Montar claraboia

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Montar claraboia

Mensagempor erebrus » segunda abr 22, 2013 7:12 pm

Boas,
Estou a tentar montar uma claraboia (FIAMA 28cm de lado) na minha AV, mas trata-se duma ford transit de 2000 e o tecto não é plano.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado

C.
erebrus

Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am

Re: Montar claraboia

Mensagempor joao rafael santos » segunda abr 22, 2013 8:28 pm

Companheiro Erebrus
A única maneira é por um cordão de vedante ( silicone ) com uma grande altura de maneira a compensar a curvatura do teto,se precisar de alguma ajuda de-me um toque que eu também moro em Faro.
Cumps. João Rafael
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Mensagempor Luismbmp » segunda mai 27, 2013 5:46 pm

Ola, paço a descrever o que está acontecer com a minha AV, que mandei construir numa empresa de transformações em Autovivendas.

As duas claraboias que estão no tecto da AV, sempre deixam entrar agua. Cada vez que la vou á empresa de transformações, dao-me sempre desculpas, umas vezes é por causa da massa que descola da chapa, outras vezes é por causa do tecto da carrinha que não é plano, bem eu já não sei o que fazer. A ultima intervenção que fizerem, dito por eles, foi que removeram as claraboias, e alisaram a parte á volta do buraco da chapa onde é colocado a claraboia com fibra de vidro, assim quando colocaram e colaram novamente a claraboia, pintando depois toda a area que levou fibra de vidro, esta ficou numa superficie direita sem irregulalidades da chapa da carrinha. Nesta sexta-feira dia 24-05-13, com um escadote subi para ver como estavam as claraboias, e notei uma rachadela na parte da fibra de vidro, numa das claraboias.
Resultado, estou farto disto, a napa da cor beje claro que foi forrada nas paredes da sala, ja tem zonas com bolor ás pintas, e depois de limpo e esfregado, nunca mais saiu, nos pilares da entrada da porta lateral, tambem esta cheio de bolor, tudo por causa das infiltrações. Tenho uma parte do tecto que se descolou. Vou exigir substituição de tudo, pois nem um ano ainda tenho a carrinha, foi-me entregue em novembro de 2012.

Resumindo, como é que eu posso vedar difinitamente as claraboias?
Pois neste momento, depois de tantas intrevenções desta empresa, já não acredito que eles resolvam o problema.
Terei eu que resolve-lo :?

Obrigado por qualquer ajuda.
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor time_out » segunda mai 27, 2013 7:30 pm

Boa noite

O material a utilizar deverá permanecer maleavel e não seca. Claro que terá de ser substituido apos uns anos mas resolve o problema.
Não sei onde se pode comprar mas é usado na industria automóvel e trata-se de uma massa que vem em cordão e que não seca. Devido à sua estrutura pode ser colocada para regularizar zonas de montagem irregulares.
Já a usei na claraboia da minha AC que por algum motivo a massa vedante original tinha secado em demasia e o problema ficou resolvido removendo amassa antiga e colocando a nova (é cinzenta e gordurosa).
Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor danibeja » segunda mai 27, 2013 8:16 pm

Boa noite,

As minhas ficaram muito boas com cola & veda, desde que seja de boa qualidade e que tenha elasticidade, não à problema nenhum...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luismbmp » segunda mai 27, 2013 8:25 pm

Boas, mas o problema é mesmo o sol, faz recequir as massas, abre rachaduras, ate mesmo a fibra de vidro abre rachaduras.

Precisava de uma massa que vedá-se bem e que não seca-se, pois as claraboias estao bem coladas, o problema é mesmo o sol que faz abrir gretas, e a agua entra.

Alguem conheçe um bom vedante que não seque com o sol e que vede bem sem abrir rachas?

Abraço
Luismbmp

Mensagempor emidio costa » terça mai 28, 2013 12:25 am

Caro companheiro, veja estes da sika, apliquei nas juntas da minha e ficou uma maravilha.
http://prt.sika.com/pt/solutions_produc ... 8sa04.html
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
emidio costa

Registado: segunda ago 27, 2012 10:29 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 28, 2013 10:40 am

Bom dia Luis,

Peço desculpa se não fôr esta a opinião da maioria mas vai ter de decidir sobre isto...

Luismbmp Escreveu: Vou exigir substituição de tudo, pois nem um ano ainda tenho a carrinha, foi-me entregue em novembro de 2012.

Luismbmp Escreveu:Pois neste momento, depois de tantas intrevenções desta empresa, já não acredito que eles resolvam o problema.
Terei eu que resolve-lo

A partir do momento em que o Luis efectue esses trabalhos está a partir daí, por sua conta e risco, porque, caso não surtam efeitos, a empresa poderá alegar que esses trabalhos não foram efectuados por eles...e a garantia que invoca se ela existir, deixa de poder ser accionada.
Já que fala em estragos no interior se calhar o problema não se resolve só vedando as clarabóias. A seguir eventualmente virá o tecto descolado...e por aí fora.

Sendo uma empresa conceituada segundo a opinião de algumas pessoas aqui do fórum...não acha que ninguém melhor que eles podem resolver o seu problema...

Acha que essa empresa não conhece...?!
Luismbmp Escreveu:bom vedante que não seque com o sol e que vede bem sem abrir rachas?

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Luismbmp » terça mai 28, 2013 3:46 pm

Boas, pensando bem, é o dever de todo o cliente reclamar pelos seus direitos.
E no fundo se eu fizer alguma coisa, perco o direito a garantia.

Mas na realidade isto já me está a incomodar bastante, pois as viagens que tenho feito com a minha AV é de casa para a empresa de tranformação, a resolver os problemas de infiltração. A paciencia começa a esgotar-se, e o desinteresse da empresa em me querer ajudar já é notorio.
A ver vamos se a minha advogada não vai ter que se mexer.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor F.Ramos » terça mai 28, 2013 3:59 pm

Boa tarde companheiros/as
Caro luismbmp, lamento mas pouco poço ajudar.
Quero aqui reforçar a opinião do companheiro Luís Agostinho, que tem toda a razão. Se vai tentar reparar a entrada de água, a empresa, lava logo as mãos sobre as clara-bóias e não só...
A chapa ondulada reforça a estrutura, mas a massa muito alta, fissura/parte e mete água, é assim.
Espero que outros companheiros possam ajudar mais e melhor.
Abraço
Fernando Ramos.
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 28, 2013 8:12 pm

Boa noite Luis,

Luismbmp Escreveu:A ver vamos se a minha advogada não vai ter que se mexer.

Se fosse a si arranjava antes uma boa tradutora de português -alemão. :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Luismbmp » terça mai 28, 2013 8:43 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite Luis,

Luismbmp Escreveu:A ver vamos se a minha advogada não vai ter que se mexer.

Se fosse a si arranjava antes uma boa tradutora de português -alemão. :wink:

Um abraço,

Isso não vai ser preciso '' ist mit einem deutschen Staatsbürger sprechen'' :)

Umarmen
Luismbmp

Mensagempor danibeja » terça mai 28, 2013 9:16 pm

F.Ramos Escreveu:Boa tarde companheiros/as
Caro luismbmp, lamento mas pouco poço ajudar.
Quero aqui reforçar a opinião do companheiro Luís Agostinho, que tem toda a razão. Se vai tentar reparar a entrada de água, a empresa, lava logo as mãos sobre as clara-bóias e não só...
A chapa ondulada reforça a estrutura, mas a massa muito alta, fissura/parte e mete água, é assim.
Espero que outros companheiros possam ajudar mais e melhor.
Abraço
Fernando Ramos.

Boa noite,

Ainda não tinha percebido que tipo de massa é que estava a partir...

Ora bem, se a massa for tipo fibra, não estala nem parte, e se mesmo assim tiver dúvidas, existe fibra para aplicar com resina, que pode colocar por cima da massa que já lá está, em toda a volta, e depois de estar uniforme e nivelada em toda a volta, pinta-se com tinta sintética, depois de seca é só colocar cola & veda de boa qualidade e claraboia para cima.... e fica completamente estanque...

Para mim o cola & veda é o mais indicado para claraboias, pois veda muito mais que os outros produtos mencionados, e depois oferece também uma enorme elasticidade.... Esta é a minha mera opinião, e é assim que as minhas estão...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mai 29, 2013 11:26 am

danibeja Escreveu:
Boa noite,

Ainda não tinha percebido que tipo de massa é que estava a partir...

Ora bem, se a massa for tipo fibra, não estala nem parte, e se mesmo assim tiver dúvidas, existe fibra para aplicar com resina, que pode colocar por cima da massa que já lá está, em toda a volta, e depois de estar uniforme e nivelada em toda a volta, pinta-se com tinta sintética, depois de seca é só colocar cola & veda de boa qualidade e claraboia para cima.... e fica completamente estanque...

Para mim o cola & veda é o mais indicado para claraboias, pois veda muito mais que os outros produtos mencionados, e depois oferece também uma enorme elasticidade.... Esta é a minha mera opinião, e é assim que as minhas estão...

Grande abraço,

Danibeja

Já sei quem patrocinou as obras de remodelação da autocaravana do nosso Técnico de Bricolage... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Domingos » quarta mai 29, 2013 2:40 pm

Boas tardes,
Tambem ando com duvidas sobre o melhor produto para as claraboias e para as uniões dos aluminios das nossas autocaravanas.
O cola e veda, depois de aplicado e devidamente seco, no caso de ser necessario efectuar alguma reparação, é facil remover esse cola e veda?
Poderá ser necessario retirar a claraboia, por qualquer razão, e nesse caso é possivel reparar ou retirar esse cola e veda? Existe algum produto?
A questão é: o cola e veda destina-se a reparações definitivas? Ou permite reparações?
Qual o melhor produto para isolar as nossas autocaravanas?
Certo que as respostas de companheiros mais experientes nestas bricolages irão dar jeito aos mais novatos.
Obrigado e cumprimentos
Domingos

Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes