Uma vinheta para as ACs

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Portaria 1320/2008, de 17 de Novembro

Mensagempor josegon_calves » sexta jan 14, 2011 11:22 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Analisada a Portaria 1320/2008, constato que nada de novo existe.

Esta Portaria destina-se apenas ao Licenciamento de unidades de Campismo e Caravanismo.

Apesar de nela estarem perfeitamente identificadas as necessidades específicas de uma Autocaravana, bem assim como o conceito de Estação de Serviço versos Área de Serviço, nada Regula no que ao Autocaravanismo diz respeito.

Mesmo assim, sou de opinião de que o Povo Português, na sua generalidade, não carece de mais impostos ou custos de utilizações de coisas que, de facto, não usufrui.

Continuo defensor do conceito, justo, do utilizador/pagador!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

1320/2008

Mensagempor decarvalho » sexta jan 14, 2011 12:49 pm

Carissimos,

1) a portaria 1320/2008 em rigor esta off topic, ou seja regula apenas o campismo ou acampamento com autocaravana, em parques de campismo para autocaravanas. Este assunto esta amplamnete esclarecido neste forum, e entre outras temas foi determinante na criação do Movimento dos autocaravanistas que se traduziu em 2008, no verão, na criação do MIDAP (www.midap.blogpost.com) , e que depis esteve na origem da criação do CAB (www-cab-circulo@blogspot.com) , da realização do I seminario Nacional de Autocaravanismo de Cascais em 2009 (com o apoio e patrocinio do Turismo de Portugal, da CM de Cascais e do ACP)e ainda na criaçao e funcioanmento do ONGA- Observatorio Não Governamental para o Autocaravanismo (2010).

2) Outra questão é o autocaravanismo itinerante sem acampamento. Este tópico (vinheta) situa-se em outro contexto completamente diferente da portaria 1320, , ou seja, o autocaravanismo fora dos parques de campismo (gerais ou especiais), em situações que excluam o acampamento, e se configurem, portanto como de estacionamento seja em parques publicos comuns (parkings) seja em areas de estacionamento dedicadas a autocaravanas, seja em areas dedicadas especialmente a pernoita de autoacravanas, e com, ou sem, estação de serviço, o que entre nós aparece referido na expressão, por vezes enganadora, de areas de serviço. Este assunto foi ainda em 2009, após uma audiencia parlamentar ao Movimento Autocaravanista, na Subcomissão de Turismo da Assembleia da República, objecto de um projecto de lei de deputados (PSD/PPM), apoiado pelo CDS, que o plenario, em vésperas de eleições legislativas não viabilizou. Esta matéria foi amplamente debatida neste forum, e aliás como todas as outras atras referidas, está documentada também no blog Newsletter que consta da assinatura.

3) quanto a vinheta propriamente dita: Ja foi aqui escrito que se tratava de uma iniciativa francesa de dois deputados. Ja foi escrito que o assunto estava verde, e ja foi entretnato explicado pelo MCAS que o assunto perdeu actualidade e foi retirado. Porém tal não impede que nós portugueses continuemos a debater e afinar ideais construtivas sobre as questões cruciais do autocaravanismo fora de parques de campismo, até porque o ideal do autocaravanismo, não sobrevive sem ideias sobre o proprio autocaravanismo...

e boas voltas e reviravoltas, incluindo de neurónios....e já lá vão mais de 700 visitas a este tópico em cerca de 48h (dias 12 e 14) ....quase um record...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor ahlagos » sexta jan 14, 2011 7:33 pm

Companheiro decarvalho,
Tentei esclarecer a diferença entre àrea de Serviço e Estação de Serviço, que é normalmente confundida, para demonstrar a inviabilidade da dita vinheta. Lamento não o ter conseguido;

obs.Tenho dificuldade em entender autocaravanismo itenerante sem recurso a àreas ou Estaçoes de Serviço..
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

itinerancia

Mensagempor decarvalho » sexta jan 14, 2011 8:44 pm

Ora viva Ahlagos e demais membros e leitores do Forum...

Apenas uma nota sobre autocaravanismo itinerante:
Para mim adopto o entendimento mais generalizado de que itinerância, significa o mesmo que a palavra inglesa de Touring, ou seja estar em circuito, em tour (volta) ou a prosseguir um itinerário turistico.

Se assim se pode entender o conceito, então as etapas de pernoita devem ser reduzidas na sua duração (entre 24h e 72h como geralmente é aceite). Deste modo, o autocaravanista itinerante poderá usar a seu belo gosto as etapas de pernoita e descanso no seus tours, voltas, circuitos ou itinerarios, seja em parques de campismo, seja em parkings comuns, seja em areas de estacionamento e pernoita adequadas a autocaravanas, com ou sem estação de serviço.

Portanto pode um autocaravanista ser itinerante mesmo que pernoite e estacione num parque de campismo (que pode utilizar sem estar acampado, nem fazer campismo em sentido restrito) e até 72h, não perde o seu titulo de itinerante....do mesmo modo que o perderá, e passará ja em entrar no enquadramento do sedentarismo, se numa area de autocaravanas (ou em zonas livres) permanecer dias seguidos, semanas seguidas como se vê em certas zonas do Pais e especialmente entre estrangeiros.

Para mim, e decrto que para muitos denós, o autocaravanismo itinerante é pois aquele que assenta no uso turistico de uma autocaravana, em viagens cujos percursos não exigem etapas de estadia superior a 72h, usando ou não, parques de campismo. Ou seja, e muito clara e objectivamente, não merece estigma negativo o autocaravanista que não utiliza parques de campismo, como também não merece estigma aquele que utiliza também parques de campismo.

Quanto à vinheta....muito há a dizer, se valer a pena prosseguir aqui no forum (ou fora dele, porque não?) com a troca de impressões e reflexões desapaixonadas, e que tem sido para mim gratificantes pelo valor acrescentado que se vai lentamente acumulando....

Ou não será assim?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

itinerancia

Mensagempor Paulo MB » sexta jan 14, 2011 9:32 pm

Perfeitamente de acordo com decarvalho na sua definição de autocaravanismo itinerante.
O que se vê em alguns locais onde há AC estacionadas/acampadas dias e dias não deverá ser tolerado. Onde vão esses senhores despejar as suas águas? É evidente, não é?
Quando não encontro um local que me pareça seguro para pernoitar, dirijo-me a um parque de campismo e aproveito a respectiva estação de serviço.
Não tenho nenhum problema em pernoitar numa cidade. Procuro segurança junto de um posto da GNR ou PSP, ou mesmo bombeiros. Cumpro as regras e julgo que os respectivos cidadãos nada têm contra a minha presença.
Quanto à tal vinheta, reafirmo que não vejo a sua utilidade. A menos que surjam novos dados...
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

vinheta

Mensagempor decarvalho » sexta jan 14, 2011 10:39 pm

Carissimos leitores e membros do forum....

1) Para os mais interessados, ou curiosos, especialmente os que entendem francês, aqui vai a fonte do documento levado ao conhecimento do Parlamento da República Francesa (A Assembleia Nacional). Creio que ha vantagem em que no forum de autocaravanismo mais lido em Portugal fique arquivado este texto:

http://www.assemblee-nationale.fr/13/rap-info/i2826.asp

2) Também tenho participado num forum francês sobre este tema, e ai avancei algumas ideias mais concretas sobr a tal vinheta (ou selo) que agora tambem aqui partillho.

Em resumo, e em português

O selo ou "vinheta" para autocaravanas, poderia ser concebido a nivel nacional ou local. Poderia ser de pagamento voluntario, e os seus portadores teriam neste caso acesso gartuito ao estacionamento e areas de serviço que fossem pagas. As receitas seriam consignadas no apoio a nivel local para serem criadas mais areas de serviço.

o texto em francês publicado no forum du site du camping car é o eguinte:

Re: vignette pour les camping-car ?
par Decarvalho Aujourd'hui à 22:27

.Bonsoir tout le monde...

Intéressante cette question de vignette, pas seulement pour la France, mais pour toute l'UE

La question a été présenté au Portugal seulement deux jours avant..et le débat oscille entre horreur, un nouveau impôt et peut être important d'en réfléchir

....donc,

1) Semble-t-'il concevable une vignette émise par département ? Region? Percevable par cette circonscription administrative...moyennant un timbre passe-partout permettant l'accès gratuits a tous les aires locales? Et avec le but de l'argent payé servir pour le financement de la creation de nouvelles aires de service?

2) Au contraire serait-il convenable d'envisager de la même sorte que le timbre d'autoroute en Suisse, une taxe ou impôt a niveau national, permettant aussi l'accès gratuit pour tous les aires de camping cars (stationnement) et avec repartition des contributions reçues pour redistributions aux communes avec le but de promouvoir la création de nouvelles aires?

3) Serait il possible que ce timbre (national ou locale) aurait une nature non imposte (pas d'impôt) mais volontaire, permettant a ceux que l'achetaient, le libre transit sur les aires payantes?

Est-ce que le sujet mérite encore une réflexion plus approfondie...or il est déjá de l'histoire passé?

a l´écoute....


E boas voltas e reviravoltas, incluindo de neurónios....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor ZecaSantos » sexta jan 28, 2011 4:42 pm

Companheiros,

Telegráficamente posso dizer que a ideia da vinheta, como ponto de partida para uma conversa mais aprofundada e discutida bcom os pés no chão não me desagrada nem acho que seja assim tão escandaloso.

Aguardo

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 88 visitantes