Pintura de Autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pintura de Autocaravana

Mensagempor JorgeMartins » quinta nov 08, 2012 10:42 am

Boas Companheiros,

Abro este tópico porque estou a considerar seriamente a pintura da minha “Carioca”. A cabine foi pintada muito recentemente em casa da especialidade, mas o alumínio martelado do habitáculo apresenta aquele característico branco/amarelado do sol, gostava de pô-la toda branquinha sem esta diferença de tonalidades.

Tenho lido algumas coisas aqui no fórum e estou tentado a faze-lo eu mesmo, rolo, tinta sintética, etc… O problema é que a minha experiencia em pintura nunca passou de umas paredes e algumas portas!!!

Alguém aconselha que cuidados ter!!! Que tintas??? Que rolos??? Qual o aspeto final??? Etc…

Abraço,
Jorge Martins
JorgeMartins

Registado: quarta Oct 10, 2012 5:19 pm

Re: Pintura de Autocaravana

Mensagempor ventura » quinta nov 08, 2012 11:27 pm

Boa noite, em tempos li aqui no forum alguem que tinha pintado a célula da AC julgo com tinta sintética, e que o resultado foi satisfatório. Quando se refere ao aspeto exterior da célula como aluminio martelado, julgo ser o relevo ondulado miudinho que as ACs mais antigas têm, certo?
Antes de qualquer pintura deve-se desengordurar bem a superficie, o ideal seria uma passagem de lixa muito suave para permitir uma boa aderência da pintura seguinte, mas devido á superficie não ser lisa é de todo impossivél.
Se optar por aplicar tinta sintética, escolha uma de secagem rápida, para evitar de apanhar poeiras. Não sei se vai pintar na rua ou em algum espaço fechado (que seria o ideal), as Tintas Robbialac na linha de automovél têm uma gama que designam de sistema Polysistem que contem Esmalte sintético de secagem rapida com varios tipos de acabamento ao nivel de grau de brilho, julgo que o aspeto desse relevo seja em acetinado ou meio brilho, é uma quetão de se deslocar a uma loja e informar-se.

Bons passeios com muita cor.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor JorgeMartins » sexta nov 09, 2012 10:31 am

Bom Dia Companheiro Ventura,

Desde já obrigado pelo seu comentário. Relativamente ao alumínio martelado, sim é aquele relevo miudinho das AC’s mais antigas. Eu estava a pensar passar ou uma lixa fina ou com um esfregão verde (tipo esfregão da louça), esta última solução li num fórum espanhol e penso que também um companheiro aqui do fórum que pintou a sua, depois lavar bem para desengordurar e tenho a dúvida se aplicar primário antes da tinta, já li quem tenha aplicado e quem não tenha, não sei é como foi o resultado a longo prazo, já que a curto não me parece que existam diferenças.

Estou a procurar um sítio fechado para fazer a pintura, mas não está fácil pelas dimensões da AC, vamos ver. Penso utilizar tinta sintética, quanto às questões das características das tintas não sei ainda muito bem (desconhecimento total deste tipo de tintas), terei de pesquisar mais e falar em casas da especialidade.

Outra componente que me preocupa são os plásticos laterais, estou também tentado em pintar o para-choques. Aqui penso que o primário seja indispensável, fica a dúvida se o rolo será eficaz, será que o acabamento fica minimamente aceitável???

Abraço,

Jorge Martins
JorgeMartins

Mensagempor ventura » sexta nov 09, 2012 1:47 pm

Bom dia.
A solução da passagem com um esfregão tipo scotch britch é uma boa opção, pois vai a todas as partes do relevo, muito melhor que a lixa. Em relação aos parachoques são de plastico preto com relevo tipo craquelê, ou seja ainda mais miudinho do que na celula? Se não estiverem pintados terá que ter o mesmo procedimento que na célula, desengorduramento seguido de passagem com esfregão verde, tendo depois que aplicar um primario de aderência a plasticos. Se a pintura tiver que ser a rolo opte por rolos irradiador de nylon (espuma) tanto no parachoque como na célula, deixa um acabamento mais liso. Na minha opinião não há necessidade de dar primário de aderência na célula após as duas operações necessárias.

Bons passeios cheios de cor
ventura

Mensagempor JorgeMartins » sexta nov 09, 2012 2:59 pm

Boa Tarde companheiros,
O para choques não está pintado, e tem uma rugosidade mínima, da mesma forma que os plásticos laterais da célula, apesar destes apresentarem algum brilho. este fim de semana vou fazer algumas fotos para postar aqui.

O tipo de rolo que fala é fácil de encontrar?

Cumprimentos
JorgeMartins

Mensagempor Tatus » sexta nov 09, 2012 9:50 pm

Boas a todos os companheiros
Eu também estou a pensar pintar a minha mas e de alumínio liso mas antes despintar tenho de aplicar não sei silicone e veda ou outro produto na zonas aonde estão os frisos e a pintura vaibter de ser na rua aproveito a questão do companheiro para ter ajuda desculpe o abuso de ir na sua boleia mais como estou com o mesmo problema
Obrigado
Tatus

Registado: quinta ago 23, 2012 7:42 pm

Mensagempor ventura » sexta nov 09, 2012 10:16 pm

Boa noite companheiros/as
O rolo que referênciei, há á venda em qualquer casa de comercio de tintas para a construção ou na secção de tintas de qualquer hipermercado(rolo irradiador de nylon de preferência flocado). Na minha primeira observação mencionei o tipo de tinta que penso ser a indicada para as condições que os companheiros dispoem, mas seria bom os interessados informarem-se numa loja de tintas com secção do ramo automovel, nunca numa só virada para a construção.

Bons passeios cheios de cor.
ventura

Mensagempor danibeja » sábado nov 10, 2012 8:47 pm

Boa noite,

Já deve ter lido este tópico: viewtopic.php?f=17&t=5002

Após mais de um ano de ter pintado a AC, apenas tenho a dizer que levantou um pouco a tinta onde coloquei silicone (cola e veda) na zona onde estava fixo o toldo (partido), logo deverá dar primário nas zonas com silicone, e nas zonas de plásticos mais lisos...

Esta não é a melhor altura para pintar na rua, pois a tinta demora mais tempo a ficar seca "ao toque", logo enquanto isso não acontece cola-se tudo e mais alguma coisa à tinta...

Boa sorte...

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor JorgeMartins » segunda nov 12, 2012 10:59 am

Bom dia Companheiros,

Antes de mais agradecer os vossos contributos. Companheiro Tatus não tem de pedir desculpa pela boleia, com certeza que se partilharmos este espaço e concentrarmos aqui os contributos de outros companheiros, iremos ambos ficar com melhor conhecimento.

Companheiro Danibeja, de facto já vi o seu tópico, foi ele que me motivou a pensar em pintar a AC eu mesmo. Eu apenas penso pintar a AC, caso não consiga um espaço fechado, apenas no próximo ano, quando as temperaturas começarem a subir. Irei pintar também os frisos de alumínio que se encontra a volta da célula, como também fez, aconselha-me a colocar primário nestas zonas???

Abraço,

Jorge Martins
JorgeMartins

Mensagempor danibeja » segunda nov 12, 2012 5:41 pm

JorgeMartins Escreveu:Companheiro Danibeja, de facto já vi o seu tópico, foi ele que me motivou a pensar em pintar a AC eu mesmo. Eu apenas penso pintar a AC, caso não consiga um espaço fechado, apenas no próximo ano, quando as temperaturas começarem a subir. Irei pintar também os frisos de alumínio que se encontra a volta da célula, como também fez, aconselha-me a colocar primário nestas zonas???
Jorge Martins

Boa tarde,

Sim, deve aplicar o chamado "todo terreno" nos frisos que pretende pintar, assim como em todos os locais que não tiverem aluminio lacado branco...

No lacado a aderencia é extremamente elevada (após bem desengurdurado), já nos frisos, colas e afins, é onde por vezes aparecem imperfeições...

Em relação aos rolos, eu utilizei próprios para aplicar tintas sintéticas nos portões, são rolos com pêlo muito curto que se não me engano era assim : http://palnorte.pt/index.php?route=prod ... d=11062431 (pelo menos na cor e aparencia do pelo) o acabamento final é semelhante à pintura à pistola, não deixa qualquer marca do rolo....

E não tenha medo, deite mãos à obra, passe pela experiencia, e depois partilhe aqui, todos queremos aprender mais um pouco...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes