O Canal de S.Roque de novo no Diário de Aveiro

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

O Canal de S.Roque de novo no Diário de Aveiro

Mensagempor Mcas » segunda abr 16, 2012 12:31 pm

Vivam!
Desta vez é uma leitora do DA, utente do canal de S.Roque, que se queixa da invasão das autocaravanas no dito Canal.Concordo com a leitora. Também sou utente do Canal de S.Roque e, tal como a leitora, não gosto de ver as pistas invadidas pelas traseiras das ACs, algumas com reboque, tapando por completo a passagem!!
É por estas e por outras que...

Imagem

A repensar.
Boas viagens
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Re: O Canal de S.Roque de novo no Diário de Aveiro

Mensagempor Mario » quinta abr 19, 2012 1:13 pm

Olá

Na” peça” que o Mcas trás ao nosso conhecimento, somos confrontados com a apreciação legitima e justa de uma cidadã utilizadora do local.

Sobre o facto de a edilidade não dar aquele espaço a dignidade que merece, não haverá muito a acrescentar, relativamente á utilização que os praticantes de autocaravanismo fazem do mesmo, aí o assunto já é da nossa responsabilidade directa (autocaravanistas).

Regras, cartilhas, bom senso etc...quais regras?

Bom senso, apenas na justa medida em que a autocaravana cabe no espaço, a envolvente na perspectiva do respeito pelos direitos dos demais utilizadores do bem publico, esse nada importa.

Tenho a firme consciência que o mundo não é perfeito nem nunca o será, a prática do autocaravanismo não está excluída desse universo, mas uma coisa é certa merecia mais, muito mais, seria a única forma de evitar constatações óbvias!

Com clubes ou sem eles, Federações incluídas e seja lá mais o que desejarem, se não nos consciencializarmos que o nosso comportamento individual pode contribuir para uma melhor imagem do autocaravanismo, não há santo que nos valha! :!: :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor valdi » quinta abr 19, 2012 8:14 pm

Boa Noite Companheiros

Sou residente no Distrito de Aveiro e conheço muito bem esse parque .

esses comentarios dessa senhora deveriam tambem frizar

as noites de vandalismo criados pelos jovens que frequentam os bares e

deixam em todo parque sinais de destruição de todo o mobilario publico

digo isto porque em antes das autocaravanas estacionarem nesse local já estava

todo degradado pela malta da pesada (noites) Aveiro

temos que ter coragem de citar todo o problema que envolveeste parque.

Fim de citação.

comprimentos
valdi

Registado: sábado abr 19, 2008 6:46 pm

Mensagempor hpinheiro » sexta abr 20, 2012 9:15 am

valdi Escreveu:Boa Noite Companheiros

Sou residente no Distrito de Aveiro e conheço muito bem esse parque .

esses comentarios dessa senhora deveriam tambem frizar

as noites de vandalismo criados pelos jovens que frequentam os bares e

deixam em todo parque sinais de destruição de todo o mobilario publico

digo isto porque em antes das autocaravanas estacionarem nesse local já estava

todo degradado pela malta da pesada (noites) Aveiro

temos que ter coragem de citar todo o problema que envolveeste parque.

Fim de citação.

comprimentos

Por acaso era isso que ia perguntar. Se a degradação aconteceu apenas quando as AC's começaram a ir para lá, ou se foi antes. Pois pelo que "pinta" o artigo, tou a ver que os autocaravanistas andam a roubar caixotes do lixo publicos, e a ameaçar os jarnineiros camarários para nao regarem as plantas/arvores, e arrancarem ervas daninhas...
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor cookie » sexta abr 20, 2012 5:48 pm

esse artigo precisava de uma resposta de quem conhece o espaço e o que realmente acontece(u) ali...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Mario » sexta abr 20, 2012 7:35 pm

Olá

Estamos num fórum sobre autocaravanismo,e em qualquer artigo sobre as práticas ligadas á modalidade é isso que nos deve interessar.

O artigo é ilucidativo,não conheço a autora, no entanto é um local que ocasionalmente uso como cidadão comum,e a minha percepção não difere da apresentada.

A edilidade deixou o espaço ao abandono,não cuida não fiscaliza não regulamenta a sua utilização,depois entram os borrachões noctivagos, e outros vandalos,e a acção dos elementos da natureza.

O priviégio de um espaço sobranceiro ao canal,a dois passos do centro da cidade tornou-se bastante atractivo para os praticantes de autocaravanismo,mas infelizmente ninguêm dá aquele espaço aquilo que ele merece,os borrachões querem copos,os vandalos destruir,a edilidade em ruptura financeira procura evitar despesas, alguns praticantes de autocarvanismo esquecem as suas obrigações no uso do espaço que partilham com os demais.

Mais claro que isto!!!!!!
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mai 18, 2012 5:50 pm

Penso que, reconhecidas as razões de queixa da senhora em questão, a presença frequente de ACs naquele local minimiza, ainda assim, as tentações vandálicas das alcoolizadas noitadas de 6.ª e de sábado.
Dito de outro modo, a D. Maria Emília Galhardo tem alguma razão, mas não toda, já que os autocaravanistas "protegem" de algum modo aquele local, apenas por estarem presentes.
Por isso, nada melhor do que o equilíbrio e a reflexão para se chegar ao bom senso.
Disponibilizem-nos alternativas viáveis e condignas (é muito mais fácil obtê-las para os veículos ligeiros comuns, não é?...), e acredito que tudo se resolverá.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor SaltaPocinhas » quinta mai 31, 2012 1:57 pm

Utilizo muitas vezes esse parque para ir ao centro de Aveiro de carro durante o dia, pois moro perto.

Espanta-me que a senhora esteja tão incomodada/ofendida por causa das Autocaravanas, eu sempre consegui passar bem, nunca fiquei 'entalada' nem espetada num ferro!
Acho um exagero.
Mesmo pela foto se vê que o caminho está bem desobstruído.
O parque é bem espaçoso, tão espaçoso que por vezes nos pode fazer sentir menos seguros. Daí que a presença das ACs me dá um certo alívio pois saber que está ali alguém/aquele entra e sai, é sempre bom. Imagine-se de noite! Queria ver essa senhora passar por lá sem ACs... Tem todo o sentido o que foi dito antes noutros posts.

Só mesmo quem tem preconceito contra nós pode falar assim.

Que se queixe do desmazelo da manutenção está certo, reclame com a Câmara Municipal, do resto, apenas se há um ou outro Autocaravanista mais abusador...está mal não era caso para tanto!
Geralmente eles são estrangeiros e fazem bastantes compras no comércio local e restauração, passeios de barco, etc.

Acho que é caso para escrever ao jornal a reclamar de discriminação e preconceito.
SaltaPocinhas

Registado: quinta jan 12, 2012 8:17 pm

Mensagempor Américo » sexta jun 01, 2012 3:14 pm

boas companheiros,concordo com o saltapocinhas que por acaso até conhece bem o dito parque,é claro e muito logico que todos nós devemos seguir a risca as regras da ética do autocaravanismo para não prejudicar ninguém,mas concordo que existe tb algum preconceito ou inveja de todos nós,se existir bom senso entre todos e com tudo, tudo se resolverá sem serem precisas tantas queixinhas(que certamente não pasasam é de inveja)

abráços rolantes para todos e bom fim de semána
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor Mcas » segunda jun 04, 2012 12:56 pm

Vivam!
O assunto do tópico vale o que vale.
No entanto, e sem querer polemizar, parece-me que devemos ser mais objetivos. O Canal de S. Roque tem duas pistas: uma de cor ocre claro e outra de cor tijolo, ambas de uma gravilha fina e que se destinariam uma para ciclistas, patins em linha, skate, etc. e outra para marcha, jogging. Tem ainda um espaço em terra entre o ajardinado e o murete do canal. Ora, a parte que as ACs ocupam com as traseiras é a de ocre claro, reduzindo de duas para uma pista. (A imagem do artigo mostra isso mesmo).
É importante? É impeditivo à realização das caminhadas, passeios, marchas, jogging dos utentes? Cada um terá a sua opinião. O que é importante é o ato em si, é o estacionar sabendo que está a limitar o uso do espaço por outros utentes e, com isso, dar uma imagem pouco cívica dos autocaravanistas. Porque não estacionar do lado oposto, onde se ouve menos o barulho da AE?
Imagem

Imagem

Boas viagens...
----------------------------------------------------------------
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
Mcas

Mensagempor valdi » segunda jun 04, 2012 8:39 pm

Companheiro Mcas

Seja Coerente Estamos a falar sobre o vandalismo jovem que assumiu esse local.
valdi

Mensagempor Mcas » terça jun 05, 2012 3:26 pm

Companheiro Valdi.
Sinceramente não vejo onde estou a ser incoerente.
Iniciei o post chamando a atenção para uma situação de estacionamento que envolve ACs, veiculada por um jornal e que reflete a opinião de uma utente do local. Ainda que o Diário de Aveiro não tenha uma dimensão nacional colocou na opinião pública uma questão que nos diz respeito: estacionamento e pernoita. Pergunto: queremos ou não passar uma imagem positiva da nossa postura enquanto autocaravanistas? Conhece melhor postura do que esta: respeitar para ser respeitado?
Na minha última mensagem ilustrei como se trata, efetivamente, de uma questão (veja que nem sequer lhe chamo problema) de estacionamento abusivo ou, se que quiser, estacionamento descuidado. Nada mais. Eu apenas quis mostrar que os cidadãos deste país estão atentos à forma como nos comportamos. Se cumprirmos algumas regras de bom senso e civismo, seremos respeitados; se não, seremos apontados a dedo, como neste caso.
Em lado nenhum EU escrevi ou apontei culpas aos autocaravanistas pela degradação do local. Mas também lhe digo que já lá vi, repito, já lá vi um "autocaravanista" PORTUGUÊS a despejar alegremente a cassette nas fendas da pedra que protege o canal. Pena não ter escorregado para a água, pois provaria do que lá deitou...
Sim, estou de acordo consigo e lamento profundamente que o local não esteja mais cuidado. Também condeno os que por maldade, falta de educação, ou apenas por prazer de vandalizar degradam o local. Infelizmente alguns portugueses não sabem respeitar o bem comum, o que é posto à disposição de todos e preferem estragar, vandalizar. Nesse aspeto, o de manter o bom que temos, evoluímos muito pouco. Também espero, como cidadão, que a Câmara não deixe degradar ainda mais o local, investindo ali algum $$$, que não tem, pois anda entretida a fazer pontes que ninguém quer.Também não compreendo porque é que a PSP não reforça a vigilância por ali nos dias de maior movimento (quintas feiras académicas, sextas e sábados, durante a abertura e depois do fecho dos bares -2 horas da manhã). E sei do que falo: por conta desses dias de bebedeira, já me partiram dois espelhos laterais, um jogo de limpa pára-brisas...e até me caminharam por cima do carro!! E, repare, não frequento nem estaciono nessa zona, nem moro ali perto...

Resumindo: quem por lá estacione e pernoite que o faça de forma a não diminuir os direitos nem os espaços dos outros utentes. É bom para todos e reforça a boa imagem dos autocaravanistas. É pedir muito?

Com amizade e votos de boas viagens,

José Caseiro

(Eu fico-me por aqui. Estou esclarecido.)
Mcas

Mensagempor Américo » terça jun 05, 2012 5:43 pm

De facto todos nós deviamos seguir a risca as regras éticas do Autocaravanismo,(eu sou Autocaravanista recente mas garanto-vos que sigo a risca)e digo, DEVIAMOS,porque de facto existem muitos Autocaravanistas,que se estão marinbando para isso,neste pouco tempo que tenho já vi de tudo um pouco,irem em viagem e a despejar as aguas sujas,despejarem as cassetes em sitios impróprios,estacionamentos inadmissiveis,e no Domingo em Mira quando andava a dar um passeio de bicicleta com a familia(pois a Autocaravana estava estacionada no Parque)vi um Autocaravanista a meter no meio de uns cedros que estavam na trazeira da sua Autocaravana uma saca de lixo que uma senhora(talvez a esposa) lhe xegou a porta,e para cúmulo,tinha os caixotes de lixo a 50 metros+-,era só atravessar a rua e caminhar um pouquinho,fiquei constronadissimo,eu e a minha esposa,embora em andamento aínda mandei uma boca a dizer:o local do lixo é aqui,apontando para os caixotes,mas fez de conta que nem ouviu,depois por essas e por outras,por vezes somos mal vistos por muita gente,embora não se deva julgar todos por igual,mas infelizmente muita vezes não existe essa coerência,e depois algumas pessoas aproveitam logo qualquer coisinha para criticarem logo os Autocaravanistas(também como disse num post atrás,muitas vezes nem se justifiquem as criticas,só para terem o prazer de o fazer)..
Companheiros cada vez mais temos de ser exemplares para não dar-mos possibilidades a essas pessoas de nos criticarem (algumas vezes com razão, outras talvez sem)....

Abráços rolantes para todos

"Todos juntos,NA ÉTICA E NO BOM SENSO,para o bem de todos nós"
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor valdi » terça jun 05, 2012 6:55 pm

Companheiro Mcas

Estou de acordo com todo o que o companheiro menciona. mas quanto aminha versão talves não foi bem compreendido pelo

o companheiro o que já escrevi nos outros postes sobre este assunto é porque já sofri na pele a vandalizaçao da minha e outras autocaravanas e a resposta das autoridades foi não estacione ai.
despeço-me com um abraço de amizade .
valdi

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes