Legalização AutoVivenda

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » sábado ago 04, 2012 11:56 am

erebrus Escreveu:Como alguém que ponderou fazer a transformação (e está seriamente ponderar fazer quando decidir fazer um upgrade), acho que 8000€ para a transformação é um exagero. Claro que se pode gastar 8000€, mas por exemplo, no UK há muitos que conseguem fazer uma boa transformação com 1000 libras. Claro que tal é possível porque existe por lá um mercado de usados muito maior. Ainda assim, 8000€ aqui só para quem não quer ter o esforço de procurar boas oportunidades.

As contas que tenho feitas, para uma ford transit de fins de 90 anda pelos 6000€, claro que com alguns km, mas a minha actual tem uns 300 000km e ainda dá para as curvas. Se o motor tiver em bom estado, transits e mercedes são carrinhas que são muito fáceis de fazer durar porque é fácil arranjar peças. Claro que têm menos mordomias que um furgão de 2007.

Rsergio Escreveu:Como já tinha comentado anteriormente são essas contas que ando a fazer...
A primeira ideia constava no seguinte:

Furgão de 2007 nacional tipo Ducato, Boxer, Jumper - 10000€
Legalização 2000€
transformação 8000€
total - 20000€ - contas feitas por alto e pesquisado na net.

Agora acredito que existam opiniões diferentes e com valores diferentes mas tambem deixo uma pergunta.

Com 20000€ que autocaravana ou autovivenda compro de 2007?

obs. No forum espanhol que um amigo desta casa me indicou existem muitas transformações como as que eu tenho ideia de fazer... será que eles não tem nada que fazer ou nós é que somos preguiçosos????

Abraço
Ricardo

Tenho um ponto de vista parecido, nos 8000 que disse era a fazer as contas por alto mas com material novo... o equipamento exclusivo para AC AV (eletrodomestiscos, casa banho, aquecimento aguas, equip. eletrico) são bastante caros...

A minha primeira ideia passava em:
-comprar um furgão e tratar do projecto
-começar a procurar equipamentos
-com a ajuda de um amigo chapeiro tratar da parte da carroçaria
-com a ajuda de um amigo eletricista e outro picheleiro tratar da parte elect. gas e agua
-com a ajuda de um amigo carpinteiro construir os moveis

claro que ainda há mais para fazer e esta ajuda preciosa tambem tem que ser paga mas se existem casas que fazem preparações de 10000 e 150000 tem que ter lucro e pagar as despesas por isso penso que não devo gastar os tais 10000€

Abraço
Ricardo
Rsergio

Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm

Mensagempor João Morgado » sábado ago 04, 2012 2:37 pm

erebrus Escreveu: acho que 8000€ para a transformação é um exagero.

Olhe que não é, claro que tudo depende do que lá quiser meter dentro. Se fizer uma cama e um armário para o fogão, claro que gasta mesmo muito pouco, mas quando se fala em 8 ou 10000 é a pensar fazer uma coisa como deve ser e basta ver preços de isolamentos, madeiras, janelas, claraboias, fogão, frigorifico, l. loiça, bateria, retirar banco (normalmente de 3 lugares) e colocar 2 individuais, electricidade, gás, depósitos para águas limpas e sujas e se quiser WC todo o bloco, e muitas mais coisas.
Com 1000 € faz um furgão para dormir e não uma autovivenda.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor João Morgado » sábado ago 04, 2012 2:53 pm

Rsergio Escreveu:nos 8000 que disse era a fazer as contas por alto mas com material novo... o equipamento exclusivo para AC AV (eletrodomestiscos, casa banho, aquecimento aguas, equip. eletrico) são bastante caros...
... mas se existem casas que fazem preparações de 10000 e 150000 tem que ter lucro e pagar as despesas por isso penso que não devo gastar os tais 10000€

Companheiro Ricardo, é claro que eles têm lucro, mas não se esqueça que não vai comprar os materiais desde o simples parafuso, ao preço que eles compram e como já disse anteriormente, por mais habilidoso que possa ser mais os seus amigos, nunca ficará com o mesmo tipo de acabamentos pois aí já entra em causa a experiência e as técnicas que eles foram adquirindo e que estão sempre a aperfeiçoar.
Uma sugestão: como mora perto da Orla, vá um dia até lá como se estivesse interessado numa compra e vá vendo todos os pormenores da construção e faça perguntas (o Sr. Orlando é uma pessoa bastante acessível). Veja a maneira de a forrar por dentro, pois não é só pregar ou colar as madeiras e volte lá 2ª ou 3ª vez, como se ainda esteja indeciso e entretanto vai tirando conclusões.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Rsergio » sábado ago 04, 2012 5:24 pm

João Morgado Escreveu:
Rsergio Escreveu:nos 8000 que disse era a fazer as contas por alto mas com material novo... o equipamento exclusivo para AC AV (eletrodomestiscos, casa banho, aquecimento aguas, equip. eletrico) são bastante caros...
... mas se existem casas que fazem preparações de 10000 e 150000 tem que ter lucro e pagar as despesas por isso penso que não devo gastar os tais 10000€

Companheiro Ricardo, é claro que eles têm lucro, mas não se esqueça que não vai comprar os materiais desde o simples parafuso, ao preço que eles compram e como já disse anteriormente, por mais habilidoso que possa ser mais os seus amigos, nunca ficará com o mesmo tipo de acabamentos pois aí já entra em causa a experiência e as técnicas que eles foram adquirindo e que estão sempre a aperfeiçoar.
Uma sugestão: como mora perto da Orla, vá um dia até lá como se estivesse interessado numa compra e vá vendo todos os pormenores da construção e faça perguntas (o Sr. Orlando é uma pessoa bastante acessível). Veja a maneira de a forrar por dentro, pois não é só pregar ou colar as madeiras e volte lá 2ª ou 3ª vez, como se ainda esteja indeciso e entretanto vai tirando conclusões.

Saudações

boas amigo,

já fui à ORLA e falei com o Sr. Orlando que me mostrou vários serviços realizador e me deu preços e opiniões que me vão valer no futuro.

Já sei que a minha auto-construção não vai chegar aos calcanhares da construção Orla mas também lhe posso dizer que tenho visto construções de "fabricantes" que deixam muito a desejar... Vamos indo e vamos vendo, até porque é um projeto que tem que ser bem calculado pois os € escasseiam...

Abraço
Ricardo
Rsergio

Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm

Mensagempor erebrus » quarta Oct 24, 2012 8:51 pm

5 meses depois de comprar a minha primeira AV (uma renault de 88, com 350 000km), vendia-a pelo mesmo preço que a comprei. Não que não tivesse gostado, mas gostei tanto que na próxima Primavera vou viajar pela Europe e para isso preciso de algo um pouco mais novo. Comprei uma Ford Transit de 2000 por um preço muito acessível a vou transformá-la eu próprio.

Um aspecto para o qual gostava de obter esclarecimento é a ordem dos passos. Faço o projecto, vou ao IMTT pedir a alteração de tipo de veículo com base nesse projecto, pago o ISV, faço a transformação (e entetanto posso andar com uma guia) e quando estiver pronta vou a uma inspecção extraordinária (se for chamado)?
Ou devo fazer a transformação e depois é que vou pedir a alteração de tipo?

Obrigado

C.
erebrus

Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 24, 2012 10:04 pm

Companheiro erebus
Em primeiro lugar deveria abrir um tópico seu e não estar a utilizar o do companheiro Rsergio, mas respondendo à sua pergunta aquilo que penso é que só mete o processo ao IMTT depois da transformação e terá de ir a uma inspecção. Entretanto, enquanto procede à alteração do carro não pode circular com ele uma vez que não condiz com o livrete.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Mensagempor erebrus » quarta Oct 24, 2012 11:31 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro erebus
Em primeiro lugar deveria abrir um tópico seu e não estar a utilizar o do companheiro Rsergio, mas respondendo à sua pergunta aquilo que penso é que só mete o processo ao IMTT depois da transformação e terá de ir a uma inspecção. Entretanto, enquanto procede à alteração do carro não pode circular com ele uma vez que não condiz com o livrete.
Saudações

Boas,
Não abri o tópico novo porque me dei ao trabalho de procurar no forum e encontrei este tópico que me pareceu ser mais ou menos o mesmo. Achei que seria melhor continuar a discussão em vez de criar uma nova. De qualquer forma, obrigado pela dica.

Cumps.
erebrus

Mensagempor Acácio Gomes » quinta Oct 25, 2012 9:42 pm

Caro amigo, faça já a legalização enquanto o ISV não sobe, assim pode andar com o carro a vontade porque não precisa inspeção.
cumprimentos
Acácio
Imagem
Acácio Gomes

Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm

Mensagempor João Morgado » quinta Oct 25, 2012 11:10 pm

Acácio Gomes Escreveu:Caro amigo, faça já a legalização enquanto o ISV não sobe, assim pode andar com o carro a vontade porque não precisa inspeção.
cumprimentos
Acácio

Companheiro Acácio, o que entende por legalização? Por aquilo que entendi, o companheiro erebrus já tem uma Ford Transit de 2000 que está legalizada e que pretende transformar em AV. Depois de a transformar tem de meter o processo ao IMTT e tem de ir a uma inspecção e só depois de aprovada é que pode circular com ela. Claro que pode circular com ela enquanto está a transformá-la, mas está em transgressão porque o que lá está não corresponde ao que está no livrete.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Mensagempor erebrus » sexta Oct 26, 2012 7:32 am

João Morgado Escreveu:
Acácio Gomes Escreveu:Caro amigo, faça já a legalização enquanto o ISV não sobe, assim pode andar com o carro a vontade porque não precisa inspeção.
cumprimentos
Acácio

Companheiro Acácio, o que entende por legalização? Por aquilo que entendi, o companheiro erebrus já tem uma Ford Transit de 2000 que está legalizada e que pretende transformar em AV. Depois de a transformar tem de meter o processo ao IMTT e tem de ir a uma inspecção e só depois de aprovada é que pode circular com ela. Claro que pode circular com ela enquanto está a transformá-la, mas está em transgressão porque o que lá está não corresponde ao que está no livrete.
Saudações

Não, o companheiro Acácio tem razão. Já tenho a carrinha (quer dizer, ainda tenho que a ir buscar, mas o negócio está acertado), mas ainda está como ligeiro de mercadorias, por isso tenho que pagar ISV.
erebrus

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 26, 2012 9:02 am

erebrus Escreveu:Não, o companheiro Acácio tem razão. Já tenho a carrinha (quer dizer, ainda tenho que a ir buscar, mas o negócio está acertado), mas ainda está como ligeiro de mercadorias, por isso tenho que pagar ISV.

Não discordo disso, só que enquanto não estiver transformada continua a ser ligeiro de mercadorias.
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Mensagempor Acácio Gomes » sábado Oct 27, 2012 11:16 pm

João Morgado Escreveu:
erebrus Escreveu:Não, o companheiro Acácio tem razão. Já tenho a carrinha (quer dizer, ainda tenho que a ir buscar, mas o negócio está acertado), mas ainda está como ligeiro de mercadorias, por isso tenho que pagar ISV.

Não discordo disso, só que enquanto não estiver transformada continua a ser ligeiro de mercadorias.

assim que abrir uma janela já está diferente logo e melhor pagar ISV e IMTT
Imagem
Acácio Gomes

Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 43 visitantes