Problema com eixo al-ko

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema com eixo al-ko

Mensagempor jrainha » quarta jun 12, 2013 10:06 pm

Boa noite companheiros,

Tenho um pequeno problema na minha autocaravana, ela tem chassis al-ko, e esta baixa de mais, como tal quase bate nos passeios ao estacionar. Gostava de subir, mas não sei o que fazer, pois dizem que mudar o eixo atras fica muito caro, e eu só quero que ela suba. Tambem ja me disseram que montar uma suspensão pneumatica, tambem não resolvia tudo, pois subia, mas ficava mais dura, e isso já ela esta. Será que algum companheiro já teve alguma situação identica, ou que acham que devo fazer?
Desde já agradeço toda ajuda e opiniões que derem. Obrigado.

Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Re: Problema com eixo al-ko

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 13, 2013 9:13 am

Bom dia j.rainha,

A minha anterior AC tinha chassis alko, e mesmo com alguns anos (7) nunca tive esse problema. Penso que no seu caso há qualquer coisa que não estará bem...por isso será dificil acertar no diagnóstico. Nunca necessitei de colocar uma suspensão pneumática embora a ALKO as tenha especificas para esses chassis. Sem querer ser pessimista mas já pensou se não tem o "eixo de torção" partido por falta de lubrificação e ele estar a trabalhar simplesmente com os amortecedores?!
Uma lubrificação deficiente caso não seja feita pelo menos de 2 em 2 anos pode levar a perda de eficácia ou quebra por aquecimento.

http://www.al-ko.co.uk/section/motorhom ... ories.html

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor cookie » quinta jun 13, 2013 2:00 pm

nós temos chassis al-ko e também nunca tivemos esse problema. siga o conselho do companheiro luis agostinho para despistar alguma situação problemática escondida...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor time_out » quinta jun 13, 2013 6:30 pm

Boa tarde

Numa autocaravana o chassis Al-Ko significa que o construtor da AC substituiu a parte traseira do chassis original por um mais leve, com um eixo traseiro rebaixado e mais adequado à transformação que o veículo vai sofrer.
Presumo que o problema que menciona de ter o veículo muito baixo é essencialmente na traseira pois na dianteira são as alturas originais do veículo (Ford Transit, Fiat Ducato, etc...).
Umas das formas do veículo ser rebaixado é através da altura dos pneus, presumo também que as medidas de jante e pneu são as indicadas mas verifique se são as indicadas.
Seria interessante informar de que veículo se esta a falar. Quais os construtores envolvidos (chassis original e carroçador), modelo e ano.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor jrainha » quinta jun 13, 2013 10:33 pm

Obrigado companheiros pela ajuda, a autocaravana que tenho é uma burstner de 1992 e de facto a frente esta bem.
Vou dar umas voltas por mais alguns lados a ver o que se passa na realidade, se conseguem descobrir, mas a questão do eixo de torção que o companheiro Luis referiu pode ser verdade, pois eu só a tenho em meu poder a 1 ano e meio e não sei os cuidados que os antigos companheiros tiveram com ela.

Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Mensagempor curto » segunda jun 17, 2013 11:30 pm

Caro companheiro
Tambem a minha AC tem chassis AL KO.
Relativamente à situação que apresenta vamos partir do principio que não tem nenhuma avaria ou algo quebrado, e que portanto o chassis e o eixo traseiro estão a funcionar bem.
Queixando-me eu a um tecnico entendido de que o chassis estava um pouco baixo (por exemplo não posso entrar no ferry de Aveiro para S Jacinto pois bate na lomba da rampa de entrada) ele disse-me que a posição da barra de torção tem afinação e por isso pode alterar-se a altura ao solo do chassis.
Não avancei com a questão mas registei a informação. Se o pretender posso indicar~lhe quem foi o tecnico que me deu essa in formação.
Cumprimentos
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor cookie » terça jun 18, 2013 1:54 pm

ainda há pouco tempo andamos precisamente nesse ferry e sem problemas quanto ao chassis. o nsso problema é mesmo o degrau que é mto baixo, mas com cuidado não bate.

o contacto do técnico é uma info importante sim.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor José Fernandes » quarta jun 19, 2013 3:39 pm

Boa tarde, tive uma Burstner de 1991 e também estava demasiado baixa atrás e a solução que encontrei foi colocar 2 laminas na suspensão traseira e ficou ótima, se quiser o contacto da casa que fez o serviço diga.

Cumprimentos
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jun 19, 2013 5:57 pm

Boa tarde José Fernandes,

José Fernandes Escreveu:tive uma Burstner de 1991 e também estava demasiado baixa atrás e a solução que encontrei foi colocar 2 laminas na suspensão traseira e ficou ótima

Sem querer duvidar do que escreveu, nem todos os modelos da Burstner tinham chassis ALKO, e do pouco que conheço os chassis ALKO não funcionavam e não funcionam com laminas na suspensão. A vantagem que o "eixo de torção" que o chassis ALKO tem é de "parecer" e actuar como uma suspensão independente e não tem laminas porque tem o eixo de torção.

https://www.google.com/search?q=eixo+de ... 60&bih=683

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor curto » quinta jun 20, 2013 10:37 pm

Concordo com o Luís Agostinho.
O Eixo AL-KO não dá para montar molas adicionais
O que eu comentei atrás é que um técnico me disse que é possível afinar o eixo AL-KO em altura o que é diferente
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 21, 2013 9:57 am

Bom dia, Curto

Depois de muita busca, sinceramente não consigo encontrar nada que me diga que o chassis ALKO tenha afinação, o que eu encontro realmente foi aquilo que o Time_out referiu que a única forma de subir ou descer seria através das medidas do pneu ou jante ou pressões bar nos pneus...

De qualquer das formas deixo aqui o manual de instruções do ALKO amc, que era o chassis que eu tinha na minha anterior autocaravana e mais importante para fazer uma correcção ao que escrevi anteriormente...a lubrificação deve ser feita anualmente ou a cada 20000Km's o que se atingir primeiro.

http://www.al-ko.co.uk/edit/files/handb ... ndbook.pdf

E por último deixo um video muito interessante...reparem como as cabines das Fiat chegam á fábrica da ALKO para posteriormente lhes ser acopolado o chassis ALKO...realmente para quem tem ou já teve só nesse caso se pode ter a noção da diferença abismal para um chassis vulgar ou mesmo para os chassis Fiat camping que não conseguem chegar aos pés de um ALKO amc.

http://motorhomeandcampervan.com/al-ko-kober-amc/

O problema é que no preço final de uma autocaravana o incremento de preço representa à volta de 5000.00€...mas que vale a pena, disso não tenham dúvidas nenhumas.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor fiatducato86 » sexta jun 21, 2013 2:26 pm

fica-me uma dúvida... acha que a suspensão traseira trabalha normalmente?

em andamento o comportamento da viatura é são e estável e não sente pancadas da suspensão chegar ao fim de curso?
as rodas traseiras estão centradas na cava das rodas ou acha que estão enterradas nas mesmas?

pergunto isso, porque pela descrição que fez, pode-se dar o caso da mola de torsão do eixo estar defeituosa/pasmada/encravada e assim a traseira fica mais baixa.

As AC que já vi com esse chassis sim, são mais baixas do que as que têm chassis base de mercadorias, mas mesmo assim não tanto que andem a roçar no chão :)
é um pouco como olhar para um carro com suspensão normal e para outro com geometria e molas rebaixadas.
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Mensagempor Daniel Santos » quarta jun 26, 2013 5:50 pm

Eu não faço ideia o nome do chassis da minha Fiat Ducato, mas também estava muito baixo atrás. Depois de ter ficado sem suspensão pneumática, porque uma furou, fomos ver que outras soluções arranjaríamos. E a solução foi dar mais torção às molas. Mas no meu caso, foi possivel acrescentar mais uma mola.
Elas estavam direitas, não tinham curvatura nenhuma.
Demos alguma torção e ficou optima. Não se deu mais torção, porque os amortecedores não permitiam, são curtos.
Mas mesmo assim ficou impecável.

Boa sorte no arranjo e bons passeios
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes