finalmente já tenho Gás na AC .... MAS só o fogão trabalha.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

finalmente já tenho Gás na AC .... MAS só o fogão trabalha.

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 12:29 am

caros companheiros!!
Preciso da ajuda de alguém q tenha mais alguns conhecimentos sobre esta matéria de modo a dar-me algumas dicas.
Não adianta mencionar mais uma vez a minha falta de experiencia no q respeita a estes pormenores das ACs, pois com as duvidas q tenho está tudo dito!

Hoje finalmente veio um téc à AC, montou o gás, inspecionou toda a tubagem e fez as respectivas ligações À BOTIJA, e ....estava tudo bem.
Eis que, hoje à noite com calma fui experimentar o aquecimento, o frigorifico e a agua quente, e .... NADA funcionava!!!

QUANTO AO FRIGORIFICO (para melhor identificarem) é um electrolux, q tem do lado esqº o selector, do lado drt tem o regulador de temperatura e mesmo ao lado um "olho" onde se vê uma "luz" amarela a piscar quando se liga para o Gás.
Vai fazendo cliques, enquanto a "luz" ou piloto pisca mas não se fixa.(penso eu q deveria icar fixa)...
Resolvi então carregar o dito regulador para dentro e o piloto deixou de piscar...apagou-se. Mas logo que o solto continua na mesma a piscar.
a minha pergunta é:
- estar cerca de um minuto ou mais a piscar sem começar a funcionar é normal ou estou a fazer algo de errado????

Agora Quanto ao AQUECIMENTO, é um TRUMATIC.
- Pensava eu que, para o ligar bastava carregar no botão do +/- q é da temperatura e logo acenderia um piloto, mas afinal NADA!... nem um clique faz :( será q é há antiga, acendendo com um fosforo?)
- ou haverá aqui algum segredo para acender q não conheço???

Passando AO AQUECIMENTO DA ÁGUA:

- selecionei O BOTÃO DO bOILER (TRUMA) para 50º abri a torneira da agua quente, tanto no lava loiça como na casa de banho, correu, correu e correu mas só água fria, agua quente nem senti-la.
Depois reparei q há uma válvula junto ao Boiler que ao carregar sai agua pelo tubo do ladrão para a rua - mas se a levantar ouço a passagem de água, mas confesso q não sei para onde vai ela, se para dentro ou para fora do Boiler, pois apenas ouço a bomba a trabalhar.
- será q terei de mexer nessa válvula para ter agua quente ou não é para mexer? para q serve esta vávula, para além de esvaziar a agua do Boiler?

se alguém puder ajudar agradeço... AJUDAR/ENSINAR/ mas sem COMPLICAR... :D :D

Obrigado!!!

fico a aguardar algumas sugestões vossas.... para além de, me sugerirem um tecnico especializado nesta matéria. :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor NOGUEIRA » quinta set 01, 2011 1:34 am

boa noite

ligar as torneiras de segurança que estão dentro da celula
no frigorifico...pode ser o bico que está entupido...limpar a chaminé e limpar o bico do gáz.

no aquecimento...no meu caso tem duas pilhas pequenas que fazem ligar o isqueiro....colocar novas

no boiler...varias coisas....ar nos tubos do gaz....ligar o fogao...e depois ligar o boiler.
tem que programar a temperatura e deve ter duas luzes....a verde ta ok...se quando ligar o boiler, ligar a verde e depois logo a vermelha...ou falta gaz ou agua no boiler.
se quando ligar e não aparecer a luz verde..tambem pode ser um fusivel que está na parte de fora do boiler.

espero ter ajudado.
Cumprimentos e boas viagens

Nogueira
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Mensagempor VítorEsteves » quinta set 01, 2011 9:06 am

Caro companheiro,
Se o técnico deixou tudo a funcionar, é estranho que os 3 equipamentos tenham deixado de trabalhar em simultâneo.
Será que tem a garrafa de gás aberta?

O equipamento de aquecimento Trumatic tem, em baixo, uma gaveta com duas pilhas com a função de provocar a faísca que leva à ignição do gás. Se estas estão boas, ouve-se um clic continuado. Se não, troque-as.

A válvula que existe junto ao boiler tem a função de "sangrar o ao" do tubo que leva água ao boiler. Quando esse tubo tem ar, temos de abrir essa válvula durante uns segundos para que o ar saia.

Cumprimentos
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Re: finalmente já tenho Gás na AC .... MAS só o fogão trabal

Mensagempor txinho » quinta set 01, 2011 9:39 am

Companheiro não me leve a mal mas parece-me que o problema está em não saber ligar os equipamentos (peço desculpa por dize-lo desta forma :roll: )

1.º passo,

Ligar gaz na botija, e nas torneiras de segurança algures na AC,

Frigorifico, deve pressionar o botão durante alguns segundos (por vezes pode demorar algum tempo pois pode existir ar nas tubagens) até á chama fixar, depois de largar o regulador vai verificar que fixa

Aquecimento funciona da mesma forma, será necessário pressionar o regulador da mesma forma que no frigorifico, Atenção verificar se tem pilhas no compartimento que os companheiros já referiram anteriormente :wink: .

Aquecimento de água, não funcioma como esquentador, deve esperar que a água aqueça (tipo cilindro eletrico). Junto ao botão do boiler deve ter 2 led's um vermelho e um verde caso o boiler não esteja ligado a luz vermelha acende.

Se estiver com problemas mesmo assim, experimente ligar as bocas do fogão e depois todos os equipamentos para fazer com circule o gaz de forma a extinguir o ar nas tubagens.

Isto é como os equipamentos funcionam (á diferenças de uns para outros mas no geral é isto), mais uma vez peço desculpa se estou a ser muito descomplicado :roll: :roll: .

Espero ter ajudado 8)
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 3:19 pm

Antes de mais mto obrigado pelas v/ respostas.

estava tudo ligado: botija cheia de gás propano, redutor ligado, torneiras individuais ligadas assim como o inversor.

como expliquei, este frig qd se selecciona para utilizar a gás, inicia automaticamente a ligação, aparecendo no "olho" uma luz/faisca a piscar. Se carregar o botão (o unico que vai para dentro), pára imediatamente de piscar ou seja apaga de vez e deixa de fazer faísca... assim sendo estarei mais inclinado segundo algumas das dicas, para a hipotese de não chegar o gás até ao bico (o qual não sei onde está!.. :oops: )

quanto ao aquecimento:
(obrigado Txinho, tem razão e não tenho nada q levar a mal :D ) confesso q não sabia q usava pilhas, mas qd chegar a casa irei ver onde está esse compartimento/gaveta.

em relação ao Boiler:
o meu tem apenas um botão, q seleciona para 50º ou para 70º e apenas uma luz, q qd se tem o gás ligado está vermelha...com o gás desligado, nem sequer acende.
Portanto vou ter que ligar o boiler e esperar q a luz mude de côr (se é q tb tem verde) ou então q se apague, sinal q já pode ser usado.

os bicos do fogão estiveram bastante tempo acesos, o suficiente para não haver qq ar na tubagem, digo eu!

logo à noite qd chegar a casa vou então testar todas estas ideias e esperar q algum dos aparelhos funcione.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 3:24 pm

NOGUEIRA Escreveu:boa noite

ligar as torneiras de segurança que estão dentro da celula
no frigorifico...pode ser o bico que está entupido...limpar a chaminé e limpar o bico do gáz.... (a chaminé sei onde está, agora o bico não faço ideia como se chega até lá... :cry: )no aquecimento...no meu caso tem duas pilhas pequenas que fazem ligar o isqueiro....colocar novas - desconhecia q tivesse pilhas
no boiler...varias coisas....ar nos tubos do gaz....ligar o fogao...e depois ligar o boiler.
tem que programar a temperatura e deve ter duas luzes....a verde ta ok...se quando ligar o boiler, ligar a verde e depois logo a vermelha...ou falta gaz ou agua no boiler. - ( como disse atrás, só vi até agora a luz vermelha :oops: )se quando ligar e não aparecer a luz verde..tambem pode ser um fusivel que está na parte de fora do boiler. fusivel???... ok!...qd chegar acasa vou ver se temespero ter ajudado.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 3:37 pm

VítorEsteves Escreveu:Caro companheiro,
Se o técnico deixou tudo a funcionar, é estranho que os 3 equipamentos tenham deixado de trabalhar em simultâneo.

Vitor,
certamente não me expliquei bem, o tecnico apenas me fez as ligações trouxe a botija de gás e verificou todas as tubagens visiveis da garrafa até às ditas torneiras individuais, assim como as restantes em descoberto.
Não é propriamente um tec habituado a trabalhar nas autocaravanas. Mas ligámos o fogão e trabalhou, o frigorifico não foi possivel e o boiler q começou a funcionar ( q como sabem só liga se lá tiver gás)

Será que tem a garrafa de gás aberta?

O equipamento de aquecimento Trumatic tem, em baixo, uma gaveta com duas pilhas com a função de provocar a faísca que leva à ignição do gás. Se estas estão boas, ouve-se um clic continuado. Se não, troque-as.

A válvula que existe junto ao boiler tem a função de "sangrar o ao" do tubo que leva água ao boiler. Quando esse tubo tem ar, temos de abrir essa válvula durante uns segundos para que o ar saia.

quando fala em sangrar, a água sai pelo tubo ladrão, certo??
Cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor ZecaSantos » quinta set 01, 2011 3:41 pm

Companheiros,

fj2011, note se o frigorifico ao lado do botão do gás que carrega não tem um interruptor cor de laranja de duas posições. Esse sistema que está a falar eu não conheço, mas a minha dúvida é que normalmente quando deixa de haver faísca é porque o gás está ligado e a chama acessa.

No boiler a luz vermelha indica precisamente que está desligado. Quando liga o boiler deverá ouvir um estalinho e se de seguida acender a luz vermelha é porque não arrancou se não acender nada é porque terá água quente em 15m +-. Vereficar se o boiler tem água.

Qualquer luz vermelha indica perigo ou mau funcionamento

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor hpinheiro » quinta set 01, 2011 3:47 pm

Ja agora, no boiler (se for o caso), verificar a tampa exterior da ventilação. Se tiver colocada, o boiler desliga-se automaticamente como forma de segurança.
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta set 01, 2011 3:51 pm

Companheiros,

hpinheiro, boa,... bem lembrado, eu como não uso tampa esqueço-me desse pormenor que neste caso poderá um "pormaior".

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor hpinheiro » quinta set 01, 2011 3:54 pm

Acreditem que me esqueço mts vezes...
Chego a ir abanar a botija e virar a AC de pernas para o ar, antes de me lembrar que tenho a tampa posta... :oops:
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor VítorEsteves » quinta set 01, 2011 3:55 pm

Caro companheiro,

Quando "sangra o Boiler", sai água pelo respiro. Ao fim de uns segundos, volte a fechar a válvula e experimente o boiler.

Há outro aspecto que poderá ter influência: Que tipo de gás tinha anteriormente? Propano ou butano?

Se tinha propano e alterou para butano (gás com menos pressão) poderá ser necessário proceder a mais alterações (eventualmente bicos de gás do frigo e do boiler, penso eu...)

Quando importei a minha ac, veio com 3 garrafas cheias de gás propano que me duraram até há poucos dias. Ontem, troquei para o gás da Repsol, mas mantive o Propano. Foi só acoplar uma saida livre da Repsol ao encaixe já existente e, tudo funcionou na perfeição.

Disponha
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta set 01, 2011 4:01 pm

Companheiros,

Cuidado com o gás. Se mudar propano para butano não é necessário mexer nos bicos, mas terá que ver qual o tipo de redutor ´que tem. Não mexa nos bicos.

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor mpardal » quinta set 01, 2011 5:53 pm

Boa tarde. Em relação ao frigorifico tem de ter um interruptor para ligar a ignição ou eventualmente estará ligada ao selector, quando o coloca na posição da chama liga a ignição, coloque o regulador ou termostato numa posição intermédia e carregue no botão do selector até encostar ao fundo durante alguns segundos, quando deixa de ouvir a faisca é sinal de que há chama e o termopar envia a informação para desligar a ignição, espere mais alguns segundos e largue, se ouvir de novo a actuar a ignição, ou o termopar está avariado ou a termoválvula, entupimento não será muito viável pois se carregando passa o gás ao largar o mesmo tem de passar na mesma. Os "bicos" ou seja os injectores tanto para gás propano 37mbar como butano 28 ou 30 mbar são os mesmos em qualquer aparelho de queima, não há necessidade de substuição. Em relação ao boiler e ao aquecimento não lhe posso adiantar nada pois desconheço os aparelhos. Espero ter ajudado. Se andar cá pelos meus lados apareça que eu em relação ao frigorifico vejo o que se passa.
cumprimentos.
MPardal
mpardal

Registado: domingo ago 21, 2011 5:34 pm

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 10:47 pm

Mais uma vez obrigado a todos.
Neste momento já tenho agua quente, aquecimento na célula e o frigorifico finalmente ligou a gás... só não tenho a certeza se refrescará tão bem como a 12v...
Mas o facto do frig ainda não trabalhar a 220v levou-me a acreditar q tb poderia não trabalhar a gás... estive mais de 60 minutos a tentar q a chama se mantivesse acesa e qd já ía para desistir, eis q ficou ligado. tornei a ligar e a desligar e ... trabalha :D :D

- quanto ao aquecimento, confesso que o local onde a pilha está instalada e ainda para mais fechada com uma tampa, nunca descobria que houvesse por ali uma pilha... é q eu sou do tempo em q este tipo de aparelhos ainda não eram "inteligentes". Eram-mos nós quem tinhamos q provocar a faísca :shock:

em relação ao Boiler...simplesmente começou a funcionar sem que lhe tenha feito qq coisa...mas o meu não tem qq luz verde. Apenas tem a vermelha, q acende qd se liga e depois apaga quando já está a aquecer.

MPardal...
foi importante a forma como explicou o possivel não funcionamento do frig, daí senti-me àvontade para estar mais de uma hora de volta do mesmo a tentar que o dito botão ao largá-lo não eliminásse a chama.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes