Revisões/inspeções nas instalações de gás das AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Revisões/inspeções nas instalações de gás das AC

Mensagempor jucadafruta » segunda set 19, 2011 11:59 am

Bao tarde em conversa com um amigo que trabalha em gás ele falou-me que as relotes das farturas e feiras teem a obrigaturidade de fazer uma inspeção especial ao circuito da gás, mas como aquilo é outra coisa completamente diferente das nossas AC fica aqui este novo topico para que eu e mais alguns possamos ficar esclarecidos.

Saudações
SAUDAÇÕES AUTOCARAVANISTAS
JPENEDO
jucadafruta

Registado: quarta mai 04, 2011 12:08 pm

Mensagempor cookie » segunda set 19, 2011 12:41 pm

julgo que temos que as fazer de 2 em 2 anos, pelo menos nós fizémos uma revisão 2 anos após a compra da nossa ac.

barato ou caro acho que é uma despesa perfeitamente justificável pois com gás não se brinca...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor jucadafruta » segunda set 19, 2011 1:17 pm

cookie Escreveu:julgo que temos que as fazer de 2 em 2 anos, pelo menos nós fizémos uma revisão 2 anos após a compra da nossa ac.

barato ou caro acho que é uma despesa perfeitamente justificável pois com gás não se brinca...

É claro que é muito importante, com o gás não pode haver bricadeiras.
E já agora quem sabe as entidades que podem fazer isso?
A minha é de 1990 e não sei se já alguma vez levou alguma inspeção seria, quando a comprei não tinha nenhum papel da mesma, só o da ITV.
JPENEDO
jucadafruta

Mensagempor pauloalmas » segunda set 19, 2011 4:14 pm

Boa tarde

Normalmente a verificação que é feita resume-se a pressurizar (ou retirar pressão e colocar em vácuo), isolar o circuito e verificar se o mesmo mantém a pressão (normalmente através de um manometro instalado pelo local onde se efectua a pressurização).

Se a pressão se mantiver, tudo ok :D

Se não, é seguir todo o circuito até achar a fuga ...

Qualquer instalador de gás estará em condições de efectuar este teste.
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas

Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm

Mensagempor jucadafruta » segunda set 19, 2011 4:44 pm

pauloalmas Escreveu:Boa tarde

Normalmente a verificação que é feita resume-se a pressurizar (ou retirar pressão e colocar em vácuo), isolar o circuito e verificar se o mesmo mantém a pressão (normalmente através de um manometro instalado pelo local onde se efectua a pressurização).

Se a pressão se mantiver, tudo ok :D

Se não, é seguir todo o circuito até achar a fuga ...

Qualquer instalador de gás estará em condições de efectuar este teste.

Certo
E temos de ter um papel passado por alguma entidade credenciada ou não???
JPENEDO
jucadafruta

Mensagempor danibeja » segunda set 19, 2011 6:34 pm

Boa tarde,

Já vejo que não sou um caso isolado, existem outras pessoas que estão preocupadas com algumas especificidades das ACs, neste caso o gás...

Noutros países da Europa existe essa obrigatoriedade de uma inspecção certificada a alguns componentes das ACs...

Na minha opinião deveria existir uma inspecção obrigatória aos componentes da Autocaravana que não são incluídos nas actuais inspecções de veículos.

Julgo que é do interesse de todos os Autocaravanistas que exista esse tipo de inspecção obrigatória, até porque muitas vezes estacionamos uns ao lado dos outros, logo era mais uma segurança, saber que o perigo de incêndio é semelhante entre ambas...

Quanto ao tema em concreto, não conheço nenhuma empresa certificada para inspecção de sistemas de gás nas Autocaravanas, mas tinha todo o interesse em conhecer.

Companheiro Pauloalmas , julgo que só este procedimento (que está correcto) não será suficiente, pois acho a instalação de gás de uma AC muito mais complexa, os queimadores do frigorífico e boiler tem sistemas complexos de ignição assim como suas protecções, para não falar de outras coisas... logo acho que deve ser mais elaborada essa inspecção, principalmente no aspecto do funcionamento... são opiniões.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Eugénio Rodrigues » segunda set 19, 2011 7:44 pm

Boa noite

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Na minha opinião deveria existir uma inspecção obrigatória aos componentes da Autocaravana que não são incluídos nas actuais inspecções de veículos.

Concordo plenamente com o companheiro danibeja.
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor cookie » segunda set 19, 2011 9:10 pm

julgo que não existe. quando fizemos a nossa pedimos um documento a atestar a conformidade da instalação - acima de tudo por causa da companhia de seguros mas ninguém nos deu qq papel...
cookie

Mensagempor fj2011 » segunda set 19, 2011 10:36 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Já vejo que não sou um caso isolado, existem outras pessoas que estão preocupadas com algumas especificidades das ACs, neste caso o gás...

Noutros países da Europa existe essa obrigatoriedade de uma inspecção certificada a alguns componentes das ACs...

Julgo que é do interesse de todos os Autocaravanistas que exista esse tipo de inspecção obrigatória, até porque muitas vezes estacionamos uns ao lado dos outros, logo era mais uma segurança, saber que o perigo de incêndio é semelhante entre ambas...

Meu caro...mais uma inspecção obrigatória.. OBRIGATÓRIA???...

Quanto ao tema em concreto, não conheço nenhuma empresa certificada para inspecção de sistemas de gás nas Autocaravanas, mas tinha todo o interesse em conhecer.

:D :D ...meu caro, PARA ISSO EXISTEM TÉCNICOS ESPECIALIZADOS ... digo, com carteira profissional

Companheiro Pauloalmas , julgo que só este procedimento (que está correcto) não será suficiente, pois acho a instalação de gás de uma AC muito mais complexa, os queimadores do frigorífico e boiler tem sistemas complexos de ignição assim como suas protecções, para não falar de outras coisas... logo acho que deve ser mais elaborada essa inspecção, principalmente no aspecto do funcionamento... são opiniões.

Grande abraço,

Danibeja
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor danibeja » terça set 20, 2011 12:07 am

Boa noite,

Se uma inspecção salvar uma vida por ano, já se justifica, Não????

Se for egoísta, se me salvar a minha AC, já se justifica, Não????

Caro amigo a vida custa a todos, mas julgo ser de extrema importância as inspecções automóveis, assim como a possibilidade de criação inspecções especificas para componentes das ACs.

Eu lido diariamente com acidentes de transito e já vi de tudo, e o que me preocupa não é a negligencia das pessoas, mas sim o dolo e a incúria.

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fj2011 » terça set 20, 2011 1:01 am

uma coisa será, fazer inspecções q devem ser feitas pelos seus proprietários por uma questão de segurança, outra é uma inspecão obrigatória para componentes de ACs, do tipo Insp Auto... Bem! a menos q já haja por aí alguém faminto de um negócio apetecivel...

já agora, por acaso tem algum autocolante q certifica a instalação feita por um tec. ou empresa especializada de gás na sua AC?...

como sou "novato"...pensei q ao ter essa autocolante isso seria normal, pelos vistos pensei mal! :)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor cookie » terça set 20, 2011 7:06 am

nós fizémos essa inspecção há uns 2 meses e não temos nenhum documento comprovativo de absolutamente nada... nem qu está bem nem que está mal... e quando pedimos ficaram perplexos e a achar que estávamos a duvidar do seu trabalho, mesmo depois de termos explicado o objectivo do nosso pedido...

ou seja, temos a inspecção feita mas não temos nada a comprovar isso...
cookie

Mensagempor danibeja » terça set 20, 2011 7:35 am

Bom dia,

Não penso da mesma forma, pois não são 28€ de 2 em 2 anos que me levarão à insolvência, mas poderá salvar-me a vida.

Se em relação ás IPO normais fosse o proprietário a fazer, já sabemos como é o povo Português, como está está bom... nem que não trave...

Caro amigo existem pessoas que têm todos os cuidados e outras que nenhuns, e ainda existem aquelas que têm Vontade de seguir viagem com alguma coisa fora das normas de segurança, mesmo sabendo que pode por os outros utentes da via em perigo...

Sei que para muitos de vós um acidente ou incidente é só isso mesmo, já para quem lida diariamente com feridos e mortos, não será tão natural... daí para mim toda a segurança ser pouca...

Grande abraço,

Danibeja

PS: Não tenho qualquer tipo de negócio, sou funcionário Público.
Bem! a menos q já haja por aí alguém faminto de um negócio apetecivel...
Esta é uma desculpa recorrente para ser contra o que se diz, será que na Alemanha também foi criada esta inspecção porque alguém queria dinheiro?... (eu desconheço)
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor alexandrechora » terça set 20, 2011 8:48 am

Boas a todos

Tudo o que envolve, a segurança de pessoas, de forma alguma deverá ser o bom senso e senso comun, a ajuizar as condições de segurança de um equipamento, especialmente o gás.....

Por isso, naturalmente o que deveria acontecer, seria na inspecção periodica de circulação, estar incluido uma inspecção ao sistema de gás da AC. Nada de muito complicado.... e com um custo meramente simbolico...

Como funciona a inspecção nos carros de GPL?

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spinto » terça set 20, 2011 2:11 pm

Nos carros com GPL não há nenhuma inspeção extra, apenas há inspeção como qualquer viatura que circule.

Acho que tendo carros com GPL ou Autocaravanas, na inspeção deviam analisar a instalação de gaz.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes