gordura no boiler

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

gordura no boiler

Mensagempor Daniel » quarta jan 25, 2012 9:02 pm

Comprei a minha autocaravana a um ano, logo reparei que quando abria a água quente cheirava mal e trazia gordura. já tou farto de deitar água deixando a correr mas não consigo tirar o cheiro, não sei se o antigo propriatario se enganou e deitou alguma coisa para o deposito das águas limpas? Não sei, o que é certo é que já não sei o que fazer! Por isso mais uma vez, me venho socorrer dos vossos conhecimentos e boa vontade.
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Re: gordura no boiler

Mensagempor spinto » quarta jan 25, 2012 9:52 pm

tente encher o deposito com agua e sal até meio e vá dando uma voltas para espalhar e depois descarregue e deixe os depositos abertos para correr ar. pode ser que resulte.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor VítorEsteves » quarta jan 25, 2012 10:07 pm

Caro Daniel,
Na minha opinião, siga o conselho do Spinto.
Ou então, faça como eu. Todos os anos encho os depósitos da minha Duquesa a 1/4 da capacidade com água e junto 2 litros de vinagre. Depois faço uns kilómetros por estradas com algumas curvas. No final, abro as torneiras (quente e fria) para fazer circular a mistura pelas tubagens (boiler incluido).
O calcário e eventuais gorduras vão-se.

Um abraço,
VítorEsteves
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor Daniel » quinta jan 26, 2012 12:33 pm

Pois isso ainda não fiz. Mas já lá despejei 5 litros lexivia misturado com água, e nada.....
Daniel

Mensagempor fluis » quinta jan 26, 2012 12:52 pm

Boa tarde,

Os conselhos aqui sugeridos pelo spinto e VítorEsteves parecem-me excelentes dicas que deve tentar.

Pessoalmente 1 vez por ano tenho uns procedimentos algo semelhantes ao que o Vitor aconselha
Queria só acrescentar alguns pormenores adicionais que eu costumo fazer.
  • Antes de colocar o vinagre, abro a válvula de descarga do boiler (o botão vermelho junto ao mesmo
  • Com a válvula aberta abro uma ou mais torneiras de água quente para provocar a maior saída possível da água que está no boiller.
  • Desligo a bomba de água.
  • Coloco o vinagre no deposito.
  • Fecho a válvula do boiler.
  • Abro a torneira de água quente para fazer sair o ar, e provocar a entrada da mistura água/vinagre no boiler. Quando parar de sair ar na torneira, e começar a notar a água com cheiro a vinagre, fecho a mesma.
  • Ligo o boiller à temperatura máxima.
  • Abro todas as torneira de água fria, até sentir o cheiro a vinagre a sair das mesmas, ficando assim todo o circuito com esta água com vinagre.
  • Deixo ficar assim pelo menos 1 hora.
  • Depois dessa hora temos de retirar o vinagre que está no deposito, faço do seguinte modo:
    • Abro a válvula de descarga do deposito das águas limpas.
    • Ligo a bomba de água
    • Abro a válvula do boiler e abro a torneira de água quente para fazer sair a maior parte da água que está no boiler.
    • Desligo a bomba de água.
    • Lavo o depósito das águas limpas (vai verificar que existe sempre algumas areias no fundo), colocando água e fazendo-a depois sair pela válvula de descarga deste depósito, até considerar que este está limpo e já não sinto o cheiro a vinagre.
    • Encho o depósito com água limpa.
    • Fecho a válvula do boiler.
    • Ligo a Bomba de água.
    • Ligo as torneira de água quente, primeiro vai sair ar, deixo a água correr até que a mesma sai sem o cheiro a vinagre. Fecho as torneiras.
    • Abro as torneiras de água fria, novamente deixo a água a correr até que saia sem cheiro a vinagre fecho as torneiras.
  • Para acabar o tratamento coloco a medida certa de micropur (http://www.katadyn.com/en/katadyn-products/products/katadynshopconnect/katadyn-micropur-micropur-classic/micropur-classic-mc-1000f/), colocando a seguir mais água de forma a tornar a encher novamente o deposito.
  • Após isso o depósito fica limpo para mais um ano de utilização.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 26, 2012 1:27 pm

Boa tarde Daniel,

Aquilo que se pode ter passado, e baseado naquilo que relata, a causa pode estar num abastecimento por engano de combustivel (Diesel) no depósito de água e por isso o depósito de águas limpas estar contaminado...as tubagens...o boiler manter ainda niveis de gordura própria do diesel, embora o cheiro caracteristico de combustivel ter desaparecido, mas ao aquecer no boiler potenciar o odor desagradável que sente.
Pode fazer todas as operações que aconselharam anteriormente mas sinceramente duvido que possam surtir efeito, ainda por cima o plástico do depósito de águas limpas tem tendência para absorver odores, dificilmente se vai livrar disso sem a substitutição do depósito...eventualmente das tubagens...do boiler desmontá-lo e fazer uma limpeza profunda para tirar todos os residuos de gordura...
Estou-me a basear em factos ocorridos com um amigo meu que alugou uma vez uma autocaravana e se queixou exactamente dos mesmos sintomas e depois de muitas voltas só podia ser essa a razão..

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor fluis » quinta jan 26, 2012 2:11 pm

Boa tarde,

Nem me tinha ocorrido que uma das causas possíveis para o problema, pudesse ser o descrita pelo companheiro A748-2. Se for esse o problema, não há nem sal nem vinagre que lhe possa valer.

Deixo aqui um conselho, para não acontecer o colocar gasóleo no deposito de águas limpas. Nas bombas que não sejam self-service (nomeadamente em Espanha), nunca dêem a chave para a mão do funcionário e abram vocês mesmo o tampão do deposito de combustível, é que assim não há confusão possível.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor siroco » quinta jan 26, 2012 4:12 pm

É uma muito provável causa, o gásoleo entranha-se no plástico e muito pior que os cheiro é que é altamente cancerigeno, não há lavagem que valha, a única solução é substituição total do reservatório e das tubagens até à torneira. Aconteceu a um companheiro de outro forum, fizeram-lhe esse serviço numa bomba de gasolina e foi o cabo dos trabalhos para conseguir que lhe pagassem a substituição integral do circuito.

Também é de evitar colocar a chave do tampão das águas no mesmo porta-chaves da chave da viatura, já evita alguns erros.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 26, 2012 7:50 pm

Boa noite,

siroco Escreveu:Também é de evitar colocar a chave do tampão das águas no mesmo porta-chaves da chave da viatura, já evita alguns erros

É dos erros mais comuns que eu vêjo os autocaravanistas cometerem...é que ao perderem ambas as chaves perdem completamente o acesso a uma das partes da autocaravana, cabine ou célula embora para este problema também haja solução.
E óbviamente ainda aquele a que o Siroco se refere que por vezes resulta exactamente no combustivel dentro do depósito de água limpa, por desconhecimento de quem está a abastecer

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor C.Neves » quinta jan 26, 2012 10:19 pm

Sem duvida também aposto, Gasóleo no deposito das águas limpas.

Um companheiro e amigo teve esse azar à uns anos atrás quando emprestou a autocaravana e o seu primo atestou o deposito com 80 lts e o ponteiro não mexeu..... E recordo-me que foram muitas lavagens, algumas com um produto que não recordo do nome(desengordurante industrial). Por sorte ninguém abriu as torneiras especialmente a água quente. Mesmo assim intragável.

Lamento mas não vai ser nada fácil e cuidado com determinados produtos que possam ser corrosivos para o boiler e a bomba de água.
Nós optamos por lavar o deposito manualmente com uma esponja retirando do lugar, utilizamos o desengordurante e depois vários domésticos para finalizar e tentar esterilizar o mesmo. Vou tentar descobrir o nome desse desengordurante que nos ajudou e muito.

Experimente a passar a mão no interior do depósito para verificar se tem essa gordura e cheiro característico.

Hoje em dia utilizo bastante um purificador de água que se chama AquaStar. Vende-se em qualquer loja de acessórios, recomendo quando abastecemos de água em determinados sítios e utilizamos essa água na confeção dos alimentos.

Boa sorte e cumprimentos a todos,

Carlos
C.Neves

Registado: sábado dez 03, 2011 12:40 pm

Mensagempor THOR » sábado jan 28, 2012 11:41 pm

A748-2 Escreveu:Boa noite,

siroco Escreveu:Também é de evitar colocar a chave do tampão das águas no mesmo porta-chaves da chave da viatura, já evita alguns erros

É dos erros mais comuns que eu vêjo os autocaravanistas cometerem...é que ao perderem ambas as chaves perdem completamente o acesso a uma das partes da autocaravana, cabine ou célula embora para este problema também haja solução.
E óbviamente ainda aquele a que o Siroco se refere que por vezes resulta exactamente no combustivel dentro do depósito de água limpa, por desconhecimento de quem está a abastecer

Um abraço,

Bem, no meu caso uma chave dá para tudo e andar com dois porta chaves com duas chaves iguais parece-me :mrgreen: estupido :mrgreen: e,como é uma integral os tampões são exactamente iguais, um de um lado e outro do outro (cuidado redobrado).

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor Luis Almeida » domingo jan 29, 2012 9:40 am

Fernando, o meu procedimento para manutenção do depósito de águas limpas é muito semelhante ao teu. Basicamente a diferença é que deixo cerca de 24h o vinagre no boiler e tubagens.

No entanto, fiquei com uma dúvida no que escreveste:
fluis Escreveu:Depois dessa hora temos de retirar o vinagre que está no deposito, faço do seguinte modo:Abro a válvula de descarga do deposito das águas limpas.Ligo a bomba de águaAbro a válvula do boiler e abro a torneira de água quente para fazer sair a maior parte da água que está no boiler.

Ao esvaziares o depósito de águas limpas e, com a bomba ligada, ao abrires a válvula do boiler e torneira de água quente não desferras a bomba de água (o depósito de águas limpas ficou entretanto vazio)?
É que já tive o azar de deixar desferrar a bomba de água e não foi fácil solucionar. :?

Relativamente ao problema inicialmente reportado pelo companheiro Daniel, partilho a opinião do Luis A748-2: já vi esse filme anteriormente com um companheiro holandês.

Uma sugestão para o Thor e companheiros com chaves únicas: colocar um pequeno autocolante junto da entrada do depósito de água e outro na entrada do depósito de combustível (este normalmente já existe).

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor fluis » domingo jan 29, 2012 11:17 pm

Boa noite,

Olá Luís. No meu caso isso nunca aconteceu, apesar de ficar com ar nas tubagens, ao fim de alguns segundos com a torneira aberta todo o ar existente é expulso, passa a sair água regularmente. Agora eu posso nunca ter tido dificuldade porque o tubo de descarga do meu depósito das águas limpas está posicionado lateralmente e nunca fica completamente vazio, utilizando eu o meu aspirador de água (rainbow) para retirar o restante. Provavelmente para quem tiver um sistema em que a válvula retira a água por completo é aconselhável fazer como recomendas.

Tu deixas 24 horas? E deixas o boiler ligado essas 24 horas?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor Luis Almeida » segunda jan 30, 2012 6:43 pm

Achas? :lol: Nop.
Como escrevi anteriormente, encho o boiler e as tubagens praticamente apenas com vinagre.
Depois ligo o boiler na temperatura máxima, abro as torneiras até sair o vinagre quente. Volto a fechar, deixo o boiler voltar a aquecer e desligo-o.
Por uma questão meramente de ordem pratica, só no dia seguinte é que costumo trato da limpeza de todo o sistema.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Daniel » terça jan 31, 2012 11:01 am

Depois de muitas lavagens e lixivia, também aqueci o boiler quase no máximo, parece que já comeca a desaparecer o cheiro e a gordura. E aquilo não devia ser gasoleo, dava mais a sensação que era parecido com algo tipo aquele spray para tirar ferrugem (bala) não sei! De qualquer modo obigado pela vossa ajuda que aqui manifestaram.
Daniel

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes