Gasóleo de marca branca ou premium "é todo igual"

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Gasóleo de marca branca ou premium "é todo igual"

Mensagempor siroco » sexta nov 23, 2012 2:54 pm

A Deco deu hoje o alerta: O gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados 'premium'. O caso já foi denunciado às autoridades.

"Não há razão para o consumidor não comprar o gasóleo mais barato", afirmou em conferência de imprensa o secretário-geral da associação de defesa do consumidor Deco, Jorge Morgado, explicando que os testes realizados a quatro gasóleos diferentes comprovaram não existirem diferenças em termos de consumo, de emissões e de desgaste dos automóveis.

Para chegar a esta conclusão, a Deco comparou quatro automóveis novos, todos iguais, que durante um mês foram conduzidos no autódromo por quatro pilotos profissionais, que trocaram com regularidade de veículo, acabando os motores por ser desmontados e as peças enviadas para o estrangeiro para análise num laboratório certificado.

Em cada um dos veículos foram colocados diferentes tipos de gasóleo - Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, "os líderes de mercado nos seus segmentos" segundo a Deco - tendo os testes da associação revelado não terem diferenças e serem "igual ao litro".

"A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", lê-se no estudo da Deco, que alerta para o facto de "as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro".

O gasóleo de baixo custo, o regular ou o 'premium', após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos "exibiram consumos muito idênticos", diz a associação, salientando também não existirem "diferenças relevantes nos depósitos".

Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou-as "sem significado", traduzidas em "0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%".

Em consequência das conclusões do estudo, a associação diz ser "urgente" a criação de um regulador para o setor "que defenda os consumidores e fixe coimas realmente eficazes", tendo também informado a Direção geral do Consumidor e a ASAE do que considera ser uma situação de publicidade enganosa.

As primeiras assinaturas do abaixo-assinado começaram hoje a ser recolhidas e nos próximos dias vários colaboradores da associação vão estar em seis cidades do país para esse efeito.

A Deco entregou hoje as conclusões dos testes às gasolineiras visadas, assim como a todos os grupos parlamentares.

"Mostrámos a ponta do 'iceberg'", disse Jorge Morgado, acrescentando esperar que o poder político "faça o resto", nomeadamente promover testes aos outros combustíveis e a criação de uma entidade reguladora para o setor.

http://economico.sapo.pt/noticias/gasoleo-de-marca-branca-ou-premium-e-todo-igual_156955.html
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Re: Gasóleo de marca branca ou premium "é todo igual"

Mensagempor luis.sousa.6 » sexta nov 23, 2012 3:00 pm

Para mim não é novidade, há já vários anos que circulo com gasóleo low cost, e sempre sem problemas, é preferivel investir o dinheiro que se poupa numa manutenção rigorosa e cuidada, mas, em Portugal, se não é caro não presta.
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor siroco » sexta nov 23, 2012 4:17 pm

Também sempre tive essa opinião, mas agora ficou fundamentada cientificamente, já não é só "porque eu digo que sim". 8)

E será interessante que se crie legislação para acabar com essa publicidade enganosa.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor Luis Agostinho » sexta nov 23, 2012 6:11 pm

Boa tarde,

"boa tarde companheiros Na minha opinião o consumo de gasolio varia com a sua qualidade. Tenho três viaturas a gasoleo e já desisti de utilzar determinadas marcas de combustivel porque embora sejam mais baratas dão menos rendimento e causam alguns problemas principalmente nos filtros. ..."

"Bom dia, Será que poupar uns euros num depósito cheio não nos vai sair caro na oficina? Por outro lado, o mesmo depósito dá para o mesmo número de km? Se alguém já fez as contas, seria óptimo que partilhasse. Eu costumo utilizar o gasóleo especial da GALP e faço médias abaixo dos 9l/100Km com veloci..."

"Boas noites Embora pouco ético partilho o conselho de amigos, inclusivé um mecânico, e infelizmente confirmado em parte por experiência própria, combustíveis a evitar: Leclerc Pingo Doce Repsol Válido para Portugal apenas Não deixa de ser um conselho... cada um fará o que entender por si. Boas viage..."

Será que acreditam, que essas empresas que andaram a vender gato por lebre alguma vez serão reponsabilizadas...?! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor nelson » sexta nov 23, 2012 6:35 pm

Boa noite

Eu acredito que o gasolio não seja bem todo igual,mas em consumos deve ser apenas uma difrença minima.
AGORA acredito que haja bombas de gasolina com erros entre os 5 a 10% , em 50l no possam roubar 2 litros .
um dia tenho que medir bem em casa um bidon e leva~lo as bombas para ver se os litros batem certo!!

comprimentos
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta nov 23, 2012 6:47 pm

Boa tarde Nelson,

Não te dês a esse trabalho... no visôr da bomba onde estás a abastecer costuma haver um selo que comprova a última inspecção da medição de valores...se um litro è mesmo um litro...além disso basta colocares 10 litros certos e vês o valor no visôr dos €€€ se multiplicares o preço do litro pelo 10Lt que acabaste de abastecer verás se a bomba está certa ou não... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor nelson » sexta nov 23, 2012 9:12 pm

Olá luis

Por acaso fui meter gasolina há uns minutos atrás e falei com o rapaz das bombas de combustivel.
Ele disse-me que isso era impossivel ,pois eles têm inspecções ,por isso o tal selo.
o que pode depois variar são os aditivos ,que as companhias metem.

comprimentos
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Mario » sexta nov 23, 2012 9:17 pm

OLÁ

Sobre este assunto a Deco vem confirmar o óbvio.

Naturalmente que todas as opções são legitimas ,a minha recai há muito tempo nos combustiveis menos caros,dos supermercados,ou da bomba da esquina,desde que o preço me desagrade menos,simplesmente porque o preço dos combustiveis,nunca me agrada. :mrgreen: :mrgreen:

O que desagrada de todo, é o facto comprovado de as gasolineiras,se servirem de formas de manipularem a nossa escolha,na prática o embrulho e o preço é que variam e não o produto. :oops: :oops:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor carloswvwv » sexta nov 23, 2012 9:50 pm

Eu cá sempre compro o mais barato que possa. Nenhuns problemas por isso. Costumo usar de vez em quando aditivos comprados nos supermercados. De vez em quando coloco oleo de cozer batatas.
O meu mecânico diz que as low cost não são boas.
Finalmente que temos agora um estudo científico.
Saudações caravanistas
Armindo
carloswvwv

Registado: domingo Oct 28, 2012 5:54 pm

Mensagempor spedy » sexta nov 23, 2012 10:04 pm

carloswvwv Escreveu:
De vez em quando coloco oleo de cozer batatas.

Companheiro Carlos nao sendo eu um Ás na cozinha, mas, as batatas nao serão cozidas em agua?!?! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor emidio costa » sábado nov 24, 2012 12:40 am

Meus caros amigos, as minhas "biaturas" consomem gasóleo barato desde que na minha zona começou a existir, e nunca se sentiram mal.
Eu de vez em quando coloco aditivo, para uma limpeza, por descargo de consciência, pois também não acredito muito mas....
Em relação às aferições existem margem de erros legais, e um litro passa a não ser um litro e a faltar umas gotas, margens pequenas mas existem.
Abraços,
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
emidio costa

Registado: segunda ago 27, 2012 10:29 pm

Mensagempor calexandre » sábado nov 24, 2012 4:54 pm

Na verdade, nós não nos apercebemos..... mas como o meu Avô dizia " .... migalhas, também são pão .... "
e como diz o companheiro Emídio, umas gotas a menos ali outras acolá ..... ninguém nota....... mais os aditivos que não
misturam nos combustíveis..... ao final do Ano, são uns €€€€€€€€€€ que nos roubam a descarada, aliás, como em tudo no nosso Portugal...

Sempre usei o gasóleo mais barato, faço milhares de Kms e nunca tive problemas com as viaturas.
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor carloswvwv » sexta nov 30, 2012 1:03 am

De facto foi um lapso. Eu queria dizer fritar
Saudações caravanistas
Armindo
carloswvwv

Registado: domingo Oct 28, 2012 5:54 pm

Voltar para Assuntos Gerais