Pneus

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor pressler » quarta ago 17, 2011 8:17 am

Bom dia a todos os companheiros!

Eu gosto de seguir estes temas e ir aprendendo pois antes de ser autocaravanista já era automobilista e sempre fui eu a levar os meus carros ás revisões e sempre apanhei os "barulhinhos" e consegui acertar nos diagnosticos das doenças dos meus "amigos" de 4 rodas... Estas questões tecnicas das ACs só vieram ensinar-me ainda mais e aguçar o meu gosto por aprender.
Andei na net durante horas para tentar ter 1a prova do que vou falar, mas só consegui parte da prova.
O meu Polo tem uns pneus Firestone made in Japan. Os pneus têm á volta varios simbolos (data, tamanho,pais de fabrico,modelo,etc) mas também um simbolo que parece um I cortado ao meio e o nº 19. Estarei eu correcta ao pensar que são o numero de telas? :oops:
Quanto aos pneus da AC o mesmo simbolo é acompanhado do nº23! :shock:
Posso então concluir que os pneus do Polo têm 19 telas e os da AC 23 telas... Será que apanhei o busilis da questão?
Segundo as marcas os pneus camper são reforçados para aguentarem muito tempo sempre no mesmo lugar tendo a carga maxima do veiculo, ao contrario dos outros veiculos de carga que podem estar completamente carregados ou não, conforme o trabalho do veiculo. Se os pneus não fossem reforçados teriamos que ir ás nossas ACs de X em X dias andar 1 pouquinho para a frente ou para trás de modo a rodar o pneu e não ganhar formas ovais, além do facto de ressequirem em demasia expostos ao clima do local. Também são reforçados para sofrerem impactos de pedras e outro materias que se encontram ao rodar no campo ao contrario dos impactos do uso de uma estrada de alcatrão normal. Um pneu mais resistente com mais dificuldade de rasgar ou rebentar é sempre bom, pois substituir um pneu a 1 veiculo de 3500kg não é coisa facil com os macacos que os nossos veiculos trazem e arranjar 1 reboque que tenha em conta que uma AC ao subir fica a arrastar a traseira no chão, não é facil. A minha AC não tinha pneu suplente só o kit de espuma que em caso de rasgo de pneu não serve para nada, pelo que fui a 1 socateiro e comprei 1 pneu com jante, serve para desenrasque e para não ter que acabar 1 fimsemana a meio por 1 pneuzito.
Concluindo: se o pneu é reforçado, se tem mais telas... Então certamente terá que ser mais caro porque tem mais material. Estou errada? :twisted:
O problema é que de momento os Vanco camper andam esgotados em Portugal, Espanha, França...
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 17, 2011 9:13 am

Boas

Para ajudar:

Imagem

Saiba um pouco mais sobre pneus
Existem diversos tipos e marcas de pneus, com variações nos desenhos das canaletas, altura (perfil alto ou baixo), para estrada de barro ou asfalto, de passeio ou de corrida, para veículos de carga, etc.
Normalmente nós não conhecemos, e, poucos procuram saber, o porque de tantos números na especificação dos pneus questão na sua lateral como:
Michelin Agilis Camping 215/70 R15 109 Q, traduzindo temos que o pneu possui 215 mm de largura; perfil médio (70); radial (R); aro 15; 1030 Kg de capacidade máxima de carga (109) e pode ser desenvolvido a velocidade máxima de 160 Km/h (letra Q).

Seguindo a numeração temos:

215/70 R15 109 Q
- Essa primeira numeração indica a largura da secção do pneu em milímetros, sendo 215 mm de largura.

- A segunda numeração vem sempre após uma barra (/) e indica a série ou o perfil do pneu, que é a relação entre a altura e largura da secção do pneu, quanto maior o número, maior o perfil do pneu e mais distante do solo estará a jante (aro).
- A primeira letra indica a construção do pneu, R para pneus radiais e D para diagonais.
- Após a primeira letra, virá um número que indicará a o diâmetro interno do pneu, em polegadas, onde será colocada a jante. O normal em veículos tipo autocaravanas são os aros 15 e 16.
- A última sequência de números é o índice de carga, ou seja a capacidade máxima de carga que o pneu pode suportar, que neste caso é de 1030 kg.

Podem verificar nas tabelas seguintes:

Imagem
Imagem

Imagem

Sabia que os pneus possuem um prazo limite de quatro anos após sairem de fabrico e que num lado do pneu pode encontrar a data desse fabrico?
Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana do ano de 2007, ou seja em Fevereiro de 2007, o que daria como limite de validade Fevereiro de 2011.
Num dos lados do pneu, encontrará também a pressão máxima permitida para esse pneu em particular. Alguns pneus possuem uma pressão máxima de 80 PSI, outros estão desenhados para 75 PSI e alguns inclusivé para 70 PSI. Verificar nos pneus para ver qual é a pressão máxima aconselhável, a qual deverá ser respeitada para tirar melhor partido do pneu.

Espero ter ajudado um pouco.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor time_out » quarta ago 17, 2011 2:45 pm

pressler Escreveu:...Posso então concluir que os pneus do Polo têm 19 telas e os da AC 23 telas... Será que apanhei o busilis da questão?

Se os pneus tivessem esse numero de telas nem necessitariam de ar para se manterem direitos. O camping da Michelin possui 2 telas nylon no piso e 4 telas nos laterais (2 telas de aço e 2 telas de nylon).

pressler Escreveu:...Segundo as marcas os pneus camper são reforçados para aguentarem muito tempo sempre no mesmo lugar tendo a carga maxima do veiculo, ao contrario dos outros veiculos de carga que podem estar completamente carregados ou não, conforme o trabalho do veiculo..Ana Pressler

A versão dos construtores apoia-se no marketing! Ao verificar a existência de um nicho de mercado deveras lucrativo tiverm de fazer algo que levasse os proprietários das Ac a comprarem os seus pneus em vez dos habituais pneus comerciais (mais duros e barulhentos). Ver o meu texto neste mesmo tópico)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Pneus Camp

Mensagempor Paulo MB » quarta ago 17, 2011 4:27 pm

Boa tarde,
Os pneus Continental camp têm mais duas telas que os normais. Daí serem um pouco mais caros e também mais resistentes a longas paragens.
E relembro que ainda não há qualquer obrigatoriedade de mudar os pneus após 4 anos da data de fabrico. Como já disse noutro pst, o assunto está em estudo. Daí a ser obrigatório, vai um grande passo (o que em Portugal costuma querer dizer muitos meses).

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes