|
||
|
|
|
A questão última, com que pretendo encerrar a minha participação neste tópico, prende-se com o saber se o Movimento Campista, Caravanista e Autocaravanista está disponível para adoptar um ideal comum, o “NOSSO IDEAL”.
¿ Vale a pena lutar em unidade e pela unidade deste Movimento com práticas distintas?
Papa Léguas Escreveu:
“Uma designação que inserisse as três práticas de um mesmo ideal (campismo, caravanismo e autocaravanismo) seria a solução desejável.”
Paulo Escreveu:Caro mfortunato,
As tuas dúvidas são comuns entre aqueles que pensam no autocaravanismo de uma forma colectiva e conhecem as potencialidades do mesmo. A grande diferença reside na forma clara e directa como colocas as tuas ideias.
Referindo-me agora exclusivamente ao tema FCMP, não me parece que possamos aí depositar grandes esperanças, pois apenas deverão entender o ACaravanismo como uma actividade campista. Não digo que não o seja, mas eu entendo-o como uma forma de turismo com duas vertentes:
Vertente Campista (com recurso a campings)
Vertente de turismo itinerante (sem recurso a campings)
A vertente campista do autocaravanismo é algo que não me parece preocupante/prioritário, no contexto actual, pois a rede de campings em Portugal faz minimamente face às necessidades. É óbvio que numa percentagem apreciável há condições a melhorar, como por exemplo a criação de AS para abastecimento e despejo das ACs, seguindo as normas de protecção ambiental a que todos deveremos ser obrigados.
A vertente de turismo itinerante (sem recurso a campings) é preocupante, pois a rede de AS estrategicamente colocadas é ainda muito débil, não assegurando minimamente as nossas necessidades. Quando refiro “nossas” (pena que nem todos assim o entendam…), refiro-o em termos abrangentes, isto é, não são só as 5 ou 6 mil ACs que existem em Portugal, mas sim o somatório destas aos muitos milhares que nos visitam durante todo o ano, vindas de toda a Europa.
É óbvio que para uma FCMP, a vertente campista será a de eleição para o seu trabalho, pois a outra vertente, aquela que para nós é a mais importante e que revela as grandes potencialidades e motivações do autocaravanismo, não funciona como fio condutor de lucro directo e elevado para os seus associados.
É óbvio que esta ligação directa entre campismo e autocaravanismo, encaixa como uma luva em vários sectores da nossa sociedade. Não há nada melhor e mais “consensual”, para elaborar directivas municipais limitadoras ao nosso estacionamento, do que incluir o estacionamento das ACs numa actividade campista – ninguém aprova o campismo selvagem.
Não há interesse destas entidades (FCMP e campings) em fazer ouvir a sua voz, esclarecendo que estacionar e acampar são posturas de diferente teor. Mais ainda, enquanto nós Autocaravanistas, temos a preocupação em estabelecer uma diferença na designação do tipo de turismo que praticamos (Turismo Itinerante em Autocaravana), é comum lermos a expressão “campismo/turismo” em textos vindos da entidade em análise.
Será que num mundo em que a divulgação da informação é veloz e eficiente, os respectivos dirigentes desconhecem estes conceitos? Ou será melhor deixar os mesmos num estado cinzento, obrigando-nos a utilizar serviços de que não necessitamos?
Para não alongar mais este post, falarei mais tarde sobre federações de autocaravanismo e representantes de autocaravanistas…
Papa Léguas" Escreveu:Também não é com afirmações, não confirmadas, que os autocaravanistas dos Países mais próximo do nosso vêm a estruturação do Autocaravanismo de forma diferente. É um facto, irrefutável, que a esmagadora maioria dos autocaravanistas está organizado em Clubes cujas federações nacionais estão, por sua vez, integradas na Federação Internacional de Campismo e Caravanismo. É um facto e contra factos não há argumentos.
Paulo Escreveu:Papa Léguas" Escreveu:Também não é com afirmações, não confirmadas, que os autocaravanistas dos Países mais próximo do nosso vêm a estruturação do Autocaravanismo de forma diferente. É um facto, irrefutável, que a esmagadora maioria dos autocaravanistas está organizado em Clubes cujas federações nacionais estão, por sua vez, integradas na Federação Internacional de Campismo e Caravanismo. É um facto e contra factos não há argumentos.
Meu caro Papa Léguas: prove isto com factos! Eu apenas lhe vou provar, para já, que em Espanha não é como refere, mas sim como eu refiro (afirmação confirmada!).
Federación Española de Asociaciones Autocaravanistas~FEAA (Miembros):
Asociació Balear Cultural de Temps Lliure i Autocaravanisme (ABACES) Socio fundador
Asociació Catalana d’Autocaravanistes (ACA)
Asociación Andaluza de Autocaravanistas (ASANDAC)
Asociación Autocaravanista de la Región de Murcia (AC-MUR)
Asociación Autocaravanista “Las Gárgolas”
Asociación Castellano-Manchega Autocaravanista (ACAMA)
Asociación Cultural Autocaravanista Valenciana (ACAV)
Asociación de Autocaravanistas de Galicia (AC-GA)
Asociación Ecologista de Autocaravanas – Club Ecologista Adeje – Tenerife (ACAT)
Asociación Galega de Autocaravana (AGA)
Club Autocaravanista del Principado de Asturias (CAPA)
Club Camper
Club Hymer ASM España
Club Vasco de Autocaravanas “Sorbeltz”
Lleure Camper Club Catalunya
A Federación Española de Asociaciones Autocaravanistas, por sua vez, é associada da FEDERATION INTERNATIONALE DES CLUBS DE MOTORHOMES (FICM) e não da Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (F.I.C.C.)!
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante