Águas sujas WC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Manutenção da cassette

Mensagempor Mcas » domingo jan 23, 2011 12:40 am

Se alguém já respondeu ao tema, as minhas desculpas.
Eis o que faço:
No exterior da cassette passo um pano ou esponja com um pouco de líquido da louça já diluído e depois limpo com um papel absorvente. Fica brilhante!!
Não uso abrasivos, solventes, lixívia ou outros agressores.
Depois da viagem de Verão junto 2 litros de vinagre (do baratucho) e 1l de água quente, baldeio um pouco e deixo algumas horas "a marinar". Lavo com água limpa, morna, e deixo secar. Fica 6 estrelas...
Nas partes móveis, costumo passar vaselina.
Na verdade, sigo aquilo que leio com regularidade neste site mais dedicado a fourgons,mas que tem muitas sugestões, um pouco de tudo, aqui: http://f.dichamp.pagesperso-orange.fr/wc.htm
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Não consigo tornar visível o texto...

Mensagempor Mcas » domingo jan 23, 2011 12:41 am

Escrevi, mas o texto não saíu.
Vamos a ver se é desta...

Se alguém já respondeu ao tema, as minhas desculpas.
Eis o que faço:
No exterior da cassette passo um pano ou esponja com um pouco de líquido da louça já diluído e depois limpo com um papel absorvente. Fica brilhante!!
Não uso abrasivos, solventes, lixívia ou outros agressores.
Depois da viagem de Verão junto 2 litros de vinagre (do baratucho) e 1l de água quente, baldeio um pouco e deixo algumas horas "a marinar". Lavo com água limpa, morna, e deixo secar. Fica 6 estrelas...
Nas partes móveis, costumo passar vaselina.
Na verdade, sigo aquilo que leio com regularidade neste site mais dedicado a fourgons,mas que tem muitas sugestões, um pouco de tudo, aqui: http://f.dichamp.pagesperso-orange.fr/wc.htm
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor caraujo » domingo jan 23, 2011 9:15 am

Bons dias Calita,

Relativamente às águas cinzentas tenho ouvido várias versões, uma delas é que no fim da nossa viagem, e com o depósito a 1/3 de águas cinzentas, despejar 1 litro de lixívia (não da pura, para não ser muito abrasiva) e andar 1km. As a águas cizentas + a lixívia a achocalhar lá dentro, vão arrancar a sujidade das paredes do depósito e depois fazemos o despejo final.
Claro que isto dá um pouco de trabalho, mas é possível que seja eficáz, já o fiz umas duas vezes, na minha Autocaravana antiga e foi eficiênte, deixei de tar maus cheiros vindos do depósito...agora se aliar isto ao deixar a vávula aberta, que já aqui foi mencionado, acho que o serviço fica completo.

Se passar a deixar a vávula aberta, só tenho é medo de acabar por arrancar com ela aberta e depois só descobrir, quando já tiver uma poça junto `a minha "menina" (leia-se A/C)...talvez tenha que passar a fazer um "checklist" para iniciar a viagem e quando terminal a viagem, tipo "piloto de avião"...pois isto a idade não perdoa... :lol:

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Mensagempor cookie » domingo jan 23, 2011 9:33 am

nós usamos sempre o tank freshner cada vez que saímos e sempre que a saída é mais prolongada e requer o esvaziamento do depósito das águas cinzentas, depois de vazio lá deitamos o tank freshner pelo lava-loiça, lavatório e ralos do duche. quando estacionamos a AC, depois do tanque vazio deixamos sempre a válvula aberta e os ralos desimpedidos, promovendo o arejamento e secagem das tubagens. nunca tivémos odores de qualquer espécie.

a nossa lavagem a fundo pressupõe mais algum tank freshner e uma série de encher e esvaziar dos depósitos (água potável que via torneiras é despejada no depósito das águas cinzentas) até que a água saia cristalina. claro que esta operação só a conseguimos fazer na aldeia, onde temos condições para tal.

relativamente à cassete, só tivémos odores quando passamos uns dias na costa mediterrânica espanhola mas as temperaturas eram de abuso e não havia sombras... mas foi algo "soft" :lol:

é verdade que somos consumidores do tank freshner mas tem resultado.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor majv » domingo jan 23, 2011 5:14 pm

Aproveitando a saída "invernal" para cumprimento de um dever civico, acabei por ir também cumprir um dever auto-caravanistico...
:wink:
Seguindo uma dica da Companheira Cookie, fui ao Leroy-Merlin da Amadora / Pontinha, e no sector de canalização, havia alguns dos "nossos" produtos, da Thetford, mas com denominação diferente, mas equivalente, pelo menos pela consulta que já fiz ao site da marca.
Assim:
Thetford Campa Blue - 2 Lt - 12,95 € (Sanitas)
Thetford Campa Green - 2 Lt - 14,95 € (Sanitas-Biológico)
Thetford Campa Rose - 2 Lt - 12,95 € (Detergente)
Infelizmente, não havia o Detergente verde, que já aqui foi falado.
Numa próxima ida até aos nuestros hermanos, irei ver os preços que por lá se praticam.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Aguas Limpas - Tratamento

Mensagempor Manel » domingo jan 23, 2011 6:41 pm

Boa noite a todos!

Já agora ... para fechar o ciclo de "tratamento de águas"!

Quais os procedimentos a adoptar manter a água "potável"?

Também existem uns produtos....

Quais são as vossas experiências?

Eu e certamente muitos dos mais novatos agradecemos as dicas dos mais veteranos.

Um abraço e Boas Viagens!

Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor rmsnegrao » domingo jan 23, 2011 6:42 pm

Na Greencamp (ex-Marcampo) estão com promoções "stock-off":

Cassette Tank Cleaner 1 Lt (Thetford) - 6€ (atenção, é de 1 litro)
Dometic Extra Care 1,5L (para o depósito de descarga) - 6€

Sem ser em promoção:

Da Thetford - Aqua Kem Blue 2L - 15,69€
- Aqua Kem Green 1,5 Lt - 13,84€

Tirando as promoções, dá para concluir que o Leroy-Merlin tem melhores preços, tal como já foi referido.
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Cheiros K7,etc.

Mensagempor Paulo MB » domingo jan 23, 2011 6:44 pm

Boa tarde,
Fica a minha experiência (de verão ou de inverno):
K7 sempre com o líquido azul indicado pela cookie. Nunca facilitar, pois os cheiros são imediatos quando só se utiliza água. Quanto ao líquido verde (da mesma marca - Thetford) deve ser deitado pelo ralo do chuveiro, ou banca da cozinha ou mesmo pelo lavatório.
As quantidades a utilizar vão-se adquirindo com a prática.
Um último conselho: se não utilizo a AC por mais de 3 ou 4 dias, esvazio a K7 e o depósito das águas sujas. Este procedimento é fundamental para garantir a total ausência de cheiros.
Boa viagem.
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Mensagempor Helder » domingo jan 23, 2011 7:09 pm

Relativamente ao produto na cassete eu utilizo saquetas Aqua Kem. Fica mais dispendioso comprar as saquetas, mas pessoalmente e depois de ter utilizado os produtos em líquido, achei que este era melhor.
Águas cinzentas, uso Tank Freshener. Nas águas limpas, uns pingos de lixívia, é barato e resolve plenamente o problema.
Quando a AC fica a descansar, a cassete fica com um pouco de água e com uma saqueta, passo silicone em massa nas borachas e até agora 5*.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Aguas Limpas - Tratamento

Mensagempor siroco » domingo jan 23, 2011 9:09 pm

Manel Escreveu:Quais os procedimentos a adoptar manter a água "potável"?

Também existem uns produtos....

Quais são as vossas experiências?


Pessolamente uso sempre Micropur.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 23, 2011 11:14 pm

Boas a todos

Tenho seguido com atenção este tópico, e efectivamente é bem mais complexo do que á primeira vista pode parecer, e porquê, porque estamos a falar de Microbiologia.

Como sempre vou tentar ser conciso, objectivo e utilizar uma linguagem pouco técnica de facil percepção. Mas antes gostaria de efectuar um breve preâmbulo sobre o assunto:

Os microorganismos envolvidos tanto nas águas cinzentas como no efluente orgânico (K7), são muito idênticos, como por exemplo alguns microorganismos presentes: Coliformes fecais, stafilococos, streptococus, clostridios, proteus mirabilis, salmonelas, pasturelas, cocideas, etc....etc. Globalmente são Bactérias, virus, fungos, algas, acaros etc. Mas também podem ser toxinas resultantes da actividade dos microorganismos, e neste caso por exemplo quando resultam de fungos são designados por micotoxinas,... etc.

Estes microorganismos podem ser aerobios, aneorobios, viverem com presença de luz ou total ausência de luz, quero com isto dizer que: estes microrganismos vivem em condições extremamente radicais que qualquer outro ser vivo sobreviveria... por isso á que elimina-los, antes que sejam em número suficiente para nos prejudicar (Humanidade).

Um bom indicador de alerta é os odores (gases microorganismos) resultantes, das tubagens e da k7. Quanto maior for o odor maior é a actividade microobiana nos tanques, maior é o risco de patogenia para nós. Sem mais nenhuma explicação tecnica, porque já devem estar fartos, e se chamaram "quimico" ao companheiro seco, então o que vão me chamar... seja o que for fico a aguardar ....

As minhas sugestões práticas:

Aguás limpas da Ac:

Lavar o tanque duas vezes por ano, no inicio do verão e no inicio do inverno. Lavar com agua corrente da (companhia de águas).

Depois encher o tanque (100litros) e aplicar entre 2 a 5ml (seringa de 5 mililitros ou 5cc centimetros cúbicos) de hipoclorito (lixivia), deixar repousar a água pelo menos duas horas antes de começar a consumir. Atenção que esta água não é de bebida mas pode utilizar para cozinhar, tomar banho, lavar a loiça etc, apenas não a beba directamente.

Nunca deixar a mesma água no tanque armazenada mais que duas semanas especialmente durante o verão (maior actividade microobiologica devido ás temperaturas ambientes). Se quiser utilizar esta água aplique mais 2cc de hipoclorito e ligue o boiler na temperatura máxima 60graus para ter um efeito anti-séptico, para as águas do banho e de lavar a loiça. Já ouviram falar na bactéria legionária, não é nenhuma brincadeira, com este procedimento do boiler, resolvem o problema.


Se utilizarem água desinfectada da rede para atestarem o tanque, não precisam de colocar hipoclorito sempre que atestarem, mas usem essa água nos proximos dias....

Por vezes em víagem, se por necessidade utilizarem água de uma nascente, de um poço, de um riacho, usem sempre 2 a 5 ml de hipoclorito, se a agua for muito cristalina sem qualquer tonalidade, usem 2ml, se a água tiver alguma tonalidade usem 5ml de hipoclorito, aplicar bom senso.

A proporção de hipoclorito 0,2 a 0,5 ppm (partes por milhão), não ataca borrachas ou vedantes da bomba e da tubagem.

Nota importante: na escolha da lixivia, escolham a que tiver menos corantes (outros quimicos), por exemplo Neoblanc não é a melhor escolha.

Mais tarde falarei das Águas Cinzentas, tenham paciência...

Cumps
Alexandre
Editado pela última vez por alexandrechora em segunda jan 24, 2011 12:30 am, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor cookie » segunda jan 24, 2011 12:01 am

alexandrechora Escreveu:Sem mais nenhuma explicação tecnica, porque já devem estar fartos, e se chamaram "quimico" ao companheiro seco, então o que vão me chamar... seja o que for fico a aguardar ....


:D :D microbiologista
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Helder » segunda jan 24, 2011 9:42 am

Este rapaz sabe cá umas coisas, :D :D :D
Muito bem explicado, no meio disso tudo apenas falta a marca da lixìvia recomendada :lol:
Venham as águas residuas...
É sem bom ter um Alexandrechora por perto
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor rmsnegrao » segunda jan 24, 2011 10:21 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Tenho seguido com atenção este tópico, e efectivamente é bem mais complexo do que á primeira vista ...

Alexandre


Este homem é um "sanhor", carago... :D

Muito bom, sim sr. De facto, pela boca morre o peixe. Se descuidarmos este "pormenor" das águas limpas, estamos sujeitos a apanhar maleitas que poderão vir a ser bem mais graves que simples más disposições de estômago! :roll:
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Mensagempor Manel » segunda jan 24, 2011 11:03 am

Bom dia!

Companheiro Alexandre Chora!

Só tenho 2 coisas a dizer:

1 - Não lhe chamo quimico... digo:
Este homem é um senhor - um COMPANHEIRO!

2 - Muito obrigado pelos seus inestimáveis contributos!

Um abraço e
Boas Viagens
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes