Cobrir a autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Cobrir a autocaravana

Mensagempor Américo » sábado abr 21, 2012 7:18 pm

Boas companheiros:
a minha autocaravana fica ao ar livre,e como tem chuvido quase todos dias ultimamente,pelo menos na minha zona,estou a pensar quando chegar para estacionar até ao próximo fim de semana,cobrilha com um encerado,será que tem algum inconveniente se o fizer?
gostava de saber a vossa opinião e se alguém nas mesmas condiçoes o faz .

abráço autocaravanista
e bom fim semana para todos.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: Cobrir a autocaravana

Mensagempor Sonolento » sábado abr 21, 2012 9:31 pm

Boa noite companheiro, acho que não deve haver mal em cobri-la, desde que a espaços regulares a destape e areje.
E já agora certifique-se que a cobertura não voe.

UMM Abraço
Nuno
Sonolento

Registado: domingo mar 13, 2011 10:16 pm

Mensagempor Aleluia » sábado abr 21, 2012 10:44 pm

Boa noite, companheiro Américo.
Tenho conhecimento que comercialmente existem coberturas para AC, apesar de nunca ter visto nenhuma.
No caso de aquisição, a mesma deve ser forrada por dentro com feltro, por causa da condensação da humidade.
Para melhor ventilação, seria conveniente por umas tiras de esferovite, ou qualquer coisa com o mesmo fim, entre o tejadilho e a capa.
Penso também, que uma capa com as dimensões de uma AC, não deve ser acessível.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor F.Ramos » domingo abr 22, 2012 5:42 pm

Boa tarde companheiro Américo, se pretende "cobrila com um encerado" não o faça, porque o encerado em zonas onde fica a abanar com o vento, vai desgastar a tinta e tirar o brilho. Se usar uma "capa" como a dos carros, essa é forrada por dentro com feltro, como disse o companheiro Aleluia. Este feltro tem duas funções, não riscar a tinta e evitar o contacto directo da lona com a tinta, porque nas zonas planas e com o sol, a tinta queima, fica com círculos queimados. (se não for muito, sai com massa de polir). Nota vi esta situação há muitos anos quando alguém, por ter condensação, para secar, voltou a capa do carro ao contrário, o vermelho, ficou em círculos laranja.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Américo » segunda abr 23, 2012 2:07 pm

Obrigado a todos pela vossa opinião,
levarei em conta tudo o que disseram para decidir se o vou fazer ou nao,e se o fizer,como deverei faze-lo...

um Abráço a todos os companheiros.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor danibeja » segunda abr 23, 2012 4:07 pm

Boa tarde,

1º quais sãos as vantagens que observa, e que motivam a cobertura da AC ?

2º quanto custa uma boa capa/encerado ou outro material que cubra integralmente a AC ?

3º tem painéis solares instalados ?

4º tem infiltrações ou outras condicionantes que lhe levem a pensar que deve cobrir a AC ?

Cada um tem a sua opinião pessoal, e a minha é que as ACs, de preferência, devem se encontrar em contacto com as condições atmosféricas, faça chuva ou sol... e assim não tenho nenhuma surpresa quando pretender sair com a ac.... se estiver algo errado, assim que pego na AC sei logo....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Américo » terça abr 24, 2012 10:29 am

danibeja Escreveu:Boa tarde,

1º quais sãos as vantagens que observa, e que motivam a cobertura da AC ?

2º quanto custa uma boa capa/encerado ou outro material que cubra integralmente a AC ?

3º tem painéis solares instalados ?

4º tem infiltrações ou outras condicionantes que lhe levem a pensar que deve cobrir a AC ?

Cada um tem a sua opinião pessoal, e a minha é que as ACs, de preferência, devem se encontrar em contacto com as condições atmosféricas, faça chuva ou sol... e assim não tenho nenhuma surpresa quando pretender sair com a ac.... se estiver algo errado, assim que pego na AC sei logo....

Grande abraço,

Boas Danibeja,
as vantagens seriam proteger um pouco e evitar possiveis infiltraçoes de agua(que por enquanto não esistem)
tem painel solar sim
e de momento não tem infiltraçoes,mas a agua fica empossada em cima e tenho receio que possam com o tempo vir acontecer,pois só saio ao fim de semana.
de qualquer das formas,obrigado pelo seu ponto de vista,levarei em consideração a sua opinião.
grande abráço.

Danibeja
Américo Pereira
Américo

Mensagempor caminheiro » terça abr 24, 2012 1:36 pm

Companheiro Américo,

danibeja Escreveu:Cada um tem a sua opinião pessoal, e a minha é que as ACs, de preferência, devem se encontrar em contacto com as condições atmosféricas, faça chuva ou sol... e assim não tenho nenhuma surpresa quando pretender sair com a ac.... se estiver algo errado, assim que pego na AC sei logo....
Danibeja

Eis uma opinião a ter em conta se o companheiro fôr adepto do regime Espartano.

Caso decida dar alguma protecção à sua autocaravana (a chuva não causa prejuízos de maior desde que não haja infiltrações, mas os raios solares vão paulatinamente destruindo toda a carroçaria), encontra no endereço abaixo um site com oferta de capas a preço atrativo. Este tipo de protecção vale o que vale.

http://www.lulukabaraka.com/fitxaArticl ... article=CT

Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor hpinheiro » terça abr 24, 2012 1:52 pm

Acho que estas coberturas sao praticas para quem as AC´s no quintal ou numa area fechada. Agora em plena via publica (que é o caso da minha), parece que ja tou a ver no dia seguinte la está a carrinha destapada outra vez, pois a lona foi roubada... :D
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor Américo » terça abr 24, 2012 2:04 pm

caminheiro Escreveu:Companheiro Américo,

danibeja Escreveu:Cada um tem a sua opinião pessoal, e a minha é que as ACs, de preferência, devem se encontrar em contacto com as condições atmosféricas, faça chuva ou sol... e assim não tenho nenhuma surpresa quando pretender sair com a ac.... se estiver algo errado, assim que pego na AC sei logo....
Danibeja

Eis uma opinião a ter em conta se o companheiro fôr adepto do regime Espartano.

Caso decida dar alguma protecção à sua autocaravana (a chuva não causa prejuízos de maior desde que não haja infiltrações, mas os raios solares vão paulatinamente destruindo toda a carroçaria), encontra no endereço abaixo um site com oferta de capas a preço atrativo. Este tipo de protecção vale o que vale.

http://www.lulukabaraka.com/fitxaArticl ... article=CT

Caminheiro

obrigado pela informação do site e pelas opiniões dadas
abráços
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Américo » terça abr 24, 2012 2:06 pm

hpinheiro Escreveu:Acho que estas coberturas sao praticas para quem as AC´s no quintal ou numa area fechada. Agora em plena via publica (que é o caso da minha), parece que ja tou a ver no dia seguinte la está a carrinha destapada outra vez, pois a lona foi roubada... :D

Boas companheiro;
de facto para quem tem na rua é complicado,esta sujeito a ser roubado mesmo,por acaso e felizmente a minha encontra-se em recinto fechado,ao ar livre mas dentro de propriedade...
abráços
Américo Pereira
Américo

Mensagempor joaquim » terça abr 24, 2012 6:24 pm

Companheiro Américo:
Deixe o material apanhar ar e chuva...As ACs estão preparadas para isso e muito mais...Agora, se tem parque privativo e puder fazer um telheiro, ai sim, aconselho embora, haja sempre o problema do painel solar mas, como fica perto de casa pode ligar a 220V para ir carregando a bateria, se fôr esse caso...Boas voltas!
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Américo » quarta abr 25, 2012 10:33 am

joaquim Escreveu:Companheiro Américo:
Deixe o material apanhar ar e chuva...As ACs estão preparadas para isso e muito mais...Agora, se tem parque privativo e puder fazer um telheiro, ai sim, aconselho embora, haja sempre o problema do painel solar mas, como fica perto de casa pode ligar a 220V para ir carregando a bateria, se fôr esse caso...Boas voltas!
cumptos!

Boas companheiro Joaquim;

obrigado pela sua opinião

cumprimentos.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor chicojo » sábado abr 28, 2012 4:14 pm

companheiros boas tardes
ao assunto de cobrir as casinhas com encerados, e mesmo com corberturas apropriadas não aconselho,porque o interior necessita de respirar, que em caso
normal se faz pelas aberturas estudadas para esse fim,mesmo com janelas e portas fechadas o ar circulano interior das autocaravanas
se houver a possibilidade de fazer un abrigo, alpendre, telheiro,para que o painel solar seja util é preciso que receba os raios solares ,que pode ser resolvido
colocando na cobertura do telhado,telhas transparentes ,mas os paineis so carregam a bateria de célula ,a melhor solução,é ligar aos 220 _24 horas por semana ,e o que foi dito pelos colegas, està certo o sol é mais nocivo para a casinha que a chuva ,se não houver infiltrações,
pois eu é a quarta casinha que tive a sorte de pussuir, pois pratico o auto caravanismo depois de1985 e somente a ultima é que dorme debaicho de tellha
e felizmente nunca tive qualquer problema ,mas é verdade que eu tomo as minhas precauções ,todos os 15 dias faço rodar pelo menos uns 50 a100 klm
assim como fazer foncionar os equipamentos ,aquecedor ,bomba da sanita frigo,etc e aqui a cada saida, durante o inverno é necessàrio de tudo vazar,para que não venha a gelar,para que tudo fique vazio ,sopramos com un compressor,nas torneiras e tubes da àgua para que a àgua não fique nos sifões,pourque ao gelar quebra, torneiras tubes boilier ao aumentar de velume
espero que com os meus erros e pontapés na gramàtica consiga ser util sempre desponivel e ao vosso serviço amicalmente_____chicojo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor Américo » sexta mai 11, 2012 4:59 pm

Obrigado a todos pelas sugestôes...

bom fim de semana para todos,se possivel rolante nas vossas casinhas,hehehe

abráços rolantes para todos
Américo Pereira
Américo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado: