Vidro/espelho casa de banho partido

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Vidro/espelho casa de banho partido

Mensagempor danibeja » quinta abr 14, 2011 6:21 pm

Boa tarde,

Na ultima viagem que efectuei, um dos três espelhos de vidro da casa de banho da minha AC, deve-se ter aberto, quando me encontrava em movimento, e partiu-se.

Como a minha AC é de 1991, é extremamente difícil comprar este tipo de coisas, logo como em momentos anteriores só perdi tempo em procurar, desta vez meti logo os neurónios a trabalhar, e de seguida mãos à obra....

Antes:
Imagem
By danibeja

Imagem
Por baixo do espelho partido está o que é hoje o espelho (mas acrílico/plástico).

Ora como o vidro é muito pesado fui ao leroy & merlin e comprei :
Vidro plástico Styroglass espelho com meio metro por um metro.
Seis puxadores metalizados (só precisava de 3 mas assim, era mais barato)
Quatro fechos íman pequenos castanhos (só precisava 3, mas só vendem aos pares).
Duas barras de alumínio para reforço.
Em tudo gastei cerca de trinta euros, se mandasse fazer os cortes no vidro se calhar ficava mais caro, e só para um, e eu mudei os três com este material.
Foto dos materiais base:
Imagem

Tirei as medidas que julguei necessárias e comecei a cortar o acrílico com uma boa tesoura convencional (cozinha ou costura) com muita calma, para melhorar o acabamento utilizei uma lima pouco rugosa e depois passei um pouco de lixa.

Retirei os encaixes que se encontravam ainda agarrados aos vidros, e que fazem de dobradiça, e apareceu a primeira desilusão, dois partiram-se na parte que faz dobradiça, fiz um furo no plástico e coloquei um parafuso tipo trifon, pois é um local pouco visível, mas no entanto quem olhar dá bem pelo rabo do gato :) :lol: .

Cortei as barrinhas de alumínio, efectuei os furos precisos dos puxadores, com o alumínio fixo no seu lugar furei o espelho acrílico e apertei os puxadores.

Para finalizar encaixei os acrílicos nos plásticos que fazem de calha e dobradiça, e com cola própria para plástico (que já tinha), colei as duas peças, em virtude de as calhas serem um pouco largas (o espelho de vidro tinha mais dois milímetros de espessura que o acrílico), aparafusei os íman que fazem de fecho e colei os ferros dos íman ao acrílico.

Trabalho finalizado:
Imagem
Imagem

O acrílico tem grandes vantagens, como por exemplo o peso e o corte, mas tenho consciência que risca com muita facilidade...

Não tirei fotos durante a execução porque quando estou a fazer este tipo de coisas estou tão concentrado que nem me lembro de mais nada, enfim... :lol: :lol: :lol:

Não vou prometer nada, mas vou ver as fotos que tenho de outras bricolage e possa ser que insira num destes tópicos...
Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor RuckFules » quinta abr 14, 2011 6:51 pm

Parabéns pelo trabalho e obrigado pela partilha de informação.
Para quem tem AC's com alguns anos (no meu caso também), muitos dos problemas terão que ser resolvidos puxando pela cabeça. Peças e acessórios de origem ainda disponíveis, são cada vez menos.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta abr 14, 2011 7:02 pm

Boas a todos

Daniel, visto daqui está perfeito. E uma coisa é certa, os espelhos de vidro numa AC, são perigosos.... Optaste muito bem, relativamente ao espelhado do acrilico ser sensivel, existem peliculas aderentes completamente transparentes, que se forem bem aplicadas nem se notam que elas lá estão e ficas com o problema resolvido.

Na secção de segurança a bordo, tenho lá um post e estou a aguardar o teu contributo, sobre a prevenção de roubo das Acs.

Um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes