Depois de várias leituras, aprendizagem (a maioria aqui convosco n o Forum), despistagem de avarias e defeitos e testes feitos ao volante, conto em breve fechar negócio e oficialmente passar a fazer parte da "comunidade" AC.
Trata-se de uma Fiat Ducato Hymer Camp 1.9 TD do inicio dos '90 (comprimento de aproxim. 4.6m), com célula e equipamentos em estado impecável, com revisão feita e com correias trocadas, mas com o motor sujeito a um ultimo check por causa de pingos de gasóleo do motor que verificámos parecer ser dos tubos de ligação (que poderão estar a arrastar sujidade com eles e a parecer pingar óleo), que serão revistos antes de ser fechado negócio. Liga bem a frio, a correia chia um pouco mas deduzo ser de ser nova, pareceu-me haver um ligeiro som "claq claq" mas pode ser impressão minha e fico limitado no conhecimento, mas amanhã conto vê-la com um amigo mecânico.
Tem alguns (pequenos) pontos de ferrugem nas suspensões e barras suspensão, pequenos pontos do chassis e carroçaria, mas não me pareceram graves. Todavia conto dar uma volta simples de forma a tentar travar eventuais evoluções...
Como terá garantia de motor e caixa (garantia escrita do stand, 12 meses) penso que esse ponto fica mais salvaguardado, e como anda pela casa dos 150 kkm fiquei na dúvida da durabilidade destes motores, mas após feedback de mecânico amigo que vai vê-la comigo e vai dar continuidade à manutenção do motor seria um motor bom (para o género/tipo), e como do que pesquisei encontrei várias com 240 kkm... pareceu-me um bom indicador.
Foi a escolha ponderada que fiz (fizemos) dado o espaço ser exatamente o que procurávamos (nem maior nem menor, para a utilização e ocupação que vai ter), além de ser mais "maneirinha" e de acordo com o estado de célula que procurávamos, e mesmo subindo mais devagar... para acelerar bem uso outro veículo.
Depois da ultima visita que vou fazer esta semana para verificar se os pingos ficaram resolvidos e se tudo está ok para seguir comigo para casa depois da venda, ficará só a faltar tratar de reunir a documentação para ir ao notário tratar de negócio.
Como dúvida fica se a questão dos pingos de gasóleo/óleo, poderá mesmo ser do que penso (fuga de gasóleo que arrasta a sujidade para o chão), ou se indiciará algum outro tipo de problema que tenham tido conhecimento (e se de simples resolução ou dificil), e se haverá algum outro ponto a checkar mais específico (motor Fiat 1.9 TD).
O motor em baixo está algo sujo (aparentemente óleo, ou sujidade com gasóleo), ainda pensei perguntar se eu poderia levá-la até uma "lavagem manual à pressão" para lhe dar uma lavagem e fazer género de uma lavagem de motor...
Conto em breve dar mais noticias, e se tiverem este modelo de AC ou tiverem dicas, desde já agradeço
Um abraços a todo(a)s