Pedido de ajuda

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Pedido de ajuda

Mensagempor jucadafruta » quinta mai 12, 2011 10:23 am

Bons dias.
Como podem ver sou novato por aqui, já fiz negocio com uma AC que é uma peugeut de 1990 "pilote" já levei lá o meçânico e achou que o motor está bom, aparentemente os interiores tb estão com mt bom aspecto, gostava de saber o que devo ter em atenção ao levantar a AC, o que devo procurar ou visionar?????????
Agradeço a vossa ajuda.
:D :D :D :D :D
SAUDAÇÕES AUTOCARAVANISTAS
JPENEDO
jucadafruta

Registado: quarta mai 04, 2011 12:08 pm

Mensagempor RuckFules » quinta mai 12, 2011 10:45 am

Bom dia Jucadafruta

Como também passei por essa experiência de adquirir uma autocaravana já com uns aninhos, posso deixar algumas dicas que tive em atenção.
No entanto, outros companheiros com mais experiência poderão complementar esta ajuda.

Se já levou um mecânico, e este analisou a parte mecânica do veículo, pouco mais haverá a acrescentar à experiência profissional do mesmo.

Relativamente à célula, deverá confirmar que todos os equipamentos funcionam devidamente.
-Boiler
-Aquecimento
-Fogão
-Sanita e respectivo sistema de águas.
-Frigorífico. Este deve verificar se funciona em todas as fontes de energia: a 12v, a 220V e a gás.

Dê atenção a eventuais infiltrações, com especial atenção na parte frontal do capucine (levante os colchões e veja sinais de humidade). Verifique o estado da base do duche e se este apresenta sinais de estaladelas ou fissuras.

Verifique se nada fora do comum está a tapar qualquer painel interior da AC (papel autocolante, quadros, etc) escondendo possíveis defeitos ou sinais de infiltrações.

Se a AC foi importada, verifique o estado do chassis incluindo cavas das rodas. O uso de sal nas estradas da Alemanha provoca bastante corrosão nestas partes.

Assim de momento é o que me vem à memória, mas certamente outras dicas surgirão.

Votos de bom negócio e bons passeios com a aquisição.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor time_out » quinta mai 12, 2011 11:02 am

Bom dia

São inumeros os pontos a ver sobretudo numa autocaravana com a idade da sua.
Penso tambem estarmos perante uma autocaravana importada usada (corriga-me se estiver errado) e portanto com muito uso e certamente com vários donos!

Deverá começar por uma inspecção visual ao exterior tomando atenção para encontrar possiveis danos na estrutura ou reparações que tenham sido efectuadas (diferentes tonalidades na pintura ou de textura).
Por baixo verifique se existem zonas ferrugentas ou podres.
Verifique se a medida e indice de carga dos pneus é a que se encontra no livrete. Não esqueça que os pneus possuem limite de idade, veja portanto a data inscrita no flanco do pneu.

Interiormente terá muito mais a verificar mas basicamente procure nas zonas mais escondidas por humidade (a existencia de zonas humidas no interior da autocaravana é sinónimo da entrada de água ou seja que a "casca" exterior está partida ou fendida).
Verifique se a canalização de água funciona. Para tal abra uma a uma as torneiras existentes. Deste modo fica a saber que a bomba funciona assim como as torneiras.
Deverá tambem fazer o teste com água quente, para tal pedir para ligar o boiler (esquentador) e repetir a abertura das torneiras (não esquecer a do duche!). Assim ficará a saber que os circuitos de água estão a funcionar assim como o boiler.
Fogão e frigorifico são os acessórios que deverá verificar de seguida. O fogão funciona a gás pelo que terá de acender os bicos 1 a 1 e o frigorifico o ideal serrá de efectuar a verificação com todas as fontes de energia que ele usa, normalmente 220V, 12V (com o motor do veículo em marcha) e gás.
Verifique também o compartimento do gás e certifique-se que os tubos fléxiveis (habitualmente chamadas de liras) estão no prazo de validade (esses tubos possuem gravado a tinta uma data limite) caso contrário já sabe que os vai ter de substituir (todos os tubos de gás flexiveis possem data de validade).
O passo seguinte é a verificação do circuito electrico. Desligado da corrente externa (220V) deve acender todas as lampadas de 12V (há autocaravanas que possuem algumas lampadas a 220V) e depois voltar a fazero mesmo ligado à corrente externa (220V).
Na casa de banho verificar o bom funcionamento da "sanita" (não sei qual o sistema que essa AC possui, se o sistema maritimo se a actual cassete).

Se a mesma possui acessórios não se esqueça de pedir como funcionam e solicitar que os mesmos sejam colocados em funcionamento deste modo fica a saber como funcionam e terá a certeza que trabalham.

Boas viagens com esta sua nova aquisição
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor jucadafruta » quinta mai 12, 2011 1:52 pm

Boas, obrigado aos dois pela explicação.
JPENEDO
jucadafruta

quadro electrico

Mensagempor jucadafruta » segunda mai 30, 2011 2:04 pm

Boas tardes.
Já tenho a menina em casa. OLOLOLOLOLOLOLOLO
É um peugeot J5 de 1990, PILOTE R470.
Gostava de saber onde encontrar os manuais de utilização do frigorifico, boiler e aquecedor, e tambem o esquema do quadro electrico.
OBRIGADO A TODOS
JPENEDO
jucadafruta

Re: quadro electrico

Mensagempor time_out » segunda mai 30, 2011 2:53 pm

jucadafruta Escreveu:...Gostava de saber onde encontrar os manuais de utilização do frigorifico, boiler e aquecedor, e tambem o esquema do quadro electrico...

Boa tarde

Nas autocaravanas os equipamentos pertencem a diversos fabricantes. É necessário saber o que está montado.
Verifique o nome e modelo e passe aqui a informação.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor RuckFules » segunda mai 30, 2011 4:43 pm

Boa tarde.
Antes de mais parabéns pela aquisição e que comecem as boas experiências no autocaravanismo.

A minha tem os manuais de todos os equipamentos, e sendo de 92 existe uma grande probabilidade de ter equipamentos iguais. Como sugeriu o companheiro time_out, coloque aqui as marcas e modelos. Se forem iguais aos meus posso fotocopiar os manuais. Estão em inglês e alemão. Não me recordo se existe algum em espanhol também. Em português é que não há nada.

Cumprimentos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor nelson » segunda mai 30, 2011 4:47 pm

Boa tarde Jucadafruta

Parabens pela aquisição ,agora e só ir a aventura.
penso não te serão preciso os manuais ,assim que saires haverá companheiros dispostos a te ajudar .
São coisas muitos simples que em 10 minutos ,estás ensinado. :D :D

um abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor jucadafruta » segunda mai 30, 2011 6:15 pm

Boas
Eu gostava de ter os manuáis visto eu ser mais um daqueles que adora bricolages, tive a dar uma olhadela pelo quadro electrico da AC se é assim que se chama, olololololololo vi que tem bués de fios, um transformador 220volt ac / 12volt ac com dois enrolamentos, 2 pontes rectificadoras, um sinalizador de carga de bateria, um sinalizador de nivel de águas sujas e limpas, um boiler da truma, um aquecimento trumatic, mais um boa mão cheia de fusiveis e uns dijuntores e gostava de ter umas luzes para poder fazer algumas alterações e meu gosto e quem sabe umas reparações caso aconteça. ololololo

Boiler- Truma
Aquecimento - Trumatic
Frigorifico - Electrolux mod RM2262
Quadro - Pilote Chager pilote 3 Cramer Gmbh & Cokg D - 5750 Menden Rfa

Foi as Refs que vi até agora.
JPENEDO
jucadafruta

Mensagempor time_out » segunda mai 30, 2011 6:27 pm

jucadafruta Escreveu:...Boiler- Truma
Aquecimento - Trumatic

Pode tentar encontrar mais informação em: http://www.truma.com/int/en/home/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor jucadafruta » segunda mai 30, 2011 7:38 pm

Boas
Alguem que me diga as funções do quadro e me explique o principio de funcionamento dos mesmos.

Obrigado
JPENEDO
jucadafruta

Mensagempor RuckFules » segunda mai 30, 2011 9:16 pm

Boa noite.

Não conheço o quadro eléctrico em questão, mas se colocar umas fotografias do mesmo certamente haverá quem explique o funcionamento.

Partindo do principio que será um quadro simples (como o meu) terá um interruptor geral, outro para a bomba de água, voltímetro para as baterias (da célula e do motor), indicadores de níveis de águas (limpas e sujas) e disjuntores.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor João Morgado » terça mai 31, 2011 4:03 am

Olá jucadafruta,
Parabéns pela aquisição.
Quanto a manuais experimente ver no link abaixo. Não sei se terá algum dos que procura, mas tem muita coisa.

http://manual-de-instrucoes.com/references.php

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes