por alexandrechora » sábado mar 26, 2011 1:45 am
Boas a todos
Desde já o meu obrigado, pelas manifestações de motivação que tem surgido de diversos quadrantes.
Naturalmente que o vosso interesse sobre o assunto, faz com que estude e teste mais, se assim não fosse, não estaria aqui para vos falar do seguinte tema:
Efeito de sombra parcial nos paineis solares
Este fenomeno relacionado com os paineis solares surgiu por mero acaso, não foi porque tivesse lido em algum lado, apenas surgiu quando estava a testar um painel policristalino de uma conhecida marca, e de repente um painel que estava a fazer 3,7amperes passou a fazer 0,3amperes.
Comecei a pesqusar o porquê, o que levaria o painel ao sol, a cortar quase totalmente a carga.
A bateria tinha cerca de 12,7volts o regulador corta aos 13,7volts, só poderia ser do painel.
A unica diferença seria uma pequena sombra que batia numa pequena área do painel solar cerca 150cm2, a sombra não tinha mais que três celulas fotoelectricas do painel, completamente insignificante pensava eu....
Mas assim que desloquei o painel totalmente para o sol lá estavam a marcar no amperimetro cerca de 3,5ah, o que mudou apenas desapareceu apenas o ensombreamento parcial do painel. Voltei a testar e a confirmar os rmesmos resultados.
Preocupado testei um painel de 90w monocristalino, sujeitei-o ás mesmas condições e as leituras foram as seguintes; totalmente ao sol 5,4Ah, com sombra parcial com sensivelmente as mesmas células
do outro painel e a leitura dos amperes produzidos pelo monocristalino era cerca de 2,5ah. Fiquei satisfeito e senti-me com sorte, porque acreditem que quando escolhi este tipo de paineis solares, não equacionei este teste... pura sorte, estou a aguardar um painel que encomendei seguindo a dica de um companheiro aqui do forum para testar e ver resultados.
Pragmatismo e interesse da sombra parcial nos paineis solares
Imaginem que têm parte da AC á sombra, depende do tipo de paineis que tiverem, mas em alguns casos o painel solar não está a carregar praticamente nada...
Imaginem que têm a parabolica em funcionamento ou a antena de tv subida e parte destes equipamentos fazem sombra ao painel....
Imaginem que teêm as claraboias subidas, de modo que faça parte de sombra no painel, e chegam á noite a bateria não está suficientemente carregada... começam logo a pensar que a bateria foi, o painel ou regulador não está a funcionar correctamente, etc...
Na realidade só têm de ter cuidado com a escolha do ou dos paineis solares que montam, devem preferir paineis solares com resistencia à sombra parcial, mesmo por minima que seja a sombra tem influência na produção energética....
Tecnicamente existem paineis solares que têm by-pass e estes resistêm melhor á sombra parcial....
Vou continuar a investigar e darei mais noticias em breve...
Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...