2 alternadores no motor da AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor F.Ramos » terça set 18, 2012 9:53 pm

Boa noite companheiros/as
Companheiro Danibeja
Ainda bem que postei aqui, porque não conhecia, o seu tipo de boiler, daí eu dizer que, podia não encontrar uma resistência para adaptar. Assim todos os pontos fossem tão facêis.
Sobre a carga do alternador ao relenti, julgo que devemos considerar outro pequeno pormenor, que é: O alternador carrega mais ou menos, conforme a corrente de excitação, mas muita carga, pouca rotação, a ventilação natural por deslocação de ar não se faz (carro parado) e a feita por aquelas alhetas que estão na tampa apertada junto com a polie, pode não ser suficiente e o alternador queimar.
Lamento não dar soluções, só levanto problemas, desculpe companheiro.
um abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor alexandrechora » terça set 18, 2012 11:20 pm

Boas a todos

Pois Dani tal como o Fernando diz, o arrefecimento do alternador não é identico ao arrefecimento do motor.... e daí a questão dos alternadores dos carros tuning durarem pouco tempo, e eles não percebem bem porquê, e efectivamente a razão é simples, as necessidades de arrefecimento do alternador com o motor ao relanti, são muito maiores que ás do motor no mesmo regime, sendo ainda que um é arrefecido a ar e água e o alternador arrefecido somente a ar...

Por isso Dani, das duas uma, ou colocas uma alternador de maior capacidade ás tuas necessidades normais ou eheheheh arrefeces o alternador com um sistema de arrefecimento a água....

Um abraço e diverte-te, brevemente tenho aquilo que me pediste.

Fernando bons contributos, estou a gostar das intervenções.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor danibeja » quarta set 19, 2012 1:37 pm

Boa tarde,

Ainda não tinha pensado nisso, no entanto o meu (original) é ventilado : http://www.mister-auto.pt/pt/alternador ... 96_g4.html ....

A minha AC é importada, e por alguma razão que desconheço, o alt. que trazia tinha depressor, com uns tubos que afinal não estavam ligados a lado nenhum... depressor que se encontra na arvore de cames estava ligado como deve ser ao servo freio..., no verão de 2010, a AC começou a acender a luz vermelha e tive que substituir o alternador, altura em que descobri a trapalhada que para ali andava, aquele alternador apesar de mais potente não era o indicado, mas preferi colocar um original daquele motor... que agora me arrependo... devia ter tido calma e procurar um igual (que já sei que existe) mas mais potente....

Os problemas que tenho tido é nas correias, que já parti umas 4 (incluindo a destas férias e a de Pedrogão), mas julgo que já descobri porquê, tem uma diferença de uns 3 milimetros da polí do alt. para as outras, está avançada e faz cossar a correia, só ainda não tentei resolver o problema porque pretendo mudar o alternador....

Estive a pesquisar, encontro com facilidade, iguais ao meu, mas com noventa amperes ( http://www.mister-auto.pt/pt/alternador ... 99_g4.html ) , existem vários fiat que os utilizam, e são todos com este ventilador...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor António » domingo mar 03, 2013 7:57 pm

Boa tarde
Os problemas que tenho tido é nas correias, que já parti umas 4 (incluindo a destas férias e a de Pedrogão),


Também a minha quando tinha esse motor era crónico, o defeito está na poli do alternador, gasta-se com facilidade e parece uma navalha.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor danibeja » domingo mar 03, 2013 9:45 pm

Boa noite,

Já resolvi esse problema, coloquei um alternador de uma 2.8 de 80 amp.( http://www.mister-auto.pt/pt/alternador ... 34622.html ) depois de ter comprado as polis de pistas da bomba de água e da cambota numa sucata...

Vamos ver quanto tempo vai durar, mas uma coisa é certa são mais 25 amperes...

Cumprimentos,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor maprista » terça mar 05, 2013 8:27 am

Como segundo alternador e da mesma dimensao existe um gerador que pode produzir ate 5Kva dependendo das polis que se puserem,de fabrico holandes.Irei procurar a papelada e colocar aqui a sugestao.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor erebrus » domingo abr 14, 2013 9:36 am

Eu não tenho conhecimentos para uma opinião em relação ao segundo alternador, mas estou a transformar uma carrinha em AV e também quero minimizar o uso de gas. O que posso dizer é que para o fogão, pode-se comprar uns fogões portateis, com duas bocas e que usam umas pequenas garrafas (220g), uma garrafa dá para 2h no fogo máximo. Não é uma solução tão económica como uma instalação a gás, mas incomoda-me menos andar com umas quantas garrafinhas destas do que ter uma garrafa de gas a sério e a necessária instalação de gás.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor nelson » quarta abr 24, 2013 1:43 pm

Boa tarde Danibeja

Eu não sou perito em nada ! :D :D

Mas penso que não deves ligar outro alternador porque?
vais consumir muito mais em andamento !
e uma vez parado ( Qual a difrença entre o motor do carro e o gerador )
uma vez que é energia de urgencia digamos ,eu iria para um pequeno gerador :idea:

Eu este ano notei uma difrença de consumo de gasolio com o frigo a 12v e a gás ! notei que a 12v aquase consumia 1 litro a mais ,claro que isto pode também ter tido outros factores em causa como vento ,relevo etc...

*** Em breve já estou a ver a esposa a fazer o comer em cima do motor ,e o tecto da ac com um tubo direito ao deposito de agua para recuperar a agua da chuva :idea: :oops: :evil:

um abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor danibeja » quinta abr 25, 2013 4:23 pm

Boa tarde,

Companheiro Nelson, a questão ( na altura em que foi colocada ) prendia-se com o facto de eu apenas ter o fogão e o aquecimento a gás ( o frigorifico e o aquecimento de águas era a 220V ) , logo pretendia ter mais autonomia, sem danificar o alternador original, que tantos problemas me deu...

Hoje os problemas estão resolvidos.

Está original (com exceção do alternador que ficou impecável ) e quase pronta para despachar... vender, ou sei lá....

Em resumo, o autocaravanismo é o meu hobbie, mas não tenho condições para tal.......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta mai 08, 2013 10:32 am

Boas Danibeja
Ao colocar um 2º alternador este írá forçar mais pelo motor, aumentando ligeiramente os consumos, eu no meu UMM comecei a ter problemas com o alternador original, ora avariava o regulador de carga, ora eram as placas rectificadoras, cheguei a colocar outro rectificado com a mesma amperagem e passados 6 meses surgia uma avaria, estas avarias eram originadas pelos consumos electricos e equipamentos que tinha no UMM, o principal causador era a bomba eléctrica que adaptei para a direcção assistida, ao suspeitar que seria este a origem do problema, comprei um alternador de 150Amperes novo por 100€ (foi um achado) estes alternadores equipavam as novas motorizações do Peugeot 605, após a colocação deste alternador nunca mais tive problemas.
Na minha ideia em vez de colocar dois alternadores colocava um de 150 Amp.

Abraço
Dias
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes