URGENTE, GÁS REPSOL?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

URGENTE, GÁS REPSOL?

Mensagempor guism » sábado ago 25, 2012 5:39 pm

ola a todos,
pus em letras maisculas a ver se nao estrago mais das ferias xD
estou neste momento no paque da Galé, cheguei a pouco vindo de porto covo e para o meu espanto o gás acabou! toca de ir buscar gas propano repsol quando...nao ha em lado nenhum para este encaixe! segundo parece era o encaixe antigo e agora para este encaixe so teem butano!
a pergunta que faço é...preciso de agua quente! algum problema de por butano?
a autocaravana e importada penso que em 2006! tenho um papel a dizer me 30mBAr... que vos parece? que faça? tou enrascado...ninguem tem XD
guism

Registado: sexta ago 17, 2012 8:38 am

Re: URGENTE, GÁS REPSOL?

Mensagempor guism » sábado ago 25, 2012 6:11 pm

bem, fui la fora ao gas e ao que parece o redutor nao e de 30mbar mas sim de 50mbar alemao..parece que nunca levou com a conversao!
guism

Registado: sexta ago 17, 2012 8:38 am

Mensagempor Mafra » sábado ago 25, 2012 7:00 pm

Boas, se procurar encontra no forum vários artigos que o podem ajudar em relação ao gás. viewtopic.php?f=17&t=5186
No que me informaram em relação às diferenças entre garrafas Repsol propano foi que umas são garrafas da Repsol/Shell outras são Repsol/Repsol.
Portanto são garrafas da antiga Shell, as Repsol/Repsol, digamos assim são vermelhas mas com uma risca preta.
Quanto ao uso do butano com um redutor de 50mba eu não arriscaria porque o gás têm um valor calórico superior, o que quer dizer que mesmo que os aparelhos funcionem a chama irá ser maior.
Estou a tentar ajudar, não sei se estarei correto no que digo, contudo com o gás é preciso muito cuidado convém ser muito prudente.

Boas Férias
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Mafra

Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm

Mensagempor Aleluia » sábado ago 25, 2012 7:45 pm

Boas tardes, companheiros.
Guism, inicialmente cheguei a ter Repsol, passando depois para a Galp, adquiridas em Espanha-Ayamonte, pois é metade do preço e não precisei de mudar de adaptadores.
Penso ser uma boa alternativa, pois já á montes de postos em Espanha, que têm esta marca e em Portugal é facil.
Espero ter ajudado.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor chicojo » domingo ago 26, 2012 11:34 am

bom dia a todos os colegas:colega Mafra
na tampa du detentor as mba estão marcadas
se for de 30mba pode usar butane ;gpl: ou propane
de caso contràrio é arriscado,de utilizar outro gas

boas ferias na Galè_________chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor nelsontiago » domingo ago 26, 2012 9:51 pm

Simplificando;

30mb é o valor de caudal que o redutor debita, e que é o que está normalmente equiparado aos nossos equipamentos que são produzidos para consumir nestes valores. Ora se tiver um redutor de 50mb e os aparelhos não forem dimensionados para ele, o que acontece é que tem muito mais gas a passar nas tubagens, bem como uma pressão superior,
- Os resultados mais directos e imediatros são um aumento do consumo, um esforço extra por parte de toda a tubagem e aparelhos.
- As consequencias possíveis são;
Robreaquecimentos (ex: bicos dos queimadores, especialmente no frígorifico e caldeira) e consequentes deformações/avarias.
Roturas... (não necessita mais esclarecimentos).
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor RMGM » segunda ago 27, 2012 11:52 am

Companheiro Guism

Verifique se nas placas com dos aparelhos qual o tipo de gás e a que pressâo podem trabalhar. Normalmente dizem (Botano/propano,30/50mb)

Se o redutor que tem é de 50mb é que os seus aparelhos estão preparados para essa pressão.

Quanto á utilização do botano não vejo que não o possa utilizar, só que não lhe irá dar o mesmo rendimento porque a capacidade de evaporisação do botano é inferior á do propano,por isso é que o botano não "deve" ser utilizado com tubagem superior a 2m.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda ago 27, 2012 10:00 pm

Só agora lí a sua mensagem e às tantas já está desenrascado, mas na 125 direcção Lagos há uma povoação chamada Odiaxere, aí do lado direito à borda da estrada, há um deposito Repsol que tem paletes da garrafas dessas que precisa.
Se esteve em Porto Covo, em Sines há um Super Mercado que tambem vende, não me lembro o nome, mas nas bombas Repsol eles indicam, foi lá que me informaram.
Um abraço,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor cookie » terça ago 28, 2012 8:31 am

as botijas repsol que procuras são as cor de laranja com uma risca preta a toda a volta. se puderes não mudes para butano já que o propano é melhor em tudo. tambem podes ligar para a repsol (pede o contacto numa bomba ou consulta a lista telefonica) e pedir informações osbre onde comprar as botijas que precisas. eventualmente haverá algum fornecedor nas redondezas que pode passar no local onde estas para te vender a botija.

outra questão é o encaixe de saida livre (o redutor nas ac costuma estar instalado um pouco mais acima, não sendo o que encaixa nas botijas). em portugal, infelizmente as saidas livres variam de marca para marca... vá-se lá saber porquê... em espanha p.ex. o encaixe é o mesmo para as botijas repsol, cepsa, galp...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Mafra » terça ago 28, 2012 10:39 pm

chicojo Escreveu:bom dia a todos os colegas:colega Mafra
na tampa du detentor as mba estão marcadas
se for de 30mba pode usar butane ;gpl: ou propane
de caso contràrio é arriscado,de utilizar outro gas

boas ferias na Galè_________chicoJo

Boa Noite, sim eu sei que para butano em Portugal são 30 mba e propano 36 mba . Já li aqui, alguém que usou butano com um redutor de propano e dizia que tinha funcionado, imagino até, que o que tenha feito no fogão tivesse sido bem mais rápido :D .

Cumps
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Mafra

Mensagempor cookie » quarta ago 29, 2012 9:33 am

a nossa ac vinha com uma botija de butano (a ac foi comprada em 2ª mão). nós sempre usamos propano. a unica coisa que fizemos foi trocar a saída livre por causa do encaixe das botijas (usamos repsol pois o encaixe é igual em portugal e espanha). não tivemos que mexer em mais nada. periodicamente fazemos uma inspeção à instalaçao de gás. está tudo ok e o redutor é exactamente o mesmo...

desculpem a pergunta mas não haverá confusão entre as peças "redutor" e "saída livre"?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Carlos Perdigão » sexta ago 31, 2012 12:12 pm

Companheiro, irá ter dificuldade em encontrar gás propano, eu troca as bilhas sempre .
que vou a Espanha.
Pode usar o butano, a unica diferença reside nas baixas temperaturas (negativas), tirando isto não hà grandes diferenças.
Cumprimentos
Carlos Perdigão

Pilote 3.0 Jtd
Carlos Perdigão

Registado: sexta set 09, 2011 2:30 pm

Mensagempor Mafra » sexta ago 31, 2012 11:57 pm

Carlos Perdigão Escreveu:Companheiro, irá ter dificuldade em encontrar gás propano, eu troca as bilhas sempre .
que vou a Espanha.
Pode usar o butano, a unica diferença reside nas baixas temperaturas (negativas), tirando isto não hà grandes diferenças.
Cumprimentos

Para além do propano gastar até ao fim enquanto no butano fica sempre gás dentro da garrafa.

Cumprimentos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Mafra

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes