Paulo Escreveu:Caros,
Aqui o caso é mais complexo, pois não há sinais "inventados", sendo sobre esses o parecer emitido ao CPA pela GNR.
As multas foram aplicadas com base em sinais do tipo "P" (parque), mas com a excepção para "caravanas, autocaravanas e autovivendas", abaixo indicada numa placa M10.
No texto da minha contestação (e no de outras que auxiliei a efectuar) entre outros argumentos, aos quais espero receber a razão da ANSR, coloquei também o seguinte, o qual responde às vossa dúvidas:Por outro lado, mesmo que a sinalização existente abrangesse o local onde a viatura xx-xx-xx e restantes, estavam estacionadas, a norma infringida, evocada pelo autuante, teria uma aplicação dúbia a esta situação, pois a alínea f) do nº1 do Artº 50 do Código da Estrada refere-se à proibição do estacionamento nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos. Conclui-se assim que a situação não é clara pois os “determinados veículos” não seriam os pertencentes a uma categoria em especial, como denota o espírito desta alínea do Código da Estrada, mas todo o universo de veículos, com excepção única para “caravanas, autocaravanas e autovivendas”.
PF não confundam o que é referido no comunicado do Comando da GNR, pois ele refere que a autocaravana é tratada como um veículo ligeiro, e que não há sinais (entenda-se pictograma) específico no Regulamento de Sinalização e Trânsito" para os nossos veículos. É diferente deste caso em que estou envolvido.
Abraço,
mas então vamos lá ver, a tal placa consta dos sinais de trânsito válidos mas não o conteúdo da placa, ou seja, o conteúdo é inventado uma vez que no código apenas surgem os veículos ligeiros (da placa consta um carro) e outras situação mas nunca uma AC.
está-me então a dizer que o conteúdo da placa pode ser inventado? é que sinceramente eu duvido que o possam fazer...
e sabem o que é mais curioso? os meus pais tiveram há uns anos atrás uma carro abandonado à sua porta. Deve ter sido roubado e deixaram-no lá. não obstante os vários telefonemas a informar as autoridades de que o carro se encontrava lá abandonado e que já se estava a desfazer e a crescerem ervas farfalhudas lá debaixo, só ao fim de 6 meses é que a polícia o foi lá buscar. pelo andar da coisa, se tivesse sido um "desgraçado com uma AC" a parar à porta de alguém por 2 ou 3 dias tinham ido a correr enxotar o pobre e passar a multinha... enfim...
o autocaravanismo precisa de uma campanha de marketing e imagem. os stands deviam convidar uns famosos, emprestar umas AC´s e organizar um fim de semana de viagem.
assim saíam reportagens na televisão, nas revistas cor-de-rosa e chamava-se a atenção para o assunto e quem sabe, iluminavam-se algumas mentes acerca do que é o autocaravanismo.