas a noite com o consumo normal baixam de repente para os 12v e ai se liga automaticamente
a pilha de combustivel efoy mas esta trabalha mas as baterias não carregam, portanto se ligar o aquecimento toca logo o alarme
baterias em baixo portanto se alguem me poder ajudar a resolver este problema agradecia o meu muito obrigado.
valdi

Registado: sábado abr 19, 2008 6:46 pm

Re: Baterias

Mensagempor jgomes » terça abr 22, 2014 12:42 pm

Boa tarde.
Quanto tempo têem as baterias? Sao baterias com manutenção, vulgo ácido, ou são das invioláveis?
Pelo que descreve, ma minha modesta opinião, acho que chegaram ao fim.
Carregam com o painel solar, porque este continua enquanto pode, a carregar as baterias, só que quando a luz solar é insuficiente, as baterias mostram realmente o que se passa: «não acumularam energia suficiente».
Atenção que é somente a kinha opinião; deveria consultar pessoal especializado.

Cumprimentos

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor valdi » terça abr 22, 2014 8:46 pm

Obrigado companheiro pela
sua disponibilidade em me ajudar quanto as baterias elas são
sem manutenção amg o que eu não entendo é que pilha de
combustível entra em função e mesmo assim elas não carregam
valdi

Mensagempor jgomes » quarta abr 23, 2014 9:33 am

Bom dia.

Quando diz «são sem manutenção amg», será que se está a referir às baterias AGM!?
Conheço alguns casos de companheiros, não são 2 nem 3, mas talvez aí uns 6 que já tiveram problemas com baterias agm, sem querer desprestigiar a marca. Compraram novas e passados alguns dias, não meses, estavam com problemas de fornecimento de energia, pelo que tiveram que trocá-las.

Cumprimentos

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor RuckFules » quarta abr 23, 2014 9:25 pm

Boa noite companheiros.

Se se trata de uma bateria AGM, bem vindo ao clube das baterias que entregaram a alma ao criador num curto espaço de tempo.

Pelo que descreve, e baseado apenas em dedução teórica, é o seu caso. Baterias já deram o que tinham a dar.
Ou seja, enquanto o painel recebe sol, parece estar tudo OK porque está a receber alguns ampéres. Falta sol e a tensão vai por aí abaixo. E como não há sol para recarregar, entra a pilha de combustível em funcionamento.

Sugeria que fizesse um teste às baterias numa casa especializada (se é que eles fazem testes às AGM).

Abraço.
Boas viagens e boas estadias.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor valdi » quarta abr 23, 2014 9:57 pm

Obrigado companheiros jgomes e ruckfules pela vossa disponabilidade
portanto sou mais um daqueles que foi enganado não digo aqui por quem!
as baterias agm foram compradas a cerca de dois anos mas ando já com este problema acerca de um ano
depois das tentativas em devovelas pensando eu que tinha garantia disseram-me simplesmente que não
portanto aque ter cuidado na compra resumindo vou ter que comprar outras.
boa noite e mais uma vez o meu muito obrigado.
valdi

Mensagempor RuckFules » quarta abr 23, 2014 10:13 pm

Companheiro, não se trata de ser enganado.

ERA suposto as baterias AGM serem de uma tecnologia mais fiável.
Não culpo minimamente quem mas vendeu, pois tenho a certeza que também estaria convencido da sua fiabilidade.
A minha ainda vai dando uns suspiros que me dão corrente durante a noite, mas sem abusos.
Neste momento faltam-me reunir duas condições para comprar umas novas:
-Euros
-Saber quais as mais fiáveis com provas dadas e de valores acessíveis (sejam elas de ácido, chumbo, pedra ou o que for).

Até lá...haja Sol ... muito Sol :D
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor F.Ramos » quinta abr 24, 2014 10:14 am

Bom dia a todos/as
Companheiro Valdi, se são as baterias, lamento a sua pouca sorte. Pelo que li sobre elas, também eu, julgava que eram as mais indicadas para a célula das ACs.
Se me permitem, vou contar a razão de não ter bateria AGM.
Quando "montei" painel solar, há 2 anos e meio, tinha na célula a bateria de origem (70 Amp), comprar 2 baterias AGM, o que fazia à ninha? Assim optei, espero e quando avariar meto novas.
Aqui começa a parte mais difícil de entender, como tinha uma bateria retirada aos 8 anos do meu Golf diesel de 2001, ainda punha a trabalhar, mas, já havia falta de força. Montei uma nova, aquela foi para onde guardo a mota (que quase não uso) e quando punha a bateria da mota a carregar, metia as duas em série, sem nunca testar se ficava carregada, pois só queria saber da mota.
Quando "montei" o painel, quanto mais baterias mais energia disponível.
Fui ver a velha bateria, com um fio, encostei a um borne e toquei no outro. Para meu espanto deu faisca. Assim liguei-a ao carregador e quando estava com carga 70%, montei-a na AC, desliguei a outra e ficou esta a carregar com o painel solar. Fui vigiando, para ver se o controlador cortava, sinal que tinha carga máxima. Ao fim da tarde, carregada, vamos a testes. Acendi todas as luzes da célula, para ver quanto tempo aguentava sem sol. Não fiquei a saber, porque só me lembrei que tinha as luzes acesas, quando saí de casa, quase ao meio dia. Estava tudo aceso na mesma, mas a receber sol desde manhã. Apaguei as luzes, ficou a carregar e só no dia seguinte já carregada, liguei-a em paralelo com a outra, intercalando um fusível 30 Amp para quando ela avariar não descarregar a outra. Há cerca de dois meses um dos vasos do meio, estava quase seco, meti água, desliguei a outra, ficou sozinha para ver, carregou, liguei inverter, liguei um berbequim 550W, trabalhou bem, liguei as duas, mas julgo que é desta que tenho de comprar outra (13 anos, numa bateria é milagre).

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor carlos fernandes » sexta abr 25, 2014 2:36 pm

boa tarde a todos, isto de baterias hà que ter também sorte eucomprei duas de 60 amp numa sucata à 3 anos e estão ai para as curvas :lol: é clàro iluminaçao led e tv tambem
limiano , ducato 290 fendt
carlos fernandes

Registado: quarta fev 22, 2012 9:44 pm

Mensagempor valdi » sexta abr 25, 2014 7:14 pm

Mais uma vez o meu muito obrigado Companheiros pela vossa
prontidam não a muito mais a fazer só que dá pena olhar para elas
num estado novo e ter que as depositar no ecoponto. vou fazer uma
pesquisa prolongada para ver se consigo acertar .
se me poderem dar algumas dicas agradecia.
boa noite a todos e os meus mais cordiais comprimentos
valdi

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes