Consumo motor tdi/jtd

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Consumo motor tdi/jtd

Mensagempor Calita » terça fev 15, 2011 12:11 pm

Olá a todos os campanheiros
Coloco aqui este post,pois apos muito ter houvido a respeito da diferença de consumo entre um motor TDI e JTD, a questão é esta:
Numa AC por exemplo integral equipada com motor TDI com peso aproximado de 3000Kg,existe difrença no consumo,para a mesma AC que tenha motor JTD?
Aguardo relatos e experiencias vividas por vós.

Cumprimentos
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor arny » terça fev 15, 2011 12:40 pm

Eu tenho uma Fiat Ducato Capuchinho com 2.8jtd e as médias rondam os 10l
Depende sempre das subidas e do vento.

Na última viagem de 8000km acabei com média de 10,3l

abraço
arny
arny
 
Mensagens: 48
Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm
Localização: São Marcos - Sintra

Mensagempor lino » terça fev 15, 2011 8:13 pm

A minha ducato 2.5TDI capucino a melhor média que consegui foi 9.5l por cada 100km!
Consegui esta média com 4 pessoas a bordo e relativamente bem carregada não ultrapassando a velocidade de 100kmh!
O trajecto foi Algarve-Lisboa pela nacional!
Penso que é uma média excelente visto ser um motor com 15 anos!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor Calita » quarta fev 16, 2011 9:01 am

Expostas as vossas médias,será então o motor JTD mais económico que o TDI???
Creio que a existir diferenças estas não chegarão a 1L por cada 100Km,isto falando do mesmo tipo de AC.
Venham daí mais opiniões e relatos de outros companheiros

Cumprimentos
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor LPP » quarta fev 16, 2011 9:28 am

Há uns tempos num título deste loca,l já foi tratado um assunto parecido com este e já nele tinha exposto a minha experiência. Mas já agora posso igualmente descrever o que se passa nas médias que costumo fazer.
Já sei que companheiros irão dizer isso é impossível mas é a realidade. Tenho sempre em atenção que se eu quiser fazer uma viagem rápida vou de automóvel. A autocaravana é para passear e a média raramente ultrapassa os 80/90 kms/h.
A minha autocaravana é Ducato capucino com o motor 2.8iTD. Numa viagem de 6.500 kms aproximadamente, a média constatada foi de 7,9 l. Essa viagem não teve grandes subidas ou descidas - sul de Espanha até sul de França com regresso pelo norte de Espanha. Noutra viagem que a maior parte foi subir e descer serras a média foi de 10,1. Normalmente as médias que costumo fazer nunca ultrapassam os 9 litros. Que a máquina está bem cuidada e afinada!!! está de certeza.
Luis Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Mensagempor Calita » quarta fev 16, 2011 4:23 pm

Companheiro Lino
Estaremos a falar de um depósito de combustivel que faz até à entrada para a reserva cerca 400 a 450km?
Creio que as integrais possam ter um deposito maior,e assim fazerem mais uns quantos.

Cumpt
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor lino » quarta fev 16, 2011 5:47 pm

400km feitos o ponteiro marca meio deposito!
Penso que o deposito dá para cerca de 650km até á reserva mas nunca exprimentei!
E outro pormenor a média que falei foi feita com combustivel de marca branca que há quem diga que se gasta mais!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor Calita » sexta fev 18, 2011 12:02 pm

A questão então será,com o motor JTD faria o mesmo?

Venham opiniões
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor lino » sexta fev 18, 2011 7:33 pm

O motor JTD tem obrigação de fazer melhor sendo um motor mais recente e mais evoluido!
O maior defeito que aponto ao motor TDI e ser muito ruidoso!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Boa Noite!

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta fev 18, 2011 8:35 pm

A minha autocaravana é uma capucine com o Motor 2.8 IDTD.

Quando a fui buscar a Alemanha, vim a rolar entre 80 e 100 kms/h, com os depósitos todos vazios, sem carga e sem gás. Atestei algumas vezes e nunca consegui menos de 9,5 - 10 Litros.
Com um depósito faço pouco mais de 600 kms.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor ahlagos » sexta fev 18, 2011 9:17 pm

Estão a falar de motores de 2010 ou (muito) anteriores?
As tecnologias evoluem e de que maneira.......
Será que os motores mais recentes não permitem consumos menos gulosos?
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta fev 18, 2011 9:47 pm

A minha é de 1999, o motor é o de injeccão directa com 122 cv.
O JTD tem 128 cavalos e tecnologia common rail e deve gastar menos.
O peso e a aerodinamica têm grande influência no consumo. Esses dois factores podem variar muito, de autocaravana para autocaravana.
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor Calita » sábado fev 19, 2011 7:52 pm

Olá a todos
Eu tenho um Hymer integral com o motor 2.5 TDI,e não consigo fazer mais que 500Km com um depósito a circular entre os 100 e os 110Kmh.
Poderá tambem estar relacionado com o peso,pois ele é pesadita.
Companheiros Eugénio e Lino,qual o peso das vossas ACs,será mais baixo que a minha?

Cumprimentos
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor lino » sábado fev 19, 2011 8:21 pm

A Minha pesa 3200kg
Esse motor 2.5TDI é o de 116cv?
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 19, 2011 10:10 pm

Boas,

Não tenho aqui agora como confirmar, mas tenho a certeza que a tara é inferior a 2900 KG.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron