BOICOTEMOS AS SCUT

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: BOICOTEMOS AS SCUT

Mensagempor jorge santos » sábado dez 10, 2011 4:47 pm

Boa Tarde Companheiros,
Porque não Podemos Parar

Sob o olhar atento dos Administradores e Moderadores deste Fórum, temos vindo a protestar, contra as portagens instauradas nas ex-Scut.
Os companheiros têem sido contidos e assim, esperamos todos que continuemos, apesar das nossas ganas serem de lhes chamar todos os nomes disponíveis ao cimo da terra.
Apesar de eu ter obtido permissão, sou o principal culpado ao chamar por um boicote às novas autoestradas.
Mas, os dirigentes do Portal e Fórum, talvez tenham mais a perder que nós. Há certas responsabilidades a que somos alheios ...
possívelmente importantes para êles. Até aqui pareço-vos confuso, baralhado e sem dizer nada de novo. Basta que saibamos, que êles sabem até onde podem ir e sem dúvida nos dirão quando estamos a pisar o risco. PORTANTO NÃO PODEMOS PARAR ! Ainda que a nossa argumentação esteja por vezes a caír na politica, afastando-nos da verdadeira razão base - Autocaravanismo Itinerante.

Lentamente, os orgãos controladores das auto-estradas, actuando em nome do Governo, estão a tomar conhecimento das realidades, a verem que espontaneamente os utilizadores estão a virar costas às vias rápidas pagas, e não contribuindo com as verbas que esperavam. Como receiam que um dia milhares de veículos entrem por ali fora, (coisa que advogo, com automobilistas, camionistas e autocaravanistas) e, entupam o sistema, já vieram avisar que as coimas vão ser cobradas, pelo Ministério das Finanças, faltosos irão ver os seus veículos penhorados, por falta de pagamento das multas, e consequentemente entram na base da dados da Policia e GNR, para que sejam cassados, logo que detectados.( Como quem diz, não podemos fazer nada, cobrem vocês ). Vivemos num regime democrático, segundo me diziam, para onde imigrei há uns anos !
Emigrei, porque ao tempo, precisava de licença para ter isqueiro... além de outras coisas, como perder emprêgo só porque dizia que não gostava da situação governativa. Lentamente.... Lentamente..... Lentamente ......

Alguém está a ver-nos ! Devemos a nós próprios, à nossa honestidade, continuarmos a boicotar, enquanto movimentos civicos como o dos camionistas tentam alcançar vantagens preferenciais para a classe. O lobby dos camionistas, enquanto classe trabalhadora, talvez obtenha aquilo por que lutam. Nós, como veiculo de lazer, ainda que tipo 2, não teremos qualquer chance ! A não ser que por acção deles, venhamos a ter quaisquer migalhas para a classe 2. Porém, nada nos impede que solicitemos ao ACP e aos movimentos camionistas que entrem, aqui, no Fórum, para dar uma olhadela.

Se algum dia o governo ou instituíção sua mandante, nos criticar, por não colaborantes no erguer do país, e que devido a isso falhámos as metas a que nos propusemos, lembrar que durante os anos de vacas gordas, nunca pensaram em pistas cicláveis, passeios na berma das estradas próprios para peões, sinalização apropriada, pisos minimamente aceitáveis, impostos de circulação automóvel, para serem utilizados em "situ".
Agora que as vacas estão magras, tudo lhes serve ! Vão tirar àqueles que engordaram nos governos passados e a alguns que já começam a usufruir com este.

Abraço a todos.
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor jorge santos » sábado dez 10, 2011 5:28 pm

Olá Mário -Albergaria-a-Velha,

Então como vai tudo por aí ?

Já fiz um par de vezes o caminho Aveiro até ao Porto, pela N 109. A primeira vez não foi muito mau, creio que um domingo de manhã.
Da segunda vez, eram quatro da tarde quando deixei Aveiro. Por volta das cinco, aquilo era um verdadeiro inferno de 50 Kms hora limite, semáforos em cada curva, camions de um lado e outro e pessoal a atravessar a "estradita".Devo ter chegado a Perafita para onde ia, depois de 3 ou quatro horas. O que me chateou foi o número de placas a indicar a A-1.

Eu sou um quebra cabeças para os amigos que andam comigo, nunca comprei a Via Verde, já sabem se querem ir pelo auto-estrada têm de parar mais à frente, até que eu me desenvencilhe dos portageiros, pagando por cartão ou dinheiro.

Já mais de uma vez, aproveitei apanhar a A-8 em Óbidos e saír na Tornada. Para quem não sabe, não tem de pagar portagem, por aqueles poucos quilómetros.

Como vai ser agora, depois de 8/12/2011 nas novas A-22/25, ainda não sei. Talvez, não compre o identificador !

Abraço
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo dez 11, 2011 3:17 am

Caro Jorge Santos, o amigo focou um aspecto importante. Porque razão o ministério da finanças há-de agora assumir o papel do cobrador do fraque???

Como empresário e ao abrigo do principio da igualdade consagrado na nossa constituição e na Carta Universal dos Direitos do Homem, sinto-me no direito de pegar em todas as facturas que não consegui cobrar e levá-las a uma repartição de finaças para que se encarreguem de receber aquilo que é meu por direito, se o fazem para outras empresas, exijo que o façam para mim.......

Neste país há (mas não deveria) cidadãos de 1ª e de 2ª, os primeiros comem e os segundos pagam, por este facto, aqueles que foram responsáveis pelo descalabro das nossas contas ( não falo do funcionário público que ganha 1000€, nem do dono do café, que mal ganha para pagar a segurança social, que não passou factura do café que lhes vendeu), ou seja os corruptos e corruptores responsáveis por negócios ruinosos (para o estado) de muitos milhões de euros, e que ainda por cima metem as sedes das suas empresas fora do país para nem sequer pagar os impostos devidos por tal ROUBO, estes, NUNCA irão contribuír para pagar esta pesada factura que recai sobre as costas dos demais Portugueses, mas ainda não perdi a esperança de ver este povo adormecido (por isso já não consumo água de rede pública, deve estar dopada), revoltar-se e lutar por aquilo que é seu por direito.........
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 11, 2011 10:49 am

Caro Luis Sousa:
A propósito do seu comentário, prepare-se, porque vem aí legislação que o vai obrigar a ter de pagar pela água que consome, mesmo que não seja da rede pública (furos e poços em propriedades particulares, etc.)...
Todos esses pontos de recolha de águas subterrâneas (que se considera ser de "todos nós") vão ter, mais tarde ou mais cedo, de receber um contador.
E mais, no caso dos furos, poderá até ter de ser obrigado a "ceder" água aos seus vizinhos confinantes, sendo naturalmente compensado por cada metro cúbico através de um pagamento a definir em Portaria ou Decreto-Lei. É esse o espírito da legislação em preparação, já parcialmente discutida na última legislatura.
No fundo, é a caça despudorada ao dinheiro do zé pagante!
Claro que se depois o vizinho não lhe pagar a água (mas que o companheiro terá, sempre, de pagar ao Estado...), não conte com as Finanças para lhe cobrar a dívida...
Qualquer dia as nossas ACs ficam impossibilitadas de circular devido à situação de carência económica para que estão a ser empurrados muitos autocaravanistas.
Ou pensavam que o roubo era só nas Scuts?
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo dez 11, 2011 10:59 pm

Claro que não pensei que era só nas SCUT que o roubo acontece, essa legislação referente à água já a conheço há já algum tempo, porque é que acha que anda por aí uma fúria privacionista no sector da água. Para saber onde o próximo roubo vai acontecer (não só cá como em toda a Europa) basta estar atento às "preocupações" emanadas dos relatórios finais da cimeira de DAVOS, o último referia claramente a "preocupação" pelo acesso à água, quando li esta "preocupação" fiquei logo preocupado porque sabia que a chulice vinha aí.
luis.sousa.6

Mensagempor txinho » segunda dez 12, 2011 9:51 am

Bom dia companheiros,

Tendo em conta que nós aqui pelo norte já passamos por este problema das ex-scut's em que todos diziam não pagamos, não circulamos nas ex-scuts, etc., etc.... o que é certo é que decorridos um ano, posso dizer que 80% dos veículos voltou a usar as ex-scuts (sem soluções temos que nos render ás realidades :twisted: ), claro que acabando as isenções (ou como eles chamam discriminação positiva :mrgreen: ) irá certamente ocorrer mais uma vaga de tentativa de boicote, posso estar a ser muito negativista mas não acredito que nos leve a lado nenhum :evil:, é que pelo menos por aqui não temos soluções viaveis para se fazer o trajeto da A28 já que temos umas quantas pontes nas EN que estão interditas a veiculos pesados, bem como os ligeiros demoraram muito tempo a fazer o percurso, o que faz com que pagar as portagens fica mais barato que andar nas nacionais (isto para quem faz esse trajeto todos os dias torna-se significativo mas sem solução).

Para quem anda de AC pode sempre evitar as ex-scuts, posso informar que dentro na A28 o percurso a fazer e evitar os porticos é o seguinte:

http://maps.google.pt/maps?saddr=A1%2FA ... 7&t=m&z=12

Espero ter ajudado :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Ataque á A22

Mensagempor Duarte » segunda dez 12, 2011 2:01 pm

Um portico da A22 já foi atacado a tiro e incendiado esta madrugada, era melhor que se fizesse o boicote do que agir desta forma , pois no fim quem vai pagar a reparação é sempre o Zé Contribuinte.
Vejam a noticia no seguinte link:
http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/12/12/portagens-portico-de-cobranca-atingido-por-disparos-e-estrutura-de-apoio-incendiada-na-a22

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor jorge santos » segunda dez 12, 2011 5:04 pm

Companheiro Henrique Fernandes,

Não acredito que alguém iniciando uma nova entrada no Fórum, não vá ver as respostas. Obedecendo aos velhos principios, toda a carta tem resposta, também aquele, deve ter uma palavra, nem que seja um simples obrigado, vi a sua resposta, abraço, cumprimentos etc., pelo menos uma vez a cada um.

Como diz, é pactuar com uma medida discriminatória prejudicial ao desenvolvimento do interior.
Se os nossos politicos e economistas, vão reconhecer o mal que estão a fazer, é presentemente, duvidoso, senão, advinhemos a sanha com que passam dicas aos orgãos informativos, tentando atemorizar os faltosos ao pagamento, com a força do Ministério das Finanças, como se não fosse suficiente, coimas e custos administrativos.

Se fosse politico e interpelado num qualquer país estrangeiro sobre medidas extremas, como as que tomaram, sentir-me-ia bastante envergonhado, especialmente êles que sabem que no nosso país grassou durante muitos anos corrupção, que fez milionários de circunstâncias desconhecedoras do grande público.

Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor jorge santos » segunda dez 12, 2011 7:01 pm

Companheiro txinho,

diz "Espero ter ajudado". Ajudou, sim senhor ! Alguém está a ver e vai servir-se da sua informação.

Não se sinta magoado. Começamos a dizer que não vamos utilizar e passado um ano, estamos todos a pagar as portagens. Coragem amigo essa é a nossa maneira de ser. Se contar bem, apesar de tudo, temos muito mais de bom do que a falta de perseverança para manter coisas de boicotes, por longos periodos. Talvez agora, que as disponibilidades financeiras são maiores, mantenhamos a nossa barragem, por mais tempo do que aquelas que no-las impuseram.

Mas veja, txinho, como podemos nós lutar contra tantas ciladas - Usurpam estradas nacionais, alternativas, colocando-lhes em cima auto-estradas pagas, desviam trânsito para pontes feitas pelos romanos, só suportando peso de carroças e quadrigas e não o querem com vida familiar e social convenientes. Precisam dos seus faróis à noite e de madrugada quando vai para o trabalho, para iluminar os poucos candeeiros da estrada. Êles só querem o seu bem... Esperam que contribúa, com um largo sorriso !
Veja quanto empenhados estão no seu bem estar - Recomendam-lhe para obter recibo quando comer o bôlo com o cafézinho ... Não lhe dão recibos quando passa no contrôlo electrónico, para não lhe sobrecarregarem as algibeiras com papéis !!!

A bem do País !

Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor jorge santos » terça dez 13, 2011 4:47 pm

Boa Tarde Companheiros

CAUTELA I

Face à entrada em vigor das portagens nas ex-Scut's, chamo a vossa atenção para um caso do qual sou protagonista, num diferendo com a Brisa :

"" Em 7/3/2011 saí de Cascais, com destino a Santo Antão do Tojal, conduzindo o meu automóvel.apresentando-me nas portagens de Oeiras, pagando o percurso e recebendo o respectivo ticket, às 10:48:26.
Dirigi-me seguidamente à portagem da CREL Sul-Queluz direcção Alverca, e encontrei barreiras levantadas e dispensadores tapados. Hesitei, durante alguns segundos e entretanto, tinha outros veículos atrás de mim tornando qualquer recuo para verificar o que se passava, acção infrutifera. Admito, em retrocesso, que o avisador encarnado poderia estar aceso. Segui, confiante que o percurso percorrido me iria ser cobrado à saída em S.João do Tojal. A funcionária em Bucelas/Zambujal, tomou conhecimento das minhas explicações, mas nada poderia fazer, devido à falta de titulo para a cobrança, passando uma factura que tive de pagar imediatamente no valor de € 41,90, com data de 7/3/11- 11:19:33 entre outros detalhes : Entrada Percurso Maximox2-Titulo Inválido/Sem Titulo-Percurso Máximo- Taxa Máxima x 2:Ao abrigo do nº2 do artigo 7 de Lei 25/2006 de 30/6. ""

Não me alongo mais - Tive de demonstrar que a falta só podia ser imputada à Brisa por falta dos seus serviços técnicos, que o intervalo de tempo entre Oeiras e CREL Sul, não me permitiam ir por exemplo a Leiria e voltar para entrar na mesma via CREL Sul, deslocar-me duas vezes ao serviço de clientes em Oeiras, pagar a portagem respeitante ao percurso sem título € 1,70 inúmeros emails e chamadas telefónicas e ainda espero pela devolução de € 41,90...!

Aqui havia provas indesmentíveis, que me proporcionam a base para reclamação e prova irrefutável perante tribunal, jornais, até fazer um percurso até ao Porto, não pagando a portagem e obrigando-os a um processo.

Sabendo todos que há proprietários de tractores sugeitos a coimas por usarem as auto-estradas, casos normalmente noticiados pelas televisões, como vão fazer os companheiros, quando indevidamente forem multados, por acumulação de multas de percursos em que as vossas matrículas aparecem e vossos rostos, como prevaricadores ? Sem sequer terem comprovantes ?

Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor joaof » terça dez 13, 2011 7:20 pm

Boa noite,

Espero não ser “linchado na praça pública” mas permitam-me discordar ligeiramente das opiniões expressas.

Eu sou defensor do princípio do utilizador pagador.

E portanto defendo que quem quer utilizar auto estradas deve pagá-las.

E os companheiros não se iludam, porque “não há almoços grátis”.

Todos os bens e serviços que o Estado disponibiliza são pagos com o nosso dinheiro, com o dinheiro dos nossos impostos. E portanto nada é verdadeiramente gratuito.

As SCUT (Vias Sem Custos para o Utilizador) eram na verdade Vias com Custos para os Contribuintes (utilizadores e não utilizadores).

O que é inadmissível e inaceitável não são as portagens nas SCUT, mas sim as ruinosas parcerias publico-privadas anteriormente estabelecidas.

Além disso, discordo do boicote à utilização das SCUT como forma de pressionar e “castigar” o governo, essencialmente por 2 motivos:
1º) A introdução de portagens nas SCUT é uma medida irredutível, e que portanto não será alterada por qualquer boicote;
2º) Ao abrigo das ruinosas parcerias publico-privadas, se as receitas das portagens forem inferiores ao contratualizado isso gera encargos financeiros para o Estado, e portanto, em última instância, quem pagará esses encargos seremos nós (contribuintes). Assim, se não pagarmos as portagens da SCUT directamente, pagaremos indirectamente (e eu prefiro pagar e ter o beneficio).

Reconheço no entanto que a introdução de portagens nas SCUT tem originado diversos problemas já enumerados neste tópico. E reconheço também que deve haver algumas excepções ao princípio do utilizador pagador (como por exemplo neste caso o desenvolvimento e fixação das populações no interior do país).

Mas na minha opinião isso não afecta a validade do princípio do utilizador pagador, nem serve de desculpa para contestar a introdução generalizada de portagens nas SCUT. Porque estes problemas resolvem-se com a melhoria da informação e dos meios de pagamento, bem como com a introdução de discriminações positivas para as populações das regiões do interior.

Outra questão são os preços, que me parecem exagerados. Mas eu confesso que não sei avaliar com exactidão se os preços definidos são justos e adequados face aos custos de manutenção e exploração dessas vias.

Saliento ainda que eu quando viajo em AC também evito pagar portagens sempre que posso, mas por opção, e não como forma de castigo.

Por último, peço desculpa aos companheiros mas eu não vou entrar em discussões sobre o tema. Apenas quis expressar a minha opinião.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor jorge santos » terça dez 13, 2011 7:41 pm

Companheiro João Farrim,

Discordo, contudo, agradeço os seus comentários.

Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor Henrique Fernandes » terça dez 13, 2011 7:47 pm

Eu, pelo contrário, sou totalmente contra o argumento do "princípio do utilizador-pagador" aplicado às Scuts.
Repare-se que não sou contra o princípio em si, mas apenas contra o argumento da sua utilização. E porquê?
Porque é utilizado apenas quando convém...
Porque é que eu tenho, com os meus impostos, de pagar os tratamentos de saúde de alguém que se empaturra em gorduras, ou em álcool, ou em tabaco, ou em sexo não protegido, etc., etc.? Ou de pagar a reforma por incapacidade (paga pela segurança social) de alguém que caíu do telhado da sua casa quando substituía umas telhas e não tinha nenhum tipo de seguro de responsabilidade civil contratado? Ou os túneis da Madeira que não têm portagem (o da Gardunha, na A23, junto ao Fundão, tem, e bem cara...)?
Então aí não se aplica o "princípio do utilizador-pagador"? É só nas Scuts?
Relativamente às PPPs, subscrevo a opinião dos companheiros.
Mas a questão nem sequer é esta. A questão é que, o país, quando construíu as Scuts, recebeu avultadas verbas da Europa, mas agarradíssimas à condição de NUNCA TER DE SE PAGAR PORTAGEM!!!
Ora, o Estado demonstra, com esta atitude, para além da falácia inqualificável do recurso ao argumento do "princípio do utilizador-pagador", ser mentiroso e mafioso. Não há maior vigarista no universo social do que o Estado, entidade que nunca, na nossa história, conseguiu ser pessoa de bem.
De facto vivemos numa ditadura do oportunismo de circunstância, materializada pelo direito auto-atribuído de alguns, em nome desse Estado que lhes convém, fazerem as leis.
Isto era um pouco como se eu fosse o Bill Gates e doasse toda a minha fortuna para construir Scuts, desde que fosse sem portagens, e, mais tarde, a pretexto da crise, viesse o Estado instalá-las...
As coisas podem até ter de ser assim, mas pelo menos a mim não me atiram areia para os olhos!!
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em quarta dez 14, 2011 12:46 am, num total de 1 vez.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor luis.sousa.6 » terça dez 13, 2011 9:26 pm

Caro Joãof:

O sector automóvel, em Portugal, é o mais castigado de todos, eles são os combustíveis (estes até têm uma taxa de 2 cêntimos introduzida em 2002 ou 2003 para uma reflorestação que não existiu), é o I.U.C, a dupla tributação, etc etc etc, é caso para dizer que quem compra um carro quase que poderia ficar isento de impostos o resto da vida, além disso, no próximo ano, os impostos sobre os veículos vão aumentar mas, proporcionalmente, vão aumentar mais para os carros mais modestos do que para as máquinas que os muito ricos deste país usam, em 1990 um BMW 325tds custava 9 mil contos e um opel corsa custaria à volta de 1500 contos, hoje o bmw 320d custa uns módicos 40 mil euros e um opel corsa uns bem mais pesados, para a bolsa de quem os compra, 13 mil euros, acha justo?

Por outro lado, todos nós, mesmo aqueles que não têm carro acabam por usar as CSUT (com saque ao utilizador) e demais auto-estradas porque 80% daquilo que consumimos chega-nos por via rodoviária (sendo que destas mercadorias cerca de 70% devem, em alguma altura da cadeia, passar pela A25), como vê todos são afectados com a introdução de portagens, além disso a quebra espectável de receitas no interior do país vai estrangular ainda mais estas regiões do país e com isso diminuír a receita fiscal, e poderíamos continuar por aí fora..............
luis.sousa.6

A22: funcionário ferido a tiro e pórtico a arder

Mensagempor Duarte » terça dez 13, 2011 10:53 pm

Mais uma sabotagem á A22
Cito a página online do Expresso:
Incêndio em estrutura na Via do Infante (A22) localiza-se no sentido Algoz-Guia, Algarve.

Um funcionário da Euroscut Algarve foi esta noite atingido por um tiro, depois de se deslocar ao pórtico da zona da Guia que estava a arder, mas ficou ferido sem gravidade, disse fonte oficial à Agência Lusa.

O funcionário da empresa que gere e explora a Via Infante de Sagres (A22) deslocou-se ao local dos pórticos que começaram a arder esta noite, ao quilómetro 43, no sentido Algoz-Guia (Albufeira), e foi atingido "por um tiro de caçadeira", especificou a fonte da GNR.

Os pórticos de cobrança de portagens na Via do Infante (A22), no sentido Algoz-Guia, começaram a arder esta noite.

Alertado às 20h09, o Comando Distrital de Operações de Socorros enviou para o local do incidente seis elementos e uma viatura. Fontes do CDOS e da GNR adiantaram à Agência Lusa que a estrutura se localiza ao quilómetro 43 no sentido Algoz-Guia (Albufeira).

Na madrugada de segunda-feira um outro pórtico de cobrança de portagens na A22, junto ao nó de Boliqueime, foi baleado e uma estrutura de apoio com meios informáticos incendiada.

O incidente ocorreu cerca das 02h40, quando várias câmaras de leitura instaladas no pórtico foram destruídas com recurso a arma de fogo, adiantou a mesma fonte, que disse desconhecer se os pórticos ficaram inutilizados e qual a dimensão dos estragos na estrutura de apoio.

http://aeiou.expresso.pt/a22-funcionari ... er=f694124

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes