Aparelhos eléctricos na AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Miguel1975 » quarta Oct 12, 2011 8:01 pm

Lamento que o companheiro Fluis não tenha um pouco mais de consideração pelo companheiro Alexandre, não o conheço pessoalmente o companheiro Alexandre, mas muito tem dado a este forum.
Da minha parte fica aqui o meu agradecimento e um pedido para não se retirar deste forum.
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor fluis » quarta Oct 12, 2011 11:09 pm

Boa noite,

Não tenho por hábito repetir-me, nem tão pouco alimentar polémicas que em nada contribuem para o objectivo com que este fórum foi criado no já longínquo ano de 2005 o qual foi a disponibilização de um espaço onde pudesse haver uma troca de ideias sobre autocaravanismo, de uma forma isenta, construtiva e enriquecedora para todos os intervenientes.

Focando-me exclusivamente em esclarecer as últimas questões colocadas, relembro que não sendo a Moderação profissional, e estando ainda no activo, a (pouca) disponibilidade é dividida entre manter o portal com conteúdos actualizados, efectuar a manutenção da B.D. de A.S. disponível que está em 3 línguas e ainda toda a manutenção do fórum que entre outras coisas regista por dia mais de uma centena de inscritos que não são mais do que spam, na tentativa de lançar ataques ao fórum. Isto tudo é feito não tendo em vista qualquer promoção pessoal, mas antes só e simplesmente contribuir para a promoção e desenvolvimento do autocaravanismo, o que penso que este projecto tem conseguido ao longo dos anos de actividade. Toda esta (demasiado longa) explicação, para que se perceba, que não é possível à moderação dar por vezes resposta em tempo real ao que se vai passando, mas se há coisa que não abdicamos é de ler sempre todos os post’s que aqui se escrevem, seja no próprio dia ou mais tarde, e tomar uma posição sempre que consideramos ser necessário.

Quem está connosco ou longo destes quase 6 anos de fórum (7 anos de projecto), sabe que a Administração do CampingCarPortugal não cede a pressões, de onde quer que estas venham, e que o seu único resultado pratico é pararem por vezes reacções que até poderiam eventualmente estar previstas. Para nós CampingCar Portugal, os utilizadores do fórum são todos iguais e merecem-nos toda a mesma consideração, e as tomadas de posição da moderação são sempre tomadas a pensar no colectivo, nunca no particular, repetindo-me mais uma vez, não devendo as mesmas ser alvo de discussão pública.

Quero ainda lembrar, que o tema querido e tão bem defendido pelo Alexandre, também sempre foi muito acarinhado neste projecto e sempre fez parte das preocupações deste Portal, tanto assim é que, na Nauticampo de 2007, apresentámos um documento inédito no nosso país, nada mais nada menos do que uma “Politica Ambiental” (http://www.campingcarportugal.com/informacaoutil/DocumentoPoliticaAmbientalCCPortugal-2008-PT.pdf), onde entre vários conselhos para uma defesa do ambiente, um dos pontos focado é a importância da utilização das energias alternativas.

Resta-me terminar dizendo que lamentamos sempre que alguém resolve afastar-se, mas é contudo uma decisão que só compete ao próprio e a mais ninguém, e que terá sempre a porta aberta e será sempre bem-vindo, se decidir voltar a esta casa, a única coisa que pedimos a todos é que tenham presentes e cumpram as regras de funcionamento do fórum.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor joaof » sexta Oct 14, 2011 10:58 am

Bom dia Companheiros,

Não façam uma tempestade num copo de água...

O Alexandre é uma grande mais valia para este fórum!

E este fórum é uma grande mais valia para todos os AC!

Esqueçam aquilo que é acessório, e continuem ambos com a excelente contribuição em prol do Autocaravanismo.

Bem hajam, e um grande abraço,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor cookie » sexta Oct 14, 2011 3:53 pm

meu deus... as voltas que este tópico já deu.

parece-me fundamentalista afirmar que quem usa p.ex gás para aquecer o leite, cozinhar e para o aquecimento não tem preocupações ecológicas. isso para mim já é ir demasiado longe. há muitos outros aspectos que fazem de nós amigos do ambiente e não é por usarmos o gás que deixamos de o ser.

senão, os companheiros cujas ac´s têm motores antigos são o quê? amigos do ambiente não me parece que sejam... e os fumadores? também não me parece...

quando vamos para a neve o aquecimento fica ligado 24h, no 2 ou 3 quando não estamos na ac e no 5 quando estamos. quando formos para estâncias com área de serviço e electricidade levaremos um termoventilador para usar na vez do gás.

o frigorífico, nessas alturas gasta menos gás pois não precisa de estar numa posição tão forte.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor zeste » sexta Oct 14, 2011 5:58 pm

Olá

Pergunto se a instalação electrica de uma AC também poderá suportar que se ligue 1 FrigoBar ?

Isto porque o frigorifico da minha AC é pequeno e não cabe lá muito gelo para refrescar o Scotch .

E assim no FrigoBar ja podia ter fresquinhos os Sumos de Uva, Cevada e Malte.

Já que para manter sempre fresquinha a água utilizo para o efeito uma Bilha de Barro .

Cumprimentos,
zeste

Registado: sexta Oct 07, 2011 3:17 pm

Mensagempor spinto » sexta Oct 14, 2011 10:29 pm

daqui a nada ainda alguém pergunta se é possivel ter uma máquina de tirar finos na AC. :lol: :lol:

No autocaravanismo tb se usa o privar de alguns "vicios" do dia-a-dia, por exemplo nao ver tv como em casa, não cozinhar como em casa, nao tomar banho demorado como em casa, etc...

Concordo e gosto de condições, mas querer estar na autocaravana como em casa, acho irreal e contra o conceito de autocaravanismo.

tou como diz o outro, cada burro tem a sua mania ... sem ofensas a ninguém porque eu tb estou no lote dos burros

as autocaravanas na minha opinião devem estar bem dotadas das condições que considero basicas, que são:
- isolamentos, aquecimento, wc c/duche quente, cozinha, tv qb (2 a 3horas no max.), boa iluminação.

Com uma bilha de gaz pluma das pequenas e um painel de75W a 100W com uma bateria de 100Ah, chega. tudo que passar disto já nos traz o vicio de secadores, microondas, arcas e frigorificos combinados, :D lareiras, ferros de passar :D , etc...

quem viaja muitos dias, tem de se ir abastecendo e o mesmo já acontece nas manutenções.

Só uma deixa: Daqui a nada tb se começa a falar em aumentar depositos de aguas limpas, sujas e das sanitas para não se ir de 3 em 3 dias fazer manutenção.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor fluis » sexta Oct 14, 2011 10:44 pm

Boa noite,

Companheiro Zeste, o equipamento standard da autocaravana não está preparada para o consumo eléctrico de um frigorífico desses. Por isso os frigoríficos de origem são tri-mixte (trabalham com 3 energias diferentes conforme as situações). Neste fórum, temos alguns companheiros que trocaram com sucesso o frigorifico standard, por pequenos frigoríficos destinados a ser usados em casa, com alimentação exclusiva a 220 V.
Esses companheiros, partilharam connosco as alterações que fizeram. Aqui neste tópico, encontra informação completa sobre o tema:

http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=4699&postdays=0&postorder=desc&start=60
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor zeste » sábado Oct 15, 2011 2:49 pm

Boas

Companheiro fluis

Entre a minha pergunta e a sua resposta rapida pronta elucidativa e responsavel atitude de um verdadeiro AutoCaravanista e Moderador deste magnifico Forum, tivemos uma má interferência a qual considero Lixo, e assim, agradeço a sua prestavel intervenção e também a todos os restantes membros do Forum que possam transmitir concretamente a opinião acerca do possivel funcionamento do Mini Frigo Bar na AC .

Cumprimentos,
zeste

Mensagempor Cristovão » domingo Oct 16, 2011 6:22 pm

zeste Escreveu:Boas

Companheiro fluis

Entre a minha pergunta e a sua resposta rapida pronta elucidativa e responsavel atitude de um verdadeiro AutoCaravanista e Moderador deste magnifico Forum, tivemos uma má interferência a qual considero Lixo, e assim, agradeço a sua prestavel intervenção e também a todos os restantes membros do Forum que possam transmitir concretamente a opinião acerca do possivel funcionamento do Mini Frigo Bar na AC .

Cumprimentos,

Caro companheiro,
Fica a minha modesta opinião com base na experiência pessoal sobre o assunto que aqui refere.
A opção de um mini frigo bar na AC pode ser sempre efectuada, contudo terá que ter em conta vários aspectos, por exemplo, dado que trabalham a 220v terá de ter um conversor e baterias que suportem o consumo extra de energia que o frigo bar vai buscar, a menos que apenas o queira usar quando estiver parado e ligado a corrente da rede eléctrica normal, pois se esse for o caso basta apenas liga-lo a tomada de 220v.

Eu também me queixava do tamanho do congelador que o frigorifico da AC dispõe o que me levou a optar por instalar algo que fosse ao encontro das minhas necessidades, e como tal, também ponderei na montagem de um mini frigo bar a semelhança de outros membros daqui do fórum que o já tinham feito com sucesso, contudo, a única coisa que ficava a ganhar em comparação com um frigorifico maior de uma porta, era apenas no espaço que o mesmo ocupa dado que em termos de consumo energético o frigorifico que instalei tinha um consumo até mais baixo que os frigo bares que tinha até então encontrado.

A montagem de um frigo bar ou mesmo um frigorífico funciona e eu recomendo contudo terá de ter sempre em conta a maneira de manter ou repor a carga das baterias sempre que esteja parado.
Eu só efectuei a instalação do frigorífico após a montagem de um painel solar e duas baterias de 100ap cada. Assim o consumo (pouco) que o frigorifico tem durante a noite é facilmente reposto durante o dia sem que para isso tenha de colocar a AC a funcionar ou liga-la a corrente de 220v (mesmo quando o sol não é muito).

Fica a foto da solução que eu encontrei.

Imagem

Imagem
Imagem
Cristovão

Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm

Mensagempor danibeja » domingo Oct 16, 2011 9:22 pm

Boa noite,

Caro companheiro, julgo que a principal questão é monetária, passo a explicar:

1º - Se tiver possibilidades monetárias, o ideal de numa AC é ter um frigorífico normal de compressor mas a 12V e acompanhado de duas baterias de 100Amp (de preferência AGM) e dois painéis solares de 90W, sendo que esta energia serve também perfeitamente para todos os gastos actuais, de quase todas as ACs, e ainda dá para o Frigorífico.

2º - Como deve ter verificado, no tópico que o companheiro Fluis lhe indicou "frigorifico 220 V a accionar conversor", a forma mais simples, económica e eficaz, é a utilização de um frigorífico 220V e conversor 12V-220V, juntamente com 1ª ou 2ªs baterias e 1 ou 2 painéis solares, sendo que com cerca de 800€ tem um bom conjunto, e este é o preço de um frigorífico de 12 V ou trivalente dos mais baratos...

Infelizmente nas Autocaravanas existem interesses monstruosos, chegando a ser autênticos monopólios, e como exemplo dou os frigoríficos trivalentes :

1º um injector (bico) queimador 30MB RM42XX Dometic numa conceituada casa Autocaravanas custa 12,30€ e numa conceituada casa de esquentadores custa 1,38€ (se não me engano são quase 800% a mais).

2º sempre que um queimador tem ferrugem para eles é rápido e eficaz, troca-se por um novo (só o representante os vende), sendo que queimador e bico fica em cerca de 60€ mais mão de obra (é fácil ganhar dinheiro assim), com acido próprio para queimar ferrugem e uma escova em cinco minutos está pronto, lembrando que a mão de obra se paga à hora, mostrem que merecem o meu dinheiro....

Um mecânico/electricista deve receber muito bem, pois não é nada fácil ganhar esses conhecimentos, mais informo que por vezes um simples fio a fazer mau contacto, faz andar horas de volta de uma AC, daí a mão de obra não me preocupar em relação à exorbitância paga, mas no material é uma vergonha...

É uma tristeza que a evolução das ACs praticamente não existe, pois à quase 10 anos que nos barcos só se vê frigoríficos a 12V, mesmo nos veleiros, em quase todas as Acs novas, as únicas lâmpadas de led que trazem, são as luzes de presença, agora obrigatórias... os interesses enraizaram-se de tal modo que dificilmente existirá evolução...

Por vezes as pessoas devem interrogar-se, se eu, serei mais inteligente que os outros, mas o que se passa é exactamente o contrário, os representantes de determinadas marcas do ramo das Autocaravanas, são mais espertos do que eu, pois encontraram formas fáceis e quase obrigatórias de as pessoas se deslocarem aos seus estabelecimentos e comprar os seus produtos.

Para terminar, eu sou um grande adepto de umas (e não uma) cervejinhas fresquinhas (sempre que não me vou propor à condução) e só com o meu actual frigorífico obtive o belo prazer de colocar lá dentro três ou quatro e passadas cerca de três horas estavam fresquinhas, prontas a beber :) :) :) :lol: é uma delicia ...

Grande abraço,

Danibeja

PS: No inicio de Setembro estive para vender a minha Ac, daí ter concertado o meu frigorífico trivalente que neste momento trabalha lindamente (mas não está montado na AC), mas no entanto não existe comparação com a rapidez com que um de compressor faz e mantém frio... e como todos sabem, quando estiver 35º ou 40º vai ser muito difícil de manter a performance do trivalente...
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fluis » segunda Oct 17, 2011 10:26 am

zeste Escreveu:
...
Entre a minha pergunta e a sua resposta rapida pronta elucidativa e responsavel atitude de um verdadeiro AutoCaravanista e Moderador deste magnifico Forum, tivemos uma má interferência a qual considero Lixo
...

Bom dia,

É necessário que seja mantida uma certeza calma e frieza no modo como são analisados os post’s colocados por outros utilizadores, caso contrario iremos assistir à deterioração das relações entre os membros do fórum.

No caso em concreto, foi transmitida uma opinião com ironia é certo, a qual não nos parece de modo nenhum ofensiva.

A moderação manter-se-á atenta e intervirá sempre que for considerado necessário, lembramos ainda que este tipo de questão deve ser preferencialmente colocada por mensagem privada.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor zeste » segunda Oct 17, 2011 2:54 pm

Boas

Mantenho na integra o que escrevi. Pois sendo o Assunto : Aparelhos Electricos na AC : Formulei uma Pergunta, à qual até este momento o Companheiro fluis, o Companheiro Cristovão e o Companheiro Danibeja, tiveram a gentileza a correcção e a objectividade de me responder .

Também na mesma Pergunta que formulei acrescentei até um pouco de ironia e aceito igualmente ironia em Respostas que tenham um Conteudo válido.

No caso daquela intervenção de Lixo : que não dá qualquer hipotese de ajuda, esclarecimento ou sequer de Bom Exemplo Autocaravanista, não se aprende nada .

Senão veja-se : começa logo pela invenção da máquina de tirar finos =
Já foi Inventado já Existe e já Utilizo o Barril 5 Litros de Cerveja à Pressão Sagres;

Depois fala de Burros;

De seguida quer impôr os seus vicios, hábitos, o que lhe parece bem e mal e critica as opções de outrem .

Contrariamente, eu não manifestei qualquer opinião nem critica mesmo com ironia em relação a quem prefere continuar a usar Lamparina a azeite ou candeeiro a petroleo para iluminação, Ferro de engomar de ferro aquecido em brasas ou Fogão a petroleo Hipolito.

Prefiro a Comodidade, o Conforto a Segurança e a Higiene, em quaisquer e todas as circunstancias.

Aprecio de longe os Flintstones.

Cumprimentos,
zeste

Mensagempor forum_admin » segunda Oct 17, 2011 3:51 pm

Boa tarde,

Pedimos a todos para manterem um tom cordial durante as trocas de opiniões. Mantenham-se dentro do tema, que é, recordamos, “Aparelhos eléctricos na AC”, deixando de lado tudo o que é acessório: picardias, indirectas, provocações, etc.

Recordamos (mais uma vez) algumas das regras de funcionamento deste fórum, cuja versão integral se encontra em Regras e normas de utilizaçao do fórum, e é de consulta obrigatória para todos os membros do fórum:
forum_admin Escreveu:
...
6. Tenha atenção com o modo como interpreta os post’s de outro utilizador, evitando assim atritos desnecessários. Lembre-se que num fórum, como meio virtual que é não conseguimos ver a expressão com quem trocamos opiniões, e a interpretação que lhe damos depende do nosso próprio estado de espírito, podendo causar que damos um sentido completamente diferente do que o autor pretendeu, e provocar disputas, picardias e mal-entendidos completamente desnecessários.

7. Este fórum é um espaço livre para trocas de ideias e opiniões. Ninguém é obrigado a estar de acordo com ninguém, mas apreciamos as pessoas que se exprimem polidamente e sem agressividade.

8. Neste fórum o objecto de discussão não são as pessoas. São isso sim, as nossas ideias, as nossas autocaravanas, as nossas opiniões, etc.

9. A Equipa de Moderação poderá, apagar, mover ou editar, os post’s colocados no fórum que:
a. Sejam considerados agressivos, ofensivos ou mal-educados.
b. Que constituam um ataque pessoal, ou possa ser considerado uma provocação.

...

21. As decisões e tomadas de posição dos Moderadores, não serão alvos de discussão pública. Se não estiver de acordo com alguma acção da Equipa de Moderação, deverá dirigir uma Mensagem Privada, dando conta do motivo porque não concorda.

A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor spinto » segunda Oct 17, 2011 6:50 pm

zeste Escreveu:Boas

Companheiro fluis

Cumprimentos,

companheiro zeste
desculpe se o ofendi, foi sem intenção, foi simplesmente ironia como deve calcular já que estamos a ser ambiciosos demais com as nossas autocaravanas criando condições excepcionais que passam a ser semelhantes á rotina diaria na nossa casa, eu no autocaravanismo não quero as condições todas que tenho em casa.

mais uma vez desculpe, foi por talvez estar bem disposto, coisa rara nestes dias mas também falei no geral e náo directamente para si ou outro companheiro.

nesta semana foram duas vezes que 2 companheiros ficaram ofendidos com o que escrevi e desculpem os outros membros e moderadores, tão cedo não me pronunciarei mais para não ser mal interpretado.

PS- Lixo é uma palavra muito pesada para retratar alguém que não se conheçe, considere isso por favor para não ofender mais ninguém.

até um dia deste companheiros, serei só um observador diário e atento.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Paulo » segunda Oct 17, 2011 10:04 pm

Caríssimos,

Este espaço é um ponto de encontro, pelo que apelamos frequentemente à serenidade e à conversa amena.

Esclarecidos e explicados os pontos de vista, os quais (penso que) entendemos, levam a seguir em frente, pois a discussão saudável contribui para a formação de opinião.

Votos de uma participação assídua e saudável!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes