correia de distribuição

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

correia de distribuição

Mensagempor vitor » segunda mai 14, 2012 8:41 pm

Alguém sabe se a correia de distribuição do motor Fiat Ducato 2.3 multijet (2007) precisa substituição?
Se sim, com quantos quilómetros deve ser feita?
Obrigado.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Re: correia de distribuição

Mensagempor Carlos Neves » segunda mai 14, 2012 9:34 pm

Que precisa de ser substituida, pode ter a certeza que sim. Em relação á quilometragem, será melhor perguntar num agente autorizado da Fiat.
Um abraço.
Carlos A. P. Neves
CI Riviera 55P
Carlos Neves

Registado: domingo nov 15, 2009 6:33 pm

Mensagempor Duarte » segunda mai 14, 2012 9:38 pm

Olá companheiro
Deve ser substituida entre o 4 e o 5 ano ou 80.000 kms o que quer dizer que deve fazer a substituição á sua pois é de 2007.
Tive uma 2800 JTD que tinha 68.000 kms e tinha 5 anos e 3 meses e quando fui tira-la da garagem para ir substitui-la parti a cuja dita e o estrago foi de 2000 €.
Não facilite pois acho que a substituição fica na volta do 300 €.
Quando fui a revisão com a minha Rapido que tem 4 anos e apenas 19.000 kms na fiat sdsseram-me que já estava na hora de substitui-la pois o caro tem estado parado e a correia fica ressequida. Resolvi arriscar pois o carro vai sair para uma viagem a Espanha e França e depois para Outra a Itália.
Vamos ver o que acontece.
Se fosse a si trocava já a correia antes das saídas de verão

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta mai 16, 2012 12:04 am

Boas

No meu caso de 2.3JTD de 110cv originais é 5 anos ou 220 000kms, eu mudei logo quando a recebi e apenas tinha 52000kms, tinha era 7anos.... ño meu caso também me aconselharam a trocar a bomba de água....

Não pondere adiar..... a reparação pode ser muito cara.... Os pistons batem nas valvulas de escape, devido a descomando do motor pela quebra da correia de distribuição, e pode empenar bielas, o comnado das valvulas (cannes), bronzes da cambota, alhetas do turbo devido aos potenciais fragmentos resultantes das valvulas e segmentos.... enfim uma pipa de massa.... o estrago depende da rotação do motor do momento, da rapidez que se carrega na embraigem e o ponto de ruptura da correia....

Troque também os esticadores da correia de distribuição, são tão relevantes como a propria correia.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor vitor » quarta mai 16, 2012 2:20 pm

Fazer esta operação numa oficina multimarcas comporta algum risco?
Na Fiat poderá custar quanto?
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor romão » domingo jun 10, 2012 10:58 am

bom dia companheiros. Depois de ler este post com atenção fiquei um bocado confuso com a questão da substituição da correia de distribuição da minha AC.
A minha Ac é uma joint com motor multijet 100 o que corresponde a 100cv/74kw?. Ao consultar o livro de manutenção constacto que mandam substituir a correia de distribuição para os motores multiject 120cv e 130cv e para os motores 100cv e 160cv não têm nenhuma indicação de substitução da dita correia. Então a minha dúvida é: o livro não diz tudo o que devia ou o motor da minha Ac não precisa mesmo de substituir a dita correia. Acrescento que, segundo me têm dito os mecânicos onde tenho ido com a Ac às revisões, o motor è ford e não fiat. A algum companheiro que me possa esclarecer, os meus agradecimentos.
P.S. o que foi dito nas intervenções anteriores está de acordo com o meu livro para os modelos de 120 e 130 cv.
obrigado e bons passeios.
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor THOR » domingo jun 10, 2012 4:50 pm

alexandrechora Escreveu:Troque também os esticadores da correia de distribuição, são tão relevantes como a propria correia.

Boas,
principalmente os esticadores porque normalmente o que acontece é os esticadores ganharem folga e a correia "saltar" raro é ela partir.
Eu quando comprei a minha com 90.000 Km, a primeira coisa que fiz foi uma revisão geral e a respetiva correia.
Quanto á duvida do companheiro Vítor Todos os veículos têm que substituir a correia excepto as viaturas que usam corrente e, estas sim penso que tem uma duração quase ilimitada. Andei com uma nissan cabstar que tinha corrente e penso que só mudaria aos 320.000Km. Em caso de duvida de quando mudar a correia e, se tiver um mecânico de confiança pode lá fazer o serviço e eles estão sempre em contacto com as oficinas das marcas e, conseguem saber isso com exactidão.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor Paulo » segunda jun 11, 2012 10:09 pm

Olá Vitor,

Para os nossos veículos a FIAT aconselha a substituição aos 100.000Km OU 5 anos.

Não facilites neste aspecto, pois o estrago é muito superior à substituição, a qual me custou cerca de 300€ na FIAT (incluiu tensores). No meu caso não substituiram a bomba de água, pois consideraram não ser necessário. Já li/confirmei em sites franceses que hoje em dia nem sempre a substituem.

Aconselho-te a fazer esta operação na FIAT, pois em caso de problema certamente podes recorrer à garantia do trabalho efectuado.

Abraço!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Mcas » segunda jun 25, 2012 7:38 pm

Vivam!
Também eu ando às voltas coma substituição da correia de distribuição. Espreitando por aqui e por ali cheguei à conclusão que apesar de ter apenas 70 e tal mil Kms, a Juliette já tem 7 anos ( :oops: :oops: ) e eu desconhecia este pormaior :( .
No forum da acpasión encontrei estas imagens que me convenceram...
http://www.acpasion.net/foro/showthread.php?t=45989
Pronto, saia uma correia sff! Com pouca pimenta e a preço de saldo!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Correia de distribuição -orçamento

Mensagempor Mcas » terça jul 03, 2012 2:58 pm

Vivam!

Pedi um orçamento para a mudança da correia de distribuição e (por sugestão da oficia) uma revisão (que não precisa, acho eu).

GELEI... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eis a lista, sem preços:

FILTROELEMENTO FILTR
FILTRO GASOLEO=71731829
FILTRO
FILTRO OLEO
TUTELA TOP 4 0,5L
LIQ.LMP/VIDROS
KIT DISTRIBUICAO
TENSOR CORREIA FIXO
CORREIA TRANSMISSAO
TENSOR
CORREIA TRANSMISSAO
BOMBA AGUA\\\
PARAFLU 11 CONCENTRADO 1
SIGOU-DL 153/03 DE 11/7
HELIX ULTRA 5W-40
SIGOU-DL 153/03 DE 11/7
MÃO DE OBRA
PRODUTOS

TOTAL COM IVA: 1349,25:oops: :oops: :oops: :oops: :evil: :evil: :evil: :evil:

------------------------------------------------------------
Bem, visto isto, se souberem de alguma oficina da vossa confiança no concelho de Aveiro e arredores, ou mesmo mais longe, deixem o contacto, aqui ou por mensagem privada, que eu agradeço (muito).

Boas viagens!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
Mcas

Mensagempor Américo » terça jul 03, 2012 3:50 pm

boas companheiro,
de facto é para gelar,assustar e mais não sei o quê,qualquer um,heheheh
a correia de destribuição nao mudei agora porque não precisa aínda,mas a 3 meses mudei,oleo motor,filtro do oleo,filtro gasoleo,filtro do ar,e uma revisão tipo,ver niveis da babulina,oleo de travoes,agua,correias,etc,uma lubrificação por baixo nos cabos e em tudo o que era de lubrificar com massa e oleo,no motor igualmente,com trabalho e tudo,100euros,
pelos vistos o meu mecanico trabalha barato,ja sabia que nao era careiro,mas agora trnho mesmo a certeza,hehehehe

abraços rolantes
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor fluis » terça jul 03, 2012 3:57 pm

Boa tarde,

Atendendo ao que está a ser solicitado pelo companheiro MCas, resolvemos colocar em pratica uma ideia a qual já tem algum tempo. Para tal, estamos a criar uma série de sub-quadros na secção de “Informações comerciais para autocaravanistas”, os quais pretendem não, que sirvam para discussão, mas sim que constituem um repositório de informação útil para todos, e não um espaço de publicidade comercial. A ideia é para servir os membros e não as casas comerciais que aí se vão anunciar. Vamos a ver se na prática a ideia resulta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Correia de distribuição

Mensagempor Mcas » terça jul 17, 2012 8:49 pm

Vivam!
Fui ontem levantar a Juliette à oficina...
Total da despesa 400 e poucos euros...
Na secção pr´pria hei de colocar a morada da oficina.
Está pronta para a viagem à Hungria, a partir de 7 de Agosto.
Boas viagens
Mcas

Re: Correia de distribuição

Mensagempor ahlagos » terça jul 17, 2012 11:12 pm

Mcas Escreveu:Vivam!
Boas viagens

Não me diga, que vai com um Lacobrigense.....
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Re: Correia de distribuição

Mensagempor ahlagos » quarta jul 18, 2012 4:22 pm

ahlagos Escreveu:
Mcas Escreveu:Vivam!
Boas viagens

Não me diga, que vai com um Lacobrigense.....

Esclareci hoje, que o companheiro de Lagos que vai fazer uma viagem na companhia de uns companheiros de Aveiro, também a 7 de Agosto, afinal vão é à Hungria!
Era muita coincidência..... mas o país é pequenino!
Esclarecida a razão de ser da minha pergunta,
Os meus cumprimentos
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes