Preços do gás

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: gas

Mensagempor ahlagos » sábado jan 15, 2011 8:37 pm

decarvalho Escreveu:...desde que cumpram com as demais normas em vigor, incluindo a de inspeccção anual dos veiculos AC com mais de 2 anos....

O regime normal para inspecção de veículos é de 4 anos, pelo agradeço esclarecimentos adicionais, reconhecendo o "off the topic".
Cumprimentos
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor caraujo » sábado jan 15, 2011 9:41 pm

Boas noites,

É de 4 anos para os veículos ligeiros de passageiros, não para os de mercadorias...ora no nosso caso temos um veículo ligeiro de passageiros, sobre um chassis de um veículo de mercadorias, e como isto está feito para fazer/gastar dinheiro...diria que é de dois anos...é só para terem a certeza que gastamos mais...LOL
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Inspeção anual

Mensagempor Paulo MB » sábado jan 15, 2011 11:06 pm

Boa noite,
A partir do 2º ano de vida é obrigatória uma inspeção anual.
Se o não fizerem, ficam ilegais.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor danibeja » domingo jan 16, 2011 9:39 am

Bom dia,

Imagem

Já em relação ás botijas de gás (matérias perigosas), companheiro Decarvalho, a lei destina-se aos agentes ecómicos, mas um agente fiscalizador quando efectua a sua missão, como faz perante uma viatura ligeira de passageiros, que transporta por exemplo mais que três botijas de gás (será que aquele gás todo não se destina ao comercio?)

Por esse motivo acho pertinente que existam isenções previstas no nº1.1.3.1, , as mesmas deveriam era estar mais explicitas...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

botijas e inspeççoes

Mensagempor decarvalho » domingo jan 16, 2011 10:10 am

Carsisimo Danibeja e demais interessados

1) 100% de acordo com a exactidão da documentação sobre as inspecções. Consta (não tenho a certeza) que em Espanha o regime para os veiculos M1 (AC) é igual aos veiculos ligeiros comuns. Também se afigura que em Portugal a inspeçcão não inclui as instalações internas (nem gás nem electricidade, nem circuitos de água).

2) quanto ao controlo...de mais de 2/3 bilhas de gás...penso que as autoridades competentes e diligentes, se tem suspeitas sobre o destino de tais bens serem ou não para o comércio podem apurar:

- se existe ou não guia de remessa ou factura?
E emq ue nome? paraticular ou sociedade?
- se a factura está em nome do proprietario da viatura, ou não?
- se as bilhas tem o selo original ou não (sugestão de Alexandre Chora)
- se as bilhas estão em uso ou não?
- a veracidade objectiva da situação -em busca da verdade material (e não da aparente)

Mas neste aspecto decerto que o Comando Geral da GNR e da PSP para além do Ministerio das Finanças tem orientações e circulares explicativas.

Amigo abraçao e com a devida consideração pessoal.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

A minha experiência

Mensagempor Mcas » segunda jan 17, 2011 3:41 pm

Vivam!

Quando comprei a AV (2005) foi-me dito que a inspecção de efectuava passados 4 anos. Andei esse tempo todo sem inspecção e, assim, em 2009 fui fazê-la. Pois, levei uma enorme reprimenda da funcionária do centro de inspecções e disse-me que iria comunicar ao organismo responsável (IMITT ?), pois a inspecção era sempre anual. É o que tenho feito:inspecção anual desde então.
Quanto às outras inspecções fiz as da garantia e estou a pensar fazer "uma geral" este ano.l
Cumps
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor ZecaSantos » segunda jan 17, 2011 4:25 pm

Companheiros,

Na travessia que mais faço é de Barcelona - Génova e existem dois tipos de ferrie, aquele que me obriga a ir para o porão (onde nunca fui de AC), e fica fechado até chegar ao destino (cerca de 16h) ou um em que se estaciona no convés e permite acesso à AC durante a viagem. Nesse ferrie (Coraggio) é obrigatório desligar gás, mas têm tomadas de 220V para ligarmos as AC.

No outro ferrie nunca fui por causa do meu amigo 4 patas em que seria obrigatório levá-lo para o canil, instalações estas muito deprimentes e com poucas condições expecialmente para animais habituados a outros "luxos".

A bateria EFOY, não permite ligar directamente ao frigorifico, porque o débito máximo será 90W nominais. Apesar de ser solução para todas as outras situações especialmente de inverno.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

ferry

Mensagempor decarvalho » segunda jan 17, 2011 6:40 pm

Viva Zeca...
aproveitando a boleia da sua resposta, pdoe dar uma ideia de preços dessas travessias para Genova?

gratissimo!
Decarvalho, simplesmente.
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Preços de Barcelona para Génova em ferrie

Mensagempor Goncalves » quarta jan 19, 2011 12:11 am

Companheiro Decarvalho:

Boa noite

Em Maio de 2010 paguei 356 euros por uma AC e três adultos, com reserva de cabine para 4 pessoas, uma vez que só havia para duas ou para 4, sobrava um beliche.
Informo que paguei a passagem + - um mês antes.

Saudações autocaravanistas
Acácio Gonçalves
Goncalves
Goncalves

Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am

Mensagempor Paulo » quarta jan 19, 2011 12:16 am

Boa noite,

Já fiz a travessia Roma - Barcelona (ferrie da Grimaldi Lines) e foi-me indicado que não era necessário desligar o frigorífico. E assim foi!

Os porões de parqueamento são imensos (3 ou 4 pisos) com muito boa ventilação, pois têm muitas aberturas para o exterior.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ZecaSantos » quarta jan 19, 2011 11:38 am

Companheiro DeCarvalho,

Resposta dada pelo Gonçalves, havendo uma diferença pequena só na reserva da cabine, se for interior ou exterior.

Normalmente quando vou de férias parto de Lisboa 6ª feira ao fim do dia para apanhar o ferry em Barcelona no sábado às 20.00h +- e chego a Génova por volta das 14.00h. Por terra fica ligeiramente mais barato mas assim o descanso é outro e não há desgate de material. Por AE há as portagens e por fora para quem já conhece é uma seca (estamos a falar de verão).

Um abraço

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

ferries

Mensagempor decarvalho » quarta jan 19, 2011 1:41 pm

Gratissimo ao Gonçalves e Zeca
Boas dicas!
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor majv » quinta mar 17, 2011 12:06 pm

Alguém me sabe confirmar se, em Espanha, deixaram de ser aceites as garrafas portuguesas para troca?
Esta informação foi-me dada por uma amigo meu que vive no Redondo, e que, normalmente ia lá...e da ultima vez, já não lhe deixaram fazer a troca...
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Calita » quinta mar 17, 2011 2:09 pm

Companheiro Majv
A semana passada aconteceu-me precisamente a mesma coisa,quando estava a tentar comprar,o proprietário do posto de abastecimento,disse-me que o governo portugues e espanhol,teriam feito um acordo para que as trocas acabassem,assim tambem já não cosegui faze-lo.

Cumpts
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor Luis Nascimento » quinta mar 17, 2011 2:16 pm

Goataria de perguntar se as garrafas não são iguais, ou existem diferenças entre as Portuguesas e as Espanholas?

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes