ANTENA PARABÓLICA MANUAL!!!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » quinta Oct 28, 2010 4:31 pm

Companheiros, entretanto vamos organizar um Workshop, num fim de semana proximo, para falar e demonstrar este e outros assuntos...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

SOS

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 16, 2011 6:35 pm

Boas

Caros companheiros, estou aqui para dar um novo testemunho, sobre este tema. Este fim de semana estive no Samouco com alguns companheiros deste forum, estive cerca de 30 minutos para orientar a minha antena parabólica e desta vez foi um verdadeiro fracasso, testemunhado por os companheiros JoãoF e Luis Nascimento. Tive de desistir e assumir a derrota... também me calha a mim não sou mais que todos os outros, agora uma coisa é certa, não me dou por vencido e a diferença não está no fracasso, a diferença está no que aprendemos com o fracasso, após uma breve análise, dos porquês de não conseguir localizar o satélite, quando já fiz este procedimento dezenas de vezes algumas delas não levaram mais que 2 minutos.

Concluí que as potênciais origens do fracasso na sintonia do satélite hispasat foram:

1- A antena que tenho, uma oval pequena 35cm (kit portátil comprado na box do Jumbo), funciona bem apenas com céu limpo, ou pouco nublado. Ontem estava bastante nublado. Solução comprar uma antena pelo menos 50cm.

2- O meo fez uma actualização de software nas boxes, pelo que o software anterior que tinha funcionava bem, este novo software ainda não sei se funciona porque não consegui sintonizar o satélite. Talvez seja mera coincidência... tenho dúvidas...

3- Perante a dificuldade de não conseguir localizar o satélite, mudar de local, não o fiz, porque quem conhece o estacionamento do Samouco sabe que a Sul e sudoeste existem arvores bastante altas pelo que também pode ter contribuido, para esta situação...

Solicito que algum companheiro entendido no assunto contribua para me ajudar a interpretar este fracasso... agora sou eu que preciso de ajuda.

cumps a todos e aguardo os vossos posts......... SOS
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Helder » domingo jan 16, 2011 8:05 pm

Eu também tenho uma parabolica de 35 cm. Comprei essa coisa a cerca de dois anos, grande confusão para por aquilo a trabalhar. Mas funciona isso eu sei, já consegui uma vez.
Sabem como resolvi o problema, arrumei tudo muito bem dentro da caixa e nem a quero ver.
A ultima vez que tentei sintonizar alguma coisa, consegui apenas captar o maximo do meu sistema nervoso, a mulher teve que fugir e os miudas também. Raios que partem aquela invenção.
Já agora troco o material todo por alguma coisa de interesse para a AC. Além de tudo o que é necessario e que vinha na caixa, ainda comprei um satfinder. Também vai no lote.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor cookie » domingo jan 16, 2011 8:37 pm

Helder Escreveu:Eu também tenho uma parabolica de 35 cm. Comprei essa coisa a cerca de dois anos, grande confusão para por aquilo a trabalhar. Mas funciona isso eu sei, já consegui uma vez.
Sabem como resolvi o problema, arrumei tudo muito bem dentro da caixa e nem a quero ver.
A ultima vez que tentei sintonizar alguma coisa, consegui apenas captar o maximo do meu sistema nervoso, a mulher teve que fugir e os miudas também. Raios que partem aquela invenção.
Já agora troco o material todo por alguma coisa de interesse para a AC. Além de tudo o que é necessario e que vinha na caixa, ainda comprei um satfinder. Também vai no lote.

sei que é feio mas fartámo-nos de rir com este post do companheiro helder :lol: :lol:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor majv » domingo jan 16, 2011 10:36 pm

Alexandre,
fez ontem á noite uma semana, no mesmo local, tive de mudar de estacionamento, pois onde estava, demasiado perto dum candeeeiro e de uma das arvoras do separador central, também não havia sinal para ninguém.
Mudei de local, e em 20 segundos já tinha sinal e TV para entreter a vista.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 17, 2011 12:07 am

Boas

Amigo Majv, já me sinto menos frustado mas em simultanêo sinto que a preguiça que tive em procurar outro lugar não compensou pelos vistos, decidi esquecer mas isto ficou-me a bater na cabeça. Os motivos do fracasso, e pelos vistos a minha preguiça foi um deles... venham mais dicas, obrigado companheiro.

Companheiro Helder, o processo de sintonia é simples, não se disfaça do material, eu já fiz dezenas de sintonias com o processo que relatei anteriormente neste post. Esta foi a primeira vez que não consegui, mas também concluo que vale apena, investir num kit que um companheiro aqui do forum vende e monta por 550eur. Porque efectivamente chego á conclusão que o sistema que tenho, não é suficiente para uma situação de chuva e tempo nublado. Porque o companheiro JoãoF têm esse kit de 550 eur, e também não estava a conseguir, quando lhe disse através da bussola onde estava o satélite em 1 minuto, ele sintonizou e eu fiquei a ouvir radio...eheheheheh.

Não fazendo publicidade á Zon, até porque a minha box é Meo, concluo que o sinal da Zon é mais forte e portanto mais facil de sintonia.

Cumps e obrigado a todos inclusive á cookie que veio rir á nossa custa... temos de levar a vida a rir senão elouquecemos de vez.

mais dicas...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda jan 17, 2011 9:13 am

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

Então eu devo ser um afurtunado ou estou a acertar sempre no satélite Hispasat. O que é certo é que demoro cerca de alguns segundos a captar o sinal. Como faço? Simples.
Primeiro há que ter a noção do espaço onde nos encontramos e saber para onde é o Sul. Depois sabe-se que o Hispasat dista do polo Sul 30º em direcção a Sudoeste. Isto ainda sem os movimentos precisos de orientação, mas para termos a noção que é mais ou menos para aquele lado que nos vamos orientar. Devo dizer que ajuda muito se por acaso avistár-mos uma parabólica fixa em qualquer casa ou prédio.
Então para levantar a antena tenho uma marca no mastro da parte de dentro na AC que me vai indicar onde normalmente é a altura certa. Ligo a TV e o receptor em que no Menu (o meu tem) um gráfico de intensidade de busca de sinal. Rodando a antena para a posição hipotética e lentamente procuro a busca de sinal e a sua maior potência e é terminada com a afinação em altura, claro para a maior percentagem possível (no meu caso de 96%).
Mas há factores determinantes para uma boa recepção:
- o tipo de antena - a minha é de alto ganho e oval;
- o tamanho da antena - a minha de altura tem 64 cms
- pré regulação do LNB - como devem saber o satélite Hispasat é de órbita inclinada, que quer dizer que não roda em órbita em posição vertical (90º) em relação ao horizonte mas sim ligeiramente inclinado para a direita quando nos situamos a olhar para o satélite por trás da antena.
Ora para regulação e afinação da antena parabólica, esta tem de estar colocada num mastro (não na AC, mas sim por exemplo numa parede em campo livre para o satélite e sem obstruções) perfeitamente vertical e a prumo. E depois com a TV e o receptor, buscar o sinal e aumentá-lo ao máximo ao rodar o LNB muito lentamente, e aproximá-lo ou afastá-lo da antena. Quando a afinação estiver perfeita, apertar definitivamente o LNB e colocar então a antena no mastro da AC.

É preciso um pouco de paciência, mas depois desta afinação é muito mais fácil a procura do sinal em qualquer lado, desde que não hajam obstáculos a impedir a recepção.
Por curiosidade, já me aconteceu de estar rodeado por montanhas e no sítio onde estava estacionado não conseguir obter sinal. Foi a procura do sinal a andar com a AC cerca de 2 metros para a frente (devagarinho), mas resolveu, só que era estranho que estava completamente desalinhado em relação aos outros veículos estacionados. Mas não havia qualquer problema onde era.

Espero ter ajudado

Cumprimentos


Mantenho tudo o que disse já a algum tempo, mas agora com a box ZON HD+.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

ANTENAS DIABOLICAS.

Mensagempor isidro » segunda jan 17, 2011 3:42 pm

BONS DIAS

Caro Alexandre agora que já o conheço imagino a sua cara com o fracasso da diabolica, com uma antena com menos de 65 cm não espere outra coisa, a não ser que como o Alexandre sabe quando vamos á pesca há dias de sorte.Com esse tipo de equipamento não vai lá!
O companheiro HELDER já disse tudo e que eu subscrevo inteiramente porque tambem já dei para esse peditorio , só que a minha mulher ficou a ajudar-me moralmente assim tipo...compraste mais uma M....!
O HELDER não fala naquele barulho do besouro que nos acompanha durante horas.O HELDER ainda teve paciencia para a meter na mala eu não, passei-me dos carretos e parti tudo mesmo assim no chão o sat finder ficou a tocar como se tivesse encontrado o satelite ali no chão!Pobre HELDER eu é que sei o que o amigo passou , por isso como o companheiro quer trocar o seu kit eu estou a ajudar com esta publicidade,não vai trocar por nada pior porque não deve existir!
O amigo Alexandre vai continuar a acrescentar uns cavalos aos nossos motores mas tem que acrescentar mais uns bons cms á parabolicas senão vai continuar a VER RADIO.Já agora depois de tanto inventar acabei por montar uma TELECO VOYAGER G3DIGIMATICpura maravilha
mas a proposta do companheiro por 550euros pareçe muito boa.
Pronto alexandre breve vou estar consigo e aproveito para lhe mostrar como isto funciona.O companheiro fernando dias fala num pormenor muito importante que é o LNB no hispassat tem que estar nas 5h já no ASTRA deve estar nas 7H.Quem não respeitar este detalhe não capta nada.
Grande abraço.

ISIDRO/NAZARÉ.
isidro
 
Mensagens: 49
Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am
Localização: nazare

Re: ANTENAS DIABOLICAS.

Mensagempor Helder » segunda jan 17, 2011 4:42 pm

Já lá vão dois anos e o tal besouro ainda continua.
No meu relato não mencionei como é claro aquilo que disse e aquilo que tinha vontade de dizer, mas certamente já sabem.
Pelo que me aconteceu, certamente nunca mais poderei ter uma parabolica na AC, nem falar nisso é bom :D :D
Mas funciona, consegui uma vez, eheheheheeh
isidro Escreveu:BONS DIAS

Caro Alexandre agora que já o conheço imagino a sua cara com o fracasso da diabolica, com uma antena com menos de 65 cm não espere outra coisa, a não ser que como o Alexandre sabe quando vamos á pesca há dias de sorte.Com esse tipo de equipamento não vai lá!
O companheiro HELDER já disse tudo e que eu subscrevo inteiramente porque tambem já dei para esse peditorio , só que a minha mulher ficou a ajudar-me moralmente assim tipo...compraste mais uma M....!
O HELDER não fala naquele barulho do besouro que nos acompanha durante horas.O HELDER ainda teve paciencia para a meter na mala eu não, passei-me dos carretos e parti tudo mesmo assim no chão o sat finder ficou a tocar como se tivesse encontrado o satelite ali no chão!Pobre HELDER eu é que sei o que o amigo passou , por isso como o companheiro quer trocar o seu kit eu estou a ajudar com esta publicidade,não vai trocar por nada pior porque não deve existir!
O amigo Alexandre vai continuar a acrescentar uns cavalos aos nossos motores mas tem que acrescentar mais uns bons cms á parabolicas senão vai continuar a VER RADIO.Já agora depois de tanto inventar acabei por montar uma TELECO VOYAGER G3DIGIMATICpura maravilha
mas a proposta do companheiro por 550euros pareçe muito boa.
Pronto alexandre breve vou estar consigo e aproveito para lhe mostrar como isto funciona.O companheiro fernando dias fala num pormenor muito importante que é o LNB no hispassat tem que estar nas 5h já no ASTRA deve estar nas 7H.Quem não respeitar este detalhe não capta nada.
Grande abraço.

ISIDRO/NAZARÉ.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor majv » segunda jan 17, 2011 7:14 pm

Companheiros Helder ou Isidro,
podem-me dizer qual é o "besouro" a que se referem?
Se é na TV, eu também tive esse problema, mas, após várias experiências, reduzi-o quase a 100%...
Não "puxe" muito pelo som no comando da TV, mas sim no da Box.
Isto é, "puxe" pelo som no comando da Box para o máximo, e a seguir no comando da TV, reduza até ao volume maximo a que costuma ouvir a sua TV.
Depois, esqueça que existem as teclas de som no da TV, e utilize apenas as do comando da Box.
Se não fôr esse o "besouro" a que se refere...então diga qual é, para eu também ficar alerta na minha AC.
:D
Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 17, 2011 7:39 pm

Boas

Companheiro Isidro, efectivamente lido mal com o insucesso e com a frustação, não sou daqueles que desistem com facilidade, que por sinal nem sempre é uma virtude.

Majv, o besouro que os companheiros se referem, deve ser o satfinder que faz um zumbido forte e grave... eu não o uso, apenas procedo á sintonia da antena com a bussola e a olhar para a tv. Resultou sempre até á ultima vez que não consegui.

Isidro concordo consigo integralmente que o tamanho da antena deverá ser maior do que a que tenho especialmente quando o céu está nublado.

Majv de qualquer forma, o barulho parasita que fala, pode ser resolvido assim, mas por vezes está relacionado com outros factores de origem, como por exemplo; as conecções das fichas, especialmente a de scart, para quem utiliza. O andamento da ac e os resaltos na estrada, que em Portugal são muito pouco ou nenhuns,...ehehheheh, podem ter mau contacto apesar de estarem colocadas no local certo. pelo que aconselho para sempre que possivel utilizarem na conecção entre a box e a tv, o sistema HMDI.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

sat finder.

Mensagempor isidro » segunda jan 17, 2011 8:03 pm

BOA NOITE

Caro companheiro estamos a falar dum pequeno instrumento que se liga entre o LNB e o receptor satelite.Em principio quando estamos a orientar a antena e encontramos o satelite aquilo faz um ruido tão forte que o companheiro HEDER ainda o anda a ouvir 2 anos depois!

O meu nunca captou nenhum satelite mas lá que assobiava assobiava mesmo no chão !
Sobre esse besouro na tv tambem o tenho, é de pouca duração vou fazer como o companheiro.

Um abraço.

ISIDRO/NAZARÉ.
isidro
 
Mensagens: 49
Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am
Localização: nazare

Mensagempor Helder » segunda jan 17, 2011 9:27 pm

Eu tenho dois besouros, um deles como já foi dito é o Satfinder que vai mudando de tonalidade consoante o recepção do sinal, o outro é a mulher que emite um sinal ainda mais potente dizendo que aquilo não funciona. Pessoalmente acho que quem tem mulher não necessita de Satfinder. eheheheeh :D :D
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor cookie » segunda jan 17, 2011 10:09 pm

Helder Escreveu:Eu tenho dois besouros, um deles como já foi dito é o Satfinder que vai mudando de tonalidade consoante o recepção do sinal, o outro é a mulher que emite um sinal ainda mais potente dizendo que aquilo não funciona. Pessoalmente acho que quem tem mulher não necessita de Satfinder. eheheheeh :D :D

:lol: :lol: :lol: ainda bem que há bom humor!!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor majv » segunda jan 17, 2011 11:24 pm

:D :D
Excelente momento de humor.
Bem, claro que também tenho esse besouro, mas pouco se houve, pois além de não ser muito ruidoso, só faz ruido quando está a apanhar sinal e poucos segundos após, já o desligo, pois apenas preciso dele para a sintonização.
Quanto ao outro "besouro", também o tenho, mas não faz muito ruido
:wink: :wink: :wink:
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes