Ajuda com frigorifico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com frigorifico

Mensagempor catarino » quarta mai 16, 2012 11:21 am

Boa Tarde,
Embora não seja proprietário de uma autocaravana, precisava dos vossos conhecimentos técnicos.
Então passo a explicar.
No local onde costumo passar as minhas férias não existe electricidade para ligar um frigorífico, os preços que estão a pedir para um frigorifico a gás também não são nada convidativos.
Quando vi os vossos tópicos, verifiquei que a solução para mim era a utilização de um frigorífico ligado um conversor que por sua vez liga a uma bateria 12v como refere os tópicos:
viewtopic.php?f=17&t=4699
e
viewtopic.php?f=17&t=4210

A utilização a dar ao frigorífico seria a seguinte:
A utilização máxima do frigorifico seria de 10 a 15 dias seguidos.
Como utilizo um gerador para ter energia electrica para poder jantar aproveitava esse tempo para carregar a bateria, cerca de 2 horas diárias.
O frigorífico que quero comprar é este:
http://www.radiopopular.pt/catalogo/ima ... 7645_G.jpg

Especificações Técnicas do produto
MODELO
RS13DR4SB1 A+
TIPO
1 Porta
CAPACIDADE
87 lts
CAPACIDADE_DE_CONGELACAO
13 lts
EFICIENCIA_ENERGETICA
A+
CONSUMO_ENERGETICO
118 kwh/ano
NIVEL_DE_RUIDO
43 dB
TENSAO-FREQUENCIA_V-HZ
50 Hz
ALTURA
84, 7 cm
LARGURA
49, 4 cm
PROFUNDIDADE
49, 4 cm

A minha dúvida é qual o conversor de 12v para 220v devo comprar (marca modelo e local onde possa comprar, com a garantia que funcione com esse frigorifico) e que bateria devo de adquirir para a utilização pretendida.

Com a leitura dos tópicos acima mencionados fiquei esclarecido em muitos pontos, o problema é que quando chega o momento de comprar as dúvidas acerca da compatibilidade do conversor com o frigorifico e a bateria são muitas.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade
Cumprimentos
Catarino
catarino

Registado: segunda mai 14, 2012 11:12 pm

Re: Ajuda com frigorifico

Mensagempor danibeja » quarta mai 16, 2012 1:29 pm

Boa tarde,

Dúvidas :

118 Kw ano / por 365 dias dá 0,3232876 que corresponde a 323 Watts de consumo dia, funcionando a 220V, logo gastaria 1,5 amperes dia (323W/220V=1,5Amp. dia ), não acredito neste valor, mas.... deve haver uma justificação, que sem pensar, nem medir directamente os consumos é dificil de confirmar....

Vamos apontar que faça um gasto semelhante ao meu, cerca de 2 amperes hora (e não 1,5 dia) Dá um consumo de cerca de 48 amperes dia logo a bateria terá de ser de cerca de o dobro (100Amp.), para que possa estar 24 Horas sem carregar e mesmo assim.....

O carregador de baterias terá que ter uma potencia de 25Amp hora (não acredito que exista, mas..), para carregar a bateria toda em duas horas, no entanto este procedimento de cargas muito rápidas nas baterias deep cicle é assinar um atestado de obito à bateria...

O conversor, julgo que deverá ser superior a 800W a melhor solução.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor catarino » quarta mai 16, 2012 9:09 pm

Boa noite,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Mas fiquei com uma dúvida:

Uma bateria de 100Amp dura quanto tempo de seguida sem ser carregada para o frigorífico que indiquei?

Quanto tempo seria necessário para carregar essa bateria?

2 baterias de 100amp duram para 7 dias sem serem carregadas?

Obrigado
catarino

Registado: segunda mai 14, 2012 11:12 pm

Mensagempor danibeja » quarta mai 16, 2012 9:36 pm

Boa noite,

Uma bateria de 100Amp dura quanto tempo de seguida sem ser carregada para o frigorífico que indiquei?

Para o frigorifico que indicou, sem medir o mesmo quando em funcionamento, não consigo saber... mas eu apontei para um gasto de cerca de 48 amperes dia, logo a bateria deverá dar para cerca de um dia e meio, pois quando a bateria chegar proximo dos 10,5V os conversores desligan-se por protecção interna, e acrescento que quando as baterias atingem este valor (10,5V) perdem anos de vida, o melhor é não baixarem muito dos 12V.... e de preferencia sempre acima....
Quanto tempo seria necessário para carregar essa bateria?

Com um carregador convencional de cerca de 8Amp, precisaria de 7 horas ininterruptas para carregar totalmente a bateria.....
2 baterias de 100amp duram para 7 dias sem serem carregadas?

Não acredito, que sem carregar, durem mais de 4 dias...

Caro companheiro, eu no seu caso optava por colocar paineis solares e esquecia o gerador....
Dois paineis solares e duas baterias de 100Amp, julgo que seria suficiente para os seus gastos energéticos, aliados a um conversor de corrente de 1000W.... o dinheiro que gasta em gerador, carregador e combustivel ficam praticamente no preço dos paineis e regulador.... e em ambas as situações teria que ter conversor e baterias, não sei se o seu tipo de utilização não compensava o frigorifico a gás.... (esta é a minha opinião)

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes