Autocaravanismo em progresso - Parabéns CM Loulé

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanismo em progresso - Parabéns CM Loulé

Mensagempor Paulo » quarta Oct 05, 2011 11:36 pm

Excelente artigo do jornalista José Moreno (Director do Jornal Diarionline)...um autocaravanista!

Aproveitei e deixei comentário junto ao respectivo artigo:
http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia=120633

- Autocaravanismo em progresso - Parabéns à Câmara Municipal de Loulé !

Embora pouco assíduo, posso considerar-me um autocaravanista porque decidi há cerca de três anos explorar esta forma de fazer turismo e fiquei fã por diversas razões. Desde logo pela facilidade de contacto com o mundo Natural, o Ambiente e os Espaços Verdes ou as Zonas Termais, bem como pela liberdade de movimentação e pela facilidade de contacto com populações indígenas em zonas mais recônditas ou de interioridade.

Como se sabe, o turismo promove-se tradicionalmente a litoral, para as praias, zonas históricas, grandes eventos, etc... e praticamente nada para espaços verdes e zonas termais ainda inexploradas, onde o autocaravanista chega com relativa facilidade, suportando-se muito no comércio local.

Mas isto não significa que o autocaravanista não deva ter acesso àquelas zonas mais concorridas!... Não só no nosso País como em França, Espanha e toda a costa mediterrânica, verifica-se que esta vertente de turismo está a ser aceite e a merecer bom acolhimento de muitos governantes locais.

No Algarve há duas sensibilidades: uns tratam as autocaravanas de forma ligeira e insensível, proibindo mesmo - por “decreto-lei Autárquico” o estacionamento das autocaravanas como se não fossem viaturas legais à luz do Código da Estrada, ou se tratasse de viaturas tripuladas por extra-terrestres infectadas de produtos tóxicos a irradiarem a peste e o mal...; e os que olham para o autocaravanismo como uma mais-valia e uma forma de fazer turismo, que pela sua diferenciação em períodos de época baixa até ajudam a colmatar algumas carências no comércio local e na restauração.

Hoje visitam a região - normalmente com maior afluência durante o período de época baixa - alguns milhares de autocaravanistas, pelo que não posso deixar de felicitar o Executivo da Câmara de Loulé pela feliz iniciativa de consignar espaço junto à Aldeia de Ameixial ao autocaravanismo, classificando-o como Turismo importante para o interior.

No Município louletano, devido à sua extensão, e por considerar que o turismo itinerante em autocaravana é um factor de desenvolvimento económico para as populações, poderiam criar mais dois ou três espaços idênticos, que uma vez assinalados nos guias utilizados pelos autocaravanistas atrairiam muitos destes turistas - pelo menos um junto à cidade de Loulé e outro na zona de Alte seriam bem vindos.

Em muitas zonas mediterrânicas por onde tenho passado nos últimos anos, tenho registado com agrado a criação de novos espaços de Estacionamento com Serviço e até novos parques de campismo em áreas privilegiadas. O autocaravanismo está a crescer mais de 20 % ao ano e é lógico que o espaço de acolhimento das viaturas cresça também, em vez de o reduzirem, a menos que à semelhança do que certas autarquias estão já a fazer seja criada legislação específica para afastar os cidadãos que se movimentam desta forma nas suas viagens turísticas.

No interior da França, em pequenas aldeias e vilas há uma certa facilidade em se encontrar espaços dispersos, devidamente assinalados, onde é possível estacionar a autocaravana e lá pernoitar. Será que um dia vamos ver isto em Portugal?

José Mateus Moreno
23:49 terça-feira, 04 outubro 2011

Editado pela última vez por Paulo em quinta Oct 06, 2011 9:49 am, num total de 2 vezes.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor João Morgado » quinta Oct 06, 2011 9:45 am

Um obrigado ao Paulo pela divulgação da notícia e um obrigado muito especial ao jornalista e companheiro José Moreno pela reportagem apresentada, que ilustra bem o pensamento de todos os autocaravanistas responsáveis.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » quinta Oct 06, 2011 3:17 pm

faço minhas as palavras do companheiro joão morgado.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes