Quanto tempo dura uma bateria AGM 100AMP?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Quanto tempo dura uma bateria AGM 100AMP?

Mensagempor Luismbmp » quarta jun 05, 2013 12:58 pm

Boas companheiros(ras), gostava de saber quanto tempo dura uma bateria AGM 100AMP.

Já ouvi dizer que chega perfeitamente para 3 dias.

Partindo que tenho um gasto medio de 50W por hora, ou seja tenho um tv lcd a 12v que gasta 4,8w, um PC que gasta 20W, uma PSP do miudo que gasta 5w, luzes led que gastam 10w, um evaporador dirna que gasta na vel. maxima da ventoinha 8W. Depois exporadicamente gasto energia com a bomba de agua, degrau electrico, sanita do wc, um conversor de 300w que se liga para a mulher passar a sopa com uma varinha magica etc...etc...

Queria que me ajudassem se estas continhas estão bem feitas.

Convertendo watts em amperes - 50W é igual 4,17A

Então quer dizer que tenho um gasto de 4,17A por Hora, será assim?

Se a bateria tiver no maximo carregada ou seja 100AMP, será 100AMP a dividir por 4,17A de gasto medio por hora, é igual a 23,98Horas

Ou seja quer dizer que se eu tiver sempre a gastar 4,17A constantes por hora, vai-me durar para cerca de 24H

Partindo que estou cerca de 4 horas por dia a gastar esses 4,17A por hora, terei um gasto de 16,68A por dia.

Então novamente divide-se 100AMP por 16,68A, será igual a 6 Dias, ou seja esta bateria dura-me 6 dias.

Será assim as contas?

Como tenho painel solar de 100W, será necessario adqurir uma 2ª bateria AGM de 100AMP, para aumentar a autonomia da AV?

Nota: Durante o dia, a familia encontra-se na praia, na piscina ou a passear :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Re: Quanto tempo dura uma bateria AGM 100AMP?

Mensagempor spedy » quarta jun 05, 2013 2:40 pm

Boa tarde, companheiro nao sa esqueça da situação do excesso de peso...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor MFerreira » quarta jun 05, 2013 9:42 pm

Boas noites

1º- TV de 4,8W? Não será 48?
2º- 4,17 é a corrente em cada instante e não 4,17A/h. O que tem é um consumo de 50Wh (4.17Ax12V)
3º- Sendo a bateria de 100A tem uma capacidade teórica de 1200wh. Com um débito de 50 daria 24h

Na prática, à medida que a bateria se esgota vai baixando a tensão; chega a um ponto em que não consegue debitar a corrente exigida, deixando de ser eficaz.
Quanto maior o débito exigido mas depressa chega ao ponto crítico, muito antes de fornecer os 100A que a caracterizam e a que corresponderia uma tensão de 0V.

Com essa bateria em perfeitas condições e a debitar pouco mais de 4A, é expectável cerca de 10h em funcionamento contínuo (nível do electrólito, carga inicial, flutuações de débito, temperatura, idade... são factores que codicionam a duração da dita)

Boas Viagens
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor Luismbmp » quarta jun 05, 2013 10:26 pm

MFerreira Escreveu:Boas noites

1º- TV de 4,8W? Não será 48?
2º- 4,17 é a corrente em cada instante e não 4,17A/h. O que tem é um consumo de 50Wh (4.17Ax12V)
3º- Sendo a bateria de 100A tem uma capacidade teórica de 1200wh. Com um débito de 50 daria 24h

Na prática, à medida que a bateria se esgota vai baixando a tensão; chega a um ponto em que não consegue debitar a corrente exigida, deixando de ser eficaz.
Quanto maior o débito exigido mas depressa chega ao ponto crítico, muito antes de fornecer os 100A que a caracterizam e a que corresponderia uma tensão de 0V.

Com essa bateria em perfeitas condições e a debitar pouco mais de 4A, é expectável cerca de 10h em funcionamento contínuo (nível do electrólito, carga inicial, flutuações de débito, temperatura, idade... são factores que codicionam a duração da dita)

Boas Viagens
MFerreira

Muito obg pela explicação amigo MFerreira.

Assim sendo vou adicionar uma 2ª bateria AGM de 100AMP para ligar em paralelo com a existente na celula.

Passo a mostrar como vai ser montada a 2ª bateria

Imagem

Assim sendo pelo que mostra a figura, o corta corrente serve para gastar a energia de uma bateria de cada vez, e serve tambem para carregar uma bateria de cada vez, uma vez que se tiver uma bateria cheia e outra vazia, o alternador/painel solar não sabe se esta alguma bateria cheia ou vazia, e carrega sempre a com a mesma itensidade ao ponto de estragar a bateria que está na maxima força.
Em viagem vai carregando uma bateria, no painel de instrumentação vejo a carga da bateria, quando tiver cheia, desligo a que ja está cheia e ligo a outra :)

Assim se 1 bateria de 100AMP dá para 10h, 2 baterias dá para 20h, temos então baterias para 5 dias a usar numa media de 4 horas por dia, excelente :)

Abraço
Luismbmp

Mensagempor alexandrechora » quinta jun 06, 2013 11:25 pm

Boas a todos

Realmente fico triste... com tantas horas passadas neste forum, a tentar transmitir os procedimentos adequados para aumentar a longevidade das baterias das nossas ACs, e depois lê-se disto.... é por estas e por outras que alguns representantes de marcas de ACs em Portugal, apenas dão 2meses de garantia nas baterias da célula, porque o pessoal pensa que uma bateria da célula deve-se descarregar completamente como da sua bateria do telemóvel se trata-se...... e depois assassinam as baterias num ano de utilização.....

Todas as baterias que habitualmente usamos na célula, independente do tipo ou fabricante, não devem sofrer ciclos profundos de descarga e as cargas devem ser completas e para isso acontecer é preciso potencia solar..... está tudo ou quase tudo aqui escrito neste forum é só questão de ler e procurar....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 07, 2013 11:09 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Realmente fico triste... com tantas horas passadas neste forum, a tentar transmitir os procedimentos adequados para aumentar a longevidade das baterias das nossas ACs, e depois lê-se disto.... é por estas e por outras que alguns representantes de marcas de ACs em Portugal, apenas dão 2meses de garantia nas baterias da célula, porque o pessoal pensa que uma bateria da célula deve-se descarregar completamente como da sua bateria do telemóvel se trata-se...... e depois assassinam as baterias num ano de utilização.....

Todas as baterias que habitualmente usamos na célula, independente do tipo ou fabricante, não devem sofrer ciclos profundos de descarga e as cargas devem ser completas e para isso acontecer é preciso potencia solar..... está tudo ou quase tudo aqui escrito neste forum é só questão de ler e procurar....

Boas companheiro,

agradeço a sua informação, irei procurar aqui no forum informação sobre as baterias

Já que o companheiro não se prenunciou se a ligação que vou fazer está bem feita, parto do principio que está tudo ok :)

Assim sendo quando a bateria 1 da celula ficar só com uma luz acesa ( cerca de 30% de carga ) no painel de instrumentação, devo então desliga-la e ligar a bateria 2. Só que agora encontrei um problema, quando passo a consumir a bateria 2, desligando a bateria 1, o painel solar não vai carregar a bateria 1 como está na figura, terei que fazer as coisas de outra maneira.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 07, 2013 11:27 am

Boas, para carregar as baterias independentes, é assim que irei fazer

Abraço

Imagem
Luismbmp

Mensagempor alexandrechora » sexta jun 07, 2013 9:24 pm

Boas

Luis, o que deve fazer para as baterias terem a maior longevidade possivel é:
1- Ligar as 2 baterias em paralelo sem cortes e com um cabo com secção suficiente que depende da distancia entre as baterias.
2- As 2 baterias carregam e descarregam em simultaneo, evitando descargas profundas de cada uma delas porque é isso que tira anos de vida ás baterias.
3-Evitar ao máximo que as baterias descarreguem abaixo dos 12,1volts, deve colocar um multimetro retro iluminado que custa 25eur e assim pode estar sempre a visualizar a carga das baterias e efectuar o consumo em função das leituras. È o que eu faço e muitos outros também e tem se dado muito bem.... as baterias duram muito mais....
4- SE tem 2 duas baterias de 100ah deverá ter 2 paineis de 90 ou 100watts cada, totalizando 200w de potencia solar, isto para que o sistema energético fique minimamente equilibrado.... eu tenho cerca de 350watts e 2 baterias AGM de 80ah.
5- O regulador solar deve ser especifico para carregar baterias AGM, coisa que os reguladores normais não fazem...
6- Com o tipo de ligação que tem em esquema, tem de ter atenção que pode danificar o regulador solar, porque este deve estar sempre com alimentação de 12volts vindo da bateria, especialmente quando está ao sol, e com o ligar e desligar bateria, isso pode acontecer.....

Na minha opinião se uma bateria de 100ah chega-lhe para o seu consumo de 24h e se a mesma não passa para baixo dos 12,1volts, então o que deve colocar é outro painel solar e não outra bateria, até mesmo porque um painel solar bom dura uma vida e uma bateria 5 a 8 anos quando bem utilizada... Outra questão é o peso da sua AC, uma bateria de 100ah pesa 30kgs e um apinel pesa 8kg.... e muito fica por dizer, está escrito noutros posts....

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 07, 2013 10:18 pm

alexandrechora Escreveu:Boas

Luis, o que deve fazer para as baterias terem a maior longevidade possivel é:
1- Ligar as 2 baterias em paralelo sem cortes e com um cabo com secção suficiente que depende da distancia entre as baterias.
2- As 2 baterias carregam e descarregam em simultaneo, evitando descargas profundas de cada uma delas porque é isso que tira anos de vida ás baterias.
3-Evitar ao máximo que as baterias descarreguem abaixo dos 12,1volts, deve colocar um multimetro retro iluminado que custa 25eur e assim pode estar sempre a visualizar a carga das baterias e efectuar o consumo em função das leituras. È o que eu faço e muitos outros também e tem se dado muito bem.... as baterias duram muito mais....
4- SE tem 2 duas baterias de 100ah deverá ter 2 paineis de 90 ou 100watts cada, totalizando 200w de potencia solar, isto para que o sistema energético fique minimamente equilibrado.... eu tenho cerca de 350watts e 2 baterias AGM de 80ah.
5- O regulador solar deve ser especifico para carregar baterias AGM, coisa que os reguladores normais não fazem...
6- Com o tipo de ligação que tem em esquema, tem de ter atenção que pode danificar o regulador solar, porque este deve estar sempre com alimentação de 12volts vindo da bateria, especialmente quando está ao sol, e com o ligar e desligar bateria, isso pode acontecer.....

Na minha opinião se uma bateria de 100ah chega-lhe para o seu consumo de 24h e se a mesma não passa para baixo dos 12,1volts, então o que deve colocar é outro painel solar e não outra bateria, até mesmo porque um painel solar bom dura uma vida e uma bateria 5 a 8 anos quando bem utilizada... Outra questão é o peso da sua AC, uma bateria de 100ah pesa 30kgs e um apinel pesa 8kg.... e muito fica por dizer, está escrito noutros posts....

cumps

Ola companheiro,
agradeço-lhe imenso pela sua ajuda.

Mas partindo do principio que ja circulo com excesso de peso, uma 2ª bateria iria agravar mais a coisa, sempre são mais 30kg.
Terei forçosamante entrar no IMTT com alteração do peso bruto para 4250kg, visto que a minha iveco está autorizada pelo fabricante a carregar a um maximo de 4500kg, sem alterações mecanicas, e sendo uma AV, é tambem uma viatura de recreio :)

Mas voltando á situação da bateria, não sei se um 2º painel solar resolvia a coisa, primeiro porque não tenho mais espaço em cima da carrinha, pois trata-se de um furgão, e não uma AC, segundo , tenho uma evaporador dirna 12v que gastei quase 1500€, que tenciono usar,e muitas vezes está calor e quero estar sossegado a ver tv e a receber ar fresco :), por isso uma segunda bateria.

Eu como sou leigo nestas andanças procuro saber se o que vou fazer está certo. Obtive informação que ligando 2 baterias em paralelo por si só, não aguentam muito tempo.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor Luismbmp » domingo ago 18, 2013 8:38 pm

Boas, algum tempo li aqui no forum que, seria melhor manter só uma bateria de 100amp e aumentar o numero de painel solar. No caso ter 2 paineis solares de 100w mono, e ter só uma bateria, assim carregava muito mais depressa e prelongava a vida ultil da bateria.

Um dia desta semana estancionei a AV junto ao mar mas numas sobras de pinheiros, resultado, fiquei o dia todo com a tv ligada, utilização constante de equipamentos, tais como pc´s, playsation, luzes de noite. E verifiquei que o carregador do painel solar estava off, ou seja tem logica na sombra não carrega a bateria.
Chegando á conclusão que uma bateria e dois paineis solares não servem para mim, pois procuro muitas sombras para estancionar a AV, e como estou um maximo de 2 dias em cada local, acho que 2 baterias de 100amp seria o ideial para mim. Assim sempre que circular o alternador vai carregando e o painel tambem, se porventura ficar um pouco ao sol o painel vai carregando, mas 2 bat acho que é o melhor.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor erebrus » segunda ago 19, 2013 9:21 pm

Luismbmp Escreveu:Boas, algum tempo li aqui no forum que, seria melhor manter só uma bateria de 100amp e aumentar o numero de painel solar. No caso ter 2 paineis solares de 100w mono, e ter só uma bateria, assim carregava muito mais depressa e prelongava a vida ultil da bateria.

Um dia desta semana estancionei a AV junto ao mar mas numas sobras de pinheiros, resultado, fiquei o dia todo com a tv ligada, utilização constante de equipamentos, tais como pc´s, playsation, luzes de noite. E verifiquei que o carregador do painel solar estava off, ou seja tem logica na sombra não carrega a bateria.
Chegando á conclusão que uma bateria e dois paineis solares não servem para mim, pois procuro muitas sombras para estancionar a AV, e como estou um maximo de 2 dias em cada local, acho que 2 baterias de 100amp seria o ideial para mim. Assim sempre que circular o alternador vai carregando e o painel tambem, se porventura ficar um pouco ao sol o painel vai carregando, mas 2 bat acho que é o melhor.

Abraço

Boas, sim, eu recomendo duas baterias (é o que tenho na minha). O que porém também podia ajudar era se um dos paineis fosse poli e não mono. Creio que os poli - apesar de serem menos eficientes - não precisam de incidência solar directa.
erebrus

Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am

Mensagempor Luismbmp » terça ago 20, 2013 9:01 am

erebrus Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Boas, algum tempo li aqui no forum que, seria melhor manter só uma bateria de 100amp e aumentar o numero de painel solar. No caso ter 2 paineis solares de 100w mono, e ter só uma bateria, assim carregava muito mais depressa e prelongava a vida ultil da bateria.

Abraço

Boas, sim, eu recomendo duas baterias (é o que tenho na minha). O que porém também podia ajudar era se um dos paineis fosse poli e não mono. Creio que os poli - apesar de serem menos eficientes - não precisam de incidência solar directa.

Boas amigo erebrus, eu não sei que painel tras a minha AV, sei que é de 100w, e sei tambem que mal nasce o sol, lá está o controlador do painel solar a ligar e receber carga para a bateria.
Mas é o que vou fazer mais uma bateria agm de 100amp

Abraço
Luismbmp

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 10 visitantes