|
||
|
|
|
NOGUEIRA Escreveu:Boa noite.
quando comprei a minha AC, já trazia ar condicionado na celula e gerador incorporado.
pensei em baterias e paineis para por o ar a trabalhar sem ser a 220 v para não gastar gasolina nem fazer barulho.
depois de algum tempo com a AC, vi que as vezes que tinha que ligar o ar não justificava o dinheiro que ia gastar em alternativas solares.
não gasta muita gasolina, posso ligar em andamento ou parado, basta estacionar em locais mais distantes para não fazer barulho para ninguem, é verdade que não estou a ser amigo do planeta mas....quando penso muito nisso apanho com o calor....lol....saudaçoes e obrigado a todos por as vossas explicaçoes e soluçoes para os autocaravanistas e para as ACs.
Amendoeira Escreveu:
Comprei uma perfilada com 6,7 e como não tinha AC no carro resolvi montar um AC Truma Saphir Compact com o conversor Dometic de 2000 W, 2 baterias de 100 ap e regulador. Posso dizer que foi a maior de desilusão de todos os tempos. Se parado ainda saia algum freso, quando se começava a andar tinha ali apenas uma espécie de ventoinha. Ar fresco nem vê-lo. Após um mês montado e após vários testes feitos pelos pelo stand que o montou chegamos a uma conclusão: devido ao facto de este sistema ter vários sistemas de tubagem para fazer a distribuição do ar e alguns desses tubos passarem por debaixo da autocaravana, a quantidade de energia que se perdia (deste caso ar fresco) era imensa. Em dias muito quentes o alcatrão pode estar a mais de 50ºC e isso acaba por aquecer os próprios tubos. Da saída directa do AC até a saída nos difusores a temperatura chegava a aumentar 8 a 10 ºC.
A solução foi retirar esse ar condicionado e montar um Dometic B1600 Plus. Como aqui o ar frio sai automaticamente para o interior da Autocaravana, esperava-se que o resultado fosse bem melhor. Realmente notou-se uma diferença muito significativa no fresco que esta dentro da carrinha, contudo para quem vai a conduzir posso dizer que não resolve de muito. E que estarmos sempre a levar com o sol directo em cima de nós através do vidro aquece bastante e nesse caso só mesmo o ar condicionado no motor. Para quem ia nos lugares detrás esta solução era minimamente aceitavél.
Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes