reguladores e rendimento dos paineis solares

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Moreira » sexta fev 15, 2013 11:26 pm

Boa noite companheiro Cristovão

Desde já agradeço a sua atenção

Á um assunto que me esqueci de explicar,é que eu montei a nova bateria só agora em Janeiro 2013
e ainda só fiz uma saída agora no carnaval e aguentou bem, o painel parece-me que carrega bem
porque chega ao máximo de carga que o regulador deixa passar á bateria 14v conforme a indicação
do voltrimetro da autocaravana indica e eu expliqei ,eu já vi também o seu post mas o meu caso
é diferente o meu frigo é o normal da autocaravana neste caso só trabalha a gás,e a minha energia
está tudo de baixo consumo,e como disse que o painel apesar de ser de 65w também acho ser o
suficiente julgo eu,porque como disse já li vários poste,ande o seu foi uma referência e não é o
unico, tem um painel 90w mais 25w em relação au meu, mas tem duas baterias de 100ah e dá-lhe,se
dividir um painel de 90w para uma carga de 200ah é á propoção de metade do painel para 100ah
ou seja 45w para uma bateria de 100ah julgo eu ser assim,e o meu é de 65w para uma bateria de 95 ah,
por isso eu acho que não é por isso,se calhar o ideal era mesmo outra bateria,mas falta de espaço,mas
por acaso o que me aconteceu calculo que a bateria já estivesse um pouco fraca porque eu comprei
esta autocarav.em 2009 usada claro e só a partir 2011 é que me aconteceu a primeira vêz e substitui
logo as lampadas todas para led e a tv.e no fim 2012 a bateria foi abaixo era de 85 ah e já não recuperou,
então comprei esta em janeiro de 95 ah,a questão que eu ponho era se dá para por um regulador programavel
a debitar mais carga á bateria próximo dos 15v em vêz dos 13,8 ou 14 que é o que me dá ideia que marca,no
voltimetro da autocaravana do painel de instromentos.
Era isso que eu gostava de saber sem ter problemas nos aparelhos ,e sempre ia carregar um pouco mais
a bateria, e ficava mais á vontade,porque o que me apercebo e que tenho lido e ideias nos foruns as baterias
não chegam á sua carga máxima é só na ordem dos 65 a 70% culpa dos reguladores ou não que estão programados
para só deixar passar x de carga julgo ser assim não sei,por isso é que eu apresentei o caso se não á perigo de aumentar
mais o débito de carga,nos reguladores , e se for o caso eu poderia subestituir o meu que não é programavel,por um
programavel e a polo adebitar em vêz de 14v nos 14,5 ou próximo dos 15.

Mais uma vêz obrigado

Abraos

Moreira
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Moreira » sexta fev 15, 2013 11:35 pm

companheiro Cristovão

desculpe corrijo abraos esquec-me do ( c )
já deve ser o sono afetar-me

Abraços

António Moreira
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor danibeja » sábado fev 16, 2013 11:35 am

Bom dia,

O painel de 65W é bom, a unica diferença é que demora meis tempo a carregar... logo aqui não existe problema nenhum.

Na minha opinião a sua bateria anterior, da primeira vez que vai a baixo, já estava a entregar a alma ao criador....

O seu regulador está a carregar muito bem, e não deve aumentar a voltagem porque a sua bateria é de chumbo, apesar de ser de uma excelente qualidade iria se danificar ao colocar mais de 14,1V...

Quando efectuamos descargas nas baterias é comum elas baixarem a voltagem para uma voltagem entre 12,4 e 12,6, pois em descarga é o normal visto que as baterias são de 12 voltes. Companheiro Moreira indicou que quando estava em descarga (lcd ligado) a bateria baixou para cerca de 13V, isto quer dizer que está mesmo muito bom.

Eu, no seu lugar, experimentava durante uns meses ( 5 ; 6 ou até ao verão ) o sistema como está, e depois consoante a necessidade, se ela aparecer, acrescentava uma bateria ou um painel... pelo que indica tem falta de espaço, acrescentaria um painel.

E acrescento que no verão os reguladores com sensor de temperatura não carregam tanto as baterias de chumbo, carregam apenas 13,6 voltes... para não secar...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Moreira » sábado fev 16, 2013 7:08 pm

Boa tarde companheiro , Danibeja

Agradeço o seu esclarecimento

E possivelmente irei seguir o seu concelho, porque me parece, e como diz é possivel
não poder por um regulador a carregar mais a bateria além dos 14v, vou exprimentar
como está, até porque esta bateria já tem mais 10ah. do que a anterior e no principio
quando comprei autocaravana ela aguentava e já devia ter uns anos,e mais quase 4 anos
na minha mão, devia de estar na hora dela,na primeira queda já devia ser um sinal sim,
mas ainda aguentou mais um ano,do espaço estou um pouco limitado é debaixo do meu
banco, eu estive quase tentado a comprar uma de 110ah tambem Exide porque a diferença
em € não era grande, mas era 2cm mais alta do que a de 95ah eu já tive que fazer novas
barras para fixar esta que é 3cm mais alta do que velha media 19 alt. esta 22 no comprimento
estava á vontade é mais curta, e a de 110ah 25 alt. e tive receio que ficasse muito junto ao
acento.porque até á de 110ah com as mesmas dimenções da que tinha,porque eu andei a ver
onde reparei pelo preço qualidade e careteristicas e as informações que me deram optei por esta
que eu até desconhecia que existia baterias com 2 funções,arranque estacionárias,sabemos que
fazemos das normais isso, e fazem muito bem esse trabalho,mas no fundo o papel delas é só de
arranque,mas o preço entre uma e outra em € pouca diferênça fazia eu optei por esta.
Bem agora o tempo dirá.quanto aos 65w do painel eu tambem acho que faz bem o seu papel,
concordo que leve um pouco de mais tempo para carregar,de inverno será um pouco pior porque
á menos horas de sol, não sei se ele carrega com claridade também nunca reparei nisso.

Grande abraço

António Moreira
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 17, 2013 11:05 pm

Boas a todos

Desde á alguns anos a esta parte que tenho vindo a desenvolver, inumeras experiências e testes de desempenho na área da autonomia energética em autocaravanismo. Neste forum tenho publicado muitas das conclusões a que cheguei, não só pelas minhas vivências mas também pelas de todos os outros companheiros que acompanhei, quer seja pela simples troca de impressões como pela ajuda na montagem de paineis solares, baterias, leds e inversores.

Á cerca de 2 anos atrás, afirmei qual o equilibrio a ter em consideração para que a energia a bordo não falte e que as baterias tenham a maior longevidade possivel.

e afirmei que: por cada bateria de 100ah, deve ter um painel de cerca de 90 a 100watts.
Ainda hoje penso quase assim, ou seja, para uma bateria de 100ah deveremos ter pelo menos 150watts de painel solar e se possivel chegar até aos 200watts em potência solar.
Isto porquê?

Simplesmente porque uma bateria de 100ah a ser carregada por 200watts de paineis solares, tem uma longevidade muito superior, do que se for carregada por apenas 100watts de potencia solar. Isto acontece porque a maior potência solar instalada, dimiui o numero de ciclos de descarga da bateria assim como a profundidade de descarga da bateria e isto representa maior longevidade....
Na maioria destas situações, especialmente durante o dia em que a potencia solar instalada é de 200watts, e estivermos a ver tv ou com o pc ligado, o nosso consumo nem sequer toca na bateria, apenas passa por ela, em que a mesma está carregada no máximo e nós estamos a consumir a energia produzida no momento... Na prática a bateria apenas estabiliza a corrente produzida pelos paineis solares, sem fazer qualquer ciclo de utilização.... o que é excelente na durabilidade da bateria... e para quem faz férias de Inverno a potencia solar instalada ainda deveria ser maior....

Ultimamente muitos companheiros que querem instalar a segunda bateria na célula, perguntam-me qual a minha opinião, e eu na maioria dos casos faço a seguinte pergunta.... que serve para todos nós.... quando fez 4horas de viagem e chega ao local de pernoita, a sua unica bateria que tem instalada (está totalmente carregada pelo alternador), a sua bateria chega para o seu consumo habitual durante a noite e ainda sobra uma voltagem acima dos 12,1volts? se sim então não precisa de outra bateria, o que precisa é de mais potência solar, para que no outro dia sem movimentar a AC, a bateria esteja totalmente carregada pelos paineis solares e pronta para enfrentar a exigência da noite... e muitos tem acreditado nas minhas palavras e tem se dado bem, em vez de montarmos mais uma bateria acrescentando mais 35kg de peso, apenas acrescentamos mais 8kgs do painel solar. E com uma grande diferença na duração do painel solar que é quase eterno e uma bateria depende do uso, mas será sempre poucos anos, comparatiivamente ao painel solar.... O preço de uma bateria AGM de 2geração é muito identico á montagem do 2º ou 3º painel solar (100w) cerca de 240eur....
Naturalmente que existem situações mais especiais que requerem mesmo uma segunda bateria, especialmente quem faz muito o norte da europa, ou tem grandes exigencias de consumo diárias, como é o meu caso....
A grande limitação nestas novas conclusões, serão apenas a falta de espaço para montar mais paineis solares no tejadilho da AC....

Ainda devemos ter em consideração na dinamica de ter duas ou três baterias montadas em paralelo na AC, se uma das baterias tiver algum problema, vai inevitavelmente prejudicar as outras baterias ligadas em paralelo, e este é outro inconviniente de peso que não acontece quando se aposta no aumento da potencia solar, se os paineis forem de boa qualidade e tiverem diodos entre eles nehum prejudica o outro...

Por isso ter um painel de 65w é suficiente???? a minha resposta é.... é melhor que não ter nenhum.... agora é suficiente, notoriamente que não se quiser que a sua bateria dure mais anos....

Desculpem de ultimamente, tardar em dar respostas a quem envia emails mas o tempo disponivel é pouco... de qualquer forma terei todo o gosto se souber de esclarecer alguma questão...

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes