Correntes para a Neve. Quais usar?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor andy.manteigas » quarta jan 18, 2012 1:33 pm

Boas pessoal.

Preciso da vossa mãozinha!

Não sei se estarei a colocar esta dúvida no sitío certo mas pareceu-me o mais adequado.

Eu vou fazer uma viagem a Torino e terei que atravessar os Pirinéus e os Alpes... Como não sei como é que irão estar as estradas, pensei em comprar umas correntes para a neve.

Gostaría então de saber qual o tipo e marca de correntes que aconselham!

Eu estava a pensar em correntes textéis pois não danificam tanto os pneus e são mais fáceis de colocar mas também sei que se desgastam mais rapidamente...

Já alguém teve que utilizar correntes?

Fico então à espera das vossas respostas!

Obrigada :P

Cumprimentos
Editado pela última vez por andy.manteigas em quinta jan 19, 2012 4:21 pm, num total de 1 vez.
"I know I was born and I know that I'll die, The in between is mine, I am mine"
Avatar do Utilizador
andy.manteigas
 
Mensagens: 26
Registado: terça nov 29, 2011 4:33 pm
Localização: Lx

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 18, 2012 2:55 pm

Boa tarde Andy,

Duvido da eficácia das correntes de téxtil no caso das autocaravanas. Sem indicar uma marca especifica aconselho-o a procurar as correntes para a autocaravana na secção dos 4x4 porque lá é mais fácil encontrar as medidas para os pneus que usamos. Se tem prática de montagem de correntes...óptimo!!! Caso contrário aconselho-o a "treinar" :twisted: antes de ir, pelo menos adquire-se uma prática que depois até pode dar jeito...com um frio de rachar e a levar com neve em cima!!! 8)
Se a sua autocaravana é de tracção á frente felizes da vida...se é tracção a trás...prepare-se para um petisco!!! :mrgreen:

Conselho de amigo...se tem filhos altos e espadaúdos...faça uma acção de formação rápida para ajudarem na altura na montagem das correntes...no meu caso se não tivesse sido a ajuda preciosa da minha filha :oops: :oops: ...além disso, se os filhos são bons para comer também são bons para trabalhar!!! :twisted: :twisted:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor cookie » quarta jan 18, 2012 3:06 pm

frequentando a "neve" de forma assídua desde 2000 tenho alguma experiência com correntes mas sempre no carro "do dia a dia". as correntes texteis só podem ser usadas se houver neve na estrada. por exemplo, ao entrar num tunel, que não vai ter neve nesse troço da estrada, deve retirar as correntes têxteis sob pena de as danificar e inutilizar. o respeito pela velocidade máxima aconselhada pelo fabricante das correntes tb deve ser respeitado sob pena de as mesmas congelarem e não conseguirem desempenhar o seu papel. acredite porque já passei por essas situações.

as corrente metálicas são mais desconfortáveis pois vai andar aos solavancos mas não corre os perigos acima descritos. o unico perigo é a corrente partir mas só com muito azar e caso aconteça, uma vez que vai para uma zona de montanha, facilmente encontrará outras...

como diz o companheiro A748-2, para os nossos pneus só mesmo de 4x4. são caras e normalmente tem que encomendar. deve treinar muito em casa, de preferência usando luvas pois se tiver que as colocar vai fazê-lo com temperaturas negativas certo?... e as luvas diminuem a destreza manual...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor bushman » quarta jan 18, 2012 11:19 pm

Boa noite,

Confirmo os conselhos já deixados, mas aviso que as correntes metalicas tambem têm que ser desmontadas quando não á neve. É devido principalmente a isto que elas partem, falo com experiençia propria tambem só de carro.
Atravessei o tunel de grandvalira com correntes, pois fui preguiçoso e quando saí do tunel tinha uma partida.
Treino na montagem é ´´meio caminho andado´´ :lol: e ajuda ainda melhor.
Com o treino basta 50´´ cada pessoa em sua roda.
Vou correr os pirineus a 5 de fevereiro, montei 4 pneus ´´4 estações´´ M+S com simbolo de neve, mas tambem levo 2 pares de correntes metalicas, vamos ver como vai ser...

Caro A-748-2

Sei que as correntes são montadas nas motrizes, mas devido á altura da Ac e peso reduzido na traseira é aconselhavel montar tambem nas rodas traseiras? Embora com pneus pro inverno, estou bastante apreensivo a percorrer estradas inclinadas com neve (Cookie- tipo carretera de cerler :oops: ).
Seria possivel indicar-me se a Ac se comporta normalmente?
Obrigado.

Vi um video no acpasion com essas telas e falavam muito bem, vou tentar encontrar novamente e coloco aqui o link.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor cookie » quarta jan 18, 2012 11:29 pm

de todas as vezes que fomos para a neve com a ac nunca precisámos de colocar as correntes. quando a estrada estava manhosa optámos sempre por não a fazer e só nos aconteceu uma vez na cortada para pajares/brañilin da estrada nacional leon-oviedo. era 01h da manhã e a estrada tinha bastante neve. com a inclinação que tem, mesmo que montássemos as correntes achámos que não conseguiríamos subir por isso descemos até villamanin e dormimos lá.

companheiro atravessar esse tunel com correntes é dose!o túne é demasiado longo! mas se atravessar os tuneis da estrada nacional leon-oviedo é impensável tirar as correntes metálicas, mas as têxteis tem mesmo que as tirar senão rasgam.

companheiro bushman, se não sair das estradas principais, julgo que não terá qualquer problema com as estradas.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor bushman » quarta jan 18, 2012 11:55 pm

Continuando :D

Como sabes, já fui a cerler, mas desta vez, vou de andorra para baqueira pelas montanhas e talvez ir a tavascan :shock:
e depois ir então para cerler, as condiçoes daqui a 10 dias já promete, neve permanente a cair :D

As easy-grip? encontrei o video, é necessário usar nas 4 rodas

http://www.dailymotion.com/video/x7x0ur ... ng-ca_auto

Um colega espanhol fez 100km com elas em autoestrada e ficou muito satisfeito. Tambem não prejudicam tanto a Ac.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor cookie » quinta jan 19, 2012 10:32 am

nós em cerler não precisámos de correntes. mas, este ano a estação disponibilizou o parque de estacionamento mais baixo apenas para as ac´s e a rampa de acesso, com gelo não deve ser nada fácil... talvez tenhas necessidade de as usar.

nas estradas, usando as principais, dificilmente sentirás essa necessidade... a não ser que caia mesmo muita neve e os limpa-neves e o sal não consigam derretê-la. também já me aconteceu mas de carro e ter que parar e dormir num hostal porque já não dava para continuar a conduzir, mesmo com correntes, com vários limpa-neves e sal... foi um temporal e peras...

os easygrip são outro tipo de corrente têxtil e... tambem existem para os sapatos!
Imagem
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 19, 2012 11:52 am

Bom dia Bushman,

Em teoria as rodas motrizes serão as indicadas para se montar as correntes por razões óbvias. Concerteza que se se montar nas rodas traseiras só vem aumentar a segurança e o poder corrigir a direcção do veiculo. A única desvantagen que vêjo é a montagem e a desmontagem de 4 em vez de 2 correntes caso sêja necessário, ainda por cima debaixo de condições adversas. Imagine no meu caso... :roll: :shock: 6 correntes para montar...óbviamente eu também não sou exemplo para ninguém!!! :oops:

Aprofundando o tema...

As correntes de téxtil têm a grande vantagem por várias razões...são fáceis de montar e desmontar...no caso de encontrar troços de estrada sem neve e não querendo parar para as retirar não causam tantos danos á estrutura do veiculo, após a montagem não precisa de fazer um ajuste 1 Km á frente, se se romperem não corre o risco de lhe danificarem as embaladeiras, além do peso e desconforto por não serem de metal e para aquelas pessoas que se esquecem de levar luvas tornam-se mais fáceis de manusear ao contrário das de metal que o contacto das mãos com o ferro frio até dói!!! :roll:

As correntes metálicas são mais fiáveis em termos de tracção, aquele anúncio que colocou aqui é muito "bondoso" porque se reparar a autocaravana desloca-se numa superficie plana o que facilita a deslocação e nem sequer sabemos se ela vai carregada com água e com todas as tralhas que nós costumamos levar... por isso continuo a duvidar da eficácia total das correntes de téxtil...num plano inclinado duvido que o desempenho fôsse o mesmo.Até porque uma das grandes vantagens das correntes metálicas é que partem o gelo que é aquilo que por vezes impede a nossa progressão em virtude de termos desbastado a neve e por baixo dessa camada estar uma placa de gelo...o peso da autocaravana e a corrente metálica fazem com que o gelo se parta e toca andar...com a textil duvido que se obtenha esse resultado... :wink:

As grandes desvantagens das correntes metálicas...é que se encontrar troços de estrada limpos e ao manter as correntes metálicas colocadas elas vão provocar vibrações ao nivel de direcção (danifica a caixa de direcção) os casquilhos de suspensão vão sofrer com essas vibrações a condução torna-se desconfortável e implica conduzir a uma velocidade muito reduzida e claro que os pneus também vão sofrer com os apertos...se se partirem é garantido que vão provocar danos nas embaladeiras...se estiverem montadas nas rodas de trás é garantido que poderão afectar a célula da AC...implica também que após a montagem teremos de parar um Km à frente para fazer um ajustamento das correntes...

Apesar de tudo continuo a preferir as correntes metálicas apesar do "pincel" :mrgreen: que é, pôe correntes...tira correntes... :roll:

Espero tê-lo esclarecido.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor andy.manteigas » quinta jan 19, 2012 4:20 pm

Boas.

Desde já, obrigado a todos pelas respostas! :D

Quanto às correntes ainda estou um pouco indecisa...

Eu vou ver todas as opções e depois aviso qual a marca e tipo de correntes que escolhi!

Obrigado a todos

Cumprimentos
"I know I was born and I know that I'll die, The in between is mine, I am mine"
Avatar do Utilizador
andy.manteigas
 
Mensagens: 26
Registado: terça nov 29, 2011 4:33 pm
Localização: Lx

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor bushman » quinta jan 19, 2012 6:43 pm

Boas,
Eu pessoalmente tambem prefiro as metalicas, sempre as usei, nos carros.
Nunca ajustei as correntes, pois elas ficam justas na montagem.
As telas penso que sejam muito frageis para as Ac.
Apresentei as easy-grip, pois parecem e falam muito bem delas. São mais caras e no meu caso não existe no tamanho que eu pretendo.
Realmente não devem ser muito eficazes em situações complicadas. Mas a circular em estrada devem ser boas e confortaveis em comparação ás metalicas.

Claro, o que falamos é no estrangeiro, pois aqui não se circula em estradas com neve :roll:


Cookie, já li essa situação de cerler, ficamos todos com a mesma desconfiança, vamos ver...
Mas, se nevar ou já esteja acumulada, não vou entrar para esse parque, porque garantidamente é dificil sair de lá.

Boas nevadas.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor andy.manteigas » quarta jan 25, 2012 10:15 am

Boas pessoal!

Acabei por ir este fim-de-semana à Norauto e comprei as correntes Norauto Premium!

É um mix de corrente metálica com corrente têxtil.

Imagem

Pareceu-me a melhor opção tendo em conta que não temos qualquer experiência na colocação de correntes!

Já utilizaram este sistema? O que me dizem?

saudações!
"I know I was born and I know that I'll die, The in between is mine, I am mine"
Avatar do Utilizador
andy.manteigas
 
Mensagens: 26
Registado: terça nov 29, 2011 4:33 pm
Localização: Lx

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor cookie » quarta jan 25, 2012 11:37 am

pessoalmente não conheço o sistema.

estive a ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=2_RbMQgkZZM mas a corrente, o que dá tracçao ao carro, é metálica.

o que deve facilitar a colocaçao é o facto de ter aquele painel textil para centrar a corrente pois nas tradicionais as corrente ficam assim um bocado ao pendurão e depois ainda há a parte do ajuste ao pneu, devendo andar-se um nadinha com a corrente totalmente colocada para depois se proceder ao ajuste final.

para a nossa ac não há medida... nós tivémos mesmo que comprar correntes de 4x4.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Correntes para a Neve. Quais usar?

Mensagempor andy.manteigas » quarta jan 25, 2012 1:14 pm

Boas!

A nossa é uma VW LT 28 de 82 então foi fáçil arranjar para a nossa medida.

Eu andei com as correntes metálicas na mão, são mais baratas e tudo mas a colocação não me parece de todo fáçil, principalmente se as tivermos que colocar em pleno nevão... eheheh

Bem, se eu tiver que as utilizar, dou o feedback de como elas se comportaram!

Suadações
"I know I was born and I know that I'll die, The in between is mine, I am mine"
Avatar do Utilizador
andy.manteigas
 
Mensagens: 26
Registado: terça nov 29, 2011 4:33 pm
Localização: Lx


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes