Conversor,qual o que devo comprar?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Conversor,qual o que devo comprar?

Mensagempor Américo » quinta jul 18, 2013 4:34 pm

Boa tarde companheiros

A minha Autocaravana só funciona a luz caso esteja ligada a mesma,caso contrario tudo trabalha a bateria e gás obviamente,ate a data de hoje sempre me serviu perfeitamente,mas agora de vez em quando o filho vai connosco e quer carregar o telemóvel,ligar um pouco o computador,e aí é que a porca torce o rabo,hehehehehe :D ,e então o que preciso para transformar a carga das baterias é um conversor,certo? :?
esse dito cujo é muito caro?, bastaria um para ter energia(luz) para carregar o telemóvel,ou ligar um pouco o computador,ou até ralar uma sopa com a varinha magica,nada de muitos gastos penso,que me aconselham? uma coisa baratinha,hehehe :D e que dê para o pretendido,a instalação é difícil ou é só ligar a as fixas existentes já?
desculpem tanta pergunta,mas sou um leigo nesta materia,hehehe :D
se alguém puder dar umas dicas ficarei agradecido
abraços rolantes para todos.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: Conversor,qual o que devo comprar?

Mensagempor bornes » quinta jul 18, 2013 5:39 pm

Companheiro,
dependo que tiver na sua autocaravana, tipo painéis fotovoltaicos, baterias e por fim o tal inversor(se for para ter computadores deverá de ser onda pura).
Agora, se fosse eu, não quisesse gastar muito dinheiro e se for só para desenrascar: falando portuguesmente, comprava um inversor de onda pura e espetava com ele no buraco dos cigarros.
Ah, nunca esquecer de deixar a AC a descer para o caso de ficar sem bateria, heheeheheheh.
Mas,
1 painel mono de 100W 130 mocas.
uma bateria AGM 100Amp 130 mocas.
fichas e cabos
controlador de carga, depende do que quer gastar.
um inversor de onda pura, depende do que quer gastar.
mais o trabalho, se for o companheiro a fazer, fica de graça... se for outra pessoa paga e não bufa, :wink: mas isso é fácil de colocar.
Agora, depois desta ementa, escolha e veja se compensa o investimento.
Mas, se fosse eu, por aquilo que diz que vai precisar, era um inversor de onda pura e metia direto na bateria do motor.
Espero ter ajudado, se quiser ver fotos, eu envio do sistema que tenho na minha AC.

Cumprimentos
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 18, 2013 10:16 pm

Boa noite,

Eu tenho opinião diferente...

Para telemóveis e computadores a melhor coisa é mesmo carregadores de isqueiro indicados pelas marcas dos aparelhos, que alem se serem muito baratos tem a onda que é necessária para os referidos aparelhos sem alterações nem modificações.

Quanto à varinha mágica e outros aparelhos semelhantes já é necessário o conversor, que pode ser de onda pura ou modificada, que pelo tipo de onda não provoca qualquer dano no aparelho.

Por norma os aparelhos digitais é que sofrem com o tipo de onda....

Se colocar um inversor para poder usar uma "varinha", o mesmo tem que ter pelo menos 1000W de potencia , o que equivale a um consumo de energia de aproximadamente 80amperes numa hora de funcionamento.... logo deve ter bons painéis solares e baterias.... tal como o bornes afirmou.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Mário Cardoso » sexta jul 19, 2013 9:50 am

Olá a todos
Eu, para os telemoveis, faço como diz o campanheiro Danibeja, comprei os carregadores de isqueiro da marca ou para a marca ( leia-se, chineses). Para o computador e tablet, comprei na midia market um conversor próprio que me custou, creio 25 euros e que tem uma grande variedade de voltagens. Para a varinha mágica, como não como sopa, não tenho nada, mas, pelo sim, pelo não, tenho um conversor de 300 W que responde às necessidades do dia a dia, também comprada num hipermercado. A coisa tem-me corrido bem. mas também é verdade que tenho duas baterias e um painel solar.
Espero ter ajudado.
Mário Cardoso

Registado: domingo jun 16, 2013 3:15 pm

Mensagempor bornes » sexta jul 19, 2013 10:21 am

Companheiros,
hoje em dia existe tanta coisa que já nem sabemos o que é melhor.
Quanto mais coisas temos mais envelhecemos.
Companheiro danibeja, esqueci que os telemóveis e computadores tem esse dispositivo que é só ligar ao isqueiro, também tenho disso e funcionam ás mil maravilhas.
Mas digo-vos uma coisa, se não fosse para passar os 365 dias na autocaravana, não teria gasto o dinheiro que gastei na AC.
Os mais de 30 000€ que lá gastei, se fosse só para sair uns fins de semana e uns 15 dias de férias por ano, dá para viver muitos anos num hotel. Se forem ver preços no algarve, custam entre 10 e os 20€ por dia, com direito ainda ao pequeno almoço. Aquilo que leio aqui e noutros fóruns, pessoas que fazem entre 1000 e 10000kms por ano, o investimento não compensa. Só mesmo quem tiver amor á camisola e gostar mesmo de aventura.
Perante as leis que estão constantemente a sair e com o custo de vida cada vez a subir de forma incontrolável, não vai demorar muito que vamos ver autocaravanas quase de graça ou mesmo oferecidas e mesmo assim irão ser caras. Já que este tipo de desporto ou vida não é para qualquer um.
Mesmo os que podiam, que tinham boas reformas, estão a ser de tal forma pressionados que qualquer dia irão olhar para a dita cuja e vai das duas uma, ou vende quase de graça, ou coloca lá dentro umas galinhas, já que o custo de uma autocaravana é tão grande como ter uma casa.
Sabe deus para comer quanto mais para coisas outras coisas.
Não vai demorar muito que esta atividade irá ser só para gente com muito dinheiro, mas esses não andam de autocaravana, andam em hotéis de 5 estrelas e viajam de avião.
Esta a formar-se a tempestade perfeita, daqui a nada, anda tudo a pé ou de bicicleta, como antigamente.
Já sei que muitos vão discordar, mas pronto, por enquanto ainda estamos num país semidemocrático, já com mais tendências ditatoriais. Por isso ainda falo, eheheheheh
Bem, foi só um aparte acerca de custos e proveitos, eheheheheheh.

Abraço e boas viagens
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Mensagempor Américo » sexta jul 19, 2013 11:05 am

Boas companheiros
agradeço a todos as opiniões e aceito mais se houverem,hehehehe :D
só mais uma informação para o meu caso:
tenho painel solar sim e 2 baterias no habitáculo
o pretendido não é que me seja indispensável,ate á data de hoje o que tenho serviu-me perfeitamente,mas os filhos,e a mulher aproveitou e falou na varinha,ou na maquina café,daí eu estar a pensar no caso
andar muito tempo seguido fora infelizmente não ando,ainda não sou reformado,(Deus queira lá chegue)mas ainda faltam uns anitos,o maximo que andei até hoje foram 4 dias,não da para mais por causa da minha vida profissional,
agora sair de autocaravana é praticamente todos fins de semana,raramente durante o ano,quer chuva ou faça sol fico em casa,é o escape preferido para aliviar o stress da semana e recarregar energias para a nova semana,meu e da esposa,e da cadelinha que acompanha sempre,hehehe :D
agora se fosse reformado e pudesse,aí de certeza passaria mais tempo na Autocaravana do que em casa,hehehe :D
abraços rolantes para todos,e bom fim de semana,se possivel rolante
BOAS VOLTAS A TODOS.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor bornes » sexta jul 19, 2013 11:55 am

"ainda não sou reformado,(Deus queira lá chegue)mas ainda faltam uns anitos"

Companheiro,
não sabe o que perde por não ser reformado, eheheheheheheeh.
Pois eu já estou á 7 anos e só foi pena não ter sido mais cedo, :lol: :lol: :lol:

Ahhhhh, só tenho 47 anos.

Abraço e boas viagens.

Ps: quanto ao seu caso, se fosse eu era um inversor de onda pura e já está.
bornes

Mensagempor Américo » sexta jul 19, 2013 3:00 pm

bornes Escreveu:"ainda não sou reformado,(Deus queira lá chegue)mas ainda faltam uns anitos"

Companheiro,
não sabe o que perde por não ser reformado, eheheheheheheeh.
Pois eu já estou á 7 anos e só foi pena não ter sido mais cedo, :lol: :lol: :lol:

Ahhhhh, só tenho 47 anos.

Abraço e boas viagens.

Ps: quanto ao seu caso, se fosse eu era um inversor de onda pura e já está.

Ena companheiro,voçê é um sortudo,hehehe :D reformado aos 47 anos,maravilha,assim sim,eu tenho quaseeeee,50,faltam apenas uns dias para os ter,mas para ser reformado talvez me falte uns anitos já(se lá chegar como é obvio) :?

abraços e boas voltas
obrigado pelas dicas.
Américo Pereira
Américo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes