Gasoleo em França

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gasoleo em França

Mensagempor curto » sexta ago 24, 2012 11:18 pm

Mais uma vez este ano rumei para fora do rectangulo, com a inevitável e cansativa travessia de Espanha, e uma tournée que incluiu França, Suiça e Norte de Itália. O percurso incluiu zonas de planicie, e zonas bem acidentadas como por exemplo o Monte Branco (Chamonix) e os Pirineus (Artouste).
Sempre utilizei em Portugal gazoleo normal (normalmente Repsol por conveniecia do cartão) e o mesmo tenho feito em Espanha juntando sempre aditivo adequado. Em França só há um tipo de gazóleo e portanto não há escolhas.
Tendo em conta o preço, por lá tenho privilegiado as bombas dos supermercados.
A minha actual AC é uma Elnagh Magnum integral de 7 metros com motor Fiat 2.800 idTD de 2001 comprada já este ano
A minha velocidade de cruzeiro em estrada ampla se não estiver muito apressado é entre 100 e 110 Km/h no velocimetro o que equivale a 95/100 no GPS.
nas estadas regionais respeito a limitação e ando na casa dos 80 Km/h-
Dito isto vamos ao que aqui me traz.
Em Portugal e Espanha as minhas médias de consumo são 10,5 a 11 l/100 Km em estradas nacionais/secundárias e 11 a 12 l/100Km em AE conforme a pressa.
Em França e tendo em conta os cerca de 5.000 Km percorridos o consumo baixou substancialmente:
Em estradas secundárias nunca atingiu os 10,5 tendo mesmo registado 9,8 l/Km e em AE sempre à volta dos 10,5. UMa vez em que fiz um contrarelogio em AE normalmente acima dos 120, a média não ultrapassou os 11 litros ( em França a velocidade máxima em AE é de 130 Km /h) ao passo que por cá ultrapassaria e bem, os 12.
Em França, se procurarmos bem, conseguimos preços de gasóleo entre os €1,35 e os 1,38 por litro ao passo que cá sabemos bem ao preço a que estão os dois tipos de gasóleo
Só tenho uma explicação para isto: é que o gasóleo em França é de muito melhor qualidade que nosso normall e é mais barato.
Será que se utilizarmos o "nosso" gasóleo enriquecido os consumos baixam? mas se assim for será que o preço compensa?
Conclusão minha: Em Portugal (em Espanha tambem) alem dos preços altos do combustíveis estamos tambem a ser aldrabados na qualidade.
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Re: Gasoleo em França

Mensagempor chicojo » sábado ago 25, 2012 1:09 pm

boa tarde:ao colega Curto

pelo preço do combustivel estou plenamente em acordo com o colega ,mas ao consumir mais ?
Julgo que o consumo depende de muitos fatores,vento ,carga, velocidade ,densidade du tràfico, qualidade de pavimento,serras, planicies etc
é dificil de julgar num percurso mesmo de 500klm,penso eu talvez erradamente
que é necessàrio para fazer un julgamento, do consumo de uma auto-caravana terà que percorrer muitos mais klm
sempre e ainda ouço dizer que,uma profilada consome menos,que uma capucine ou integral
profiladas jà pessui três,integral uma,capucina zero,e os litros em gasoleo pouco diferem ao fim de 50.000klm
é também verdade que o progresso dos nossos motores,são evidentes
aqui està o meu julmento, terei eu errado?

que tudo corra pelo melhor é tudo quanto peço para todos____________chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor RMGM » sábado ago 25, 2012 7:03 pm

boa tarde companheiros
Na minha opinião o consumo de gasolio varia com a sua qualidade.
Tenho três viaturas a gasoleo e já desisti de utilzar determinadas marcas de combustivel porque embora sejam mais baratas dão menos rendimento e causam
alguns problemas principalmente nos filtros.
Já me aconteceu ir á inspeção com uma viatura e ela chumbar por causa dos fumos do escape mudei filtros de ar e de gasoleo e voltou a chumbar e emconversa com um amigo fui aconselhado a mudar o gasoleo ,então retirei o que estava no deposito e abasteci de outra marca , e até hoje não tive mais problemas
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor curto » sábado ago 25, 2012 7:34 pm

chicojo Escreveu:boa tarde:ao colega Curto

pelo preço do combustivel estou plenamente em acordo com o colega ,mas ao consumir mais ?
Julgo que o consumo depende de muitos fatores,vento ,carga, velocidade ,densidade du tràfico, qualidade de pavimento,serras, planicies etc
é dificil de julgar num percurso mesmo de 500klm,penso eu talvez erradamente
que é necessàrio para fazer un julgamento, do consumo de uma auto-caravana terà que percorrer muitos mais klm
sempre e ainda ouço dizer que,uma profilada consome menos,que uma capucine ou integral
profiladas jà pessui três,integral uma,capucina zero,e os litros em gasoleo pouco diferem ao fim de 50.000klm
é também verdade que o progresso dos nossos motores,são evidentes
aqui està o meu julmento, terei eu errado?

que tudo corra pelo melhor é tudo quanto peço para todos____________chicoJo

Conpanheiro Chicojo

Não foram 500 Km mas sim cerca de 6.000 KM e as condições não foram assim tão diferentes.
E confirmo que as médias de consumo baixaram mais de 1 litro para condições identicas de condução-

Ao companheiro RMGM.
O que diz coincide com as minhas conclusões. O gasóleo em Portugal é de má qualidade e diminui o rendimento aumentando por consequecia os consumos.
SErá assim com todas as marcas?
Pode indicar quais as marcas de combustivel que lhe causaram problemas?
Eu reafirmo que em Portugal uso normalmente REPSOL.
Um abraço a todos
A C
curto

Mensagempor chicojo » domingo ago 26, 2012 11:19 am

bom domingo,para todos :colega Curto
si controlar o seu consumo,varias vezes no mesmo inteneràrio, verà que,o seu consumo serão todos diferentes:fazer uso da climatisação,farois,escovas ou outros equipamentos ,tem influencia no consumo
a qualidade do gasoleo,como se passa em Potugal ?
Sei que aqui ,exemplo região parisiense,os camiões cisternas fazem o abastecimento,nas mesmas refinerias,que seja super mercados, ou bombas privadas
recebem todos os mesmos combustiveis:
o que acontece é, que durante a estação invernal,se o inverno for rigoroso,encontramos diferenças:no tratamento contra o gelo,que é feito pelo destribuidor
//nas bombas//uns mais que outros este ano ,tive problemas por ter atestado, num super mercado com fraco tratamento,se o veiculo rodar todos os dias
o risco é menor,mas uma casinha ,sai de vez enquando,
espero que não volte a acontecer,um resto de domingo excelente para voces_________chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor David e Bruna » domingo ago 26, 2012 12:01 pm

Tudo depende dos aditivos que juntam as gasolineiras ao combustível :wink:
Cumprimentos rolantes

Bürstner solano t736g
David e Bruna
Membro Suspenso

Registado: sexta jul 27, 2012 6:41 pm

Mensagempor MFerreira » domingo ago 26, 2012 9:58 pm

Boas noites

Embora pouco ético partilho o conselho de amigos, inclusivé um mecânico, e infelizmente confirmado em parte por experiência própria, combustíveis a evitar:
Leclerc
Pingo Doce
Repsol

Válido para Portugal apenas
Não deixa de ser um conselho... cada um fará o que entender por si.

Boas viagens com baixos consumos

MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor curto » quinta Oct 25, 2012 11:23 pm

REcentemente, e depois de troca de opiões com varios amigos, passei a abastecer na BP (anteriormente era EPSOL)
Parece-me que os resultados são positivos, mas ainda é cedo para conclusões-
Daqui a uns milhares de quilometros direi se valeu a pena
Cumprimentos
A C
curto

Mensagempor JOAO DUARTE » terça Oct 30, 2012 8:28 pm

boa noite

neste momento estou a residir em frança na normandia e realmente o gasoleo é mais barato que em portugal mas tambem nao é muito dificil ser mais barato que em portugal :(
mas aqui existe 4 tipos de gasoleo...o mais baratinho o mais barato o entremedio e o mais caro e tem tudo a ver com a qualidade do gasoleo.....quem passar por as terras aqui de frança e for a uma bomba meter gasoleo do mais barato a AC vai consumir mais disso podem ter a certeza.....ate a cor deles os 4 sao diferentes pk ja tive a curiosidade de comparar..... JA AGORA SEI QUE NAO É AQUI O SITIO CERTO PARA PEDIR O QUE VOU PEDIR.....mas quem sober onde eu posso procurar uma AC para poder legalisar aqui em frança existe o mobile.de.....mas nao encontro nada estao muito caras.....

agradeço desde ja

cumprimentos

joao duarte
JOAO DUARTE

Registado: quarta fev 16, 2011 10:46 am

Mensagempor cookie » segunda nov 05, 2012 9:47 pm

JOAO DUARTE Escreveu:mas quem sober onde eu posso procurar uma AC para poder legalisar aqui em frança existe o mobile.de.....mas nao encontro nada estao muito caras.....

companheiro
nao percbo o que pretende... quer saber de sites onde possa fazer pesquisa de ac´s usadas, em frança? se sim deixo aqui alguns
http://www.cybercampingcar.com/
http://www.campingcaroccas.com/
http://www.leboncoin.fr/
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor JOAO DUARTE » quarta nov 07, 2012 10:00 pm

boas companheiro cookie

agradeço esses sites mas esses ja conheço preciso sim fora de frança para poder arranjar uma autocaravana mais barata porque por aqui em frança as AC sao mais caras :(

cumprimentos

joao duarte
JOAO DUARTE

Registado: quarta fev 16, 2011 10:46 am

Mensagempor Maximino Santos » domingo nov 11, 2012 6:15 pm

Companheiros:

Já em tempos se falou deste problema do combustivel, e houve quem me tenha chamado de burro, mas só vos tenho a dizer que todos eles saem das refinarias mas o tratamento para a comercialização e totalmente diferente de marca para marca, mas só vos tenho a dizer que quem não quizer gastar dinheiro use o mais caro, porque o barato sai caro, alias na minha profissão dou graças a deus de usarem gasoleo barato, porque não quero que ninguem morra mas que a vida me corra
Cumprimentos
Maximino Santos

Registado: terça fev 28, 2006 11:25 pm

Mensagempor Amendoeira » segunda nov 12, 2012 10:54 pm

Boa noite companheiros.

Por experiência própria, e fazendo comparação com o meu carro pessoal e não com a AC, posso dizer que o combustível faz muita diferença. Mantenho um registo regular dos consumos do carro e posso dizer o seguinte. Para os mesmos percursos, ao mesmo dia e hora da semana e o mesmo condutor, consegui fazer as seguintes médias (sempre gasóleo normal):
• BP – 5.5
• Repsol – 5.6
• Pingo Doce – 5.8 a 5.9
• Jumbo – 6.8 a 7.1 (aqui por burrice ainda experimentei 3 ou 4 depósitos).

Contudo, também posso dizer que existe outro problema nas gasolineiras. Só comercial há já vários anos e tenho muitas semanas em que atesto o carro 3 a 4 vezes por semana, o que me permite ter uma noção clara da capacidade do depósito. Posso dizer que em determinadas bombas (da mesma rede, pois coloco sempre na mesma marca) o depósito do carro incha um pouco, levando mais uns litros do que o normal!

Para vos dar um exemplo, o meu pai já foi a uma bomba comprar gasolina para a motosserra com um garrafão de 5 l e conseguiram lá colocar 6.6 l!!!

Com as gasolineiras nunca se sabe o que esperar, mas lá que existem diferença em alguns gasóleos, lá isso é verdade.
Amendoeira

Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm

Mensagempor curto » domingo nov 25, 2012 9:47 pm

Caros companheiros

Para alimentar esta discussão que tal as conclusões do estudo da DECO que conclui que não há diferenças substantivas entre o gasoleo barato e o gasoleo caro comercializado pelas gasolineiras portuguesas?
Eu entendo essas conclusões como não valendo a pena o excesso que se paga por gaxsoleo mais caro face aos resultados obtidos, quer em consumos quer em protecção do motor.
E voltando ao meu primeiro post, parece que se confirma que em França o gasoleo é de melhor qualidade e a mais baixo preço.
Saudações
A C
curto

Mensagempor vitor » domingo nov 25, 2012 10:07 pm

A nível de GPL, curiosamente, o da repsol parece mais eficaz do que o da concorrência.
Gasóleo da AC, meto onde estiver mais barato, GALP, BP, Jumbo, Leclerc ... Só evito o das auto-estradas, que considero um roubo...
Quanto à conclusão da Deco, tendo a acreditar nela.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes