ANTENA TDT

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor seco » terça mar 08, 2011 5:36 pm

Boas
Acabei de fazer a adesão à TDT. Tinha de ser….
Sempre sai mais barato que uma parabólica + MEO (ou ZON)!
Depois de ler atentamente todas as informações aqui colocadas acabei comprando um pequeno e leve equipamento por 45 € - mini TDT MPEG4 HD - BestBuy HD FLEX
http://www3.mauser.pt/catalog/product_i ... s_id=56729
Pequeno, leve e com software muito intuitivo. É praticamente “plug and play”. Apenas tive que rodar ligeiramente a antena, não sendo necessário levantá-la. Simples e boa imagem!
Para vosso uso aqui deixo o endereço dos sites que contêm a listagem dos retransmissores TDT e outro com a localização sobre imagem de satélite Google.
http://www.fileden.com/files/2009/3/22/ ... ssores.pdf
http://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&t ... 8a01c770b7
Espero que seja útil
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor caracolambulante » terça mar 08, 2011 9:50 pm

seco Escreveu:Boas
Depois de ler atentamente todas as informações aqui colocadas acabei comprando um pequeno e leve equipamento por 45 € - mini TDT MPEG4 HD - BestBuy HD FLEX
Pequeno, leve e com software muito intuitivo. É praticamente “plug and play”. Apenas tive que rodar ligeiramente a antena, não sendo necessário levantá-la. Simples e boa imagem!
Para vosso uso aqui deixo o endereço dos sites que contêm a listagem dos retransmissores TDT e outro com a localização sobre imagem de satélite Google.

Espero que seja útil

Boas amigo seco

Desculpe incomodar mas tenho algumas questões:
-é alimentado a 12V??
-ruido do aparelho em funcionamento??
-comprou atraves do site que indica ou em alguma loja??
caracolambulante

Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm

Mensagempor paulobraz » terça mar 08, 2011 10:28 pm

caracolambulante Escreveu:

Espero que seja útil

Boas amigo seco

Desculpe incomodar mas tenho algumas questões:
-é alimentado a 12V??
-ruido do aparelho em funcionamento??
-comprou atraves do site que indica ou em alguma loja??

Alimentação: Entrada DC 5V 1.5A DC
Depois é só comprar isto

Imagem

Pode adquirir aqui -->http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04316570&oid=&c=
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor seco » quarta mar 09, 2011 12:02 am

Boas

A alimentação é a 220 V. De momento não fiz qualquer modificação e ligo o conversor (300 W) para ter os 220 V
Quanto a ruído em funcionamento - nada.
Comprei na loja da Mauser no Centro Comercial da Portela.
A hipótese de usar o equipamento que refere (12 V / 5 V) é uma hipótese futura mas a minha habilidade para estas bricolages é limitada...
seco

Mensagempor jgomes » quarta mar 09, 2011 9:32 am

Bom dia
O aparelho que descrevi, desculpem mas sou leigo na matéria, tenho algumas dificuldades em colocar fotografias, funciona directamente a 12 v.
ATENÇÂO que a cobertura nacional do sinal TDT ainda não está completa, por enquanto funciona só ainda na zona litoral, se estiver no interior, tanto faz ter antena sofisticada como antena normal, não capta nada.
Não precisei de mudar antena, é a mesma.
Um abraço

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor paulobraz » quarta mar 09, 2011 6:44 pm

A alimentação é a 220 V. De momento não fiz qualquer modificação e ligo o conversor (300 W) para ter os 220 V
A hipótese de usar o equipamento que refere (12 V / 5 V) é uma hipótese futura mas a minha habilidade para estas bricolages é limitada...

Em vez de usar o transformador que vem com o seu aparelho pode usar o conversor de isqueiro 12V para 5V, penso que seja mais práctico.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor seco » quarta mar 09, 2011 9:52 pm

Boas

Caro Paulo

Concordo em absoluto consigo pois seguramente que com o conversor terei maior consumo(?) mas como lhe disse anteriormente "a minha habilidade para estas bricolages é limitada...".
Mais claro: não o sei fazer!
seco

Mensagempor siroco » quinta mar 10, 2011 9:32 am

jgomes Escreveu:ATENÇÂO que a cobertura nacional do sinal TDT ainda não está completa, por enquanto funciona só ainda na zona litoral, se estiver no interior, tanto faz ter antena sofisticada como antena normal, não capta nada.
JGomes

Está completa, não está prevista a instalação de mais retransmissores. A PT já informou que a infra-estrutura está pronta e tem uma cobertura de 87%, os restantes 13% serão servidos por satélite (DTH), consequencia da opção por uma rede de retransmissores de fraca potencia, SFN em vez de MFM.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Rede Implementada???

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 10, 2011 1:20 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em especial para o Companheiro Siroco,

A ser verdade que a Rede TDT já se encontra em funcionamento em todo o Território Nacional, só posso afirmar que a mesma é uma valente porcaria!!!

Passo a explicar:

Em Guimarães, parte Sul, abaixo do Largo do Toural, consigo captar Televisão Digital com Boa Qualidade. Na parte Norte..... foi-se!!! Só analógica!!!

Em Vila Nova de Gaia, a menos de 1 Km do retransmissor do Monte da Virgem, não consegui captar sinal digital, apenas analógico!!!!

Já em Gulpilhares, a cerca de 4/5 Km, capto sinal digital com Boa Qualidade e com facilidade!

Convém referir que no Digital não existe o Bom ou o Fraco. Ou se capta, ou não se capta!!!

Quanto não se capta, ficamos com a última imagem captada durante uma infinidade de tempo, até o sinal lhe apetecer voltar!!!

Será esta a Rede que foi instalada a Nivel Nacional, e paga por todos os Contribuintes, ou também aqui irá ser aplicada a velha tática portuga de fazer mal para depois se conseguir ganhar mais uns cobres que ficaram por cobrar numa primeira Fase???

Vale a pena pensar!!!

Eu, já pensei!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor time_out » quinta mar 10, 2011 1:45 pm

Boa tarde

Existe um local vistual com toda a informação sobre a TDT.
Pode ser lido em http://tdt.telecom.pt/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Informação não verídica

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 10, 2011 1:54 pm

Boa tarde Companheiro Time Out,

Segundo informações prestadas pelo link indicado, e por outros que aqui em Guimarães já consultei, era suposto Guimarães ter já assegurada cobertura Digital em todo o lado. Tal é uma Inverdade!

Na minha Rua, na minha casa, não tenho cobertura Digital Terreste no meu PC.

Se, eu pegar no mesmo PC, e me deslocar para as imediações do Hóspital, aí já tenho cobertura Digital.

O mesmo acontece em Viana do Castelo, em Vila Nova de Gaia, na Póvoa de Varzim, etc.....

Conclusão:

Algo não está bem!

Penso eu de que!

Virão mais tarde a aprovar mais um fabuloso investimento para melhorar a cobertura Digital Terreste, incuntindo talvez mais uma provável taxa ao Consumidor???

Não sei!!!

Talvez sim! Talvez não!!!

Eu, já pensei!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Re: Informação não verídica

Mensagempor time_out » quinta mar 10, 2011 2:03 pm

josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiro Time Out,

Segundo informações prestadas pelo link indicado, e por outros que aqui em Guimarães já consultei, era suposto Guimarães ter já assegurada cobertura Digital em todo o lado. Tal é uma Inverdade!

Na minha Rua, na minha casa, não tenho cobertura Digital Terreste no meu PC.

Se, eu pegar no mesmo PC, e me deslocar para as imediações do Hóspital, aí já tenho cobertura Digital.

O mesmo acontece em Viana do Castelo, em Vila Nova de Gaia, na Póvoa de Varzim, etc.....

Conclusão:

Algo não está bem!

Penso eu de que!

Virão mais tarde a aprovar mais um fabuloso investimento para melhorar a cobertura Digital Terreste, incuntindo talvez mais uma provável taxa ao Consumidor???

Não sei!!!

Talvez sim! Talvez não!!!

Eu, já pensei!!!

Um abraço,

Boa tarde

Não quero defender ninguem mas certamente que está a falar de apanhar a TV digital com recurso a um equipamento de ligação ao pc sem antena exterior, apenas com uma antena de recurso.
Já antes da TV digital chegar a Portugal tive a oportunidade de a usar durante largo tempo em Paris e a mesma coisa se passava quando tentava aceder atraves do portátil e do equipamento de ligação ao mesmo (um descodificador com ligação a uma antena de pequena) e para poder apanhar tinha de colocar a antena no exterior da casa. Resolvi o problema com a ligação do descodificador (ligado ao pc por usb) à antena colectiva do imóvel.
Ou seja o problema não estava na emissão mas sim na forma de a receber. Informo que noutros locais de Paris o descodificador funcionava perfeitamente apenas com a antena original.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor spinto » quinta mar 10, 2011 2:42 pm

paulobraz Escreveu:

Em vez de usar o transformador que vem com o seu aparelho pode usar o conversor de isqueiro 12V para 5V, penso que seja mais práctico.

Estou a acabar de fazer um pequeno conversor de 1A de 12V para 5V atravez de associações de reguladores 7812,7809,7805 em serie e protegidos por fusivel na saída, vou colocá-los a alimentar um receptor tdt durante uns dias seguidos e apresentarei resultados no mais tardar daqui a 1 semana.
Se resultar, estou a pensar que sim pois os consumos são muitos baixos é coisa para ficar por 1/2duzia de trocos e assim permite alimentar os respectivos tdt que tenham transf. de saída 5V.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Má recepção de sinal TDT

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 10, 2011 7:33 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,
Boa noite em especial para o Companheiro TimeOut,

O que referi, em relação à má recepção, ou mesmo não recepção de todo, do sinal TDT em determinados locais, nomeadamente à porta da minha casa, referia-me ao uso de uma Antena Omnidireccional, com respectivo amplificador de sinal, que está instalada na minha autocaravana!

Não entendo que num local consiga captar o sinal sem qualquer dificuldade e 500 metros ao lado não o consiga de todo!!!

Será defeito da antena?

Não acredito!!!

Já tentei obter explicações plausiveis sobre o assunto em vários fornecedores de "sinais" de TV e nunhum tem algo credivel para me dizer!

Daí que seja levado a acreditar que algo não está bem na tal difusão do sinal a nivel de País!!!

Estarei errado?

Talvez!

Mas não creio!

Obrigado de qualquer forma pelos esclarecimentos e pela prestacção.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor RuckFules » quinta mar 10, 2011 9:08 pm

Boa noite a todos.
Companheiro José Gonçalves

Uma explicação breve e sem complicar, o motivo de receber bem num lado e não receber nada a meros 500 metros.

Na emissão analógica, o receptor capta, dentro da frequência em que está sintonizado, qualquer intensidade de sinal. Pode captar bem ou mal.
O resultado de um sinal fraco ou defeituoso (os chamados fantasmas, provenientes da reflexão do sinal em qualquer obstáculo, e o respectivo atraso da sua recepção derivada à distância extra que percorreu) pode provocar uma imagem defeituosa, mas ainda assim o receptor o capta.

No caso da emissão digital (TDT), o processo passa-se de uma forma bem diferente. Para que o receptor possa descodificar o sinal convenientemente (tanto o sinal de imagem, como o respectivo som, e todo o conteúdo digital que vem misturado na emissão) o receptor só funciona acima de um determinado nível de sinal (medido em dB's).
Ou seja, nesses escassos 500 metros, o nível de sinal pode estar próximo dessa "fronteira" entre o captar e o não captar. Há-de reparar, que ao contrário da emissão analógica, no caso da emissão em digital não existem "fantasmas", chuva, ou qualquer deturpação na imagem à excepção de algumas interrupções (quando o sinal está próximo do nível mínimo de captação).

O resultado prático é, em TDT ou dá bem ou não dá.

Um termo de comparação é a diferença entre ouvir rádio analógico (FM) e CD no carro em andamento. No caso do FM (emissão analógica) ouve certamente muitas vezes ruídos, sobreposição de emissoras, etc. Já se ouvir CD, nada disso acontece, excepto se passar num buraco e o CD saltar, interrompendo o som momentaneamente por ter havido falha de dados digitais na leitura.

Espero não ter complicado muito a explicação.

Cumprimentos.

PS: Apenas para acrescentar que, o nível de sinal que chega ao receptor depende obviamente da qualidade da antena. Mas o facto de a mesma antena dar num local e não dar a 500 metros não significa defeito da antena. Talvez uma melhor, ou mais adequada consiga ultrapassar esse problema.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes