Boiler não funciona

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Boiler não funciona

Mensagempor João Plácido » quarta jan 19, 2011 4:25 pm

Boas

O meu boiler não funciona, comprei a minha Ac no ano passado, tenho feito todas as manobras indicadas para pôr o boiler a funcionar (abrir chaminé, abrir gás propano, verificar a válvula de água se está na posição de aberta) e não consigo que o boiler funcione. O interruptor só tem um led vermelho, quando tento ligar ouço o clic e depois o led acende indicando que não está a funcionar. Alguém sabe indicar-me um ou vários locais na zona Sul (Lisboa/Alentejo/Algarve) onde possa solicitar apoio técnico. Ou se alguém souber alguma dica, agradeço que diga.

Cumprimentos
João Plácido

Registado: terça jan 04, 2011 10:58 am

Mensagempor ZecaSantos » quarta jan 19, 2011 5:06 pm

OI companheiro,

Assim a seco só pode ser falta de água na caldeira, falta de gás ou a placa entregou a alma ao criador.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor cookie » quarta jan 19, 2011 5:27 pm

o nosso boiler só acende a luz vermelha no interruptor se alguma coisa está mal.

quando o liga tem a certeza que o depósito do boiler tem água?

será que a tubagem do gás está ok? e o acendedor?...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Arvaz » quarta jan 19, 2011 7:08 pm

Boas,

`As vezes "essas máquinas são caprichosas".

Tente fazer essas operações de ligar num lugar plano e sem muito vento...

Uma vez aconteceu estar o respiradouro lateral (não sei se é assim que se chama) tapado e não conseguia ligar o boiler. Após tirar a tampa e "matar" um pouco a cabeça foi só ligar.

E já agora veja se não tem óleo na tubagem de gas, pois acho que li em qualquer lado que isso pode ter influência.
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor lino » quarta jan 19, 2011 8:24 pm

No Algarve tem esta opção http://www.camperserv.com/pt/mailform.html
Um deles é mesmo tecnico credenciado da truma!
Comigo passou-se o mesmo e como era um boiler antigo já não há material para substituir por isso tive de adquirir um novo!
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor Aleluia » quarta jan 19, 2011 11:07 pm

Boa noite, João Plácido.
Quando vieres até ao Algarve, se entretanto não te desenrascares, aconselho a opção do nosso companheiro Lino.
Um deles, é mesmo especializado em trumas, credênciado e tudo, com formações em Inglatera. Para mais ele proprio é inglês.
Boas tentativas.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor cookie » sexta jan 21, 2011 10:48 am

consultei a documentação do nosso truma (trumatic ) e no caso de acender o indicador vermelho pode ser:

- botija de gás ou válvula de fecho rápido fechada (na alimentação do gás)
- alimentação de ar interrompida

como soluções propõem as seguintes:
- verificar a alimentação de gás
- verificar se a chaminé não está obstruída (caso a chaminé seja coberta, deve abri-la).

Em todo os casos, o representante truma em Albufeira, segundo o documento é: R.S. Camping Services contacto 289 572 550

não sei se é a mesma empresa que os companheiros indicaram, mas aqui fica esta info...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor rmsnegrao » sexta jan 21, 2011 4:50 pm

Também me aconteceu isso da primeira vez que utilizei o boiler da minha AC, também adquirida no ano passado em Maio.

A solução foi muito simples (no meu caso): devia ter dado mais atenção às explicações do vendedor no acto da compra :oops:

No caso da minha AC (McLouis Lagan 214) a janela da sala tem um interruptor que é accionado quando esta se abre. E o que acontece quando este interruptor é accionado? Simplesmente corta o gás ao boiler, pois a saída de escape dele fica mesmo por baixo da janela. :lol:

É uma segurança para evitar que os gases de escape do boiler entrem para a AC com a janela aberta.

É mais uma hipótese que poderá verificar na sua AC.

Boa sorte,

Rui Negrão
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Mensagempor Calita » sexta jan 21, 2011 8:16 pm

Ola a todos
Comigo sucedeu algo semelhante.
Tinha gás,água e ainda assim não funcionava,o problema foi resolvido de uma forma muito simples,bastou colocar uma placa eletronica nova(não sei se é este o nome certo) :?
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda jan 24, 2011 9:09 am

Boas

Se a luz vermelha acende, ou o gás não chega ao acendedor, por isso está entupido, ou o isqueiro não está a dar faísca. São as avarias mais fáceis e baratas de resolver.
Se for a placa, então aí já é mais caro o concerto que normalmente passa por trocar por uma nova.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

boiler

Mensagempor bedfordcf250 » quarta jan 26, 2011 4:46 pm

boas,eu na minha tive um problema identico e o meu pai que é tecnico conseguiu resolver apenas com a troca do integrado da placa.abraço.
bedfordcf250

Registado: terça dez 29, 2009 5:39 pm

Mensagempor maprista » quarta jan 26, 2011 5:32 pm

Tambem me aconteceu isso,mas havia um tubo de agua numa junta que perdia agua lentamente e foi ensopando o cartao que envolve o boiler chegando á placa.Por sorte não danificou a placa mas foi tudo desmanchado rectificado e a placa seca com o secador,voltou a funcionar impecavelmente.Na altura tb foi posta a hipotse de haver pouco gaz na botija e nao ser suficiente para arrancar o boiler.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta fev 09, 2011 11:54 am

Boas
Quando comprei a minha AC, todo o equipamento foi testado e estava em perfeitas condições, mas.... assim que iniciei as férias, surgiu o mesmo problema o boiler ligava e voltava a desligar acendendo o led vermelho, já em casa, retirei o boiler, fora da AC funcionava, quando o colocava na AC mantinha o mesmo problema, vim a descubrir a origem do problema,... que era falta de oxigénio para que a combustão se realizasse, para resolver o problema adaptei uma ventuinha de uma fonte de alimentação de um PC, esta ventuinha é acionada apenas quando ligo no quadro a electrica do boiler, forçando o ar a entrar para o queimador do boiler, a partir daí nunca mais tive problemas, esteja ela em qualquer tipo de inclinação.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor Luis Nascimento » quarta fev 09, 2011 12:45 pm

O meu boiler funciona bem, mas quando está regulado para a temperatura máxima deita um cheiro esquisito, talvez a material quente e depois emite uns estalidos. Normalmente quando isso acontece eu desligo-o porque a agua já está quente. Será que tenho algum problema?
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta fev 09, 2011 8:20 pm

Amigo Luis Nascimento

Pelo que descreve o problema é o mesmo que me aconteceu quando iniciei o autocaravanismo, o cheiro que emana é gás, os estalinhos que houve é o esqueiro a tentar ligar o queimador, como não existe oxigénio o esqueiro acaba por se desligar passados alguns segundos, por isso volto a frizar o problema no seu caso é falta de ar renovado no queimador.
Faça a seguinte experiencia:
Arranje uma ventoinha de um pc de 12V e coloque-a na entrada de ar do boiler (zona ingerior), de seguida ligue o boiler, seleccione neste caso a temperatura máxima já que era nessa posição que lhe falhava, verifique o resultado e depois venha aqui relatar o ponto da situação.

Abraço todos os autocaravanistas
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes