Alguns Estrangeiros degradam a imagem do Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 04, 2011 9:08 am

Companheiros:
Serve a presente intervenção para informar que o CGA recebeu resposta ao ofício remetido à CM de Vila Real de Santo António, que passarei a transcrever.
Gostaria apenas de chamar a atenção, com natural e antecipado respeito por todas as opiniões, sobretudo as divergentes, que é o próprio vice-presidente da autarquia quem chama a atenção para a dificuldade de aplicação da LEGISLAÇÃO NACIONAL APLICÁVEL. Para bom entendedor…
Permito-me também realçar a óbvia “confusão”, evidente no texto, entre auto-caravanismo (prática 100% legal) e outros comportamentos nada recomendáveis…
Eventuais comentários dos companheiros poderão ajudar-nos na decisão de complementar com outro ofício, ou não, a nossa intervenção junto desta autarquia.
Entregarei cópia PDF desta resposta a quem a solicitar por mensagem pessoal.

-------------------------------------------------------------------------

Exmos. Senhores
Clube Gardingo de Autocaravanas:

Relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se V. Exa. do seguinte:
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António regista com compreensão e preocupação as questões oportunamente suscitadas;
A Câmara Municipal tem vindo a instaurar dezenas de processos de contra-ordenação decorrentes da prática ilegal de campismo e auto-caravanismo no Concelho;
De qualquer modo, a actuação é dificultada pela legislação nacional aplicável, que de um modo geral se revela completamente desajustada e inibidora de acções efectivas de controlo do fenómeno;
Acresce que parte significativa dos processos contraordenacionais acaba por ser objecto de arquivamento, sobretudo nos casos de cidadãos estrangeiros, por impossibilidade de efectivação das notificações;
Por outro lado, a actuação é ainda dificultada pelo facto de, em regra, o auto-caravanismo ser praticado em terrenos com gestão de organismos da Administração Central – terrenos na margem do Rio Guadiana – Domínio Hídrico sob gestão do Instituto Português dos Transportes Marítimos, organismo com responsabilidade e competência na gestão da área territorial em apreço.
Não obstante tudo o referido, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, no âmbito das suas atribuições e competências, continuará a actuar neste domínio.
Na expectativa de ter prestado o melhor esclarecimento, despeço-me com os melhores cumprimentos,
O Vice-Presidente da Câmara Municipal
José Carlos Barros
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Paulo » sexta mar 04, 2011 2:01 pm

Caro Henrique Fernandes,

É este tipo de acção que eu, como autocaravanista, espero dos clubes da nossa praça. Deixe-me felicitá-lo pela iniciativa, não só per si, mas por o que a mesma significa em termos de estratégia do clube. Este, mesmo estando a bater "fora de portas" (meu aplauso!) mostra aquilo que tem de ser feito e intensificado, com o objectivo de esclarecer as autoridades, levando certamente mais dia menos dia à destrinça entre o trigo e o joio, isto é entre o “campista de via pública” e o autocaravanista.

Tenho plena convicção de que as atitudes concretas, palpáveis e continuadas, nos levarão ao rumo certo. Esta é uma delas!

Estou prestes a ter evidências (pessoa amiga) de um dos exemplos em que a GNR/CM VRSA terão aplicado coimas indistintamente, confundindo uma autocaravana estacionada com um acto campista. Lamentável!
Parece-me que é de insistir neste esclarecimento, pois apesar de já ter sido dado por mim à CM VRSA em 12/Maio/2010, pelos vistos não foi entendido/considerado ou pelo menos não terá percorrido o fluxo certo.

Parabéns pela iniciativa!

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor danibeja » sexta mar 04, 2011 4:19 pm

Boa tarde,

Muitos parabéns, extremamente esclarecedor...

Se precisar da minha ajuda é só dispor... , mas isso julgo que já deve saber...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

aplauso

Mensagempor decarvalho » sexta mar 04, 2011 6:54 pm

Vivam...

100% de acordo...
não há reviravoltas a dar!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Teresa Paiva » sexta mar 04, 2011 10:41 pm

Boa Noite

A acção do Clube Gardingo de Autocaravanas merece o aplauso dos autocaravanistas e a resposta obtida mostra bem o desconhecimento das autoridades sobre o autocaravanismo.

"Por outro lado, a actuação é ainda dificultada pelo facto de, em regra, o auto-caravanismo ser praticado..."

Qual o caminho? Esclarecimento tanto das autoridades como dos próprios autocaravanistas que bem somos culpados pela confusão instalada.

Quem o pode fazer? Os Clubes(qualquer um) que podem chegar a ambos.

E se não queremos que nos metam em Parques, mais dia menos dia, cada um de nós tem que iniciar o caminho que nos leve a sermos considerados uma classe não confundida outra.

Saudações

Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes