Frigirifico será que está bom?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigirifico será que está bom?

Mensagempor Rui Loureiro » sábado mai 04, 2013 8:45 am

Boas companheiros,

Este fim de semana fomos oficialmente experimentar a nossa auto... :D isto é lindo, mas estou aqui com um problema, quando ia de viagem pus o frigorífico a refrescar a 12V, quando parque ei-a tirei-lhe tampa de cá de fora e tentei ligar o frigorífico a gás, o que acontece é que ao fim de muitas tentativas lá o tracinho da escala chegou ao verde mas desce logo.

A questão é onde é que tem de estar o tracinho na escala no verde ou no branco, como sabemos se está a trabalhar convenientemente? Isto está me enervar... :oops:

Espero estar a explicar bem...
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm

Re: Frigirifico será que está bom?

Mensagempor Américo » sábado mai 04, 2013 11:30 am

Boas companheiro
não sei se o seu é do género do meu,mas no meu no fundo do frigorifico por dentro dele mesmo tem um (olho,digamos assim que me parece vidro)que se vê uma lusinha dentro

não sei se serão todos assim,provavelmente até não,e a minha autocaravana já tem uns anitos,mas veja se vê lá algo do género

talvez não tenha ajudado muito,mas infelizmente mais não sei dizer,mas pode ser que alguém ajude mais um pouco,coninha dizer também a marca do frigorifico para ver se alguém tem igual

abraços rolantes e bom fim semana,se possível rolante.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor Américo » sábado mai 04, 2013 11:31 am

Américo Escreveu:Boas companheiro
não sei se o seu é do género do meu,mas no meu no fundo do frigorifico por dentro dele mesmo tem um (olho,digamos assim que me parece vidro)que se vê uma lusinha dentro

não sei se serão todos assim,provavelmente até não,e a minha autocaravana já tem uns anitos,mas veja se vê lá algo do género

talvez não tenha ajudado muito,mas infelizmente mais não sei dizer,mas pode ser que alguém ajude mais um pouco,convinha dizer também a marca do frigorifico para ver se alguém tem igual

abraços rolantes e bom fim semana,se possível rolante.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Américo » sábado mai 04, 2013 11:33 am

desculpe o erro na primeira resposta :oops:
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Rui Loureiro » sábado mai 04, 2013 12:19 pm

A marca é THETFORD...
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Re: Sonda do gás do frigorífico!

Mensagempor Rui Loureiro » sábado mai 04, 2013 5:15 pm

Boas novamente!

Já cheguei a uma conclusão...Deve ser a sonda ou sensor que fixa o piloto ou chama que não deve estar estar a trabalhar..., pois o piloto acende, depois apaga... assim que libertamos o botão...

Como arranjar esse sensor, ou onde comprar? Qual é a vossa opinião...
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor cookie » domingo mai 05, 2013 12:15 pm

não sei se o que vou dizer é um grande disparate mas veja se não será sujidade no queimador que nao deixa manter a chama. quando se usa gas butano é o que acontece. procure aqui no forum topicos sobre frigorificos pois mtos companheiros ja fizeram essa limpeza eles proprios.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Re: Sonda do gás do frigorífico!

Mensagempor Terrenas » domingo mai 05, 2013 5:47 pm

Rui Loureiro Escreveu:Boas novamente!

Já cheguei a uma conclusão...Deve ser a sonda ou sensor que fixa o piloto ou chama que não deve estar estar a trabalhar..., pois o piloto acende, depois apaga... assim que libertamos o botão...

Como arranjar esse sensor, ou onde comprar? Qual é a vossa opinião...

Depois de a chama acender, tem de ficar a pressionar o botao por mais uns 10 ou 15 segundos mas calculo que saiba disso e nesse caso o problema estara no termopar, por vezes uma limpeza com um esfregao de aco resolve a questao por uns tempos, o melhor sera substitui-lo.
Terrenas

Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm

Mensagempor Rui Loureiro » domingo mai 05, 2013 9:15 pm

Boas sr.Terrenas :D
É esse o nome... esta semana vou limpa-lo, eu penso que seja sujidade já que a caravana esteve algum tempo parada..., e ao acende-lo cheguei a estar perto de 2 minutos mas depois apagava sempre... :( .

Pondo a hipótese de um novo onde compro e qual será o preço do mesmo?

Obrigado
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Aleluia » domingo mai 05, 2013 9:46 pm

Boa noite Rui.
A chaminé deve ser limpa mais ou menos de dois em dois anos, depende um pouco da utilização do carro.

Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Moreira » segunda mai 06, 2013 3:52 pm

Boa tarde Companheiro Rui

A Companheira cookie está a dar boa ideia.

Primeiro comece pelo mais facil não gaste € enquanto não tiver a certeza
a mim também já me aconteceu,não custa nada se tiver um pouco de jeito
tire a grelha do fundo ,desarma-se bem tem um pequeno resguardo em chapa
para a chama não se apagar tem um pequeno parafuso fileps,tirando o parafuso
com jeito retira esse resguarde,tem o orificio á vista cabe a cabeça de um dedo
é onde sai a chama ,sopre nesse orificio ver se sai sujidade, e consigo cá fora
mande a sua esposa ligar o isqueiro e precionando uns segundos o botão da chama,
como no fugão ,depois de largar o botão repare se a chama se mantem acesa se sim
está bom.se não terá que com uma cheve de bocas 11=10 desaperte a porca do tubo
tem que segurar com um alicate a peça onde aperta o tubo, depois de retirar o tubo
atenção não perca tem uma chapinha pequenina com um pequenino orificio veja se está entupido
que encacha no cone do tubo e na outra parte,depois para saber se está ligado varia de modelo
uns tem um olho dentro do frigorifico no fundo á esquerda outros tem sençor através do
isqeiro,o meu é da electroluxe e a explicação que dou é sobre o meu,mas isto no fundo a
diferença não deve de ser muito diferente é como os carros á várias marcas mas as peças
é tudo identico travôes bielas velas podem ter uma pequena diferença mas no fundo a
função e nom é igual.Então se o isqueiro não fizer faísca aí é sensor do isqueiro terá que o
substituir.
Boa sorte espero ter ajudado alguma coisa.

Saudações

Moreira
Moreira

Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am

Mensagempor Rui Loureiro » segunda mai 06, 2013 7:27 pm

Boas,

Obrigado pelas explicações..., quinta feira cá em Almeirim vai ser feriado, vamos então partir para a manutenção da coisa... :D :D :D
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 07, 2013 11:30 am

Boa tarde Rui,

Rui Loureiro Escreveu:quando ia de viagem pus o frigorífico a refrescar a 12V, quando parque ei-a tirei-lhe tampa de cá de fora

Deixe-me chamar a atenção para o seguinte, desde que coloque o frigo a funcionar as tampas exteriores devem ser retiradas seja qual fôr o modo de funcionamento (12V,Gaz,220V).
Só haverão alguns casos pontuais que deve manter as ditas tampas mas nunca a de cima.
A de baixo só a mantém se por acaso estiverem temperaturas muito baixas e evitar que entre ar frio pelas frinchas para dentro da célula ou se eventualmente estiverem ventos muito fortes e que esteja estacionado e esse vento impeça a chama manter-se acesa estando ele a funcionar a gaz...mas volto a chamar a atenção a tampa de cima sêja qual fôr a circunstância deve ser sempre retirada.

Em relação á resolução do seu problema, embora de um modo geral a forma como o Moreira lhe diz para fazer esteja correcta, para um aprendiz :wink: é preciso muito cuidado porque vai mexer em canalizações de gaz e para quem não sabe pode estar a pôr em risco a própria segurança...o problema pode-se resumir a "bolas" de carvão junto ao queimador que impeçam o funcionamento do frigo e para isso não precisa de mexer em canalizações de gaz.
Tem este site de um companheiro espanhol que é uma maravilha para tirar dúvidas e dicas até através de fotografias, é uma questão de procurar que ele explica detalhadamente tudo.
http://www.chapucillas.es/Bricos/

Por último em caso de dúvida... "não faça voçê mesmo"...

Já agora Rui, como o tópico da Margarida sôbre a antena foi deslocado para a secção de Tecnologia este presumo que também será, para a secção de Mecânica Manutenção e Bricolage torna-se mais fácil as respostas a estas questões técnicas, até eventualmente encontrar tópicos mais antigos com a resolução destes problemas. E peço desculpa pelo reparo.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Moreira » terça mai 07, 2013 4:19 pm

boa tarde companheiros

Peço desculpa mas vou discordar um pouco , eu nunca tirei as tampas ou seija as grelhas respiradoras,
e não são para retirar ,faça vento,chuva ,ou neve,eu já apanhei ventos fortes e chuvas tocada a ventos,
e nevões ,e a chama do frigorifico nunca se apagou,é que para isso é que as alhetes das grelhas têem
inclinação , e além disso aínda existe um pequeno resguardo em chapa envolta do bico da chama
como eu já expliquei anterior, o tubo que eu expliquei sim é o de cobre do gás na ponta é cónico onde
aperta ao qeimador ao colocar novavente a porca aperta quase toda á mão sem chave,para não moer a
rosca e depois aperta bem com a chave 10=11,mas segura a outra peça com o alicate quando for apertar,
não fica a perder gás ,mas para certificar que não perde é fácil ,com ele ligado mete um pouco de saliva
com o seu dedo em volta da porca se suprar e fazer bolhas como se fosse um furo no pneu mete água e vê
logo onde está o furo é igual,isto que eu explico se tiver um pouco de jeito não custa nada, eu não sou
técnico mas ajeito-me,como disse é só tirar a grelha de baixo no exterior .isso aconteceu-me ano passado
em agosto frigo.cheio. na barragem praia fluv. sra.da ribeira. sant.comba Dão,e tive que deitar mãos á obra
mesmo lá com grande calor, e safei-me,quanto á entrada de ar frio no inverno,além do aquecimento claro
uso uma boa toalha grossa velha e tapo a entrada que está por baixo da porta do frigo que vem das tais
grelhas exteriores,e fica resolvido um boa parte da entrada de ar para a celula,se vê que não tem algum
jeito para a bricolage, então faça como o companheiro Agostinho diz,mas eu continuo a dizer para mim
que não sou técnico não custa nada fazer isso,claro que tem que ser com atenção,é que mesmo os que se
dizem técnicos também metem cada aguada como todos sabemos.Só estou a tentar ajudar e espero
que consiga resolver o caso,eu se mora-se perto dava-lhe uma ajuda ,mas em todo o caso tento ajudar
desta forma.Boa sorte para a tarefa e que consiga resolver .

cumprimentos

Moreira
Moreira

Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 07, 2013 6:28 pm

Boa tarde Moreira,

As tampas que eu me refiro são as tampas que tapam as grelhas.

http://www.micasaconruedas.com/Accesori ... c_ls200_es

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 20 visitantes