Mais uma dúvida sobre a climatização

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mais uma dúvida sobre a climatização

Mensagempor Daniel Santos » quarta jun 26, 2013 3:21 pm

Chega o verão e também chega, quase sempre, o calor. E é nestas alturas que voltamos a pensar, mais afincadamente, nas diversas possibilidades para refrescar o interior da nossas AC's.
Ontem passei pelo AKi e reparei em alguns aparelhos de ac portáteis lá para casa e um deles chamou-me à atenção pelo seu baixo consumo.
Alguém usa algum tipo destes aparelhos nas AC's?
http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100101&productid=9666&sid=0 Se não era este, era um deste género.

Quem tem painel solar e conversor de corrente adequado poderia ou não pensar assim em algo? É que monetáriamente parecem-me uma excelente opção :mrgreen:

O meu raciocinio foi: O aparelho consome pouco (para um ar condicionado), quase só se liga durante o dia, pois é quando está mais calor/SOl. Quem tem painel solar, nesse período de calor/SOl, terá também a bateria a recarregar constantemente e adicionando um conversor adequado ao esquema, conseguimos ligar o aparelho durante, pelo menos, algum tempo, supostamente o suficiente para ir refrescando o ambiente.

E pronto, este foi o meu "brilhante^" raciocinio :wink: O problema agora, é que eu percebo muito pouco deste tipo de assuntos :mrgreen:
Mas espero que alguém me possa elucidar um pouco mais.

Obrigado
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Re: Mais uma dúvida sobre a climatização

Mensagempor bornes » quarta jun 26, 2013 5:00 pm

Já num post anterior, disse que a minha integral tem um ar condicionado portátil de 9000 bt´s a funcionar e também não vejo muito gasto.
Tenho 400Amp de baterias, 2 painéis de 100W cada e um inversor de onda pura de 2000/4000W. Com o motor a funcionar, ligo o aparelho, desligo as baterias e faço uma ótima viagem. Quando estou parado, ligo o motor e arrefeço a carrinha, já que arrefece rápido. Nunca vi até quanto tempo dá só com as baterias, mas segundo um companheiro escreveu, deve dar para 2 horas, o que já é bom. Se estiver num parque onde haja electricidade, pode estar sempre a funcionar.
Espero que tenha ajudado em alguma coisa.

Boas viagens
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor bornes » quarta jun 26, 2013 5:09 pm

Já não saio de casa á mais de um mês, mas acho que no maxmat, tem um mais barato.
E em aveiro, tem um de 12 000BTU´S, só com um risquito por 100€.
Eu como ando sempre a ver essas coisas, sei onde está mais barato.
Penso que o de 7 000BTU´S custava cerca de 90€.
A radio popular, o ano passado também tinha um a 90€, também de 7000 BTU´S, mas este ano só tem de 9 000.
Pelo meu, dei 50€, em segunda mão. Fiz um buraco na lateral da autocaravana para sair o calor, fiz um tubo em alumínio, cola e veda. Na parte exterior, comprei uma grelha de alumínio e ficou um luxo. Só fiz uma coisa mal, que acho que daria mais frio... meti o aparelho em cima do móvel, das gavetas á entrada e penso que a saída do ar ficou muito em cima. Devia de ter ficado mais rasteirinho(como diz o outro do cãocrodilo, :) ).
Mas faz frio e é bom.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Mensagempor Daniel Santos » quarta jun 26, 2013 5:37 pm

Olá companheiro bornes.

Claro que a sua resposta ajudou. Obrigado. O facto de saber que alguém tem e que ainda por cima dá um feedback positivo, é bom.
Eu ainda tenho que pesquisar quantos watts tem o meu painel solar e a minha bateria auxiliar acho que não chega aos 100 amp., tem menos.

Mas então, pelo que percebi, utiliza o aparelho quase sempre, ou sempre, apenas com a bateria do carro, com este a trabalhar, certo?

Mais uma vez obrigado.

Bons passeios.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor Luismbmp » quarta jun 26, 2013 10:59 pm

Daniel Santos Escreveu:Chega o verão e também chega, quase sempre, o calor. E é nestas alturas que voltamos a pensar, mais afincadamente, nas diversas possibilidades para refrescar o interior da nossas AC's.
Ontem passei pelo AKi e reparei em alguns aparelhos de ac portáteis lá para casa e um deles chamou-me à atenção pelo seu baixo consumo.
Alguém usa algum tipo destes aparelhos nas AC's?
http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100101&productid=9666&sid=0 Se não era este, era um deste género.

Quem tem painel solar e conversor de corrente adequado poderia ou não pensar assim em algo? É que monetáriamente parecem-me uma excelente opção :mrgreen:

O meu raciocinio foi: O aparelho consome pouco (para um ar condicionado), quase só se liga durante o dia, pois é quando está mais calor/SOl. Quem tem painel solar, nesse período de calor/SOl, terá também a bateria a recarregar constantemente e adicionando um conversor adequado ao esquema, conseguimos ligar o aparelho durante, pelo menos, algum tempo, supostamente o suficiente para ir refrescando o ambiente.

E pronto, este foi o meu "brilhante^" raciocinio :wink: O problema agora, é que eu percebo muito pouco deste tipo de assuntos :mrgreen:
Mas espero que alguém me possa elucidar um pouco mais.

Obrigado
~

Boas amigo,

esse AC faz 7500btus a refrigerar, gasta em energia cerca de 925W.

Convertendo Watts para amperes, isto dá uns 77Amperes, ou seja numa bateria de 100Amp, esse Ar condicionado trabalha no maximo uns 45 minutos.
Um painel solar muito bom que seja, não consegue carregar 77 amperes numa hora :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor bornes » quinta jun 27, 2013 7:57 am

E pronto, lá vamos nós outra vez...
As baterias da celula, no meu caso, só serve para ligar o ar condicionado, porque depois de ligar, desligo as baterias e trabalha só com o alternador/bateria do motor.
Como tenho corta corrente na saída de cada bateria, os painéis solares carregam rápido o que se gastou no arranque do aparelho.
Claro que, quem quiser estar aí num sitio qualquer e ter o ar condicionado a trabalhar sem ter o motor ligado, aí sim, dura o que as baterias tiver de carga.
Ainda ontem, estive na minha, consegui subir, meti o joelho da perna doente no degrau e logo meti o outro pé dentro e consegui assim subir. Liguei o motor, o inversor, começou logo o frigorifico a trabalhar, liguei o ar condicionado e esteve a trabalhar umas 3 horas. Estive deitado, fresquinho, ouvir musica, chillout music. Mas com as baterias desligadas. Fiz uma experiencia com as baterias e motor ligado, não passava abaixo dos 12.8V no mostrador. E dos 5 pontinhos no mostrador, só desceu um.
Mas ainda não fiz o teste só com as baterias. Mesmo que deixasse só com as baterias o inversor corta ao chegar aos 12 volts e faz um berreiro do caraças a avisar que algo está mal.
bornes

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 27, 2013 8:23 am

Boas, eu acho é que o amigo bornes, achou uma maneira de dizer que já conseguiu entrar na AC, mesmo com o entorce que teve :lol: :lol: :lol:

Isso quer é um alternador á homem :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor bornes » quinta jun 27, 2013 9:59 am

fogo, que saudades da minha bichinha, eheheheheheheheeheh.
Apesar de ter gesso, tentei carregar na embraiagem e consegui algumas vezes, mas depois fui deitar.
Ainda faltam 2 semanas e meia, já estou farto disto.
bornes

Mensagempor Daniel Santos » quinta jun 27, 2013 5:48 pm

Vejo que este assunto continua a dar pano para mangas.E ainda bem. Assim o pessoal vai conversando.

Mais uma dúvida. Então hoje reparei num outro aparelho climatizador que tinha nas especificações 60w. Isso não é bom? Não é este o consumo? Estava lá outro ao lado que já tinha 600 e qq coisa.

Não percebo nada disto :mrgreen: O que vale é que pra estes lados o lema é: "antes suar que tremer" ehehe.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor bornes » sexta jun 28, 2013 11:27 am

Bem, lá vou eu mais as minhas invenções...
Já alguém pensou em fazer tipo de uma serpentina com um tubo fino de cobre, abrir 2 buracos no frigorifico e meter a serpentina no congelador, passar o tubo com tipo de serpentina em círculos em frente a uma ventoinha?
Com liquido antirefrigerante, aquilo bombava frio até congelar o raio do condutor, ehehehehehehehehe
Eu, como já nasci um grande idiota, ando sempre a magicar.
Não é por nada que quando ainda tinha as minhas casas, fui eu que fiz todos os painéis solares, energia aeolica, etc e etc...
Basta ter nascido em vale de cambra(quem os pariu que os lamba), terra do queijo, do inox e das boas "gajas". :D :D :D :D
Capital city... :roll:

Aceitam-se mais propostas para fazer frio.
bornes

Mensagempor bornes » sexta jun 28, 2013 1:09 pm

Lembrete o colega daniel,
o AKI vai amanha, dia 29, o desconto do iva em todos os produtos.
Por isso, se precisar do ac a bom preço...
Em cima escrevi, antirefregiração, esqueci de meter as aspas... não vá dizerem que vale de cambra são analfaburros.... :D :D
É anticongelante... :roll:
E atenção que, o LIMIANO é nosso, não confundir as coisas, hahaahahahahahahah(como se eu ligasse a isso, quero é comer muito, cheio de preferência.
Luis, hoje já conduzi o meu cliozito. A mulher a conduzir dá-me nervos, por isso fi-la parar o carro e conduzi eu... senão em vez de melhorar ainda ía era para o manicómio, :evil: :lol:
Abraço a todos.
bornes

Mensagempor bornes » sábado jun 29, 2013 1:24 pm

E pronto, já fui ao AKI comprar um ar condicionado. Já o tenho em casa e a funcionar.
Vou trocar este pelo que tenho na autocaravana, já que é mais estreito e faz a mesma coisa.
Além do desconto do IVA, para quem estrasse até ás 10, tinha um desconto imediato de 10%.
Bom fim de semana a todos.
bornes

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes