Boa tarde
Pegando na frase desse antigo filósofo "só sei que nada sei", até eu com 20 anos de electrónica às vezes penso isso.
Existe a teoria (que a estudei há 20 anos atrás), e existe a prática que me acompanha desde aí.
Irei tentar analisar teoricamente o porquê do melhor funcionamento de uns inversores em relação a outros. Isto no que toca a inversores de onda modificada. Os de onda pura (caríssimos) pouco há a investigar. Produzem uma onda igual à que temos em nossas casas proveniente da rede eléctrica.
No entanto, para quem tem alguma curiosidade sobre o tema, e pegando numa imagem da net, fica aqui a distinção entre os três tipos de ondas geradas por inversores:
A preto temos a onda sinusoidal pura. A tal que existe em nossa casa, e produzida por inversores mais caros.
A Azul temos a onda sinusoidal modificada. É esta modificação que torna uns inversores melhores que outros, para além da qualidade dos componentes electrónicos utilizados no seu fabrico e da correspondência dos dados técnicos à realidade.
Por fim, a rosa temos a onda produzida pelos inversores mais baratos (e da maioria das chinezices). Grande parte dos equipamentos electrónicos actuais (fontes de alimentação de portáteis, carregadores de baterias das máquinas fotográficas e telemóveis) quando ligados a este tipo de inversores, o resultado mais certo é ouvir-se um estoiro, sentir-se um cheiro a queimado, e nalguns casos uma espécie de sinais de fumo. Sinais esses que indicam que o equipamento que ligaram a esse inversor entregou a "alma ao criador".
Como também eu ando em busca de um inversor que funcione bem, mas que não tenha que vender a AC para o adquirir, haja resultados práticos que os partilharei com o fórum.
Até lá, um abraço, e boas voltas.