Federação Portuguesa de Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor zejorge » quarta jul 20, 2011 3:30 pm

Boa tarde

Lamento que o companheiro AlexandreChora reduza a importância do CPA como clube de autocaravanismo, às vantagens resultantes nos custos nos seguros das AC, sendo peremptório ao afirmar " que o CPA tem muitos sócios, apenas pelos descontos que os seus associados podem usufruir.....".
[i]Companheiro permita-me que lhe diga, que é muito mais interessante ler as suas explicações técnicas sobre painéis fotovoltaicos, do que ler as suas análises relativas ao Movimento Autocaravanista, pois neste aspecto, parece-me existir alguma falta de conhecimento, para não lhe chamar ignorância.
[/i]
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta jul 20, 2011 7:38 pm

Boas a todos

Companheiro ZéJorge, a ignorância é uma questão muito relativa, depende do acesso á informação que se tem, presumo que um associado activo e participativo do CPA tenha muito mais informação, do que eu tenho....

Mas deixe-me dizer-lhe que existem evidências, muitas mesmo de companheiros nossos, e testemunho isso na primeira pessoa, que apenas são sócios do CPA para usufruir no desconto do seguro da ac, alguns nunca participaram nas actividades do clube.... disso não tenha a minima dúvida, se isso é falta de conhecimento ou ignorância, bem companheiro cada um faz o seu juizo de valor... e se pretendia de alguma forma, discordar com a minha opinião, poderia tê-lo, com mais elegância...

Quando me inscrevi no forum do CPA, apenas para participar no forum, a primeira coisa que me pediram foi as quotas de associado, e a bandeira de estandarte argumentativa foi os descontos do seguro.... como deve calcular... desde esse momento encontrei este Forum e aqui tenho partilhado.... com a minha curiosidade inata que tenho, procurei saber mais sobre o CPA, e hoje olho para trás e vejo foi a melhor opção, porque na realidade não me revejo nos seus estatutos.... esta é a verdade o argumento dos 150eur do seguro não foi suficiente, para me tornar sócio.... para muitos é...

Relativamente também prefiro falar das questões tecnicas relacionadas com a autonomia energética, mas nesta fase isso é completamente secundário, especialmente quando atentam á minha liberdade de pernoita, pela perseguição crescente aos autocaravanistas itinerantes, pela imagem preconcebida instalada, e especialmente pelos interesses economicos envolvidos que estão a aumentar a agressividade....

Isto é o que motiva a falar abertamente sobre estes assuntos.... reconheço que muito tenho a aprender nesta vertente politizada do autocaravanismo.... mas quando atentam á minha liberdade e nenhuma organização faz nada.... quando surge uma Federação que pode defender os meus interesses, pode ter a certeza que mesmo com a minha ignorância procurarei ajudar....

Em suma, obrigado por valorizar o trabalho que temos desenvolvido no tema autonomia energética em autocaravanismo itinerante.... pena é, que na sua restante intervenção não tenha escolhido melhor as palavras....

E por favor na proxima não leia o que não se escreveu.... ninguém afirmou ou questionou a importancia do CPA, o que afirmei é que muitos dos socios do CPA, só o são pelo desconto no seguro.....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jul 20, 2011 8:39 pm

Boa noite,

O CPA será sempre a referência para o bom e para o mau...será sempre um marco incontornável para muitos de nós, goste-se ou não.
Na realidade todos os clubes posteriores ao CPA só poderão aprender com os erros e as vitórias que fôram acontecendo na vida deste grande clube...

Ao desenrolar de acontecimenos, como a criação da Federação de Autocaravanismo, todos nós ou pelo menos a maioria daqueles que fôram sócios do CPA ou que ainda são, alimenta a secreta esperança que o CPA dê um passo em frente e se junte a esta grande familia que se está a formar por vontade de 3 clubes que no seu conjunto e em número de sócios não atinge nem metade dos sócios do CPA...

Mas nem estes que deram o 1º passo se devem sentir substimados... mas muito menos aquele colosso se deve sentir posto de parte ou amuar porque não teve uma participação formal daquilo que se estava a preparar...

A partir de agora não deve haver dúvidas ou hesitações, cada um saberá o lugar que ocupa e o valôr que possui e é dessa base que se deve partir...

Sempre considerei que a expectativa do que vinha a seguir ao CPA nos pôs nervosos e por vezes levámos o nivel de crispação ao ponto desnecessário...

Sendo o Campingcar o local que foi escola para muitos e ainda um ponto de referência, e continuará a ser...concerteza que também será o ponto de partida para aqueles que se sentem bem e se identificam com o associativismo e por isso vão partir para outras paragens...

Saibamos respeitar aquilo que o CPA nos deu...saibamos respeitar aquilo que o Campingcar nos deu...e aguardemos pacientemente, aquilo que a Federação de Clubes de Autocaravanismo nos terá para dar...

Ainda não o tinha feito e por isso estava em falta...saúdo o aparecimento da Federação e que acima de tudo sêja um virar de página para cada um de nós, a partir de agora temos o vento de feição.

Saibamos dar valôr a uma frase de Winston Churchill...

"Nunca tão poucos fizeram por tantos"

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor zejorge » quarta jul 20, 2011 10:05 pm

Boa noite companheiro Alexandre

Ao ler o seu post, fico ainda mais convicto de que o companheiro não conhece nada do que é o CPA, e do que este Clube representa no Movimento Autocaravanista, e por isso quando afirmei "falta de conhecimento ou mesmo ignorância" não estava muito longe da verdade.
Não tenho nenhum mandato por parte do CPA, para levar a cabo a sua defesa na praça pública, mas quando se procura insinuar que a esmagadora maioria dos sócios do CPA são uns oportunistas (este adjectivo é meu) ao afirmar " que o argumento dos 150 € do seguro não foi suficiente para se tornar sócio......mas para muitos é...", é por demais evidente que indirectamente está a catalogar mais de mil associados daquele clube com aquele título.
No meu fraco entender não lhe ficam bem essas deduções, e por isso reafirmo, fale-nos daquilo que sabe pois são temas de interesse geral e de que todos beneficiam.

Cumpts
zejorge

Mensagempor Paulo » quarta jul 20, 2011 11:14 pm

Caríssimos amigos,

Peço-vos que evitem criticas directas a este ou áquele clube/associação, pois essas matérias devem ser analisadas nos espaços que essas entidades têm ao dispor dos interessados.

Agradeço a vossa compreensão.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta jul 21, 2011 12:02 am

Boas a todos

Caro moderador companheiro Paulo, permita-me apenas postar este ultimo post sobre este assunto, apenas para esclarecer inequivocamente as minhas palavras interpretadas pelo companheiro Zéjorge, e que não fiquem quaisquer duvidas sobre este assunto.

Companheiro ZéJorge, não faço questão que a ultima palavra seja minha, mas desta vez ainda vou abordar este assunto e depois viro a página, porque nada de construtivo ou pedagógico se seguirá nesta parada e resposta, o que não nos leva a lado nenhum.... e em nada acrescenta aquilo que nos une... assim como pretendo continuar a dignificar este fórum .

A historia e os feitos do CPA, são publicos, existe muita informação institucional do CPA disponível e portanto qualquer um pode ter acesso, e é isso que tenho vindo a fazer. O vulgo dos mortais, percebe perfeitamente, qual a sua historia e de onde vem e para onde caminha o CPA…

Eu só lamento a sua interpretação das minhas palavras; por exemplo:

Eu digo muitos dos companheiros que tenho falado, que são apenas sócios do CPA pelo desconto do seguro da AC, o companheiro afirma que é a maioria.... ora o meu conceito de muitos serão 20 ou 30 de casos em que confirmei esta situação.... a relação que estabeleço é que nunca será a maioria, como afirmou.....

Os companheiros que beneficiam do desconto do seguro da AC, tornando-se sócios do CPA, para mim são companheiros que estão a usufrir de um serviço ao melhor custo possivel, e não condeno de forma alguma a opção, o que apenas disse foi inequivocamente que para mim não era argumento suficiente para me tornar sócio. No entanto e como disse muito bem palavras suas, "são oportunistas", muito honestamente eu não concordo consigo, "para quê pagar mais, quando se pode pagar menos"... o que altera apenas é a condição de acesso, que resulta num argumento de marketing…

Mas deixe-me dizer-lhe deste desconhecedor ou ignorante, o que o CPA poderia fazer pela nossa causa?
Muito e muitos sócios activos e participativos do CPA, acreditaram que a revisão de estatutos em Abril transato, pudesse direccionar o CPA para a Defesa e Dignificação do Autocaravanismo Itinerante, lamentavelmente isso não aconteceu, mas ainda não perdi a esperança...

Deposito muitas expectativas na FPA, com ou sem o CPA, este movimento vai crescer, até onde não saberemos, depende do apoio, da determinação, e da coragem que existir...
Uma coisa é certa, é um movimento que apenas tem interesses autocaravanistas e o sentido será apenas uno, sem dualidades internas por conflito de interesses.... Existe momentos na historia em “não se pode querer agradar a Gregos ou Troianos”, apenas temos de escolher um lado e uma orientação….

Companheiro Zéjorge, tudo o que não se actualiza, não cresce e definha, por muito que custe... percebo minimamente a sua angustia, muito provavelmente e agora estou a especular, o companheiro é daqueles que depositava bastante expectativa na revisão dos estatutos que se realizou em Abril….

Quanto á minha ignorância, apenas posso lhe adiantar que "quanto mais sei menos sei"....

Não vou voltar a abordar este assunto.... Tal como o companheiro, também não estou mandatado pela FPA, apenas acredito no projecto...
alexandrechora

Mensagempor zejorge » quinta jul 21, 2011 8:22 am

Bom dia

Companheiro Alexandre, vou também virar a página, pois efectivamente há temas bem mais interessantes para discutir, mas sem no entanto o alertar para a contradição em que cai, quando em certos momentos afirma que o CPA tem muitos sócios apenas resultado dos descontos que usufruem, agora acaba por concluir que apenas conhece 20 ou 30...... .
Segundo julgo saber o CPA tem actualmente cerca de 2.000 associados, desconhecendo no entanto o número daqueles que usufruem do seguro (eu sou um deles), mas sou sócio do CPA muito antes do acordo que o Clube obteve com a Allianz.
Quanto às angústias, se as tiver não são desta natureza, pois a idade já muito me ensinou.

Cumpts
zejorge

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 21, 2011 9:28 am

Companheiros:

Antes de mais, endosso a todos as mais gardingas saudações autocaravanistas.

Terão alguns de vós reparado que me abstive de intervir neste fórum de há um tempo a esta parte. Essa ausência não significou a existência de uma desmotivação em relação à causa autocaravanista, como adiante perceberão, nem um menor respeito pelas persistentes intervenções e esforços dos companheiros.

Essa espécie de “licença sabática” destinou-se, sobretudo, a participar, juntamente com muitos autocaravanistas, de outros clubes e exteriores a eles, no imenso trabalho a montante da formação da FPA-Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

Tínhamos consciência do “impacto” que o surgimento da FPA teria em certas pessoas. Infelizmente nada podemos fazer, por muita boa vontade que detenhamos, para aliviar as “angústias” de tal gente. A estratégia algo “secretista” ao redor da constituição da FPA e da sua imediata acção subsequente foi deliberada e intencional, pelo menos pela parte que me toca. De facto, bastará atentar em algumas (felizmente poucas) intervenções deste tópico para compreender porque é que, como se diz em bom português, “ninguém gosta de levar pancada antes sequer de entrar no ringue”…

Oportunamente a direcção da FPA dirá publicamente o que tiver por conveniente acerca da sua estratégia e plano de acção. Será a direcção da FPA, e não eu, ou o CGA, ou qualquer outro companheiro, filiado ou não em clubes exteriores ou interiores à FPA, a poder ou querer determinar, em seu nome, a conveniência da agenda, do tema ou do método de divulgação.

A mim, enquanto autocaravanista, bastam-me as informações que pela via institucional me vão chegando, acerca das orientações e estratégias da FPA e dos clubes que a integram. De facto, a FPA apenas responde perante os seus sócios (os clubes) e, por esta via, perante os respectivos membros, por muito respeito que seja devido a todos os outros autocaravanistas não filiados.

Reportando-me às intervenções dos vários companheiros aqui expostas, permitam-me que manifeste a minha opinião pessoal, positiva em relação à maioria delas.

Mas reparei que se falou aqui muito mais de outros assuntos do que, propriamente, da FPA. E, pasme-se, reparei também que quando se falou da FPA, houve até pessoas que, não sendo membros de nenhum dos clubes que a integram, demonstraram sentir-se no direito de opinar sobre a forma como deveria ter sido constituída a FPA, como tal deveria ter sido publicitado, sobre os timings das divulgações que em sua opinião deveriam ter ocorrido, etc, etc, etc.

É um pouco como se eu, não sócio, viesse agora para aqui botar faladura acerca do que deveria fazer o CPA, ou o CFC, ou a FPCM, ou sobre a sua legitimidade ou representatividade, sendo todas elas entidades a quem devo o maior respeito e consideração.

Bom, é exactamente por o universo autocaravanista estar invadido por pessoas com este tipo de mentalidade algo “desconstrutiva” que teve de surgir a FPA. E por aqui me quedo, pois acredito que não faltará quem goste de regar a pólvora com gasolina. Para bom entendedor meia palavra basta …

Tenho consciência das dificuldades que enfrentamos. Quando, conjuntamente com outros companheiros decidimos dar este salto, fizemo-lo por não vislumbrarmos esperança nos modelos até aí existentes, amarrados por força de um tempo que parou ao que designaria de “universo campista”.

Admito que exista espaço para a manutenção, em certo grau, desse modelo mais antigo, que muito respeito pelo direito que concedo às opções de cada um em relação à forma como deseja praticar o “seu” autocaravanismo. Mas amigo não empata amigo, e como os tempos mudam sempre teria que surgir uma FPA.

Todos os companheiros que se sintam motivados a participar nesta nova aventura podem, em minha opinião, fazê-lo de várias maneiras: intervindo publicamente de forma sóbria e educada em prol da causa, integrando os clubes que constituíram a FPA, ajudando a constituir novos clubes nas suas áreas de residência, “pressionando” (no bom sentido, claro, e sempre com respeito pelos seus legítimos estatutos) os clubes já existentes a adaptarem-se à nova realidade e, eventualmente, a integrarem, também eles, a FPA, etc, etc, etc.

Podem até, querendo, decidir nada fazer, direito que também lhes reconheço. Mas pelo menos não empatem quem estiver disposto a fazer alguma coisa por todos nós.

A única certeza que tenho neste momento é que a FPA vai cometer muitos erros. Reconheço, com humildade, que não detemos as elevadíssimas qualidades estratégicas e gestionárias aparentemente detidas por apenas alguns eleitos. Por isso deixo aqui um apelo a todos os que se considerem tão humildes como nós: contribuam, neste fórum ou noutros, com críticas inteligentes e construtivas, para a modulação das nossas ideias, intervenções e objectivos.

A qualidade e inteligência de algumas das intervenções neste tópico concede-me a esperança de que muitos dos companheiros saberão distinguir o trigo do joio e fazer a diferença, colaborando. Digo isto porque, de facto, a inteligência se afere, à partida, pela quantidade de incertezas que alguém é capaz de suportar.

E mais não digo.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor cookie » quinta jul 21, 2011 10:53 am

abstive-me de comentar o que quer que fosse relativamente a este assunto até porque, não sendo filiada em nenhum clube não me sentia muito à vontade para o fazer mas...

não resisto e aí vai:

fiquei surpreendida e congratulo-me pela criação da Federação que, estou certa, irá contribuir para que o movimento autocaravanista ganhe no modo como é encarado por muitos, no modo como alguns autocampistas se comportam (sim, tenho a ilusão de que as coisas aos poucos e com algum trabalho de educação e punição a quem tem que ser punido podem mudar) e nas condições que nos são dadas para praticarmos o autocaravanismo. ganharemos nós e as comunidades que nos bem recebem.

é uma visão ambiciosa mas... não é o que as visões devem ser?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor joaof » quinta jul 21, 2011 9:30 pm

Companheiro Henrique Fernandes,

Intervenho para dizer que gostei da sua intervenção. Lúcida e ponderada.

E melhor que a sua intervenção, só a sua acção, e a dos restantes companheiros que fundaram a FPA.

Eu pessoalmente saúdo efusivamente a criação da FPA, que considero ser extremamente importante para a defesa do autocaravanismo (itinerante ou não).

Sobre o resto: “Só sei que nada sei”.

Bem hajam,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor Paulo » quinta jul 21, 2011 10:16 pm

Assunto: Primeira federação de auto-caravanismo

Primeira federação de auto-caravanismo quer acabar com algumas "injustiças"

21.07.2011 - 17:20 Por Lusa

Os mais de quatro mil amantes do auto-caravanismo em Portugal contam desde há um mês com a primeira federação da modalidade, que promete lutar junto das autarquias para acabar com algumas “injustiças”, disse hoje o seu presidente.

“Vamos procurar junto do poder público que nos considerem parceiros para conversarmos acerca de algumas injustiças”, afirmou José Pires à agência Lusa.

José Pires referia-se a regras impostas por algumas autarquias que afastam os auto-caravanistas das regiões, o que “acaba por prejudicar o comércio local”.

“Odemira, por exemplo, proíbe a pernoita de uma auto-caravana. Tem de haver regras de acolhimento e não de afastamento, porque nós não somos um turismo sazonal e levamos benefícios para os comerciantes locais”, defendeu.

“Somos um segmento de turismo importante”, acrescentou.

O presidente da Federação Portuguesa de Auto-caravanismo (FPA) considera que devem ser criadas infra-estruturas de acolhimento que incluam áreas de serviço, zonas de estacionamento e permissão para estarem parados 48 horas, de forma a que possam visitar os locais.

José Pires disse ainda que as autarquias também poderiam disponibilizar nessas infra-estruturas divulgação cultural das respectivas regiões.

Afirmando não existir um levantamento oficial do número de auto-caravanistas em Portugal, o presidente da FPA afirma que “andam em circulação, seguramente, mais de quatro mil”, número que tende a aumentar.

“O auto-caravanismo tem vindo a crescer com valores na ordem dos 20 por cento ao ano”, disse.

A FPA nasceu a 20 de Junho, conta com três clubes associados e surgiu da necessidade que alguns praticantes da modalidade sentiram de promover, defender e divulgar o auto-caravanismo.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor joaquim » sexta jul 22, 2011 9:14 pm

Companheiros:
Há aqui qualquer coisa que me escapa ou que não entendo...Afinal não era isto que o pessoal queria...? Um organismo, FPA, que defende-se os interesses dos ACs...? Então porque não estão a dar pulos de contentes...? Digam lá de vossa justiça porque só dois ou três companheiros mostraram. aqui, neste fòrum, o seu contentamento...? Qual o porquê desta notória divisão...? Muitos de nós estamos confusos e precisamos de esclarecimentos...
Cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Teresa Paiva » sábado jul 23, 2011 3:11 pm

alexandrechora Escreveu:Boas a todos
Mas deixe-me dizer-lhe deste desconhecedor ou ignorante, o que o CPA poderia fazer pela nossa causa?
Muito e muitos sócios activos e participativos do CPA, acreditaram que a revisão de estatutos em Abril transato, pudesse direccionar o CPA para a Defesa e Dignificação do Autocaravanismo Itinerante, lamentavelmente isso não aconteceu, mas ainda não perdi a esperança...
.

Boa tarde

Apenas para esclarecer que não houve qualquer revisão de estatutos no CPA em Abril transacto.

Está sim, desde Abril, aberto o processo de Revisão Estatutária, a que se tinha comprometido esta Direcção, e em que todos podem participar, sendo publica a pré proposta de Estatutos.

O processo será concluído este ano.

Saudações
Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado jul 23, 2011 6:27 pm

Boas a todos

Companheira Teresa, se o processo da revisão estatutaria do CPA ainda está em aberto, melhor ainda.... quer dizer então que a esperança de muitos, incluindo a minha de ver, todos unidos por uma causa comum pode acontecer no curto prazo.

Isso são optimas noticias.... espero que tenha razão e que os sócios do CPA percebam que o futuro poderá de ser de escolha....

Cumps
alexandrechora

FPA

Mensagempor Paulo MB » sábado jul 23, 2011 10:48 pm

Boa noite,

Como foi dito, está em curso a alteração dos estatutos do CPA. E está a ser realizada em público, aberta à participação de todos os interessados.
A criação da FPA pressupõe a existência de estatutos. São públicos? Onde posso consultá-los?

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes