BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor josegon_calves » quarta dez 28, 2011 8:30 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

Deste tópico, destacam-se três/quatro post's que evidenciam o "bem me quer" que às Autarquias deve ser louvado e enaltecido.

Também não deve ser deixado de lado o simples facto de um Clube de Campismo e Caravanismo, por sinal o de maior representatividade a nivel Nacional, apoiar esta iniciativa, à semelhança de muitas outra que ao longo da sua longa existência tem proporcionado aos Autocaravanistas, aos de uso a 100% ou até aos que a usam apenas a 95%!

De louvar também a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, única representante Legalmente instituida, que se envolveu na iniciativa em prol do Autocaravanismo.

De louvar o Clube Português de Autocaravanas que não precisou por-se em bicos dos pés para que a iniciativa venha a ter o êxito que se espera.

De louvar ainda a Autarquia de Ponte de Lima, e todas as que tenham igual postura, de punir e perseguir quem na Via Pública ouse praticar actos de Campismo, mas mesmo assim, apoia o Autocaravanismo ao ponto de ter oportunamente criado alternativas credíveis e viáveis para o estacionamento de viaturas do tipo e dimensão de uma normal autocaravana.

Infelizmente, há e haverá sempre quem queira usufruir a sua autocaravana para além do razoável, talvez querendo tirar partido dos tais 100% dos direitos que mais ninguém tem na via pública sem respeitar os restantes!

No fundo, há autocaravanistas e proprietários de autocaravanas que chocam quantos aos interesses e quanto aos objectivos!

Venham as coimas correspondentes a Actos de Campismo e teremos certamente definidos e balizados o direitos e deveres bem como as respectivas punições e sanções!

Quem não sabe ou não quer respeitar os outros, só mesmo com limitação de "liberdades", que eu chamo de libertinagem!

Que a iniciativa seja um ponto de mudança, mesmo naquelas Autarquias que se têm recorrido com as armas que lhes estão disponíveis, o Código da Estrada, puro e simples, e que estas continuem implacáveis para com quem não respeita, só assim o Autocaravanismo poderá sair enaltecido e reconhecido como uma mais valia para a Sociedade!

Parabéns a todos os envolvidos neste iniciativa e em todas que que dignifiquem o Autocaravanismo.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor seco » quarta dez 28, 2011 10:00 pm

Caro Amigo Zé Jorge
Sou efectivamente o Seco dos Santos, um dos fundadores do MIDAP.
Não me move nenhuma animosidade em relação aos esforçados impulsionadores do evento pois sei bem as diligencias que são necessárias para motivar um autarca a receber um evento autocaravanista. Portanto so tenho é que dizer bravo a todos quantos estão envolvidos na organização. E agradecer mais um passo para o reconhecimento do autocaravanismo.
Agora a minha atitude em relação a Ponte de Lima não muda! Como aliás não muda em relação a todas as que o Zé Jorge enumerou e que estão simplesmente proscritas. Mas tambem lhe devo dizer que estão proscritos todos os locais onde apesar de não haver proibições, os autocaravanistas ocupam, quanto a mim abusadoramente, vastos espaços de estacionamento durante dias e dias, mesmo que não façam autocampismo. Ando mais um ou dois Km e fico sozinho ou em melhor companhia.
Quanto a ser ou não mum parque de campismo apenas o referi por aqui o ter sido anteriormente referido e devo dizer-lhe que não vejo inconveniente. Mas gostaria mais de ver criada uma área ade serviço e no entanto apenas é mencionado (até agora) a instalação num espaço condigno. E depois do evento para onde se vai?
Relembro que na última Feira tambem criaram um espaço para caravanas e autocaravanas que, luxo dos luxos, tinha casa de banho e duches...
Zé Jorge este poderá ser (será) um caminho de sensibilização pois virá muita gente que vai animar o comércio local mas, para mim, a solução bem desenhada e mais lógica que até agora encontrei, é a da sua querida Abrantes. Este é o modelo que eu gostaria de ver repetido.
Finalmente, e sendo coerente com as minhas convicções, mas Ponte de Lima e outras tantas "finito". O interior tem muito para desenvolver e apoiar e se reparar as novas áreas aparecem fundamentalmente no interior!
Quero que fique claro que em termos pessoais, e estou certo que tambem o MIDAP, me regozijo pelo evento mas a mágoa e a incerteza do "depois da festa" mantem-se.

Uma abraço

Seco
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

A pressa é inimiga da lucidez, até para quem apenas treslê

Mensagempor Mcas » quinta dez 29, 2011 12:35 am

Vivam!
Ponhamos as coisas assim: chego a Ponte de Lima (PL) e deparo-me com uma proibição de estacionamento. Ia para o famoso arroz de sangue, coisa de duas horas e continuar caminho. Segui, aborrecido, sem ter comido a arrozada. Perdeu o restaurante, mas isso é insignificante... Mais tarde, aqui no forum, leio alguns desabafos de companheiros que tal como eu se sentiram indesejados em PL. De repente, recebo uma informação que me aponta para a realização de um evento de caça e pesca (de que sou aficionado, da pesca) e que inclui a realização do I Encontro Internacional de Autocaravanas. A informação vinha acompanhada de uma ligação a uma apresentação no Youtube onde na 2º página estavam as coordenadas do camping local, à qual se seguiam outras com alguns "spots" turísticos e eventos já realizados. Na penúltima página está a planta do camping local e informação complementar. Sendo o título da apresentação "I Encontro Internacional de Autocaravanistas de Ponte de Lima", deduzo que os participantes/visitantes seriam encaminhados para o parque de campismo. Não havia qualquer menção a programa, o que não estranhei dado os meses que faltam para a sua realização. Portanto, desconheço o programa...
Noutro texto afirmei que não tinha nada contra ser a concentração no camping, só iria quem quisesse. Liberdade de escolha, portanto. Mais tarde um companheiro informa que afinal iria ser criado um espaço "nobre" para as ACs e outro esclarece que a mudança de atitude da edilidade de PL se deve ao esforço de "dirigentes do Movimento Autocaravanista". O que disse foi " Portanto, se a edilidade de Ponte de Lima mudou de ideias, eu, como AC, só posso sentir-me satisfeito. E se foi por intervenção de "dirigentes do Movimento Autocaravanisa" tanto melhor, pois significa que fazem alguma coisa. No entanto e com algum fundamento nas atitudes da autarquia no passado (não sei como é nem como está no presente), tamanha mudança fez-me ficar algo perplexo, como já escrevi. Grande mudança!"
E não há aqui qualquer ironia ou sarcasmo...apenas perplexidade. Outras coisas viram outros companheiros: "desconfiança", sectarismos, especulações (enfim, fantasmas) e até um "erro" no facto de o companheiro ECosta ter mencionado quem a iniciativa. Porquê ? Era uma missão secreta? Não era agora o momento de tal revelação? Estragou a surpresa? Deixe lá, companheiro ECosta, afastando desde já alguns fantasmas, afirmo que lhe estou reconhecido pelo de facto de o seu esforço ter dado frutos e espero que as iniciativas que vier a realizar no futuro tenham o maior sucesso para o AC português. Sinceramente.

A outros comentários direi apenas que a pressa é inimiga da lucidez, sobretudo para quem apenas treslê...
Quanto a mim, sexta feira, vou até Ponte de Lima comer a tal arrozada em falta... e ver como é.

Bom Ano
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor José Queirós » quinta dez 29, 2011 8:43 pm

Boa noite.

1 - Já todos percebemos que o Sr. José Gonçalves não gosta de autocaravanistas. Não precisa de explicar mais...

2 - Oxalá este evento signifique uma mudança de atitude da C.M. de Ponte de Lima relativamente à forma como este Municipio (não) tem recebido os autocaravanistas. Talvez possa ter a ver com a mudança do Presidente da Câmara ou talvez seja por causa da UNICEF, como dizia o José Mourinho...
Talvez se deva dar o beneficio da dúvida embora tal como na Manta Rota estejámos na época baixa... em todo caso será de ir-se passando por lá para ver como estão as coisas e averiguar se merecem que lá se coma um arrozito de sarrabulho... ou se vamos continuar a comer uns queijitos limianos de Vale de Cambra, para castigo...

3 - Entretanto desejo a todos um ano de 2012 tão positivo quanto possível e com grandes autoviagens!

José António Queirós
José Queirós

Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Mensagempor ASantos » quinta dez 29, 2011 10:29 pm

Boa noite,

Quanto ao evento anunciado, faço votos que seja um sucesso e agradeço a quem contribuiu para que se tornasse uma realidade!

Mesmo não sendo em Ponte de Lima, não esqueci alguns episódios que presenciei quanto a desrespeito pelas regras mais básicas de conduta quanto a saúde pública por parte de autocaravanistas. Não é difícil acreditar que na origem da decisão da C.M. Ponte de Lima em proibir as autocaravanas esteve algo deste calibre.

Fico na expectativa de que este evento seja um virar de página na relação da autarquia com as autocaravanas e simultaneamente dos autocaravanistas no respeito das mais elementares regras de conduta e de respeito pelo próximo. Todos ficariam a ganhar.

Também eu fiquei apreensivo quando vi quais as instituições promotoras deste evento. Tenho assistido, por parte de algumas dessas entidades, ao assumir de diversas posições com as quais não me identifico. No entanto, fica o benefício da dúvida até que se cumpra a máxima “ver para crer”!

Cps
Asantos
ASantos

Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta dez 30, 2011 7:43 am

José Queirós Escreveu:Boa noite.

1 - Já todos percebemos que o Sr. José Gonçalves não gosta de autocaravanistas. Não precisa de explicar mais...

.........................
José António Queirós

Bom dia Sr. José Queirós,

Está redondamente enganado quanto à visão e à animosidade que nutro pelos "autocaravanistas".

Como já o disse, como sempre o tenho dito, como sempre o direi, defenderei toda e qualquer entidade que puna severamente e implacávelmente todo aquele que teime em praticar Actos de Campismo na Via Pública, seja no Inverno, ou no Verão, seja em autocaravana ou em qualquer outro tipo de viatura.

Abomino em absoluto todo aquele que, com recurso a uma viatura do tipo autocaravana, teima em sobrepor-se aos restantes apenas por ser proprietário de uma viatura diferente, mas que, à Luz da Lei, mais não é que uma Viatura Ligeira de Passageiros que deve respeitar o Código da Estrada como outra qualquer viatura do mesmo tipo e gabarito.

Abomino em absoluto, todo aquele que por teimosia e vaidade, teima em fazer da Via Pública o seu quintal privativo!

Abomino em absoluto o Autocampismo, seja ele fixo ou itinerante, seja ele a 100% ou apenas a 10%!!!!!!

Quanto ao Autocaravanismo Itinerante, este há-de sobreviver quando os autocampistas forem erradicados da Via Pública, quando as Entidades Administrativas e Policiais começarem a separar o trigo do joio!

Até lá, denunciarei e repudiarei sempre quem teima em defender o Autocampismo Itinerante ou Fixo!

Um bom ano de 2012.
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor ruca » sexta dez 30, 2011 10:03 am

josegon_calves Escreveu:
José Queirós Escreveu:Boa noite.

.........................
José António Queirós

Bom dia Sr. José Queirós,

Está redondamente enganado quanto à visão e à animosidade que nutro pelos "autocaravanistas".

Como já o disse, como sempre o tenho dito, como sempre o direi, defenderei toda e qualquer entidade que puna severamente e implacávelmente todo aquele que teime em praticar Actos de Campismo na Via Pública, seja no Inverno, ou no Verão, seja em autocaravana ou em qualquer outro tipo de viatura.

Bom dia companheiro, eu tambem apoio todas as entidades que punão severemente " QUEM TEIME EM PRATICAR ACTOS DE CAMPISMO NA VIA PUBLICA, QUEM NÃO RESPEITE AS REGRAS E LEI EM QUALQUER SITUAÇÃO" mas isso não significa apoiar as autoridades que actuam como se o espaço publico dos seus municipios fosse o seu quintal privado e proibem pura e simplesmente o estacionamento só por se tratrar de uma autocaravana, que é o que o amigo faz, e isso sim é ser ANTI- AUTOCARAVANISTA.
Nesses municipios quantos carros ligeiros estão estacionados em transgressão ? então porque não proibem o estacionamento a todos os carros ligeiros?
Deixemo-nos de hipocrisias, deixemos cair as máscaras e passemos a dizer o que queremos e o que sentimos de verdade, pois parece que continua a asia pela criação de FPA, e estou á vontade para o dizer pois continuo a não estar ligado a nenhum clube .
Bom ano para todos
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor edurana » sexta dez 30, 2011 3:30 pm

Boa tarde Companheiros:
E a discussão continua. Se analizarmos a opinião de cada um ela vai dar no mesmo. Todos nós queremos ser Autocaravanistas, e ser tratados como tal. O mal está nas autoridades de certas zonas do País que, contrariamente ao que andamos a solicitar, não punem severamente quem faz autocampismo na via pública, limitam-se a pôr uma placa de proibição. Assim, quase que me apetece dizer: «estou-me borrifando para cumprir as boas normas de autocaravanista, se vou comer por tabela». Claro que lutarei pela diferença, mas estou a ficar farto da recompensa, ou farta dela.
Um grande abraço para todos e um bom ano 2012
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Mensagempor ECosta » sexta dez 30, 2011 6:02 pm

Olá companheiros, boa tarde,repetindo, no inicio deste tópico pedi:

Companheiros com a vossa colaboração, vamos “dar vida” a este tópico, informando e informando-nos de todo o movimento positivo do autocaravanista e as autarquias.
Para tristeza minha a partir de determinado posts , desnecessário, despropositado e inconveniente, o “ambiente “ ficou poluído, por favor não cedam a provocações e a fundamentalismos, ignorem.
Ao poluidor peço para parar, no passado recente, já me fez muito mal como autocaravanista.
Cumprimentos Pincos
ECosta

Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes