RANGER DA SUSPENSÃO

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

RANGER DA SUSPENSÃO

Mensagempor TOUPEIRAS » terça jun 21, 2011 6:26 am

Viva
A minha AC é uma Roller Team -Fiat Ducato 2.8 JTD de 2006. Após umas voltas ao Gerês e quando vinha para baixo comecei a notar que, quando abana por motivo de manobra, sinto um ranger na parte traseira e por baixo. A suspensão é de laminas e quando pedi á minha mulher que se movimentasse no interior a fim da AC oxilar, faz os ditos ruidos que me parecem que vêm dessas laminas. O ruido é como o ranger de qualquer peça metalica solta...!!!!!
Algum companheiro me poderá elucidar qual a causa provável desta situação?

Abraço
TOUPEIRAS

Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm

Mensagempor time_out » terça jun 21, 2011 7:15 am

Bom dia

A suspensão por laminas é constituída por, como o nome indica, várias folhas de ferro sobrepostas e que apenas a folha mestra está solidária com o chassis e as restantes ligadas entre si por um perno central.
Assim todas as folhas roçam entre si provocando ruído. Também existem guias laterais que funcionam como braçadeiras, em ferro, que têm como missão manter as folhas alinhadas e claro as braçadeiras de fixação ao eixo.
Se existir folga no aperto do perno central ou das braçadeiras de fixação ao eixo as folhas vão, sempre que a suspensão é solicitada principalmente em curva, mexendo-se embatento nas guias laterais obrigando que estas alarguem e deixando que as folhas se mexam ainda mais.
Pode também existir folhas partidas.
A primeira solução é efectuar uma inspecção visual verificando se aparentemente está tudo no lugar e pode aproveitar para passar um pouco de spray lubrificante entre as folhas para ver se o ruído desaparece, caso continue e para encontrar o problema necessita de conhecimentos básicos de mecânica já que deverá retirar o peso da suspensão e verificar se não existem folhas partidas, se tudo está bem apertado (braçadeiras de aperto ao eixo, perno central e brincos).
Deve também aplicar-se massa lubrificante entre as folhas.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » terça jun 21, 2011 7:55 am

Bom dia companheiros
Além do que o companheiro Time_out comentou, irei apenas completar com a minha dica que também é causadora desses ruidos desagradáveis.

Verifique o estado dos sinoblocos/casquilhos das molas.
As molas de laminas ou como se diz na giria molas de carroça apertam no chassi da viatura atravéz do olhal da lamina, um dos pontos é chamado o ponto fixo, desse lado leva apenas um casquilho no outro ponto da lamina (olhal) este faz a ligação ao chassi atravéz do brinco e neste local leva 2 casquilhos ( 1 no olhal da mola e outro no chassi).
Os casquilhos das molas são constituidos por uma parte metalica e uma parte em borracha, com o passar do tempo surge o desgaste da parte de borracha passando a haver o contacto directo com o metal, o qual origina ruidos desagradaveis.

Dias
Ford Transit 1986
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

BEM HAJAM

Mensagempor TOUPEIRAS » terça jun 21, 2011 9:49 am

...Muitissimo obrigado, estou elucidado. Espero que não seja nada partido.
Bem hajam companheiros.

Abraço

Joaquim
TOUPEIRAS

Ranger das molas.

Mensagempor psalreta » terça jun 21, 2011 4:57 pm

Boas. tive o mesmo problema com a minha Ducato. Em principio não é nada partido, basta verificar. Para resolver o problema fiz o seguinte:
Com o macaco levantei a traseira até ao ponto de ficar com uma ligeira folga entre as lâminas da suspensão, ou pelo menos até conseguir afastá-las com uma chave de fendas por exemplo, de seguida coloquei massa consistente entre as lâminas e em todas as zonas de contacto. Normalmente faço esta operação 1 vez por ano, e os ruidos nunca mais apareceram. Espero ter ajudado. Cumprimentos!
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

ESTA TARDE

Mensagempor TOUPEIRAS » terça jun 21, 2011 6:40 pm

Boas
Esta tarde já avancei com umas lubrificações nesses pontos. Melhorou sim senhor, mas ainda noto um ligeiro ruido. Agora vou dar mais uma volta até aos Algarbes e quando regressar vou então aprofundar este tipo de manutenção.
Obrigado.
TOUPEIRAS

Mensagempor ZecaSantos » quarta jun 22, 2011 2:35 pm

Companheiros,

Não há dúvida que esses sistemas são bons, mas como sou comodista em pleno verão e com o carro enxuto vou a uma estação de serviço para camions e mando parafinar todo o chassi por baixo incluindo a parte de madeira, são cerca de 30min desde que entro até que saio.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

BELA IDEIA

Mensagempor TOUPEIRAS » quinta jun 23, 2011 10:51 am

..Fiz a viagem até ao Algarve e 5 estrelas...já não se ouve nada. Mas acho que vou seguir o seu conselho também ZecaSantos, porque profissional é profissional e estes brinquedos precisam de todos os miminhos :D
TOUPEIRAS

Mensagempor cookie » quinta jun 23, 2011 5:38 pm

ZecaSantos Escreveu:Companheiros,

Não há dúvida que esses sistemas são bons, mas como sou comodista em pleno verão e com o carro enxuto vou a uma estação de serviço para camions e mando parafinar todo o chassi por baixo incluindo a parte de madeira, são cerca de 30min desde que entro até que saio.

Zeca Santos

companheiro, não quero ser indiscreta mas será que nos pode dizer o preço da "brincadeira"?

ja tinha ouvido dizer que quem tem chassis-alko deveria mesmo fazer isso...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor ZecaSantos » sexta jun 24, 2011 2:18 pm

Companheiros,

Cookie, parafinar deverá fazer-se em qualquer chassi, como sabe a parafina é gordurosa "dá elastecidade" aos materiais e protegeos, especialmente as madeiras e borrachas, de preferência uma parafina de boa qualidade.

O preço varia conforme o tamanho da AC, a qualidade da parafina e a oficina que irá efectuar o serviço, mas é um trabalho que poderá variar entre os 15 e os 20€.

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes