Problema Bateria de Arranque?...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema Bateria de Arranque?...

Mensagempor psilvadel » sexta jul 29, 2011 5:14 pm

Boa tarde Companheiros,

Hoje ocorreu algo estranho com a minha AC, que passo a descrever:

Após ter saído das Minas de São Domingos, já vindo do Algarve esta manhã, desloquei-me até á Barragem do Alqueva para uma breve paragem de cerca de 20min, e não é que quando fui para colocar a dita a trabalhar, nada acontecia.

Sorte, pois estava estacionado numa via a descer que facilitou, pois a minha suspeita imediata de que se tratava de problema de bateria parecia estar correcta e ela pegou de imediato.

Parti então em direcção a Portel, e teimosamente parei então a dita perto de uma oficina (não fossse correr mal) e quando voltei a dar á chave estranhamente pegou de imediato.

Qual a vossa opinião, será que é mesma a bateria?

Agradeço a vossa ajuda.
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
psilvadel

Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am

Mensagempor txinho » sexta jul 29, 2011 5:39 pm

boa tarde companheiro,

A mim já me aconteceu o mesmo problema (ou coisa identica :roll: ) e não era a bateria mas sim o motor de arranque que tinha problemas (o que era não sei ao certo, pois de mecanica não é comigo :oops: ). Quando me surgiu esse problema telefonei a um mecánico amigo e ele disse-me para dar umas pancadas no motor de arranque que resultava, para meu espanto, resultava mesmo e consegui terminar a viagem com umas pancaditas no motor de arranque :lol: . Contudo reforço a minha ignorância na matéria heheh. 8) .

Espero ter ajudado um bocadito, tenho pena de não poder ajudar mais :wink: .

Continuação de boas férias.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor João Morgado » sexta jul 29, 2011 6:06 pm

Companheiro Pedro,

Quantos anos tem a bateria? É muito possivel que esta tenha chegado ao fim de vida. Ao parar após uma viagem, em que deu para ela carregar, é normal que ela dê para pegar. Se fizer uma paragem mais prolongada, aí ela vai perdendo a carga que acumulou e já não dá nada.

Boa sorte.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor danibeja » sexta jul 29, 2011 6:51 pm

Boa tarde,

Em primeiro lugar eu tirava os bornes da bateria e limpava-os muito bem pois podem estar isolados e não fazer contacto...

Se tiver um multímetro com a ignição desligada verifique quantos voltes a bateria tem, e depois ponha a trabalhar e veja se subiu a cima dos 13voltes, pois desta forma verifica se o alternador está bom...

Se souber onde se encontra o cabo da massa (fio que liga o polo negativo ao Chassis), desaperte o parafuso ou porca e limpe bem, não vá este também estar isolado, e repita esta etapa no cabo da massa que liga a caixa de velocidades (caso a sua AC tenha este fio) ao Chassis.

Após esta operação caso continuasse a fazer o mesmo (umas vezes pegar, outras não) procurava um electricista, pois podem ser muitas coisas...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Calita » sexta jul 29, 2011 7:38 pm

Boa tarde

Companheiro tambemeu tivenum passado um problema semelhante,pois quando a paragem era um pouco maior a bateria já não tinha carga para fazer rodar o motor de arranque.
Solução foi gastar uns euros e comprar uma nova :cry:
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 29, 2011 8:05 pm

Boa noite Pedro Silva,

Sem acrescentar muito ao que foi dito...apostaria talvez na hipótese do txinho...

O motor de arranque entre muitas peças é composto por rodas dentadas que eventualmente podem ter "encavalitado" e não rodarem ao dar á chave ou eventualmente as escovas do motor de arranque já com algum desgaste.

Mas será fácil ver se o problema será esse...se ao ligar a chave as luzes dos avisadores do conta km's acenderem de uma forma sumida ou definitivamente não acenderem será a bateria concerteza...se as luzes mantiverem a mesma intensidade e o motor de arranque não arrancar...a solução é a do mecânico do txinho exactamente porque as pancadas no motor de arranque leva a que as rodas dentadas "desencavalitem" :oops: e rodem livremente encaixadas umas nas outras.

Até pareço mecânico, não pareço...?!?! :twisted: Poiiiis mas não sou...!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor psilvadel » sexta jul 29, 2011 8:35 pm

Boa noite Companheiros,

Muito obrigado pelas opiniões, e quero somente acresentar a informação de que a paragem que antecedeu este acontecimento foi de cerca de 15min, após uma viagem de cerca de 1 hora.

E mais, até hoje a dita tnha estado parada cerca de 3 dias no Algarve e pegou "bem" (pelo menos não notei nada de anormal, a não ser o facto de que por vezes a pegar a frio parecia que o motor de arranque não tinha a força normal).

Como cheguei á pouco ao meu destino, fui medir a bateria com o motor parado e dava 12,4V, e com o motor a trabalhar subia para os 13,5V, pelo que do alternador também não é.

Um abraço a todos,
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
psilvadel

Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am

Mensagempor josegon_calves » sábado jul 30, 2011 9:18 am

Bom dia Companheiro psilvadel,

Não sendo mecânico, nem tendo conhecimentos técnicos sobre a matéria, numa das Autocaravanas que possui tive um "problema" com a "bobine de chamada" em que os sintomas foram em tudo iguais aos que o Companheiro aqui relata.

Na oficina da marca, após relato e alguns testes, a mesma "bobine de chamada" foi substituída e nunca mais voltei a ter esse "problema".

Se é o "seu" caso ou não, não sei!!! Não sou técnico!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

motor de arranque

Mensagempor burrinho 2cv » sábado jul 30, 2011 7:11 pm

Boa tarde companheiro :

Tambem já tive o mesmo problema e de facto é a bobine de chamada , ou seja :

Quando dá o arranque , a bobine de chamada vem atrás e faz contacto com os dois terminais ( parafusos ) que levam a corrente para o motor de arranque ; acontece que estes terminais são servidos (feita a ligação )
por5 uma placa de cobre que está atraz da dita bobine e que acumula pó de carvão devido ao contacto .
Se tiver algumas noções de mecanica , isso é relativamente fàcil de resolver , basta tirar o motor de arranque (a parte mais dificil ) desoldar os terminais da bobine , limpar com lixa a dita placa e os parafusos , inverter a ordem e boa sorte . Foi o que eu fiz apesar de não ser mecânico mas ter o bichinho .
A pressa mata!Antes atrasado neste mundo , que adiantado no outro.
burrinho 2cv

Registado: terça jan 26, 2010 10:11 am

Mensagempor hpinheiro » segunda ago 01, 2011 11:22 am

Eu aproveito este topico para colocar um problema que estou a ter ultimamente (muito semelhante ao problema que abriu este topico).

Ultimamente quando vou a dar a chave, oiço um "click" e mais nada. O que tenho feito: vou à bateria, retiro o borne negativo, volto a colocar e das duas uma: ou volta a ligar, ou entao tenho de repetir este processo mais umas vezes até arrancar.
Quanto à bateria, esta tá boa, ou seja, não é problema da bateria descarregar, pois quando dou a primeira volta à chave aparecem a luzinhas todas. O que acontece támbem é que quando dá esse "click", solta-se uma pequena faísca no borne negativo.
Ja limpei os ambos os bornes (com a ajuda do companheiro alexandre chora) e o problema continua.
Por isso, se algum companheiro puder dar umas ideias do que se trata...sem esquecer o 1º problema que fez abrir este topico...não quero roubar atençoes...lol!
Obrigado!
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor António Esteves » segunda ago 01, 2011 11:55 am

Caro companheiro
Sem pretenções a ser mecanico.
A mim já me aconteceu o mesmo, mas no borne positivo.
O defeito estava no borne da bateria que não dava aperto suficiente na bateria (apesar do parafuso estar completamente apertado) e estava a fazer um contacto insuficiente que quando a beteria mais precisava, que era dar ao motor de arranque não chegava e daí a faísca. Claro que substitui o borne por um de boa qualidade e até hoje ( +- um ano)
Um abraço
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Mensagempor João Morgado » segunda ago 01, 2011 12:11 pm

Companheiro hpinheiro,

Penso, tal como o companheiro António Esteves diz, que o problema está no borne. Ou não está bem apertado ou já deu o que tinha a dar e precisa ser substituído.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor hpinheiro » segunda ago 01, 2011 1:21 pm

wow...nem sequer sabia que se podia substituir os bornes... :oops:
Obrigado pelas explicações. Assim que puder vou tratar disso e depois logo digo se ficou resolvido.
Obrigado!
hpinheiro

Mensagempor João Morgado » segunda ago 01, 2011 1:32 pm

Companheiro hpinheiro,

Atenção que quando falamos em bornes (nem sei se é este o nome correcto), são as peças que estão no cabo que liga á bateria e não os bornes da bateria. Esses são fixos e não são substituíveis.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Mensagempor hpinheiro » segunda ago 01, 2011 1:34 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro hpinheiro,

Atenção que quando falamos em bornes (nem sei se é este o nome correcto), são as peças que estão no cabo que liga á bateria e não os bornes da bateria. Esses são fixos e não são substituíveis.
Saudações

Ainda bem que clarificou isso...se não ja ia doido...;)
Entao terei de substiruir as peças em circulo que ligam aos "bornes" da bateria, certo?
hpinheiro

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes