Valor comercial das autocaravanas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Valor comercial das autocaravanas

Mensagempor C.Neves » domingo fev 05, 2012 9:49 pm

Boa noite RuckFules,

Quero também lamentar o sucedido e fazer votos para que consiga resolver o problema da melhor maneira.

Existe um guia da eurotax ( http://pt.eurotax.com/index.php?p=p_euroguias&l=ptpt ) para autocaravanas, o qual pedi uma cotação por mera curiosidade na altura em que troquei a minha Joly. Julgo que é este o guia utilizado por muitas seguradoras e stands. Mas aviso que a cotação da minha Joly, uma Burstner T-603 2001 JTD foi cerca de 6 mil euros abaixo do que o Stand valorizou e preços praticados.

Acho que o melhor caminho é tentar insistir para que eles avaliem a Célula, visto ser aqui que reside o valor e não apenas o carro pelo ano, etc. Tente juntar a factura da compra, com os elementos já aqui descritos e vários orçamentos em casas da especialidade, para que, possa também apresentar um valor sobre os custas de uma possível reparação.

Não dê tréguas companheiro, se a avaliação for muito baixa lute pela reparação mesmo que esta exceda o valor da avaliação.

Um abraço faço votos para uma rápida resolução.

Carlos

PS: Em que situação fica o causador do estrago? Que tal vergar a mola e pagar o estrago, venda de bens ou penhorados que estão tãona moda? A nossa justiça é muito complicada eu sei....
C.Neves

Registado: sábado dez 03, 2011 12:40 pm

Mensagempor fnunes » domingo fev 05, 2012 10:33 pm

Olá companheiro Carlos!

Lamento o acontecimento, mas estou certo que consiguirás ultrapassar todas as vissitudes e possas de novo desfrutar de um bem que te custou muito a adquirir, vai conseguir,concerteza, são os meus sinceros votos.
Acredito que ao fazerem isto á tua "menina" estão tambem a amachucar-nos e doi a qualquer um, e o que se vai juntar para agravar, mais a situação será a "maldita" burocracia dos seguros e a morosidade de todo o processo, mas espero que a tua "vcasinha" não te deixe por muito tempo.
Entre muitas sugestões, na minha opinião, agrada-me a do comp. Danibeja, em propor o arranjo; porque se reparares (pela foto) trata-se de uma intervenção ao nivel de metalomecânica-chaparia. Alem de saberes qual o valor comercial, seria de bom grado, consultares algumas oficinas para te fazerem(s) um orçament(s), pois creio que na zona da célula não houve qualquer dano a julgar pela foto.
Como tudo na vida, é uma opcão, ou se trata do doente, ou se parte para outra.... mas olha a Troika.. e mais troika..e por acaso azar ou sorte, tens cá esta semana, por onde escolher, na Nauticampo, passo a publicidade, mas nestas coisas não há nada como continuar com a actual, após o concerto, é que já lhe conhecemos as ",manhas".
Boa Sorte, e que a demora na recuprração seja breve
Um abraço
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor txinho » segunda fev 06, 2012 3:43 pm

Boa tarde,

Companheiro Ruckfules lamento profundamente o sucedido, agora o que é preciso será resolver a situação.

RElativamente ao valor que vão atribuir para perda total certamente será muito baixo, o que pode refutar com uma avaliação fidedigna pelo eurotax (que mesmo assim será baixa), o meu conselho por vários casos que já assiti será colocar um Advogado a tratar do assunto, pois sem ele, vai ver o processo muito moroso e a não ser ressarcido do valor justo.
Como já alguem referiu uma das formas de chegar ao valor justo é pedir em vários stands faturas próforma AC's equivalentes ou iguais, e juntamente orçamentos de reparação.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa que necessite é só enviar uma mp que envio-lhe o meu numero de telémovel.
Força e coragem
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Luis Nascimento » segunda fev 06, 2012 5:02 pm

Boas,

Eu na minha opinião, seguia o conselho do Danibeja. Nestes casos é sempre preferível mandar reparar, porque o valor da indeminização por muito bom que seja é sempre baixo.
Resta saber se o seguro aceita a reparação, mas vai ter que aceitar é uma questão de ser pressionado.

Um abraço,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor carlos36 » segunda fev 06, 2012 5:50 pm

Lamento o sucedido.
Aqui junto a minha soliriedade e a minha ajuda e com bastante pena que vejo uma autocaravana igual a minha nesse estado.

cumprimentos

carlos pereira
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor RuckFules » segunda fev 06, 2012 8:50 pm

Boa noite.

Desde já o meu muito obrigado por todas as dicas, sugestões e palavras de solidariedade.

Hoje dei entrada do processo no Instituto de Seguros de Portugal. Segundo me foi informado por quem me atendeu, o veículo só é dado como perda total quando a sua reparação não for tecnicamente possível, ou caso ultrapasse 120% do valor comercial.

Quando questionei qual a tabela pela qual se regem para atribuir os valores comerciais das autocaravanas, visto que desconhecia qualquer tabela, (apenas tenho conhecimento para veículos de passageiros e mercadorias) foi-me informado que esse valor é atribuido conforme a oferta de mercado para um veículo de características idênticas. Adiantaram-me que uma das fontes de informação é uma busca pelo standvirtual e outros anúncios onde possam encontrar valores de viaturas idênticas.

Ora bem... pelas minhas buscas (e não foram poucas) não encontrei viaturas idênticas. Chassis Al-Ko, 6 dormidas em 3 camas de casal (quarto de casal na retaguarda, o que não dispenso), entre outros pormenores. Já para não falar no excelente estado de conservação tanto de célula como chassis (conforme alguns companheiros tiveram a oportunidade de constatar). A acrescentar a isso, o investimento em energia solar com bateria AGM.

Respondendo ao companheiro Danibeja, a policia não ficou com os documentos da AC. Estão em minha posse. De facto facilita no caso da reparação, pois pelo menos não existe a obrigatoriedade da inspecção B.

Respondendo ao companheiro C.Neves :"Em que situação fica o causador do estrago?" Bom... isso deixo ao encargo do Instituto de Seguros de Portugal desde que o Fundo de Garantia Automovel cubra a minha perda (certamente depois irão fazer contas com quem causou o estrago).

Assim que tiver mais novidades aqui as colocarei.

Mais uma vez obrigado a TODOS os que se manifestaram.

Cumprimentos e até breve.
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor FPX71 » quinta fev 09, 2012 2:35 pm

Boa tarde Carlos.

Também lamento o sucedido e espero que no final as coisas fiquem "parecidas" como estavam antes do acidente ( nunca ficam. Além do valor material, há ali muita dedicação e trabalho que não são repostos ).

Simplificando a minha experiência:
Tive um acidente com perda total ( ligeiro de passageiros ). A companhia de seguro queria dar 900 contos ( foi em 1996 ). Baseavam-se em revistas. Não aceitei. O vendedor do carro passou-me uma declaração em como a minha viatura à data do acidente valia 1300 contos. Sem recorrer ao tribunal, foi este o valor que consegui. Debati-me em como ninguém melhor que o stand que me vendeu o carro e onde fazia as manutenções programadas para proceder à avaliação da viatura.
Os valores das revistas são muito abrangentes. Cada viatura é diferente. Procure obter uma avaliação do fabricante ( como já foi sugerido ).

Abraço

Fernando
FPX71

Registado: segunda jan 16, 2012 10:18 pm

Mensagempor spinto » quinta fev 09, 2012 3:02 pm

prejuizo terá sempre, mesmo reparada há sempre alguma coisa que não está bem ou qualquer barulhinho que apareçe quanto mais não seja por apertos ou folgas criadas na celula, para não falar de todo o resto (tempo,telefonemas, desvalorização,etc...).

Uma das injustiças que aconteçe sempre e que eu nunca me conformei nem conformo, é que reparam e ok já está boa viagem, até mais ver e boa sorte, e já agora desculpe lá qualquer coisita, e agora perguntamos nós:
- Qual foi ou é o custo associado á impossibilidade de usufruir de um bem nosso que tenha sido "destruido" sem que tenhamos feito algo para que acontecesse?
- Quanto fica e como pode ser avaliada a imobilização e impossibilidade de o usar quando bem enterder-mos?
- Será que nestes casos também há veiculo de substituição para no fim-de-semana "carregar baterias" e aliviar a cabeça?

Sem culpa absolutamente nenhuma, infelizmente um cidadão vê-se privado ou "roubado" como queiram chamar de um bem próprio sem que haja bom senso e compreensão.

Carlos, aperte com eles com ameaças de alugueres de 150€ ou 200€ aos fins-de-semana, é que quem trata dos processos pode nem sequer fazer ideia do que está por detrás de uma autocaravana, seja valores, seja alugueres, ou mesmo o bom que é ter uma disponivel 24H/dia paga e pronta a "rolar", etc...

coragem e força
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor spinto » terça fev 21, 2012 11:05 pm

já há desenvolvimentos sobre o acidente que queira partilhar, pode vir a ser util .
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor RMartins » sábado fev 25, 2012 7:55 pm

Carlos!!!!

Quando vi a foto fiquei de boca aberta!!!!
Que tristeza imensa!!
à relativamente pouco tempo tinha lido o teu post sobre esse "regresso" á aventura, com a tua menina e hoje deparo-me com esta tristeza!
Ainda para mais aqui perto de mim!!! Até parece que doí mais!!

Alguma coisa que seja preciso é só apitar!!

Cumprimentos!!
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor jsmaraujo » quarta mar 21, 2012 11:05 pm

amigo carlos o valor da tua auto ronda os 14000 €...
um abraço..
jorge..
jsmaraujo

Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Mensagempor RuckFules » segunda set 16, 2013 7:55 pm

Boa noite companheiros.

Depois de um ano e meio de ausência forçada, eis que estou de volta. Eu e a minha autocabana!

A guerra foi longa, os contratempos mais que muitos, mas valeu a pena. O meu sonho está de volta, e espero que por bastante tempo.

Neste espaço de tempo da minha ausência, muita gente nova se deve ter juntado a este meio autocaravanista e muitos outros se devem ter ausentado pelos mais diversos motivos. Eu espero voltar a encontrar caras conhecidas, e conhecer outras novas.
Por aqui a "família" cresceu entretanto. Passou a existir a cara metade que ficou encantada com o mundo autocaravanista. Agora passamos a ser três (cão incluído) a bordo.

Não sei por onde costumam parar os companheiros com quem habitualmente me cruzava. Aos poucos irei me reintegrando neste meio já quase esquecido para mim.

A todos os que acompanharam este episódio os meus sinceros agradecimentos e até BREVE! :D

Imagem
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor RMartins » segunda set 16, 2013 8:40 pm

Bem vindo de volta vizinho!! :)
Esta ausencia deveu-se ao acidente que se me recordo bem teve com a Ac, não foi?
Ja esta tudo ok então?

Cumprimentos
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor Aleluia » segunda set 16, 2013 8:54 pm

Bem vindo companheiro Carlos.
Segundo parece, a situação está normalizada, felizmente.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor João Morgado » segunda set 16, 2013 9:01 pm

Olá Carlos
O seu regresso é bem-vindo e a "autocabana" com a cara lavada já nem parece a mesma.
Parabéns pelo casório e que a vida a 3 a bordo da AC seja repleta de alegrias.
Um abraço
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 22 visitantes