Reprogramação de antena parabolica automática

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Luis Nascimento » quarta nov 16, 2011 10:08 pm

No meu caso é exactamente o mesmo, tem uma box, ou unidade de comando que sintoniza automaticamente o satélite, depois tem a box da ZON. Só que nem sempre encontra o satélite, mesmo estando numa posição aberta sem qualquer obstáculo. Normalmente em casa apanha quase sempre e numa má posição, dentro de Leiria a espreitar entre a casa e uma nespereira.

Abraço,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor caminheiro » quarta nov 16, 2011 10:15 pm

Boa noite,

Só muito recentemente é que apareceram antenas automáticas que fazem o skew (rotação do LNB) automaticamente.
Verifique se a posição do LNB se encontra aproximadamente como indicado neste endereço:

http://www.satlex.it/pt/azel_calc-param ... &diam_h=85

Viajante
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Luis Nascimento » quarta nov 16, 2011 11:45 pm

Já percebi que o LNB pode ser afinado, mas não sei bem como. Li no manual e eles referem isso e dão como exemplo o ASTRA 19. Será que o antigo proprietário da AC afinou o LNB para esse satélite, pois é o que ele consegue apanhar mais rapidamente?

No manual dizem o seguinte:

O conversor externo (também chamado LNB) foi instalado correctamente e trancado no suporte de plástico. Lembre-se que o conversor de fora tem a sua posição de montagem própria e que devem ser respeitada. Caso contrário você não receberá qualquer sinal.
A posição de montagem do conversor é ao longo da linha mediana do prato (Fig. A) e nessa configuração o MagicSat funciona corretamente na maioria dos satelites europeus. Se no entanto você está em áreas que estão muito longe da posição orbital do satélite, você pode precisar de ajustar o ângulo do conversor. Em particular, se desejar receber qualquer transmissão do Astra 19E, 28E ou satélites Astra 13E Hot Bird e se você está em Portugal ou em Marrocos, você deve ajustar o ângulo do conversor, como mostrado na figura. B2, enquanto que se você estiver na Turquia, você deve definir o conversor na posição B1 para o mesmo satélites.
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 17, 2011 1:54 pm

Luis

Já afirmei, O LNB deve estar entre as 5 e as 6horas, a inclinação que me referi é o afastamento ou aproximação do LNBdo seu suporte, que por vezes é ligeiramente excentrico o que permite dar uma pequena inclinação.

Esse é o unico problema, se não acreditas em mim, vem ter comigo que ajudo-te a resolver o problema.

O nosso companheiro Caminheiro que aproveito para enviar um abraço, que é um autodidata como eu, já postou o que necessitas para resolver o problema. Arregaça as mangas ou então vem cá que eu ajudo-te e também aproveito para ver a tua nova máquina.

Um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » quinta nov 17, 2011 5:01 pm

Companheiro Luis

Pessoalmente tive esse problema.

No meu caso o 1º senão foi o fato do LNB não ser digital,mas sim analógico,tive pois que o trocar.

Em 2º a box original que acompanha a antena,estava preparada para de forma automática captar o Astra.

Verifique assim estas situações.

Cumprimentos
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor Luis Nascimento » quinta nov 17, 2011 5:28 pm

Olá Alexandre e restantes companheiros,

Achei graça à tua expressão “se não acreditas em mim”. É evidente que longe de mim pôr em dúvida o diagnóstico que tu e outros companheiros fizeram na tentativa de me ajudarem a resolver problema.
A dificuldade só estava em saber como é que se afina o LNB e ainda por cima entre as 5 e as 6 horas.
Com a vossa dica, fui à net aprender mais acerca do LNB e como é que se procede para fazer o ajustamento. Esta tarde fui para cima da AC aplicar os novos conhecimentos.
Acabo de chegar da rua onde fui testar e posso afirmar que está impecável, agora sim! Temos satélite.
Um fim-de-semana destes combinamos e eu apareço por aí, aproveito para esclarecer umas dúvidas acerca do rendimento dos meus painéis solares.
Um abraço e obrigado a todos pela ajuda.
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

parabólicas

Mensagempor jsmaraujo » sexta nov 18, 2011 10:10 pm

o Alexandre Chora tem tido algumas aulas de parabolicas a´te já sabe que os lnb têem que ser afinados entre as 5 e as 6 horas...mas não se esqueçam de especificar o satélite que querem escolher...grande Alexandre...
jsmaraujo
 
Mensagens: 36
Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado nov 19, 2011 9:25 am

Companheiro Araujo


Amigo, sabes que a aprendizagem é um processo continuo, em que se vai aplicando os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas, uma das fontes no meu caso é a investigação e pesquisa continua e para validar e concluir testo. Depois vem a troca de experiências e neste caso entras tu, assim como outros entendidos noutas áreas.
Mas sim no teu caso e devido ao empenho e esforço, desenvolveste uma antena parabólica e tens a vindo a melhorar, e actualmente funciona melhor a que original.

Para informação dos companheiros do forum, eu e o companheiro Araujo temos vindo a colaborar em privado trocando e testando produtos de interesse geral a todos nós.... Também procuramos alternativas e tentamos melhorar sistemas.....


O unico "problema" do amigo Araujo é mesmo só, o seu mau feitio..... hehehehhehehehh mas tenicamente é muito bom....

Um abraço
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes