Cintos e Transporte de crianças na autocaravana

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Cintos e Transporte de crianças na autocaravana

Mensagempor Domingos » terça Oct 02, 2012 12:40 am

Bom dia a todos,
Como sou novato nestas andanças gostaria de colocar umas questões.

-A minha autocaravana é de 1995, nacional.
-Tem de livrete 5 lugares, mas só 2 cintos de segurança, á frente.
-Os bancos de trás são longitudinais, ou seja, corridos de lado, sem cintos de segurança.
-Tenho uma filha de 7 anos.
-Serão, neste momento, 3 os ocupantes do veiculo (Pai, Mãe e filha).

A criança só poderá viajar no banco da frente ao lado do condutor?
No caso de haver uma segunda criança, onde pode viajar? Fica impossibilitada de viajar neste veiculo?

Algum companheiro nas mesmas condições ou conhecedor das leis que ajude.
Obrigado
Cumprimentos
Domingos

Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm

Re: Transporte de crianças na autocaravana

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 3:06 pm

companheiro, desculpe nao responder à sua questão mas se o livrete indica 5 lugares ela não devia vir preparada para os 5 lugares?...i.e. ter 5 cintos de segurança?...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Calita » terça Oct 02, 2012 3:23 pm

Boa tarde companheiro Domingos

Relativamente ao transporte da sua filha no banco da frente,não o poderá fazer,na medida em que,teria de ter minimo 12 anos e 1.50mt de altura.
Na retaguarda se a AC dispõe de lugares, estes deviam estar equipados com os respetivos cintos.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor João Morgado » terça Oct 02, 2012 3:32 pm

cookie Escreveu:... se o livrete indica 5 lugares ela não devia vir preparada para os 5 lugares?...i.e. ter 5 cintos de segurança?...

Calita Escreveu:Na retaguarda se a AC dispõe de lugares, estes deviam estar equipados com os respetivos cintos.

Olá companheiros

Segundo creio e penso não estar enganado, só é obrigatório os cintos de segurança nos bancos em que o passageiro vai virado para a frente. Neste caso, como os bancos são laterais não será necessário. Mas há companheiros mais dentro das leis do código da estrada e não devem tardar a se manifestar. É só aguardar.

Saudações.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Américo » terça Oct 02, 2012 3:37 pm

Boas companheiros;
no que respeita aos sintos,o conhecimento que tenho também é que só são obrigatórios na frente(condutor e ocupante ao lado) e nos lugares em que os ocupantes vão virados para a frente como disse o outro companheiro,os outros não serão obrigatórios,foi o que me informaram á uns tempos atrás.

abráços rolantes a todos.,
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 3:48 pm

eu acho dificil ou quase impossível isso ser assim...

por questões de segurança julgo que todos os lugares têm que ter cintos de segurança... mas esperemos que alguém dentro da lei venha aqui esclarecer esta questão.
cookie

Mensagempor joaquim » terça Oct 02, 2012 3:52 pm

Boa tarde!
A minha tem um banco virado para a frente e um para o lado, só o virado para a frente tem cinto é do ano 2007.
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor spedy » terça Oct 02, 2012 4:39 pm

A minha tem 4 lugares de livrete e 5 cintos sendo que um é no banco lateral.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 4:44 pm

há um topico aqui onde se abordou esse assunto e alguém escreveu que por causa da transposição da normativa europeia não é permitido viajar sem cintos e os bancos laterais não os podem ter...

alguém sabe algo acerca disto?

porque se não for assim, entao tendo eu na minha ac 2 + 2 cintos, sobram-me 1 banco de 2 lugares sem cinto onde os passageiros viajariam de costas e um banco lateral onde cabem 3 pessoas...

claro que em caso de acidente seria perigosíssimo porque aqueles que viajassem sem cinto seriam projetados...
cookie

Mensagempor spedy » terça Oct 02, 2012 4:56 pm

cookie Escreveu:há um topico aqui onde se abordou esse assunto e alguém escreveu que por causa da transposição da normativa europeia não é permitido viajar sem cintos e os bancos laterais não os podem ter...

alguém sabe algo acerca disto?

porque se não for assim, entao tendo eu na minha ac 2 + 2 cintos, sobram-me 1 banco de 2 lugares sem cinto onde os passageiros viajariam de costas e um banco lateral onde cabem 3 pessoas...

claro que em caso de acidente seria perigosíssimo porque aqueles que viajassem sem cinto seriam projetados...

Companheira cookie, nesse caso a Ac ainda não seria um autocarro pois estaria nos 9 lugares!!!

No meu caso um dos cintos esta mesmo no banco lateral, mas a Ac só esta homologada para 4 lugares devido ao peso, tanto quanto percebi, provavelmente será o caso da sua.
Imagem
spedy

Mensagempor João Morgado » terça Oct 02, 2012 5:04 pm

cookie Escreveu:claro que em caso de acidente seria perigosíssimo porque aqueles que viajassem sem cinto seriam projetados...

Companheira Cookie, em caso de choque frontal a projecção será feita para a frente e daí os bancos virados para a frente terem de ter o cinto, o mesmo já não acontece nos bancos de costas, em que o passageiro está protegido pelas costas do banco. Claro que se todos tiverem cinto a segurança é maior, mas não é obrigatório. Mas para tirarem dúvidas, penso que até nos centros de inspecção poderão ilucidar.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 9:18 pm

João Morgado Escreveu:
cookie Escreveu:claro que em caso de acidente seria perigosíssimo porque aqueles que viajassem sem cinto seriam projetados...

Companheira Cookie, em caso de choque frontal a projecção será feita para a frente e daí os bancos virados para a frente terem de ter o cinto, o mesmo já não acontece nos bancos de costas, em que o passageiro está protegido pelas costas do banco. Claro que se todos tiverem cinto a segurança é maior, mas não é obrigatório. Mas para tirarem dúvidas, penso que até nos centros de inspecção poderão ilucidar.

Saudações

companheiro, já sofri um acidente de automóvel em auto-estrada. o carro capotou e tudo andou aos rebolões... se uma ac tombar ou capotar, quem não levar cinto não terá a sorte de quem levar cinto... os choques frontais são 1 hipótese em milhentas... :cry:

João Morgado Escreveu:

Saudações

a nossa ac vem preparada de fábrica para 4500kgs embora esteja homologada para 3500kgs, traz de fábrica 4 cintos e temos uma boa margem de manobra. 9 não poderíamos levar mas mais do que 4 com certeza que sim.

eu só acredito que posso levar alguem no meu banco lateral sem cinto quando alguém me mostrar aqui a legislação. até lá, pessoalmente não arrisco.
cookie

Mensagempor spedy » terça Oct 02, 2012 9:25 pm

Mesmo tendo cinto o livrete tem de mencionar o número de passageiros. Se levar mais passageiros do que os que estão mencionados no DU corre o risco de ser multada.

Pelos vistos a AC do companheiro Calexandre é que é a excepção ou será que ele se referia á trotinete mencionada por aí em tempos? :mrgreen: :roll:
Imagem
spedy

Mensagempor cookie » terça Oct 02, 2012 9:40 pm

naturalmente que temos que nos cingir ao n.ºs que constam nos livretes mas que acho um abuso da sorte, lá isso acho...
cookie

Mensagempor João Morgado » terça Oct 02, 2012 9:40 pm

cookie Escreveu:companheiro, já sofri um acidente de automóvel em auto-estrada. o carro capotou e tudo andou aos rebolões... se uma ac tombar ou capotar, quem não levar cinto não terá a sorte de quem levar cinto... os choques frontais são 1 hipótese em milhentas... :cry:

Companheira, eu sei que tem razão e por isso também disse anteriormente que se todos tiverem cinto a segurança é muito maior. Só que não é obrigatório nos bancos que não estejam virados para a frente.
Infelizmente eu também já tive um acidente de automóvel (e não deve ser muito comum o que me aconteceu, pois choquei de frente com a estrada) e posso afirmar que foi o cinto que me salvou a vida nesse dia 17.12.1995.
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes