Fuga de água para o exterior

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fuga de água para o exterior

Mensagempor Hugoft » segunda dez 16, 2013 11:25 am

Bom dia companheiros

Este fim de semana, deparei-me com a seguinte situação:

A minha autocaravana uma Hymer, junto à roda traseira do lado do pendura, possui 4 saidas de água, uma é das àguas ensaboadas ( em tubo PVC ), as restantes 3 são em mangueira 1/2'', tendo a torneira das àguas ensaboadas fechada, sempre que se abria a torneira no interior, sai àgua por uma das 3 mangueiras ( a àgua era limpa ), a pressão de água na toneira era menor, e desta forma acaber por ficar com o deposito praticamente vazio.

Pergunto, será que devido às baixas temperaturas a eletrovalvula abriu por questões de segurança, sendo agora necessário armar ( ferrar ) o sistema?

No entanto se a eletrovalvula abriu, não despejou a àgua do depósito pois iniciei a viagem com o depósio cheio.

Agradeço que transmitam os vossos conhecimentos, obrigado

cumprimentos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm

Re: Fuga de água para o exterior

Mensagempor danibeja » segunda dez 16, 2013 12:50 pm

Boa tarde,

As ACs costumam ter uma pequena torneira por baixo, para esvaziar o depósito das águas limpas, por exemplo para limpar, não será essa a situação????

Se a electroválvula tiver disparado, ela mantem-se aberta até puxar para cima, logo quando tentar abastecer de água com a electroválvula aberta, vai deitar a água toda fora outra vez...

Se não conseguir resolver o problema, tire uma foto, para nós vermos, pode ser que se consiga dar uma opinião mais pormenorizada....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Hugoft » segunda dez 16, 2013 1:30 pm

Boa tarde companheiro Danibeja

Pelo que me apercebi, na minha autocaravana dentro do depósito de aguas limpas existe um tampão tipo os dos lavatórios, que é utilizado para vazar o deposito, no entanto da proxima vez que estiver no local onde tenho a viatura, irei tentar " sangrar " o sistema da Truma por forma a vrificar se é dai.

cumprimentos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Mensagempor Luis Agostinho » segunda dez 16, 2013 6:54 pm

Boa tarde Hugoft,

danibeja Escreveu:para nós vermos, pode ser que se consiga dar uma opinião mais pormenorizada....

Indo um pouco ao encontro daquilo que o Danibeja diz...para se poder ajudar tem de nos ajudar a compreender do que estamos a falar...

Por exemplo...

Hugoft Escreveu:A minha autocaravana uma Hymer

Há centos delas...modelos de todas as formas e feitios...de vários anos...equipamentos diferentes...

Outro exemplo...

danibeja Escreveu:Se a electroválvula tiver disparado, ela mantem-se aberta até puxar para cima

O Danibeja refere-se aos modelos antigos do boiler Truma...mas por exemplo o actuais Truma Combi a electroválvula roda-se e/ou pressiona-se um botão...

Se ao pedirmos ajuda formos mais concisos a que modelo nos estamos a referir... ao ano da viatura...e outras coisas úteis talvez a ajuda seja efectiva, caso contrário corre-se o risco de quem responde cometa erros de palmatória :wink: porque também não está na posse de toda a informação.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Euroviajante » segunda dez 16, 2013 7:40 pm

Companheiro isso é normal nas AC ( alguns modelos) quando a temperatura desce a menos de 4ºc. A válvula do Truma dispara e descarrega toda a agua do deposito.
veja o manual da Hymmer que lá diz isso.
Um abraço
Manel
Imagem
Euroviajante

Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda dez 16, 2013 8:07 pm

Euroviajante Escreveu: quando a temperatura desce a menos de 4ºc. A válvula do Truma dispara e descarrega toda a agua do deposito.

Boa noite Manel...isso só acontece se tiveres a bomba de água ligada...caso contrário só despeja mesmo a água que está no boiler, por isso é que é conveniente quando se deixa o boiler com água e temperaturas muito baixas convém desligar a bomba no quadro de comandos para evitar isso que dizes.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Luismbmp » segunda dez 16, 2013 10:24 pm

Luis Agostinho Escreveu:
Euroviajante Escreveu: quando a temperatura desce a menos de 4ºc. A válvula do Truma dispara e descarrega toda a agua do deposito.

Boa noite Manel...isso só acontece se tiveres a bomba de água ligada...caso contrário só despeja mesmo a água que está no boiler, por isso é que é conveniente quando se deixa o boiler com água e temperaturas muito baixas convém desligar a bomba no quadro de comandos para evitar isso que dizes.

Um abraço,

Boas,
ou então quando tiver parado, deixar o boiler sempre ligado no minimo, a 30º.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor jfneves » terça dez 17, 2013 12:59 am

Boa noite companheiros:

Luis Agostinho Escreveu:isso só acontece se tiveres a bomba de água ligada...caso contrário só despeja mesmo a água que está no boiler

Creio que esta afirmação poderá não corresponder exactamente à verdade.

Efectivamente, se a electroválvula antigelo disparar, e se estivermos perante uma instalação com bomba submersível, o depósito de água esvazia-se completamente por efeito de sifão. Em princípio, a electroválvula está colocada junto do boiler e num ponto de menor cota do circuito. Se o depósito de águas estiver montado dentro da AC, situação mais corrente creio eu, a electroválvula estará sempre próxima da cota do fundo do depósito, o que implica o seu esvaziamento. Caso o depósito de águas esteja montado por debaixo do piso da AC, tal já não se verifica.É obvio que se tivermos uma bomba de pressão montada (que desliga através de um pressostato), a electroválvula antigelo disparando, equivale para todos os efeitos à abertura de uma torneira. A bomba esvaziará completamente o depósito e nunca mais parará porque não tem água para criar pressão e desligar o pressostato.
Por isso, é por demais necessário ( a maior parte das vezes esqueço-me de o fazer) em periodos de paragem prolongada, desligar a bomba de pressão. Não sei exactamente se com as bombas de pressão o efeito de sifão também se verifica.
Em princípio acho que sim, mas como tenho montadas na minha AC os dois tipos de bombas (1 H. prevenido vale por 2), logo que possível vou ensaiar e posteriormente direi qualquer coisa.

Cumprimentos,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Hugoft » terça dez 17, 2013 1:34 pm

Boa tarde companheiros

Neste momento não tenho possibilidade de saber qual é a referencia da Truma, no entanto a autocaravana é uma Hymer camp C564 de 1994 que adquiri em 2ª mão em Setembro em que os manuais estão em Alemão ( pais de origem da mesma ), a truma possui um botão basculante junto ao piso, ( que penso ser da eletrovalvula ) e possui um amarelo que me informaram que será para " ferrar " o sistema esta foi a expressão que utilizaram quando me explicaram o funcionamento.

O depósito de àgua encontra-se instalado no interior da celula, debaixo do banco junto á mesa e a bomba está dentro do depósito.

Ao analisar a situação, se a eletrovalvula abriu devido à baixa temperatura, porque é que apenas saia água quando era aberta uma torneira no interior?

A autocaravana esteve estacionada, e não existia sinais de perda de água, apenas quando se abria a torneira é que se verificava a saida de água.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Mensagempor danibeja » terça dez 17, 2013 1:58 pm

Boa tarde,

Existem várias hipóteses... todos opinamos, e todos temos razão... mas cada um vê a mesma coisa de forma diferente ( a sua ).

Ora vou opinar mais uma vez...

Se as suas torneiras tiverem interruptor que liga a bomba de água, quando abre a torneira, está explicado... se conseguir ver por baixo de uma torneira se tem fios elétricos ligados, fica com a certeza....

Já fechou a electroválvula?????

Código: Selecionar todos
a truma possui um botão basculante junto ao piso, ( que penso ser da electroválvula )
Pela descrição parece-me ser mesmo a electroválvula....

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Hugoft » terça dez 17, 2013 2:52 pm

Irei fazer o teste, logo que possa

Obrigado, pelos conselhos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Mensagempor Luis Agostinho » terça dez 17, 2013 6:45 pm

Boa tarde,

Vamos por partes....

jfneves Escreveu:Efectivamente, se a electroválvula antigelo disparar, e se estivermos perante uma instalação com bomba submersível, o depósito de água esvazia-se completamente por efeito de sifão

Fernando Neves explique-me sff como isso é possível se a mesma bomba submersa só funciona com o accionar de alguma das torneiras...
danibeja Escreveu:Se as suas torneiras tiverem interruptor que liga a bomba de água, quando abre a torneira, está explicado...

Mesmo partindo do principio que o depósito de água estará ao mesmo nível da bomba submersa...isso nunca pode acontecer porque a bomba só funciona abrindo uma torneira...no caso da electrovalvula do boiler ela só despeja a água que está dentro do boiler porque nunca acciona a bomba porque é submersa e porque não tem essa capacidade.

No caso de...
jfneves Escreveu:É obvio que se tivermos uma bomba de pressão montada (que desliga através de um pressostato),

E que eu chamo de Bomba de pressurização que na realidade ao detectar falta de pressão na canalização acciona automaticamente para suprir essa falta de pressão...por abertura de uma torneira...
Faz rigorosamente o mesmo no caso da abertura da electroválvula do boiler porque a tal bomba de pressurização não distingue se se abriu uma torneira ou se por exemplo há uma fuga de água......
jfneves Escreveu: a electroválvula antigelo disparando, equivale para todos os efeitos à abertura de uma torneira. A bomba esvaziará completamente o depósito e nunca mais parará porque não tem água para criar pressão e desligar o pressostato.

E enquanto ela "encontrar água" no depósito ela vai puxando essa água até a esgotar...

Na anterior AC tinha uma bomba submersa e nesta tenho uma bomba de pressurização. O mesmo comportamento despejar sempre o boiler nas paragens prolongadas.

Hugoft,

Hugoft Escreveu: bomba está dentro do depósito.

Tem a certeza disso?! Que bomba é que tem lá?!

Esta...http://www.netcamping.de/campingshop/wa ... /index.php Uma bomba submersa

Ou esta...https://www.google.com/search?q=shurflo ... B300%3B296 Uma bomba de pressurização.

A ver se faz luz sobre o assunto, :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor danibeja » terça dez 17, 2013 10:24 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde,

Vamos por partes....

danibeja Escreveu:Se as suas torneiras tiverem interruptor que liga a bomba de água, quando abre a torneira, está explicado...

Mesmo partindo do principio que o depósito de água estará ao mesmo nível da bomba submersa...isso nunca pode acontecer porque a bomba só funciona abrindo uma torneira...no caso da electrovalvula do boiler ela só despeja a água que está dentro do boiler porque nunca acciona a bomba porque é submersa e porque não tem essa capacidade.

Companheiro Luis, não é correta a sua afirmação, seja lá que tipo de bomba tiver, se ela for acionada através da torneira, e houver algum ponto de fuga de água no sistema, ela vai deitar de certeza... neste caso se tiver a electroválvula aberta, assim que abrir a torneira vai entrar água no boiler e sair de imediato pela saída da electroválvula....

As torneira com interruptor para bomba de água, quando são acionadas, colocam pressão em todo o sistema, não é só naquela torneira....

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor Oliventino » quarta dez 18, 2013 1:04 am

Boa noite.
Sendo só ao abrir uma torneira que cai água na rua, será o tubo que a leva ao depósito de água suja que está roto ou desenfiado do depósito, experimente com a outra torneira. Se o depósito de água suja estiver cheio, o tubo ladrão deita-a para a rua.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta dez 18, 2013 11:58 am

Bom dia Danibeja,

Ao citar o que o Danibeja o que eu queria dizer era que as bombas submersas funcionam por meios eléctricos porque ao levantar o manipulo levam a bomba a trabalhar...ao contrário das outras de pressurização que trabalham por depressão.

Hugoft Escreveu: sai àgua por uma das 3 mangueiras ( a àgua era limpa ), a pressão de água na toneira era menor,

Concretamente referia-me a isto...que acontece em nossas casas. se abrirmos uma torneira a pressão é muita...se abrirmos duas a pressão diminui nas duas torneiras.
Se o Hugoft mantiver a eléctrovalvula aberta e ao abrir uma torneira interior a bomba tem de abastecer duas saidas de água...

Um abraço,

Mas se o Danibeja fôsse lá a Bostelim ao 1º aniversário do CAA explicar toda a problemática das bombas a gente agradecia... :wink:

Claro que o convite também se estende ao Hugoft...para lhe podermos explicar in loco o funcionamento de bombas de água e boiler... :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 8 visitantes